WebNet

WebNet

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Empresa cearense pesquisa graviola no combate ao câncer

por Egídio Serpa
Há uma unidade da empresa em Chapadinha
Empresa genuinamente cearense, a Inovagro, que atua na prestação de serviços de consultoria agronômica, apresentou à Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (Funcap), que o aprovou, projeto para a realização de estudos clínicos e pré-clínicos com o objetivo de provar, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que as folhas da graviola – e a própria fruta – contêm a Acetogenina, substância que combate células cancerígenas. A Acetogenina foi descoberta pelo pesquisador norte-americano Jerry Mc Gauglin, da Universidade de Purdue, no Estado do Arizona (EUA). Ele virá aqui em janeiro, a convite do Instituto Frutal.

A Inovagro – dirigida por três engenheiros agrônomos, entre os quais Daniel Olinda, filho do presidente do Frutal, Euvaldo Bringel – já produz, em sua unidade de Fortaleza (há outra na cidade de Chapadinha, no Maranhão), cápsulas de folhas de graviola exportadas para farmácias de manipulação dos Estados Unidos.

O projeto da Inovagro, aprovado pela Funcap, está apto, agora, a receber da Finep, do Ministério de C&T, o apoio financeiro de que necessita – R$ 500 mil – para tocar suas pesquisas, que serão feitas na Unidade de Farmacologia Clínica da Universidade Federal do Ceará. Grande produtor de graviola, de cuja fruta a indústria só produz suco, o Ceará poderá produzir, da mesma matéria-prima, um medicamento de combate ao câncer.

Arquivo do blog