WebNet

WebNet

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CCAA/UFMA-CHAPADINHA: Formandos Comemoram Vitória na Colação de Grau

 
Superar desafios foi a missão que Wcleudem Matias Nascimento, 25 anos, teve que cumprir durante quatro anos e meio cursando zootecnia no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Campus de Chapadinha. Ele mora em São Domingos, há 450km da cidade, e foi o primeiro a se graduar dentre três irmãos. Matias fala que a emoção é única e que suas expectativas para o futuro são as melhores possíveis. “Estou muito feliz com esta conquista, passei por muitas dificuldades no início do curso, falta de espaço físico para os alunos, a falta de laboratório, disciplinas de cálculo, mas a realidade hoje é outra. Temos laboratórios à disposição, um prédio, biblioteca, todo o suporte que um universitário de rede pública poderia querer”.
 
 
O grande incentivador nesta caminhada foi seu pai Josmar Pereira, que faleceu enquanto ele ainda estava cursando Zootecnia. “De todas as dificuldades que já passei, essa foi a mais difícil, ter de superar a perda do meu pai que era meu grande apoio nesta trajetória. Mas não desisti e pretendo agora ajudar a mudar a realidade de onde eu moro. Pois é uma cidade muito pobre e sofre com a seca e falta de tecnologias que ajudam as pessoas a cultivarem suas terras”, concluiu.
 
 
Nesta colação, junto com Matias Nascimento, 34 concludentes do primeiro semestre de 2012 receberam o grau ontem (3), no Auditório Central do CCAA, sendo nove formandos do Curso de Agronomia, 10 de Zootecnia e 15 do Curso de Ciências Biológicas.

O diretor do Campus, Jocélio dos Santos Araújo, falou que os cursos que são oferecidos pela Instituição têm haver com a necessidade do Município. “Nós temos hoje 650 alunos e muitos deles se sobressaem no mercado de trabalho. A demanda da nossa região por profissionais que ajudem na sustentabilidade e na diminuição da taxa de pobreza, que ainda é visível no nosso Município, é muito grande. Mas nosso Campus tem sido de grande valia na região, além de ser o único Centro que possui mestrado no interior. O corpo docente é altamente qualificado e a maioria dos professores são doutores, o que torna a formação dos alunos ainda melhor”, concluiu.
 
 
O Paraninfo oficial José Roberto Brito de Freitas, do curso de Agronomia, em seu discurso, ressaltou que é uma honra participar desse momento especial e saudou os pais, os chamando de colegas na arte de ensinar. “A vida é a universidade na qual nunca irão se formar. Por isso lembrem-se façam o que quiserem, mas façam sempre o melhor”. Já a oradora Tianyara Silva Monteles, formanda do curso de Ciências Biológicas, demonstrou a emoção em ser a oradora da turma e agradeceu a Deus pela força durante os quatro anos e meio de estudos. “No começo, olhamos para o alto, provas, conceitos, artigos que nem ao menos sabíamos procurar no Google. Agora nos resta a saudade daquilo que contamos nos dedos para acabar. O amanhã só depende de nós. Que Deus nos abençoe”.

Na ocasião, a Pró-Reitora de Ensino, Sônia Almeida, que estava representando o reitor Natalino Salgado, falou da importância da família nesta etapa da vida dos formandos. “Sem a família é difícil, mas sem Deus é impossível. A conclusão é apenas o início de uma etapa. Enquanto seres humanos sociais que somos, devemos dar o melhor de si, para melhorar o mundo, a vida. A UFMA deseja muito sucesso, mas que o sucesso ganhe, em suas vidas, o patamar da excelência”, concluiu.

Os primeiros a receberem o grau foram os alunos do Curso de Agronomia, depois os alunos do Curso de Ciências Biológicas e em seguida os alunos do Curso de Zootecnia. Juramentos feitos, grau concedido em nome do reitor pela pró-reitora Sônia Almeida, solenidade finalizada. Abraços e sorrisos de alegria, ao som da música que fala da vitória conquistada por eles, We are the champions cantada pela banda britânica Queen.

Por Marcela Monteles - Ascom/UFMA
Foto: Sansão Hortegal
 

Arquivo do blog