WebNet

WebNet

terça-feira, 6 de setembro de 2011

MPF/MA denuncia o ex-prefeito de Mata Roma por desvio de verbas do FNDE

Lauro Pereira Albuquerque - "Grachal"
O Ministério Público Federal apresentou denúncia contra o ex-prefeito de Mata Roma (MA), Lauro Pereira de Albuquerque - o "Grachal". Ele deixou de prestar contas de quase R$ 10 mil, que deveriam ser destinados ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), em 2008.

Mata Roma (distante 36 km de Chapadinha) é um município maranhense com pouco mais de 12 mil habitantes, carente de melhorias no sistema educacional. A verba, repassada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), serviria para melhorar a infraestrutura física e pedagógica do município, reforçando a autogestão escolar e elevando os índices de desempenho da educação básica nas escolas mataromenses.

O denunciado, de livre e espontânea vontade, e apesar de duas notificações, deixou de prestar contas dos recursos recebidos na conta do PDDE para 2008, embora pudesse fazê-lo sem risco pessoal. Uma vez gestor do município, é obrigação do prefeito prestar contas das verbas recebidas.

Por conta da omissão, o ex-prefeito Lauro Pereira de Albuquerque ("Grachal") deverá responder por improbidade administrativa, podendo ser condenado ao ressarcimento dos valores atualizados referentes ao convênio.

O MPF/MA propôs também que o processo seja suspenso pelo período de três anos se o acusado se submeter às seguintes condições: reparar o dano causado ao FNDE, devolvendo o valor corrigido; não se ausentar do município sem autorização judicial; comparecer mensalmente a juízo para informar e justificar suas atividades; e prestar serviços à comunidade durante um ano.



Estado decreta ponto facultativo na sexta-feira (9)

Em comunicado à imprensa, o governo do Estado informa que será ponto facultativo nas repartições públicas nesta sexta-feira (9). A medida é em razão dos dois feriados seguidos da quarta e quinta-feira, dias 7 e 8 de setembro, Independência do Brasil e Aniversário de São Luís.

De acordo com o comunicado do governo, a decisão abrange os órgãos estaduais da administração pública direta e indireta. São exceção à medida, os órgãos prestadores de serviços essenciais à população que funcionam em regime de plantão, caso de delegacias de polícia e hospitais.

Eleições CCAA/UFMA: Carta Aberta do Professor Jocélio

Carta aberta à comunidade acadêmica do CCAA

Caros alunos, professores e técnicos,

O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA) teve um crescimento vertiginoso nesses últimos 04 (quatro) anos. Um crescimento que não acontecia em 23 (vinte e três) anos, quando foi fundada a instituição em Chapadinha. Isso só foi possível porque tivemos a coragem de enfrentar os desafios e a ousadia de assumir os riscos. Mas principalmente porque tivemos a colaboração valiosa de professores, alunos, técnicos e funcionários.

Quando iniciamos nossas atividades, em 2006, encontramos diversos problemas: as obras estavam paralisadas e a área do Campus invadida. Não havia pavimentação. Faltavam computadores. Os estudantes não tinham bolsas. O número de professores era pequeno. O CCAA corria o risco de fechar, devido ao baixo número de alunos aprovados no vestibular tradicional. Também tínhamos problemas de energia, conexão com a internet e climatização.

CCAA/UFMA - Campus Chapadinha

O que fizemos? Entramos na Justiça para desbloquear o recurso da construção do prédio principal e retomar as atividades. Resultado: aprovamos um novo projeto que culminou não só na conclusão do prédio principal, mas em uma série de obras: galpão de máquinas e implementos agrícolas, galpão de insumos, galpão da fábrica de ração e unidade de estudos biológicos. Atualmente estamos concluindo a pavimentação e a urbanização do Campus, com a drenagem das vias de acesso. Também estamos construindo o ginásio de esporte, o restaurante universitário e as novas guaritas, para garantir mais segurança.

Quanto aos computadores, no começo das aulas havia apenas 02 (dois) (sendo que um deles era emprestado da prefeitura). Hoje temos mais de 50, todos ligados em cabo de fibra ótica, via satélite. Está em licitação uma operadora que vai fornecer o sinal de Wireless, a fim de que todos possam acessar com mais facilidade em qualquer lugar do Campus. Também construímos uma subestação de energia no Campus. Isso garantiu a climatização do prédio principal, incluindo sala de professores, biblioteca e auditório. Já adquirimos mais de 60 aparelhos de ar-condicionado e estamos conseguindo mais 88. Nosso objetivo é climatizar totalmente as salas de aula, dando maior conforto aos estudantes.

Em relação aos professores, o número e a qualificação cresceram vertiginosamente. No começo, eram apenas 32 professores. Hoje temos 53 - a maioria deles com doutorado. Isso ocorreu porque conseguimos a aprovação do doutorado interinstitucional DINTER, o que possibilitou melhoria da capacitação dos nossos docentes. Isso nos coloca numa situação igual ou até mesmo superior a grandes centros universitários do país.

