WebNet

WebNet

terça-feira, 15 de abril de 2014

CHAPADINHA - Ordem de Serviço para Construção da UPA 24h Deve Ser Assinada por Belezinha Depois da Semana Santa

A UPA 24h é destinada a atender urgências e emergências. Estima-se que a demanda de pacientes que será atendida na UPA chega ser de aproximadamente 100 a 150 pacientes por dia.



A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, está prestes a assinar a Ordem de Serviço para a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h - Porte 1, no Bairro Areal.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Aluízio Santos, nesta segunda-feira (14) finalizou-se o processo de Licitação e está sendo aguardado apenas o prazo legal de cinco dias para a homologação da empresa ganhadora, para que a Ordem de Serviço seja assinada por Belezinha e Allan Monteles, secretário municipal de Saúde.


A obra é orçada em mais de R$ 3 Milhões e vai gerar dezenas de empregos diretos logo no início de sua construção. “É uma obra de grande porte e vai gerar emprego e renda para Chapadinha, além de melhorar os serviços de saúde pública. Já conversamos com a empresa que vai construir a UPA e sugerimos que dê prioridade a trabalhadores de Chapadinha, principalmente aos que moram no bairro Areal".

Aluízio lembrou que o Areal está sendo privilegiado com tantas obras importantes sendo construídas lá, o que proporciona valorização dos imóveis e geração de emprego e renda. No bairro está sendo construída uma Academia de Saúde (verba do deputado Cleber Verde-PRB), gerando sete empregos diretos, a Praça Dom Pedro, na Cohab, gerando mais de 15 empregos, e brevemente um novo Posto de Saúde (R$ 408 Mil) será construído nas “Mil Casas”.


De acordo com Allan, a construção da UPA vai ajudar a desafogar o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) melhorando significativamente a qualidade no atendimento, com novos profissionais e equipamentos mais avançados. Allan disse ainda, que Chapadinha e região ganharão pelo menos oito ambulâncias do SAMU, que serão distribuídas aqui e nos municípios vizinhos, como Brejo, Anapurus e Mata Roma, podendo chegar a outros municípios, dependendo do interesses dos gestores.

Chapadinha vai sofrer uma grande transformação, com a UPA 24h, com o Hospital Regional (50 leitos), a ser entregue em setembro, com os novos postos de saúde (oito) que serão construídos na sede e zona rural e com a ampliação do HAPA, com recursos dos deputados federais Chiquinho Escórcio e Cleber Verde. O novo Hapa será transformado em maternidade quando a UPA e o Hospital regional estiverem funcionando”, destacou o secretário de Saúde.

"Essa será mais uma etapa a ser cumprida dentro do planejamento do governo Belezinha, por meio de parcerias com o Governo Federal. A prefeita está de parabéns, mas mais de parabéns está o povo que está recebendo estas obras e os benefícios, desde a execução, até os serviços que serão oferecidos”, finalizou Aluízio.

A UPA é uma Unidade de Pronto Atendimento 24h destinada a atender urgências e emergências. Estima-se que a demanda de pacientes que será atendida na UPA chega ser de aproximadamente 100 a 150 pacientes por dia.

A demanda compreenderá pacientes de todas as faixas etárias. Serão atendidos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde do Município, pelo SAMU, que deve ser instalado futuramente, e demanda espontânea, tendo recebido ou não pré-atendimento. Os pacientes contarão com consultas médicas, exames de Raios-X, eletrocardiograma e exames laboratoriais, administração de medicamentos e observação por 24 horas quando necessário e com orientação médica. Nos casos de urgências e emergências, onde o paciente apresente risco de vida, este será estabilizado e encaminhado para hospital.


PUBLICIDADE



Arquivo do blog