WebNet

WebNet

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha Realiza Mutirão do Glaucoma


A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - e em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Hospital da Visão do Maranhão, realizam no dia 19 (domingo ), deste mês, o mutirão de diagnóstico e tratamento do Glaucoma.

O serviço é para a população em geral. As pessoas que forem diagnosticadas como portadores de glaucoma irão receber tratamento clínico por meio de colírios para utilização durante três meses.

Os pacientes precisam levar a xerox da identidade e do Cartão do SUS. O atendimento será no Centro de Saúde Benu Mendes, das 14h às 18h.

O que é o Glaucoma
O glaucoma é uma neuropatia óptica com repercussão característica no campo visual, cujo principal fator de risco é aumento da pressão intraocular (PIO) e cujo desfecho principal é cegueira irreversível. O fator de risco mais relevante e estudado para o desenvolvimento da doença é elevação da PIO.

Essa doença afeta mais de 67 milhões de pessoas no mundo, das quais 10% são cegas (acuidade visual corrigida no melhor olho de 0,05 ou campo visual com menos de 10 graus no melhor olho com a melhor correção óptica).

Após a catarata, o glaucoma é a segunda causa de cegueira, sendo, porém, a principal causa de cegueira irreversível. No Brasil, há escassez de informações quanto à prevalência do glaucoma.

Secom/PMC


Publicidade



Arquivo do blog