WebNet

WebNet

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Projeto "Adote um Ipê para toda a Vida" - CONVITE

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no próximo sábado, dia 5, a partir das 8h da manhã, na Praça Cel. Luis Vieira, acontece mais uma atividade do Projeto "Adote um Ipê para toda a Vida", de autoria da professora Francisca Elias, educadora da Unidade Integrada Agustinho Ribeiro de Aguiar, localizada no bairro Novo Castelo. Trata-se de mais uma distribuição de várias mudas de ipês.

Segundo a idealizadora do projeto, o momento será de concientização para que continuemos arborizando Chapadinha e renovando o nosso compromisso para a construção de uma cidade bela, colorida e bem arborizada.

COMO PLANTAR UMA ÁRVORE:

LOCAL (COVA)escolher local adequado para a planta crescer. Fazer uma cova com 60 centímetros de diâmetro e igual profundidade.

PREPARO DA TERRA - misturar a terra que retirou da cova a um composto orgânico (esterco de animais)- 2 partes de terra para uma de composto.

PREPARO DA MUDA cortar o saquinho para tirar a planta ( nos 2 lados ou no fundo para retirá-la sem deixar a terra da raiz soltar( assim ela não sentirá muito a mudança).

PREPARO DA COVA coloque metade da mistura de terra de volta na cova antes de plantar.

PLANTIO introduza a muda com cuidado SEM DEIXAR SOLTAR A TERRA DA RAIZ e preencha o espaço vazio da cova com o restante da terra misturada e já pode regar ( para acomodar a terra).

ACABAMENTO deixar um pouco o nível mais baixo para concentrar melhor a ÁGUA na regagem.

CUIDADOS FINAIS é bom cobrir o solo com folhas secas para manter a umidade da terra por mais tempo.

TUTOR - para ela crescer reta e firme, amarre-a a um tutor (apoio), pode ser um cabo de vassoura ou estaca fixado ao lado da muda; ao amarrar, faça em forma de 8 com uma folga para não machucar ou deixá-la torta. Depois de alguns meses deve tirá-lo para que não estrangule o caule da árvore.

Realização: UI Agustinho Ribeiro de Aguiar
Apoio:
Vereadora Márcia Gomes, William Fernandes e Sistema Mirante de Chapadinha.
Com informações do blog TvMirante
Imagem meramente ilustrativa

Arquivo do blog