WebNet

WebNet

sábado, 1 de março de 2014

CHAPADINHA: Comunidade Quilombola de Barro Vermelho Tem Acesso à Energia Elétrica


A comunidade quilombola de Barro Vermelho, no município maranhense de Chapadinha, já conta com instalação elétrica. O fato foi verificado no domingo (23), após visita feita por representante da Defensoria Pública da União (DPU).

Em novembro de 2013, a Justiça obrigou a Eletrobrás e a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) a incluir a comunidade no programa Luz para Todos, que leva eletricidade para áreas rurais. A decisão foi proferida após ação civil pública impetrada pela DPU.


O fato de ainda não haver titulação das terras não foi empecilho para que os quilombolas fossem incluídos no programa. De acordo com a juíza responsável pela decisão, “a discussão sobre a titularidade das terras não pode ser óbice à implantação das políticas públicas essenciais à sobrevivência da comunidade".

O defensor público federal Yuri Costa, titular do Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva da DPU no Maranhão, esteve no local e disse que “a fiação e a instalação de transformadores foram concluídos no início deste mês de fevereiro. Todas as casas e a área comum da comunidade estão com medidores de energia individuais e já com acesso à energia elétrica”. A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos também esteve presente.


Durante a visita, a DPU também realizou uma reunião com os quilombolas para esclarecer questões sobre o procedimento de regularização das terras ocupadas pela comunidade, que tramita no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Na ocasião, os moradores da comunidade também reivindicaram acesso a serviços públicos e fizeram denúncias sobre atividades ilegais.

Atendimento a quilombolas
A Defensoria Pública da União formalizou neste mês a criação de Grupo de Trabalho para organizar a atuação na assistência de comunidades quilombolas. O Grupo possui representação de todas as regiões do país e tem como atribuição planejar e dar visibilidade ao trabalho da defensoria em defesa desses grupos tradicionais.

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União - DPU


PUBLICIDADE



CHAPADINHA: Mais um Acidente na MA 230 - Carro Capota por Causa de Buracos

Havia seis pessoas no Celta, mas ninguém se feriu gravemente


Na tarde deste sábado de carnaval (1º/Mar.) foi registrado o sexto acidente na MA 230, próximo ao Balneário Pantanal, em Chapadinha. De novo, os buracos. Não confundir com o ocorrido na noite da última sexta-feira (28/Fev.) em que um Peugeot, também, capotou.

Segundo informações, havia seis pessoas no veículo, um Celta, que vinha de Anapurus para Chapadinha, mas ninguém se feriu gravemente. Todos os ocupantes são de São Luís-MA.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

- Carro com Família Piauiense Capota na MA 230 em Chapadinha -Confira post no Portal Interligado... Clique aqui.

- Empresário Chapadinhense Realiza Voluntariamente Operação Tapa Buracos na MA 230 - Reveja post - Clique aqui


PUBLICIDADE



sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Chapadinha Paga Servidores Nesta Sexta (28)

A Prefeitura de Chapadinha paga os servidores municipais nesta sexta-feira (28). As secretarias de Saúde, Administração e Assistência Social recebem seus proventos totalizando mais de R$ 2 milhões. O valor é referente ao pagamento do mês de fevereiro/2014.

A remuneração dos servidores públicos municipais já foi encaminhada à agência do Banco do Brasil e estará disponível para saque a partir da meia-noite de sexta.

Os servidores da Educação, Aposentados e Pensionistas receberam seus vencimentos no último dia 21.



PUBLICIDADE



quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CHAPADINHA: Estudantes São Recebidos com Aula Inaugural no Primeiro Dia de Atividades da Escola CAIC

Gestor Escolar, Prof. Lourivan Almeida, fazendo a abertura do evento

Por: Sousa Neto

Centenas de estudantes participaram da aula inaugural da escola municipal U.I. "Francisco Isaias do Nascimento" (CAIC) - no bairro Areal, na última segunda-feira, dia 24. Para este primeiro momento, a direção reuniu todos na quadra poliesportiva.

