WebNet

WebNet

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Prefeitura de Chapadinha e Governo do Maranhão Visitam Apriscos na Zona Rural


Lidiane Reinaldo - Secom/PMC

A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, acompanhou no último sábado (05) a equipe do Governo do Estado em visitas aos apriscos localizados na zona rural de Chapadinha. O objetivo das visitas foi conhecer, in loco, a criação de caprinos e ovinos do município, a forma de manejo dos animais pelos pequenos produtores, e os gargalos que enfrentam para tocar a criação.


A visita teve a presença do representante Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrário (FIDA) órgão ligado a ONU, Antônio Rota, do Presidente da AGERP no Maranhão, Fortunato Macedo, do Gestor Regional da AGERP em Chapadinha, Givanildo Ramos, do Superintendente de Organização Produtiva da secretaria de Agricultura Familiar, Josenildo Cardoso, do gerente da agência do Banco do Brasil em Chapadinha, Ednardo Filgueiras, e dos secretários municipais de Agricultura, Antônio José, e de Indústria e Comércio. Armando Brito.



A equipe deslocou-se aos povoados Mangabeira, Atoleiro, Canto dos Bois e Pé de ladeira. O problema encontrado foi a falta d’água que dificulta a criação dos animais.

Com absoluta certeza que a Prefeitura, o Estado e os criadores, com a ajuda fundamental do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrário, podem fazer muito pela ovinocaprinocultura de Chapadinha e consequentemente do Baixo Parnaíba, vencendo todos os obstáculos existentes dentro da cadeia produtiva” destacou a Prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha.




Os criadores visitados são sócios da Associação dos criadores de caprinos e ovinos de Chapadinha- Accochap, que atualmente conta com 50 sócios. Através da associação o grupo busca organizar a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no município que apresenta um dos maiores rebanhos da região.


Segundo o Presidente da Agerp no Maranhão, Fortunato Macedo, o Governo do Estado em parceria com a Prefeitura tem interesse em potencializar a economia do estado, “promovendo dez cadeias produtivas no estado, que inclui a Caprinovinocultura, sendo uma das regiões a ser difundido esse trabalho, o Baixo Parnaíba, que com parceria da FIDA – órgão financiador, e da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – Interma- Agerp, tendo em vista o incremento da cadeia posicionando-a em um patamar maior” ressaltou Fortunato.



Ao final das visitas os produtores e instituições estiveram reunidos no auditório da UFMA Campus Chapadinha para a palestra “Desenvolvimento da criação de pequenos ruminantes”, onde o representante do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrário (FIDA), Antônio Rota, destacou a força de vontade do poder público em fortalecer a cadeia produtiva e que esse é um passo muito importante para que todos os desafios sejam superados.


Publicidade



Arquivo do blog