Quanto às bolsas, em 2006 não tínhamos nenhuma. Posteriormente apareceram trinta bolsas de assistência estudantil. Hoje são mais de 100 cem bolsas - entre bolsas de assistência estudantil, bolsa PIBID, bolsa PIBIC, bolsa de mobilidade acadêmica e bolsa de iniciação científica. Também dobramos o valor da bolsa de assistência estudantil, que antes custava apenas cem reais.

Outro passo importantíssimo para o desenvolvimento do CCAA foi a nossa adesão ao SISU (Sistema de Seleção Unificada), que substituiu o vestibular tradicional. Isso evitou o fechamento dos cursos e garantiu que a universidade permanecesse no município de Chapadinha. Hoje não corremos mais o risco de fechamento dos cursos, nem temos problema com aprovação. Se antes tínhamos turmas de cinco, seis ou dez alunos, atualmente temos sempre turmas fechadas de 40 alunos. Por semestre, entram 120 alunos.

Sem dúvida alguma, muita coisa mudou no Campus de Chapadinha. Mas será que ainda precisamos fazer mais? Claro que sim. Temos consciência disso. Precisamos criar programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), mais bolsas de mobilidade, consolidar a revista científica, mais políticas de assistência, criar modalidades esportivas, viabilizar o transporte universitário e a alimentação estudantil. Esse é o nosso compromisso.

Quando assumi a direção, nossa meta era fazer o Campus funcionar. Hoje nosso objetivo é outro: consolidar o CCAA no cenário nacional. Como vamos conseguir isso? Com mais trabalho, seriedade e principalmente com a participação de todos os que fazem parte da comunidade universitária. Conto, portanto, com você. Vamos juntos construir a nossa universidade! Um abraço fraterno.

Jocélio Araújo, candidato a diretor do CCAA/UFMA
 

Decisão do PT Sobre Permanência do Governo Fica Para o Dia 19


A decisão do PT sobre a permanência no governo Danúbia Carneiro deve ficar para o próximo dia 19, quando o diretório municipal se reúne e deliberar sobre o assunto.

Conforme o blog (do Alexandre) adiantou, a reunião realizada nesta segunda-feira (5) abordou a falta de transparência da gestão com ênfase para a área da Saúde e a falta de autonomia dos secretários petistas que compõem o governo municipal.

Segundo relato de um dirigente do partido, a maioria ainda defende a permanência no governo, “mas no PT as decisões são coletivas, se a maioria deliberar pela saída, o partido acompanhará em bloco a decisão”, revelou.

Comitiva de Chapadinha Participa da Conferência Macrorregional da Baixada e Munim


A cidade de Viana (distante 247 km de Chapadinha) recebeu no último domingo (4) a edição da Conferência Macrorregional de Juventude da Baixada e Munim, que reuniu representantes de 21 municípios para discutir os avanços e os desafios de Políticas Públicas voltadas para a Juventude. O evento foi promovido pela Secretaria Extraordinário de Estado de Juventude (Sejuv).

A Conferência reuniu representantes dos municípios de Arari, Axixá, Bacabeira, Bacuri, Bequimão, Cajari, Chapadinha, Cururupu, Icatu, Matinha, Penalva, Pinheiro, Presidente Sarney, Rosário, Santa Helena, São João Batista, São Vicente Férrer, Turiaçu, Turilândia, Vargem Grande e Viana.

Comitiva de Chapadinha
Capitaneada pelo secretário municipal de Assistência Social, Eduardo Braga (foto), a comitiva de Chapadinha contava com a presença de 29 pessoas, entre jovens e representantes de instituições sociais, dentre elas Rejane, coordenadora do Comitê Juvenil, representando o Conselho Tutelar local. Observado os critérios pré-estabelecidos pela Comissão Organizadora Nacional, a Conferência Macrorregional elegeu 90 delegados dentre as delegações presentes. A Conferência foi presidida pelo Conselheiro Estadual de Juventude, Assis Filho. De acordo com Eduardo Braga, a delegação de Chapadinha elegeu oito delegados para a Conferência Estadual da Juventude, a ser realizada dias 30 e 31 de outubro do corrente ano, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, na capital São Luís.


Segundo o secretário extraordinário de Juventude, André Campos, que coordena pessoalmente as Conferências, o evento tem tido grande receptividade nos municípios, reunindo as mais diferentes correntes da juventude em um espaço democrático de discussão e sistematização das necessidades do segmento.

O secretário exaltou o avanço das Políticas Públicas de Juventude no estado. “O Maranhão segue o ritmo do país e vive um momento singular em sua história, em que o jovem é prioridade. O Programa Maranhão Profissional, a expansão dos Institutos Federais e dos Centros Tecnológicos por todo o estado, evidenciam o compromisso do governo para com este segmento social, preparando nossa juventude para as grandes oportunidades que surgem”, ressaltou.