A aula inaugural teve com o objetivo dar as boas vindas aos novos alunos e fazer a apresentação do corpo docente e a nova direção da escola. Prof. Lourivan Almeida, é o mais novo diretor-geral da escola.


De acordo com o diretor, o objetivo da escola é formar estudantes cidadãos, ou seja, que haja interação para que os mesmos possam refletir e expor suas idéias e vocações.


Quero desejar a todos um excelente ano letivo. Aqui não vamos formar somente alunos. Vamos formar pessoas cada vez mais humanas e com respeito ao próximo. Essa é uma das preocupações que devemos reforçar dentro da escola com os alunos. Planejar ações educacionais assim como projetos e programas junto à comunidade. Espero que façamos um ótimo trabalho, pois temos muito orgulho por termos essa escola totalmente gratuita que ajuda muito aos nossos alunos”, disse Prof. Lourivan.


Além do corpo docente e discente, esteve presente ao evento, também, a prof. Romênia Mendes - Coordenadora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) representando a secretária municipal de Educação, prof. Maria Coelho Pimentel.

"Não só a escola CAIC, mas, todas as escolas do município programaram atividades especiais para dar boas vindas para os alunos e também toda equipe técnica que compõe as instituições" - ressaltou prof. Romênia.



Ao final, foi servido um lanche aos presentes!


PUBLICIDADE



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CAMPEONATO MARANHENSE 2014: Mesmo Fora de Casa, Santa Quitéria Vence o Araioses

Foto/Arquivo

Melhor campanha entre as equipes do interior no primeiro turno do Campeonato Maranhense, o Santa Quitéria manteve a pegada e teve um excelente início no returno. Nesta quarta-feira (26), a Raposa não se intimidou e venceu o Araioses por 3 a 0, em pleno estádio Cardosão. Ratinho (2) e Zé Maria balançaram as redes a favor dos visitantes.

Com a vitória em Araioses, o Santa Quitéria assume provisoriamente a liderança do grupo B, com três pontos ganhos. Já o Araioses começa a disputa do segundo turno sem pontos, em um grupo que conta ainda com Moto Club, Cordino e Imperatriz.

Por causa do Carnaval, as duas equipes só voltam a campo pelo Estadual na próxima quinta-feira (6). O Santa Quitéria receberá o São José de Ribamar em seu estádio Rodrigão e o Araioses enfrentará o Balsas no Cazuza Ribeiro.



PUBLICIDADE



Prefeita Belezinha e Secretário Allan Monteles Apresentam Mudanças no HAPA



Na noite desta terça-feira (25) a Prefeita Ducilene Belezinha e o secretário municipal de Saúde, Allan Monteles, reuniram os funcionários do Hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA) para apresentar as mudanças administrativas na unidade com a implantação novos serviços, diretor hospitalar e diretor de serviços diversos. As profissionais, Raquel Alves Pedrosa e Maria das Dores Araújo, assumem as respectivas pastas.


A diretora hospitalar vai atuar em conjunto com a diretora administrativa Fernandes Sousa e o diretor Clínico Dr. Carlos Alberto. Dona Maria, mais conhecida como Maria Bemfam, e que já foi coordenadora de serviços do Benú Mendes, ficará responsável pelo setor de lavanderia, cozinha, limpeza, porteiros e vigias. Sobre a nomeação de Maria Bemfam a prefeita ressaltou que apesar da mesma não fazer parte do grupo político, a nomeação dela se deve pelos excelentes trabalhos prestados no Benú Mendes.

Quando assumimos o governo o único setor da saúde que estava organizado era o do Benú Mendes, que tinha dona Maria à frente. Reconhecemos a grande profissional que ela é. Nosso governo é para todos” – disse a prefeita.

Ainda sobre as mudanças, Belezinha destacou que elas contribuirão para um melhor atendimento na unidade. “Estamos trabalhando para oferecer um serviço de qualidade à população. A proposta é um trabalho coletivo para que o serviço seja mais acolhedor, ágil e resolutivo, sempre focados na melhoria do atendimento”- destacou.


