WebNet

WebNet

sábado, 9 de novembro de 2019

CHAPADINHA | 'Halloween Fantasy' Acontece Neste Sábado (09) no Mercado Pub

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Heigun Araujo e Robson Junior, pessoas sorrindo, texto

Chapadinha/MA - Sábado, 09.Novembro.2019


ANAPURUS | Vereador Juarez Fecha Câmara de Vereadores para Impedir Aprovação de Projeto que Beneficiaria Estudantes do Município


Chapadinha/MA - Sábado, 09.Novembro.2019


Os vereadores do município de Anapurus/MA tiveram uma triste surpresa na manhã da -ultima sexta-feira (08).

Ao chegarem ao Palácio Legislativo os parlamentares encontraram a repartição a portas fechadas (veja foto abaixo), a mando do atual presidente da casa, Juarez Oliveira, segundo informações.


O presidente da casa supostamente estaria em São Luís se recuperando de uma cirurgia. Porém, não foi feita qualquer notificação a Câmara, e é muito estranho ele ter dispensado os funcionários da casa, impedindo que o vice-presidente fizesse a sessão.

Além do mais, fomos informados que a única vereadora de oposição da casa, teria revelado que não iria a sessão, em consideração ao atual presidente, demonstrado claro acordo entre os parlamentares.

Na sessão seria votado o projeto de lei N° 12/2019, que cria o Bolsa Universitário, de autoria do executivo. O programa beneficiaria os estudantes de ensino superior do município.

Boletim registrado pelos parlamentares

Revoltados os vereadores Toinho da Lojinha, Rose Monteles, Faris Dean e Jucinha Bastos procuraram a Delegacia de Polícia Civil do município, onde registraram um Boletim de Ocorrência (BO). 

Funcionária do cartório do município
constata "in loco" o fechamento da Câmara

O vereador Ademar do Sindicato acompanhado do procurador do município, Luan Lessa, e do vereador Robert, foram ao cartório do município, para registrar uma Ata Notarial, para dar maior veracidade ao fato, que fere os trabalhos dos poderes Legislativo e Executivo Municipal.

Vereador Toinho da Lojinha assina Boletim de Ocorrência

A Prefeita Vanderly Monteles lamentou profundamente o ato de crueldade do vereador Juarez, que desse modo impede que o município beneficie seus estudantes.

O Bolsa Universitário deveria ser lançado durante as comemorações do aniversário do município, com início na noite deste sábado (09).

Parlamentares dialogam tentando encontrar solução

Em vídeo, os vereadores Ademar e Toinho da Lojinha, e ainda um estudante, que aguardava ansiosamente a aprovação do projeto, repudiam o ato. Assista abaixo:



publicidade


CHAPADINHA | Fotos: Inauguração da Nova 'Loja La Belle'


Chapadinha/MA - Sábado, 09.Novembro.2019



Foi inaugurada recentemente (na manhã do dia 31 de outubro de 2019), a nova loja La Belle, uma nova opção no segmento de makes e acessórios,  em Chapadinha.

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Erenilda Carvalho, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e área interna

De propriedade da amiga Helane Mayra, o ambiente está localizado na Praça Coronel Luís Vieira, n° 53C / Centro (ao lado do Chapadinhense Hotel).
Contato: (98) 99166-4494




Abaixo, confira fotos (by Kim Pereira) da inauguração:































































publicidade


CHAPADINHA | Acidente Entre Caminhonete e Caminhão Interdita Trecho da BR 222

Fotos: Corpo de Bombeiros/Chapadinha-MA

Chapadinha/MA - Sábado, 09.Novembro.2019



Um acidente grave envolvendo um carro, um caminhão e uma caminhonete na BR 222 em frente ao balneário Recanto da Juçara - em Chapadinha, por volta das 5h, da manhã deste sábado(09/11) .


Testemunhas contaram que o motorista da caminhonete estava fazendo ziguezague na pista quando colidiu com o caminhão enquanto o caminhão carregado de serragem de madeira estava na outra pista, sentido a Vargem Grande.