Resumido e com alterações para acréscimos de informações. Continue lendo no Portal da Secom

Centenas de fiéis participam da abertura do festejo da padroeira de Chapadinha


O festejo de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Chapadinha, teve início na tarde desta segunda-feira (5), com uma procissão partindo da capela de São Raimundo, no Bairro da Corrente. Ao chegar à Matriz, houve o levantamento do mastro.

O padre Neves destacou a quantidade de fiéis na procissão. “Uma multidão. Talvez a maior que eu vi no levante do mastro”.
 
Depois do levantamento do mastro, padre Neves convidou os fiéis para adentrarem à Matriz, onde foi celebrada uma missa. 
 
Resumido. Continue lendo no Blog do William Fernandes

Governo do Estado inaugura hospital em Magalhães de Almeida

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, entregam, nesta terça-feira (6), a partir das 9h, mais um hospital de 20 leitos construído com recursos do Programa Saúde é Vida. Desta vez, o município beneficiado é Magalhães de Almeida (distante 156 km de Chapadinha). A solenidade de inauguração será prestigiada por políticos e lideranças da região, além da comunidade do município, que conta com uma população de cerca de 17.600 habitantes.

O Hospital de Magalhães de Almeida vai funcionar com Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, e oferecerá consultas ambulatoriais, internações em clínica médica, obstetrícia e pediatria, e serviços de apoio e diagnóstico (laboratório de análises clínicas e raio-X).

A nova unidade tem área construída de 1.342,86 m² e é dotada de consultórios, salas de cirurgia, sala de nebulização, posto de enfermagem, banheiros, refeitório e área administrativa. Para colocar o hospital em funcionamento, o Governo do Estado investiu um total de R$ 2.729.621,24, sendo R$ 2.122.700,49 em obras civis e R$ 606.920,75 em equipamentos.

O Hospital de Magalhães é um dos 72 hospitais do Programa Saúde é Vida, no qual o governo Roseana Sarney está investindo aproximadamente R$ 500 milhões na ampliação e fortalecimento da rede estadual de serviços. A unidade faz parte do primeiro grande pacote de obras da saúde, que vem sendo inaugurada pela governadora Roseana Sarney.

Com as mesmas características do de Magalhães de Almeida, o Hospital de 20 leitos de Paulino Neves, inaugurado na semana passada está funcionando plenamente. No próximo dia 15, está prevista a entrega do Hospital de 20 leitos de Morros. Também como parte do Programa Saúde é Vida, a população da Grande São Luís já está usufruindo dos serviços oferecidos pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória, do Vinhais e da Cidade Operária. Estas duas últimas construídas com recursos exclusivos do governo estadual.
 

O município de Santa Quitéria terá até 6 meses para realizar concurso público

Fachada da Prefeitura Municipal de Santa Quitéria-MA.
A decisão foi tomada no último dia (23/Ago), pela Juíza titular da Comarca de Santa Quitéria (MA), Doutora Elaine Silva Carvalho, nos autos do processo nº 339/2005 - Ação Civil Pública, em que o Ministério Público Estadual move contra o município de Santa Quitéria (distante 101 km de Chapadinha).

Em razão desta decisão, o município de Santa Quitéria fica obrigado a realizar concurso públicos para todos os cargos da administração pública municipal, num prazo máximo de até 06 (seis) meses, sob pena de incorrer em multa diária já imposta nos autos do processo.

Esta decisão chega em boa hora, considerando que o atual prefeito, Manin Leal (foto), está encerrando o seu terceiro mandato sem realizar concurso público. Enquanto isso, os municípios vizinhos: São Bernardo, Brejo, Magalhães de Almeida, Milagres do Maranhão e outros já realizaram pelo menos 3 (três) concursos, Santa Quitéria até o momento promoveu apenas 1 (um) na administração da ex-prefeita Genilda Sousa Lopes.

É bem verdade que Manin Leal no seu primeiro mandato (1997-2000) realizou um concurso, mas o mesmo se encarregou de anulá-lo.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Parecer Agronomico de criação do Projeto de Assentamento Guarimã

Imagem meramente ilustrativa
O imóvel rural denominado "Fazenda Guarimã" localizado no município de Chapadinha, de propriedade de Moacyr Bacelar Nunes, foi objeto de vistoria para levantamento de dados visando determinar sua produtividade bem como averiguar a viabilidade para criação de um projeto de assentamento. Entendemos que o imóvel apresenta viabilidade para implantação de projeto de assentamento observando os requisitos abaixo especificados:

1 - A Fazenda Guarimã foi considerada grande propriedade improdutiva;

2 - O imóvel é passível de desapropriação;

3 - A desapropriação irá beneficiar trabalhadores rurais do imóvel;

4 - O projeto de assentamento deverá atender as famílias dos trabalhadores que moram no imóvel;

5 - Sugerimos que a área seja avaliada quanto a possibilidade de criação de um projeto de assentamento nos moldes do PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável), assegurando a integridade e o uso sustentável dos seus recursos caso seja confirmado pelo Conselho Deliberativo da RESEX Chapada Limpa que o imóvel se localiza dentro da zona de amortecimento da reserva.