As mudanças não param por aí. O HAPA, que é uma das prioridades do secretário Monteles desde que assumiu a pasta, disponibilizará- a partir de março, dos serviços de “Ouvidoria e Acolhimento”. Uma ficará responsável visitar os leitos, conversar com os pacientes, ouvir as reclamações e dar apoio. Enquanto a outra avaliará o paciente, direcionando-o logo na sua chegada, humanizando e descongestionando o atendimento.

Nosso objetivo é fazer uma administração diferente e bem mais acolhedora com toda estrutura que temos, sempre fazendo alguns ajustes, mas sem tirar ninguém, pois temos uma excelente equipe. Em breve passaremos por reformas na estrutural predial, para ampliar e melhorar ainda mais o atendimento”- finalizou o secretário.





PUBLICIDADE



Prefeitura de Chapadinha Regulamenta Venda de Bebidas Alcoólicas Durante Carnaval


A Prefeitura de Chapadinha baixou decreto que disciplina a comercialização de bebidas nos estabelecimentos comerciais e nas barracas de ambulantes durante o Carnaval 2014.

A lei nº 005/2014, assinada pela prefeita, Ducilene Belezinha, estabelece algumas regras, entre elas a venda de bebidas alcoólicas somente em bares legalizados e a proibição da venda de bebidas acondicionadas em recipientes de garrafa de vidro. Não serão permitidas garrafas e copos de vidro nos logradouros públicos da Praça da Bíblia, Praça Cel. Luiz Vieira, Praça Irineu Veras Galvão (Praça do Povo) e no perímetro do corredor da folia.


Na noite desta segunda-feira (24) a secretária adjunta de Cultura, Leandra Lima, em companhia da Polícia Civil, percorreu os bares da cidade onde haverá concentração de foliões para entregar o decreto e conversar pessoalmente com os proprietários de bares localizados nos espaços delimitados para a realização das festividades.

Essa iniciativa se baseia unicamente em assegurar a proteção e segurança dos folies. A Prefeitura de Chapadinha em conjunto com a Policia Civil está fazendo esse trabalho, chamando a atenção dos proprietários de bares para que a nossa grande festividade ocorra toda a alegria que o momento exige. E que tenhamos um excelente Carnaval” – disse Leandra Lima.

As barracas e comercialização de bebidas, no corredor da folia, ficarão sob a supervisão e determinação da comissão organizadora. O não cumprimento poderá acarretar em multa e apreensão da mercadoria.



PUBLICIDADE



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PARÓQUIA DE CHAPADINHA: Santas Missões Populares - 2º Retiro Espiritual é Realizado na Comunidade Quilombola Prata dos Quirinos



Com o tema: “Convicções” e o lema: “Avance para águas mais profundas”, foi realizado no último fim de semana, 22 (sábado) e 23 (domingo), o 2º Retiro Espiritual das Santas Missões Populares do SETOR 01 da Zona rural na Comunidade Quilombola Prata dos Quirinos - que envolve mais 13 comunidades.

Participaram Dirigentes das Comunidades, catequistas e os representantes do Conselho Missionário Paroquial – Lindomar, Gnú e Ivanilson, e os Vigários Padre Casimiro e Padre Francisco que celebraram a missa do domingo. O mesmo evento acontecia no SETOR 04 na sede, nos bairros da Cruz e Aparecida.


O retiro que teve seu primeiro encontro ano passado, busca a formação de missionários para atuar em defesa da vida, fortalecendo, nas pastorais e movimentos o espirito missionário e a vivência da comunhão, incentivando a busca às pessoas mais afastadas e necessitadas, dando atenção especial a juventude. As Santas Missões Populares também promove a preparação para a grande semana missionária.

Durantes os dois dias houve muito louvor, apresentação das comunidades simbolizadas pelas bandeiras. Todos saíram revigorados e comprometidos em dividir os ensinamentos a todos tendo em vista os objetivos das SANTAS MISSÕES POPULARES.

