A equipe da URE
de Chapadinha encontra-se mais esta semana em São Luís junto à equipe de
mapeamento da SEDUC para tratar do levantamento da demanda de professores da
Regional de Chapadinha.
O trabalho em
sido lento, apesar de que todas as escolas do Baixo Parnaíba já encaminharam a
documentação necessária ao levantamento.
A dificuldade
está no fato de que há informações confusas nos dados encaminhados, bem como
situações em aberto, como o caso de professores que não se encontram mapeados
mas que constam na lista de servidores de algumas escolas. A equipe tem ligado
para gestores escolares para buscar as informações que faltam ou que mantem-se
confusas.
O trabalho está
avançando e o déficit está caindo significativamente.
Provavelmente a
partir desta próxima segunda feira algumas escolas já terão seu déficit reduzido
ou zerado, como é o caso do CE Raimundo Araújo, em Chapadinha, onde conseguiu-se
fechar o quadro de professores.
O caso mais
grave da Regional de Chapadinha está na cidade de Tutóia, onde a demanda de
professores está em torno de 100 necessidades, talvez o caso mais significativo
do Maranhão, para um único município.
Na quinta feira
o Gestor Regional, professor Jânio, irá a Tutóia para tratar com o senhor
promotor daquela cidade quanto a esta situação e buscar uma solução definitiva
para o problema.
O Gestor Regional também continuará visitando
outras promotorias a fim de tratar desta e de outras questões referentes às
problemáticas das escolas.
O concurso
público para professores pode estar iminente. Contudo, aqueles que estão em
exercício devem continuar em suas funções até que recebam qualquer instrução
contrária. Não deve haver abandono funcional apenas por boatos de que os
contratos não estejam valendo. Na verdade, esses boatos podem vir a prejudicar
as comunidades escolares ao provocar o afastamento de professores.
A URE de Chapadinha mais uma vez reafirma seu
compromisso para com a melhoria da qualidade da educação de nossas escolas e
está provando isso com a garantia da lotação de professores aonde existe
déficit. Essa é nossa prioridade imediata e primordial.
Contudo, outras
problemáticas vem à tona, como a questão do transporte escolar, a estrutura das
escolas, dentre outros.
Reafirmamos,
também, o papel importante do Colegiado Escolar e do Conselho de Classe para o
bom funcionamento das escolas.
Conclamamos os
formadores de opinião, blogueiros e comunicadores do Baixo Parnaíba a
multiplicarem as informações contidas nesta postagem a fim de esclarecer à
comunidade e encaminhar as soluções encontradas.