São Luís 23 de julho de 2011

Monica Costa dos Reis
Perita Federal Agrária

Brunna Patricia Santos Bispo Nunes
Perita Federal agrária

Justiça determina a estruturação do Conselho Tutelar

Em atendimento a pedido do Ministério Público do Maranhão, a juíza titular da comarca de Magalhães de Almeida, Jaqueline Rodrigues da Cunha, concedeu liminar em Ação Civil Pública para obrigar a Prefeitura do município de Magalhães de Almeida (distante 156 km de Chapadinha) a dar melhores condições de funcionamento ao Conselho Tutelar do município. A decisão, assinada no dia 16 de agosto, fixou em R$ 2 mil o valor da multa diária por dia de atraso em caso de descumprimento.

Em até 60 dias, a Prefeitura de Magalhães de Almeida terá que promover a estruturação física do prédio, com a separação de salas para recepção, atendimento e reuniões, além da instalação elétrica, hidráulica e a segurança geral do prédio. Nesse mesmo prazo, o município deve dotar o Conselho Tutelar de mobiliário para o seu funcionamento, que consiste em mesas de reuniões e de computadores, arquivo, armário, cadeiras, entre outros itens, além de material de expediente e a instalação de linha telefônica, computadores e impressoras.

A Justiça determinou ainda o prazo de 30 dias para a Prefeitura fornecer material de expediente ao conselho e disponibilizar veículo e motorista todos os dias da semana, para uso exclusivo em serviço. Entre outros itens, ficou definida a instalação de linha telefônica, computadores e impressoras.

Ao ingressar com a Ação Civil Pública, em julho passado, o promotor de Justiça Ossian Bezerra Pinho Filho, titular da Promotoria de Magalhães de Almeida, havia verificado em vistoria no local que o Conselho Tutelar não possuía a mínima estrutura para o cumprimento de sua missão, prejudicando o atendimento das demandas relacionadas às crianças e aos adolescentes do município.

As informações são do Ministério Público.

SEMED se prepara para realizar um dos maiores desfiles do município


Um dos momentos cívicos mais importantes de nosso país se aproxima, os desfiles de 07 de Setembro. A data foi instituída para comemorar a independência Brasileira, que esse ano completa 189 anos.

Em Chapadinha, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) trabalha em ritmo acelerado para propiciar ao público, o maior desfile já realizado no município.

Os desfiles acontecerão na Ataliba Almeida, seguindo mesma rotina dos anos anteriores. A população tem aprovado a idéia de realizar o evento ao final da tarde, de forma a não expor as crianças a temperaturas extremas, como ocorria no passado. A recuperação da Ataliba, executada pela prefeitura Municipal, contribuirá para o conforto e comodidade do evento.

O grande diferencial dos desfiles desse ano é a participação de escolas da zona rural, algumas de localidades bem distantes, e a diversidade de temas que serão abordados. Educação, meio ambiente, igualdade racial, cultura... são alguns dos temas.

Ao todo a SEMED irá colocar na avenida cerca de 20 escolas da rede municipal. No total, os desfiles contará com a participação de 38 agremiações, dentre escolas, órgãos e instituições.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Enir Ferreira Lima (foto), um amplo esquema de apoio logístico, de orientação, segurança e alimentação, das crianças e jovens participantes, foi montado para garantir total tranquilidade ao evento.

Os docentes da rede municipal de ensino e toda equipe da SEMED, estão totalmente voltados aos preparativos desse desfile, na certeza de atender a contento as expectativas da sociedade Chapadinhense, no resgate e valorização das nossas tradições”. Ressaltou a secretária.

A SEMED já divulgou a lista com as escolas e instituições participantes, citando a ordem de apresentação. As escolas da zona rural terão prioridade, haja vista a distância e dificuldades de acesso.

Os desfiles de 7 de Setembro terão início às 17h e toda sociedade Chapadinhense está convidada a participar e abrilhantar esse momento, cívico da nossa Pátria.

Veja abaixo a lista das escolas participantes.

ESCOLAS PARTICULARES

- Sagrado Coração de Jesus

- Escola Amélia Almeida

- Colégio Batista Chapadinhense

- APAE

ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

- Pelotão de Porta bandeiras

- U. I. Antonio Venâncio da Cruz (Tema: XADREZ)

- U. I. Belcina Oliveira

- U. I. Raimundo Antão Filho (FAMÍLIA E ESCOLA)

- U. I. Leide Ponte- (SEC. MUN. DE AGRICULTURA)

- U. I. Eurídice Almeida (IGUALDADE RACIAL)

- Pré Escolas e U. E. Raimundo Gomes (ORIGEM)

- U. E. Bernarda Portela (EDUCAÇÃO)

- U.E. Carolina Mesquita (ECONOMIA)

- U.I. Aldalina silva Machado (RELIGIOSIDADE)

- U.E. Acelino da Silva (ESPORTES)

- U.E.José Sarney (DANÇAS)