As comunidades que correspondem ao SETOR 01, Quilombo Prata dos Quirinos, Matinha, Bom Jesus, Buriti do Estevão, Muquém, Rocinha, Água Fria, Capinal, Centro dos Messias, Lagoa do Sítio, Santa Maria, São José e Riacho seco.

*Extraído do ChapadinhaBLOG


PUBLICIDADE



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Dois Jovens Residentes na Zona Rural de Chapadinha Morrem Eletrocutados

Depois de participarem de eventos no povoado Cocal - zona rural de Codó/MA, dois jovens retornavam para casa em uma motocicleta e não perceberam que os cabos da rede de alta tensão estavam caídos no meio da estrada e ao entrar em contato com os cabos que estavam energizados foram eletrocutados.

Os dois jovens conhecidos por Nilson e Rangel, residentes no povoado Alagadiço Grande, zona rural de Chapadinha, ficaram com parte do corpo totalmente queimado, a moto das vítimas explodiu, a tragédia aconteceu por volta da meia noite deste último domingo (23), no município de Codó, que fica aproximadamente 30 quilômetros distante da cidade de Afonso Cunha. As duas vitimas foram sepultadas nesta segunda-feira (24) no povoado Alagadiço.

As fotos (abaixo) tiveram que serem cortadas para não expor a situação que ficou as vítimas:

liste22

viros33




PUBLICIDADE



COELHO NETO: Bandidos Armados Assaltam Agência dos Correios


A agência dos Correios de Coelho Neto-MA, foi assaltada na última quinta-feira (20) e de acordo com informações de testemunhas, dois homens armados de revólver invadiram a agência e fizeram os funcionários reféns. Eles roubaram todo o dinheiro que estava nos caixas. Após a ação criminosa, eles conseguirão escapar em uma motocicleta modelo Titan de cor preta. A quantia ainda não foi informada.

A Polícia Civil, e Militar fizeram buscas para tentar prender os indivíduos mais não teve êxito. A agência deve passar por uma perícia que será feita por peritos da Polícia Federal (PF).



PUBLICIDADE



ANAPURUS: Homens Armados de Pistolas Assaltam Agência dos Correios

Agencia dos Correios de Anapurus-MA, pouco momento após o assalto
Foto/Créditos: Blog Mata Roma em Foco


Por volta das 11h30, desta segunda-feira (24) dois homens armados de pistola, assaltaram a Agência dos Correios de Anapurus - município distante 32 km de Chapadinha, e ainda tomaram duas motos em outro assalto para fugir do local.

De acordo com informações do Sargento Silva, os jovens chegaram armados a anunciaram o assalto. Os valores levado pela dupla ainda não foi revelado.

Os assaltantes levaram também os celulares dos clientes que estavam na Agência.

A Polícia Militar está local averiguando as informações.

Esta agência fica cerca de 20 metros do Departamento da Polícia Militar e já foi assaltada outras vezes.

*Editado

PUBLICIDADE



CHAPADINHA: Van Capota na MA 230 Próximo ao Balneário Pantanal

Em uma semana, é o quarto carro que capota nesse mesmo local, 
por causa de buracos na pista.

O acidente aconteceu por volta das 11h20 da manhã desta segunda-feira (24), na MA 230, em um trecho com buracos, a cerca de 7 km de Chapadinha, depois do Balneário Pantanal.

Foto/Créditos: Blog do Foguinho

A van é de fora (não identificamos o município) e pertence a vendedores ambulantes, que transportavam mercadorias.

Veja mais detalhes no Blog do William Fernandes - Clique aqui...

............................................

MATÉRIA RELACIONADA:


PUBLICIDADE



domingo, 23 de fevereiro de 2014

NOTICIÁRIO DA PARÓQUIA DE CHAPADINHA


1- Vai realizar-se no dia 01 de Março um Encontro das 3 Paróquias: Chapadinha, Mata Roma e Anapurús, com assessoria de São Luís, sobre o tema da violência e como podem e devem as Paróquias colaborar na pacificação dos ambientes.

