WebNet

WebNet

sábado, 5 de junho de 2010

Ciclo de Palestras Debate Assuntos que Aborda o Dia Internacional da Biodiversidade

Para melhorar a qualidade de vida da população chapadinhense, o Campus de Chapadinha realiza “Ciclo de Palestras” com temas que envolvem diversas áreas do cotidiano dos moradores locais.

O ciclo teve início no dia 20 de maio deste ano com palestra intitulada
“A Irrigação como Estratégia para o Desenvolvimento da Agricultura Maranhense”, e o objetivo é que sejam realizadas, ainda no mês de junho, duas palestras com o sentido de levar conhecimento sobre a biodiversidade e seus fatores co-relacionados, tendo em vista que este ano de 2010 é o ano internacional da biodiversidade.

“Este ciclo de palestras é uma forma de levar aos estudantes do município temas de conhecimento geral, levando em consideração que este é o ano internacional da biodiversidade e por esta razão escolhemos sempre temas que nos remete a assuntos mundiais envolvendo a biodiversidade”
, explica a coordenadora do evento, professora Maria da Cruz Moura.

A primeira palestra foi ministrada pelo chefe geral da Embrapa-MA (Cocais & Planícies Inundáveis), doutor Valdemício Ferreira Souza, que explicou o constante crescimento da população humana, o qual tem exigido dos governos maiores investimentos para aumentar a produção de alimentos e bens de consumo no mundo inteiro.
“A escassez dos recursos naturais indispensáveis na agricultura, como terra e água, não tem permitido a expansão das áreas cultivadas. Diante desse impasse, a solução passa pela adoção de tecnologias que permitam a utilização desses recursos e maximizar a produção das culturas exploradas”, afirma Valdemício.

Segundo o chefe da Embrapa, estes fatores só são possíveis mediante a prática de uma agricultura tecnicamente intensiva, onde a utilização da irrigação e de insumos torna-se necessário.
“A agricultura irrigada exerce um papel fundamental no desenvolvimento sócio-econômico de uma região ou de um estado. Essa atividade promove a geração de emprego, renda e riquezas em proporções bem maiores que na agricultura de sequeiro”, explica.

O doutor Valdemício encerra a palestra mostrando que o desenvolvimento da agricultura irrigada significa o uso intensivo de capital, com menores riscos climáticos, maior produtividade e melhor qualidade da produção, constância de oferta e uma atenção especial para o mercado consumidor.
“Torna-se necessário elaborar e executar um bom programa de manejo de irrigação. Para que a irrigação possa contribuir no desenvolvimento da agricultura do Maranhão é necessários que o Estado disponha de um bom programa de agricultura irrigada que contemple um forte esquema de manejo de irrigação, contando com as tecnologias apropriadas e, com um processo continuo e eficiente de transferência, adoção e uso dessas tecnologias associado a uma assistência técnica eficaz”, finalizou.

As próximas palestras que ocorrerão no mês de junho, com datas ainda não definidas, terão como tema: “Cadeia produtiva da soja no Maranhão” e “Cadeia produtiva da mandioca no Maranhão”. As inscrições serão realizadas no dia do evento, com 1 kg de alimento não-pericíveis. Mais informações pelo número (98) 9138-1481 ou pelo e-mail mariacruzmoura@ufma.br

Participaram do evento: Chefe Geral da Embrapa-MA (Cocais & Planícies Inundáveis), Dr. Valdemício Ferreira Souza; Coordenadora do Ciclo de Palestras, professora Maria da Cruz Moura; Diretor do Centro de Ciências Agrária e Ambiental (CCAA), professor Jocélio Araújo; e Coordenadores ou representantes dos Cursos de Agronomia (professora Jussara Dantas); Zootecnia (professor Marcos Bomfim); Biologia (professora Cláudia), além de, estudantes e representantes de produtores da microrregião de Chapadinha.
Fonte: Sansão Hortegal/ASCOM

Arquivo do blog