- U.E. Nossa Senhora Aparecida (ARTISTAS)

- U.E. Chapada das Mulatas (PODER EXECUTIVO)

- U.E. D. Pedro I (PODER LEGISLATIVO)

- U. E Ana Fortes (PODER JUDICIÁRIO)

- U. I. Agustinho Ribeiro (SEC. MUN. DE ASSIST. SOCIAL)

- PETI

- U. I. Manoel José de Santana (SEC. MUN. DE CULTURA)

- U. I. Isaías Fortes Meneses (MEIO AMBIENTE/CHAPADINHA)

- U. E. Sebastião Rodrigues Lobo (OS TRANSPORTES)

- U. I. Alexandre Costa (SEC. MUN. DE ESPORTES)

- U. I. João Gomes (SEC. MUN. DE SAÚDE)

- U. I. Dr. Almada Lima Filho (SEC. MUN. DE EDUCAÇÃO)

- Pelotão da SEMED

REDE ESTADUAL

- CEM Dr. Paulo Ramos (LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS)

- CE Oliveira Roma

- CE Dr. Otávio Vieira Passos

- CEM Raimundo Araújo (NORDESTE E SUAS RIQUEZAS)

- Guarda Municipal

Por: Antenor Ferreira - Blog Interligado 
Com informações da SEMED

PT Debate Saída do Governo Danúbia em Reunião do Diretório


O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) discute a permanência no governo Danúbia Carneiro em reunião que deve acontecer ainda na noite desta segunda-feira (5).

O debate sobre a situação do partido no governo municipal foi previamente marcada em um seminário que aconteceu no início de agosto.

Em ocasiões assim o PT costuma se dividir em alas e algumas lideranças petistas irão defender a saída imediata do governo. Segundo uma fonte da executiva, as principais dificuldades são o centralismo das decisões e a falta de transparência da gestão.

O setor mais moderado do partido deve propor um diálogo envolvendo o vice-governador Washington Luís, a prefeita Danúbia Carneiro e o deputado Magno Bacelar com os petistas de Chapadinha, antes de uma decisão definitiva.

Corpo de homem é encontrado dentro de poço na Vila Isamara

O autor confesso "Cabeça", a vítima "Careca" e o comparsa "Piaba"

Clevisvaldo Nunes dos Santos, conhecido como "Careca", foi assassinado, por volta das 14h do último domingo (4) pelo próprio colega de trabalho, Ivanildo da Silva Ferreira - o "Cabeça". Careca era o dono de um Bar às margens da BR 222, na Vila Isamara. Cabeça trabalhava com ele e dormia na casa em que Careca foi assassinado, com um tiro de revólver na cabeça.

Careca era bastante conhecido na cidade e já havia trabalhado como motorista em algumas das maiores lojas de móveis de Chapadinha.

Nesta foto-montagem: momento em que retiraram o fogão a gás; o sr. Edmilson (que heróicamente desceu no poço para ajudar na remoção do corpo) e o local da tragédia

Foram necessárias mais de duas horas para a retirada do corpo. Antes do corpo, foram retirados ainda, um fogão a gás e o estrado de uma cama, que foi jogado, provavelmente para evitar que o corpo ficasse boiando na água do poço, que é bastante profundo.

Autor confesso do crime, "Cabeça", já está preso. "Ele me devia um dinheiro e estava 'dando em cima' da minha mulher", disse Cabeça.

Valdemir Carvalho, vulgo "Piaba", acusado por Cabeça de tê-lo ajudado no crime também está preso, mas nega participação. Ele foi detido no momento em que trabalhava na construção do calçamento em uma rua da Vila Isamara.


*Texto original do Blog do William Fernandes - aqui, com algumas alterações para acréscimos de mais informações.

Notícias da Paróquia

1-  O show do cantor e compositor Francisco Marinho foi um sucesso. A multidão foi enorme, houve ordem e o show agradou a todos. Do interior vieram centenas e centenas de pessoas e a cidade aderiu ao evento. Queremos parabenizar quem tudo pensou, organizou e promoveu. Ao Francisco Marinho, parabéns e que sirva tudo isso para ir em frente com mais coragem e compromisso. Não ficar parado diante de um sucesso daqueles!

2- Grande foi a indignação que, em todos, sentimos, durante a semana, pela notícia que comunicamos sobre ofensas proferidas contra a Mãe de Deus e a fé católica numa rua do bairro Caterpillar, por uma assembleia protestante. Continuamos a lamentar o fato e avisamos que essa má educação ofende a comunidade católica. Discordar é humano. Ofender e injuriar é próprio de quem é provocante e mal educado. Não podemos chamar um qualquer irresponsável e atrevido que se diz convertido para vociferar o que lhe vai de baixeza no interior... e depois chamar a isso evangelização. A dignidade cristã, a caridade e a boa educação exigem respeito, no mínimo. Agradecemos a todos, até pastores de outras igrejas, que nos manifestaram a sua reprovação.