2- Francisco Mário continua em estado crítico no hospital. Como sinal de amizade e colaboração com o Instituto dos Missionários da Boa Nova, a nossa Paróquia vai dedicar todos os ofertórios deste domingo (23) e outras ofertas que queiram fazer a esta causa. Parece legítimo este gesto, tanto mais que Francisco Mário já pertencia por direito à equipa sacerdotal de Chapadinha e já trabalhou entre nós durante um ano. A todos que puderem ajudar, agradecemos. Pe. Neves tem também sua irmã muito doente no hospital. Nesta segunda-feira (24), vai ser submetida á uma cirurgia ao pâncreas. Agradecemos orações.

3- Na tarde deste domingo (23) por volta das 16h, vai ser celebrada Eucaristia na capela de Santo Antônio (bairro Parque Independência) e depois seguir-se-á a benção do novo Centro Catequético. Por isso, de manhã, não será celebrada lá missa das 10.00H.

4- A igreja de Nª Sª de Lurdes, no Recanto dos Pássaros, continua em ritmo acelerado. Esta semana colocaram-se as tesouras de madeira para o telhado. O templo tem 10 metros de largura por 24 de comprimento. Pensamos colocar a telha esta semana.

5- Publicamos neste boletim, o itinerário para o trabalho pastoral da Quaresma. Pedimos que haja grupos que se organizem para acompanhar os sacerdotes. E, à tarde, confissões na capela. Dia 09 de Março: SANTAS MISSÕES em Residencial São José (Mutirão); Terras Duras= 07 e 08; Aparecida= 11 e 12; Bairro da Cruz= 13; Novo Castelo= 14; Recanto dos Pássaros= 15; Santa Luzia= 18; Boa Vista= 20; Corrente= 21 e 22; Santo Antônio= 25; Campo Velho= 26 e 27; Tigela= 28; Santana= 01 de Abril; Fátima= 02 de Abril; Bairro Novo= 04; Santo Expedito= 05; Areal= 8,9 e 10. Centro=11 e 12.

6- Está já à venda o livrinho de orientação dos grupos de reflexão, via sacra e cânticos da Campanha da Fraternidade 2014. Pedimos que o adquiram o mais depressa possível porque o número é limitado.

7- Na tarde deste domingo (23) por volta das 15h, vai haver uma reunião no CEBNET sobre o tema da Campanha da Fraternidade. Pedimos a todas as comunidades que mandem representantes a esta reunião para depois o material ser repassado na comunidade. Também vai haver no Centro antigo uma reunião dos coordenadores dos acólitos.

8- O Cerco de Jericó realizou-se com muita participação. Bonito demais ver grupos em intimidade com Cristo Eucaristia!



PUBLICIDADE



HOJE Tem ... BOA VONTADE FOLIA 2014...!!!!


A gente se ver por lá!!!


MATA ROMA: Colisão Entre Motos Deixa um Morto e Outro Gravemente Ferido


Daniel, 16 anos, vítima Fatal


Um acidente ocorrido na noite deste sábado (22), por volta das 20h30, próximo à Vila Maçulão, na estrada entre as cidades de Anapurus e Mata Roma, deixou um jovem morto e outro gravemente ferido.


Daniel Saraiva Garreto, de 16 anos , residente em Anapurus, foi conduzido para o hospital de Mata Roma, e por falta de médico de plantão, ele teve que ser transferido para o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) em Chapadinha, onde recebeu atendimento. Devido a gravidade dos ferimentos, Daniel não resistiu e morreu minutos depois.

José Teixeira, recebe atendimento

O outro jovem, José Teixeira de C. Filho, de Mata Roma, ficou gravemente ferido, ele quebrou a perna esquerda e foi encaminhado para São Luís. De acordo com informações do policial Julio, que ajudou no socorro as vítimas, eles trafegavam pela rodovia quando se chocaram violentamente.

ATUALIZADO - Morre o Outro Jovem Envolvido no Acidente - Confira no Blog do Alexandre Cunha - Clique Aqui...


PUBLICIDADE



Arquivo do blog