O motorista do caminhão conseguiu puxar o veículo para o acostamento mais não conseguiu evitar o tombamento espalhando a carga pela BR, Por sorte, foram registrados apenas danos materiais. O motorista do caminhão saiu com pequenos ferimentos , o corpo de bombeiros socorreu o mesmo para a UPA, já o motorista da caminhonete se evadiu do local sem nenhum arranhão.


publicidade


URBANO SANTOS | Produção Sustentável de Galinhas Caipiras é Tema de Curso


Chapadinha/MA - Sábado, 09.Novembro.2019

ChapadinhaSite - com informações da Embrapa Cocais

De 11 a 14 de novembro, no Povoado Mata dos Ferreiras, em Urbano Santos – MA, a Embrapa Cocais vai realizar curso sobre o Sistema de Produção Sustentável de Galinhas Caipiras – Procap. O objetivo é capacitar multiplicadores da região na metodologia do sistema por meio de treinamento teórico-prático para implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT). O público-alvo são assistentes e técnicos, professores, estudantes, extensionistas e produtores familiares.

Na programação, palestras sobre o Procap e seus pressupostos básicos, apresentação da planta baixa, demarcação da área e construção da estrutura dos galinheiros (colocação de madeiramento, subdivisões internas, piquetes e telhado) e do módulo cria e elaboração de equipamentos alternativos.

Segundo o chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Cocais, Carlos Vitoriano, o processo de multiplicação da tecnologia é realizado por meio de Unidades de Aprendizagens nas quais ocorrem as capacitações para implantação e funcionamento do sistema. “Entre as vantagens do Procap estão contribuição para a segurança alimentar, graças à produção de carne e ovos; ocupação de mão de obra rural; geração de renda por meio dos excedentes de produção com consequente melhoria da qualidade de vida do produtor e fortalecimento da agricultura familiar no estado”, resumiu.

publicidade

O que é o PROCAP - conjunto de medidas básicas para a “organização do quintal”, transformando a atividade em um sistema semi-intensivo a partir da utilização de recursos locais e materiais rústicos existentes na própria propriedade. Nesse sistema, as aves são separadas por lotes, segundo suas fases de criação (idade). Assim, tem-se a fase de cria (1 a 30 dias), em separado do galinheiro (módulo de cria); as duas fases de recria: uma de 30 a 60 dias e a segunda de 60 a 90 dias, e as terminações I e II, de 90 a 120 e de 120 a 150 dias, respectivamente. Além disso, há organização dos manejos básicos da atividade, com destaque para o alimentar, o sanitário, o produtivo e o reprodutivo, que se tornam diferenciados.

Entre os detalhes desse sistema estão a oferta regular de alimento, balanceado e elaborado segundo a necessidade das aves além da separação das aves por fases minimiza a ocorrência de doenças e encurta em mais da metade o tempo necessário para se obter um ave caipira pronta para o abate: em torno de cinco a seis meses. Além disso, o Procap alavanca a produção de ovos, podendo, inclusive, se tornar carro-chefe da atividade. Destaca-se também como ponto positivo da tecnologia a valorização do recurso genético local, pois emprega as galinhas caipiras naturalizadas, que são mais rústicas e adaptadas ao sistema de criação e possuem valor agregado.

Diferencia-se em vários aspectos dos sistemas “extrativo” e intensivo de criação: o galinheiro, nesse sistema, é coberto de palha de babaçu, utiliza madeiras roliças disponíveis na própria propriedade, talos de coco babaçu e barro e também equipamentos alternativos, como substituição viável de comedouros e bebedouros comerciais, barateando o custo da instalação. A criação torna-se uma produção organizada de galinhas, com as subdivisões internas no galinheiro e o manejo orientado segundo as suas fases. No quesito sanidade, é recomendado o uso de vacinas, de modo preventivo, quando possível; separação dos lotes e mais cuidados com as crias. A reprodução passa a ter relação de um galo para doze galinhas e inclui manejo adequado dos ovos fertilizados, dentre outras recomendações



publicidade


Arquivo do blog