WebNet

WebNet

sábado, 16 de julho de 2022

SBRP | Prefeito Wallas Rocha Inspeciona Serviços de Recuperação de Pontes, na Zona Rural


Chapadinha-MA - Sábado, 16.Julho.2022

Na última sexta-feira (15), o prefeito Wallas Rocha inspecionou os serviços de recuperação de pontes de madeira que garantem o acesso de algumas comunidades da zona rural do município de São Benedito do Rio Preto-MA.

Entre as localidades visitadas o Povoado Bacuri e o Povoado Areia, que receberam novas estruturas de travessia que vão garantir o trânsito das máquinas para a recuperação das estradas vicinais.


Pontes de madeira são funcionais, práticas e ideias para serem construídas emergencialmente, e garantir a acessibilidade de populações mais longínquas, preservando o meio ambiente.

Assecom / SBRP


Publicidade


sexta-feira, 15 de julho de 2022

SBRP | Município Registra sua Maior Nota da História no Quesito “Transparência”, segundo o TCE

TCE atribuiu nota 8,96 (B) para SBRP pela
transparência na utilização do dinheiro público.

Chapadinha-MA - Sexta-Feira, 15.Julho.2022

O município de São Benedito do Rio Preto-MA registrou sua maior nota da história no quesito “transparência”, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Na análise mais recente, realizada em 30 de junho de 2022, o @tcemaranhao atribuiu nota 8,96 (B) para SBRP pela transparência na utilização do dinheiro público.

Ainda de acordo com o TCE/MA, o Portal da Transparência de SBRP subiu mais uma posição, ficando na 3ª colocação entre as 19 cidades que compõem a Região do Alto Munim.

A Lei da Transparência foi instituída em 2009, alterando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) regulamentando a transparência da gestão fiscal.

Assecom / SBRP


Publicidade


SBRP | Prefeitura Executa Serviços de Terraplanagem e Asfalto


Chapadinha-MA - Sexta-Feira, 15.Julho.2022

Os serviços de terraplanagem e asfalto, executados pela Prefeitura de São Benedito do Rio Preto-MA, seguem a todo vapor.

Na tarde da última quarta-feira (13), as máquinas nivelaram as ruas da Vila Carneiro, no bairro Trizidela.




A próxima etapa será a pavimentação com piçarra e, em seguida, a aplicação da camada asfáltica.

Assecom / SBRP


Publicidade


BRASIL | Governo Prorroga Prazos para Atualização de Dados no Cadastro Único

Averiguação do cadastro é feita com base em registros administrativos

Chapadinha-MA - Sexta-Feira, 15.Julho.2022


O Ministério da Cidadania prorrogou os prazos para a atualização de dados das famílias inscritas no cadastro único, beneficiárias do Auxílio Brasil. É o que consta da Instrução Normativa nº 17, publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (14).

Devido aos impactos da pandemia, o ministério escalonou o processo de revisão cadastral. Com isso, apenas as famílias com cadastros atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. Famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

A resolução publicada (na quinta-feira, 14) prevê que os beneficiários do Auxílio Brasil que estão em revisão cadastral terão até 14 de outubro para atualizar as informações. “O prazo venceria originalmente nesta sexta-feira (15). Já as famílias em averiguação cadastral, cujo prazo para atualizar informações terminou em 10 de junho, ganharam prazo extra até 12 de agosto”, informou o ministério.

De acordo com a pasta, os processos estão em andamento desde fevereiro e englobam 8 milhões de famílias.

Publicidade

A revisão cadastral consiste na solicitação à família para atualizar os registros do Cadastro Único, “caso esteja há mais de dois anos sem nenhuma alteração ou apresente dados novos na renda, situação de trabalho, endereço ou composição familiar”.

Já a averiguação cadastral verifica as informações do CadÚnico, tendo por base informações contidas em outros registros administrativos federais. “Se forem identificadas inconsistências após o cruzamento de dados, a família deve comprovar que cumpre os critérios de elegibilidade ao Auxílio Brasil”, explica o ministério.

Famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou no caso de haver alguma alteração. Aqueles que forem convocados para averiguação e revisão de dados devem comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.

A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios”, informou, em nota, o Ministério da Cidadania.

Por meio do aplicativo do Cadastro Único, é possível às famílias cadastradas conferir se os dados estão atualizados. Também possibilita saber se as famílias estão sob averiguação ou revisão cadastral. A ferramenta informa, também, o que deve ser feito para a regularização dos registros.

A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão do benefício e posterior cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023”, alerta o ministério.


Publicidade


Prefeitura Inicia o 'Projeto Frutifica Chapadinha'


Chapadinha-MA - Sexta-Feira, 15.Julho.2022

Com o objetivo de fomentar a agricultura do município com a produção de frutíferas e incentivando os pequenos produtores oferecendo orientação técnica, a Prefeitura de Chapadinha, através das secretarias municipais de Agricultura e Articulação Política inicia o 'Projeto Frutifica Chapadinha'.

Em sua primeira etapa, o projeto irá focar em Mudas de Açaízeiro e estão sendo contempladas as seguintes comunidades: Vila Borges, Varjota, Veredão, Guarimã, Brejo do Meio, Canto dos Bois e Tabuleiro dos Batistas.

O projeto conta com o apoio da Câmara Municipal de Chapadinha, Ufma e Projeto Frutima.

Secom


Publicidade


SBRP | Prefeitura Lança 'Plano de Agricultura Familiar 2022-2024' do Município


Chapadinha-MA - Sexta-Feira, 15.Julho.2022

A Prefeitura de São Benedito do Rio Preto-MA, através da @semap.sbrp, lançou, no último dia 08 de julho, o Plano de Agricultura Familiar 2022-2024 do município. O evento ocorreu no Cine Teatro Edmar Aguiar, com o objetivo de estabelecer ações de incentivo financeiro e técnico para políticas públicas ao segmento.


Entre os pontos discutidos, a importância da participação ativa dos produtores rurais para que o plano tenha resultado positivo e possibilite sua ampliação em SBRP.


O plano foi assinado pelo prefeito_Wallas Rocha, secretária Maria dos Santos da Paz, e testemunhado por secretários municipais, convidados, lideranças comunitárias e sindicatos rurais.

Abaixo, segue mais fotos do evento:








Assecom/SBRP


Publicidade


Arquivo do blog