3- Ao Grupo Missionário João Paulo II aconteceu uma coisa nada agradável: o nosso carro Ranger que andava com todos a visitar os monumentos da cidade de S. Luis foi assaltado. Os bandidos levaram duas pequenas malas com todos os documentos de duas meninas: Cláudia e a Diana. Sem passaporte e outros documentos não puderam embarcar. Todos os outros membros partiram e estas duas ficaram. E foi enorme o trabalho nosso e do Pe. Luis em Portugal para se arranjar a possibilidade das moças partirem para Portugal. Ainda se encontram no Brasil. Já têm um papel que lhes dá viagem para Portugal aproveitando o bilhete que tinham, mas ainda temos dúvidas se vão passar sem problema em Cabo Verde, em África, por onde têm que fazer escala. Lamentamos o acontecido e vamos enviar correspondência ao Governo do Maranhão e ao Ministério do Turismo sobre a situação em que se têm visto turistas que visitam a cidade de S. Luis. Horrível conhecer essa realidade. Mais de 100 jovens e crianças perambulam pelas ruas e vivem em casarões abandonados na maior das promiscuidades. Há montes de malas e coisas roubadas que não conseguem vender nesses casarões. Rapazes e meninas juntos ali vivem na pior das situações. Nem é bom pensar no que se vê lá! Só conseguirá compreender a realidade quem visita esses locais. E é assim que o Estado deseja promover o turismo na cidade? E saber que o Ministério do Turismo está entregue a um senhor político maranhense!
 
4- O Festejo deste ano vai ter manifestações culturais muito importantes. No dia 9 virá um cantor célebre de Parnaíba-PI, a conselho do cantor José Vicente que não pode vir. No dia 11 teremos Antonio Cardoso, de nome nacional, na Quadra do FAC, Francisco Marinho, Danças Portuguesas, Repentistas e outras atrações. É nosso desejo que as pessoas venham à Novena e convivam com alegria na Praça da Matriz. Queremos que o Festejo seja ocasião de fervor religioso e de alegre convivência. Pedimos a todos o máximo de interesse e participação.
 
5- O festejo de São Raimundo na Igreja do Divino Pai Eterno, no bairro Corrente, realizou-se com satisfação de todos. O templo, em alguns dias, mostrou-se pequeno para a multidão que aí acorreu para participar. E todos, depois das celebrações, ficavam na praça circunvizinha a conviver. A procissão contou com muita gente. À comunidade, muito parabéns! E não houve barracas de feira!
 
6- Realizou-se no último domingo (4) mais uma Missão Jovem, no bairro de Nsa. Sra. de Fátima. O tema foi "Por causa de Tua Palavra, lançarei as redes!"
 
7- Semana passada continuou-se a cercar o terreno da Capela do bairro Tigela. São 40m de paredes. Fica para depois a construção de duas salas de catequese e reuniões. Pensamos na próxima semana continuar a construção do Santuário de Santa Luzia (no bairro de mesmo nome). A capelinha que existia já foi destruída e as celebrações estão sendo realizadas no quintal do dirigente da Comunidade.
 
8- A Sacristia da Matriz está a ser forrada. Também estamos colocando duas portas novas no fundo da Igreja. Pensamos que, também, esta semana, será colocado um novo sistema de som.
 
9- Pedimos a todos que vejam o programa do Festejo e que, nesta segunda-feira, dia 5, iniciemos a festividade da Padroeira com muita garra e alegria o Festejo. O mastro vem do bairro Corrente. Contamos, pelas 17h, colocar as bandeiras e levantar o mastro. Depois será celebrada Eucarístia para pedir a graça de um santo e grande festejo.
 
10- O jantar que vai ser realizado no sítio do Dr. Pedro Monteles está a suscitar muito entusiasmo. Penso que vai ser uma boa iniciativa a favor do Santuário de Santa Luzia, que ali se vai levantar perto.
 

Homem morre atropelado próximo à Barroca da Vaca

Francisco Silva Nascimento, mais conhecido como "Samu Tocador", de 62 anos, foi atropelado neste domingo (4), por um Ford Ka, por volta das 16h30, na BR 222, na localidade Cerâmica, próximo ao povoado Barroca da Vaca, onde residia. A vítima andava de moto, que, segundo amigos, teria sido comprada recentemente.

Samu teve fraturas expostas nas pernas e braços e o rosto ficou completamente desfigurado. Moradores do local disseram que o corpo de Samu foi arrastado, na frente do carro que o atingiu, por mais de 20 metros.

Policiais civis e militares foram ao local para realizar a perícia e recolher os veículos envolvidos até a delegacia de Chapadinha.

Samu era irmão do Didi, carcereiro e garçom.

Post resumido. Continue lendo no Blog do William Fernandes

domingo, 4 de setembro de 2011

TUTÓIA: Homem é preso pela PM por estupro

A Polícia Militar do município de Tutóia (distante 206 km de Chapadinha) prendeu, por meio de denúncias anônimas, João Batista Monteiro da Paixão, o ‘Cabeludo’, 33 anos, residente na Rua Paulo Ramos, no Bairro da Barra, naquela cidade.

