WebNet

WebNet

domingo, 17 de outubro de 2010

SEMED promove curso de formação para alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado

A abertura aconteceu no Auditório do CE Raimundo Araújo
Texto e Fotos: Sousa Neto  
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Chapadinha promoveu o curso de Formação Inicial dos Alfabetizadores  e Coordenadores do programa Brasil Alfabetizado - Ciclo 2010. A formação, que tem o intuito de preparar o docente para a prática pedagógica, foi realizada no último final de semana, nos dias 15 (sexta-feira) e 16 (sábado), manhã e tarde, no Centro de Ensino Raimundo Araújo, e terá outros encontros mensais. 

Peça fundamental no processo de alfabetização, a formação é uma maneira de qualificar o professor a lidar com um público diferenciado, formado por pessoas que nunca estiveram em uma sala de aula, ou a abandonaram há muito tempo; além de alunos da terceira idade.

O curso que capacitou 10 coordenadores e 93 alfabetizadores, que após a abertura  foram distríbuidos em 3 turmas, e foi ministrado pelas professoras técnicas da SEMED, Ruth, Josilene Aguiar e Maria Dias (Mariquinha), atende um público de 1.000 alunos, distríbuidos em 60 salas na zona rural e 33 na zona urbana. As coordenadoras são as professoras Lucinete Sousa Ferreira, Josilene Rodrigues Aguiar e Teresa Ribeiro dos Santos.

Na preparação, é trabalhada a concepção da alfabetização através de vídeos, textos – com ênfase na competência da leitura – planejamento de aula, oficinas de confecção de material didático, dentre outras atividades.

A sec. mun. de educação, Enir Ferreira Lima, fazendo a abertura.
De acordo com a secretária municipal de educação, Profª Enir Ferreira Lima, gestora local do programa, que fez a abertura do encontro, "para que as metas do programa sejam alcançadas com êxito é necessária à qualificação do professor que na ocasião aprende novas metodologias, onde desperta ainda mais a curiosidade e participação dos alunos em sala de aula".

O Programa Brasil Alfabetizado foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2003, para promover o acesso à educação como um direito de todos, em qualquer momento da vida.

Arquivo do blog