Ele é suspeito de violentar sexualmente uma mulher de 40 anos, residente no mesmo bairro, na madrugada de segunda-feira (29/Ago).

De acordo com informações da Delegacia de Polícia Civil de Tutóia, o ato sexual teria acontecido no interior da residência da vítima. Na ocasião, durante a madrugada, o suspeito teria invadido a casa da vítima para praticar a violência sexual.

Segundo a polícia, antes da prática ilícita, o envolvido ainda desferiu dois socos na vítima para facilitar o ato da prática criminosa. Após a ação delituosa, o indiciado teria sido perseguido por populares que prometiam linchá-lo.

Depois de receber a denúncia sobre o fato, a Polícia Militar de Tutóia foi até a localidade averiguar o ocorrido. No local, os policiais efetuaram a prisão de João Batista e o encaminharam à Delegacia para os devidos procedimentos.

Na Delegacia, durante interrogatório, ‘Cabeludo’ teria negado a prática. Segundo a polícia, ele relatou que estava embriagado e não se lembrava de ter encontrado com ninguém.

Após o interrogatório, João Batista Monteiro da Paixão foi autuado em flagrante delito pela delegada de Polícia Civil Ironeide Elvira de Melo pelo crime de estupro. O suspeito ficará no Distrito sob custódia esperando o veredicto da Justiça.

COPA UNIÃO: Santa Quitéria vence o Moto no Rodrigão

O torcedor foi ao Estádio Rodrigão ver a grande estrela da Copa União, o atacante Kléber Pereira, mas quem brilhou na partida entre Santa Quitéria x Moto foi o meia Gualberto que marcou os dois gols da vitória da Raposa por 2 a 0.

O Santa abriu o placar ao 35 minutos do 1º tempo. A defesa do Moto vacilou e Gualberto fez 1 a 0. No início do 2º tempo, Guaberto fez bela jogada, driblou toda a defesa do Moto para marcar o segundo, aos 6 minutos. O Santa ainda perdeu um penalti com Ilsinho.

Com o resultado, o Santa Quitéria assumiu a 3ª colocação com 3 pontos ganhos. O Moto também tem 3 pontos, mas perde no saldo de gols e caiu para a 4ª colocalção.

O Santa Quitéria volta a jogar na próxima quarta-feira (7), às 15h45, contra o São José, no Rodrigão. No mesmo dia, o Moto recebe o Imperatriz, às 16h, no Nhozinho Santos.

MAGALHÃES DE ALMEIDA - Ação do MPMA garante estrutura da Polícia Civil no município

Uma Ação Civil Pública movida pela Promotoria de Justiça de Magalhães de Almeida levou a Justiça a deferir uma medida Liminar que garante a instalação de toda a estrutura de Polícia Civil no Município. O autor da ação é o Promotor de Justiça Ossian Bezerra Pinho Filho e a decisão foi da juíza Jaqueline Rodrigues da Cunha.

Atualmente, o município de Magalhães de Almeida (distante 156 km de Chapadinha) não conta com uma unidade da Polícia Civil, não tendo delegado titular, investigador ou escrivão e nem mesmo um prédio de propriedade do Estado do Maranhão que possa sediar uma delegacia de polícia. Até mesmo o delegado designado para responder pelo município deixou de executar o trabalho por falta de estrutura e de diárias.

Um prédio do Município abriga uma unidade da Polícia Militar, com apenas quatro policiais, e que foi inscrito, de forma equivocada, como delegacia de polícia.

Na decisão, a Justiça dá prazo de 20 dias para que haja a lotação de um delegado de polícia titular para o município, além de um escrivão, três investigadores e, pelo menos, seis policiais militares, além dos que já atuam na cidade. No mesmo prazo, a Secretaria de Estado de Segurança Pública deverá enviar uma viatura da Polícia civil para o município, além de fornecer materiais permanentes (computadores, impressoras, aparelhos de fax, ar-condicionado, mobiliário, entre outros) e de consumo (papel, carimbos, grampeadores, máquina fotográfica, canetas etc.).

Em 30 dias o Estado deverá fazer a adaptação das instalações do prédio onde hoje funciona a unidade da Polícia Militar em Magalhães de Almeida, para que ela possa receber, também, a Delegacia de Polícia. Esse funcionamento será temporário, até que seja construído um prédio próprio para o funcionamento da delegacia. Também em 30 dias deverá ser disponibilizado à população do município o serviço 190, para que a Polícia Militar possa receber as demandas urgentes da população.

No caso de descumprimento da Liminar, a Justiça determinou multa diária de R$ 5 mil por cada item da decisão que não for atendido.

Governadora inaugura hospital, estrada e assina ordens de serviço no Baixo Parnaíba


A governadora Roseana Sarney cumpriu, na terça-feira (30/Ago), uma extensa agenda de trabalho no interior do estado, com a inauguração do Hospital de Paulino Neves e da estrada que liga o município a Tutóia, além da assinatura de Ordens de Serviço para início de obras em estradas nos municípios de Santana do Maranhão e Água Doce do Maranhão.

O primeiro compromisso da governadora, que esteve acompanhada pelo secretário de Estado de Saúde (SES), Ricardo Murad, na terça-feira (30), foi a inauguração do Hospital de Paulino Neves. Roseana Sarney afirmou que a entrega do hospital faz parte da completa reestruturação da assistência à saúde prestada aos maranhenses, por meio do fortalecimento da atenção primária e da descentralização dos serviços de média e alta complexidade.

A nova unidade tem 20 leitos e vai funcionar com Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24 horas, internações em clínica médica, obstetrícia e pediatria, e serviços de apoio e diagnóstico (laboratório de análises clínicas e raio-X).

Atendimento

Ricardo Murad enfatizou que o Hospital de Paulino Neves foi concebido para dar suporte às unidades hospitalares de Morros, Barreirinhas e Santo Amaro, dentro do megaprojeto turístico do Governo do Estado para os Lençóis Maranhenses. “Estamos deixando à disposição médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem para a população, além de uma ambulância para que, caso necessário, o paciente seja transportado para outra unidade de saúde estadual com total conforto e segurança”, ressaltou. O hospital também contará com a parceria da Prefeitura Municipal, que terá seus atendimentos ambulatoriais transferidos para a unidade.

A maioria dos funcionários do hospital reside na comunidade e serão treinados por instrutores do Hospital do Coração (São Paulo) para trabalharem na área de urgência e emergência. A técnica de enfermagem Leandra Silva Rocha, moradora de Paulino Neves, é uma das funcionárias do hospital. “A construção desta unidade é um sonho realizado porque antes o paciente precisava se deslocar para Chapadinha, Parnaíba ou São Luís em busca de atendimento, o que demandava tempo e às vezes até a vida. Agora, teremos os primeiros atendimentos básicos na nossa localidade”, ressaltou ela.

Fundação Banco do Brasil e SEMAS selam parceria para Exposição Marechal Rondon


Em recente encontro no gabinete da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), o secretário Eduardo Braga fechou acordo com o gerente da agência do Banco do Brasil de Chapadinha, Rogério de Lima Moraes para a realização da exposição "MARECHAL RONDON – A Construção do Brasil e Causa Indígena", no pátio da escola municipal UI Dr. Almada Lima Filho, no bairro Terras Duras. A exposição conta ainda com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura.


A exposição será realizada durante a semana da pátria, de 05 a 09 de Setembro, nos períodos matutino e vespertino e será aberta a todo o público.

A iniciativa que faz parte do projeto MEMÓRIA, desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil e SAMI (Sociedade de Amigos do Museu do Índio), tem como objetivo resgatar a história do nosso país e despertar a sociedade quanto à necessidade de valorização do índio e preservação de seus costumes.

O secretário de Assistência Social, Eduardo Braga, disse estar feliz com realização da exposição e lembrou a importância das pessoas conhecerem a história do país. “Quem não sabe de onde vem, não pode acertar o caminho que deve ir”, disse.

Pedido do Conselho da Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais
Ainda na ocasião, a presidente do Conselho Municipal das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, Bernadete Teixeira Nunes, aproveitou para reivindicar do gerente adaptações que beneficiem o público, dentre as quais a instalação de uma caixa eletrônico de uso exclusivo para cadeirantes

SERVIÇOS:
- O que? Exposição "MARECHAL RONDON – A construção de Brasil e causa indígena"
- Onde? Escola UI Dr. Almada Lima Filho

- Quando? Na semana da pátria: De 5 a 9 de Setembro de 2011



FAMEM Alerta Para Novas Regras do FNDE

O FNDE tem novas regras para movimentação de recursos pelas prefeituras municipais.

Programas como transporte e alimentação escolar, o Programa Dinheiro Direto na escola (PDDE), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), Projovem e Brasil Alfabetizado, além da construção de creches e quadras poliesportivas deverão ser movimentadas, exclusivamente em contas abertas no Banco do Brasil, ou Caixa Econômica Federal, por meio eletrônico, para que sejam identificados todos os beneficiários dos pagamentos realizados.

Na prática, as novas regras visam acabar com os pagamentos via cheque, como forma de controlar melhor as transferências de recursos.

O presidente da Federação dos Municípios (Famem), Júnior Marreca (foto), já encaminhou ofício a todas as prefeituras informando das mudanças.

- A medida do Governo Federal foi tomada com o intuito de diminuir ainda mais a possibilidade de fraudes. Na prática, o efeito imediato é a abolição do uso do cheque, possibilitando a identificação de todos os fornecedores beneficiários dos pagamentos, o que garantirá maior controle da utilização desses recursos na educação do município - explicou Junior Marreca.

Segundo Marreca, são regras novas, as quais o prefeito deve se adaptar para evitar transtornos na prestação de contas.

Post extraído do Blog do Alexandre Pinheiro
Outras informações no site www.famem.org.br

Arquivo do blog