WebNet

WebNet

terça-feira, 23 de abril de 2019

Dep. Dra. Thaiza Hortegal é Convidada para Integrar 'Frente Parlamentar' na Assembleia Legislativa do Ceará

Thaiza Hortegal é responsável no Maranhão pela
Frente para Fiscalização das Barragens


O deputado Walter Cavalcante, do MDB/CE, solicitou o apoio da deputada Dra. Thaiza Hortegal (PP) para que mobilize os parlamentares estaduais e federais do Maranhão em prol do DNOCS e integre a Frente Parlamentar em Defesa da Manutenção e Preservação Nacional de Obras Contra as Secas.

Thaiza Hortegal é responsável no Maranhão pela Frente para Fiscalização das Barragens, cujo DNOCS detém responsabilidade sobre algumas estruturas no estado, como a barragem de Pinheiro e do Rio Flores. Para a parlamentar, esta será uma oportunidade de estreitar o diálogo com o departamento e buscar resolutividade quanto as demandas no Maranhão.

publicidade

O abandono do órgão é uma das principais reclamações das autoridades e entidades relacionadas aos empreendimentos do DNOCS no Maranhão. Não temos tido resolutividade, tenho o exemplo dentro de casa, em Pinheiro, onde a prefeitura é quem cumpre o papel que deveria ser do departamento como a manutenção da barragem. Se vamos buscar o fortalecimento desse órgão, precisamos garantir que ele seja fortalecido no Maranhão para que nossas necessidades sejam atendidas”, destacou a deputada.

Dra. Thaiza acredita que a presença de uma Coordenadoria Estadual no Maranhão pode melhorar o atendimento das demandas locais e incentivar o apoio da bancada federal pela preservação do DNOCS, objetivo principal da Frente no Ceará.

Buscarei a nossa bancada federal e, principalmente, o diálogo com a Frente no Ceará e com o superintendente do DNOCS em busca de viabilizarmos a Coordenadoria no Maranhão, porque entendo ser a única saída para garantir uma assistência mais eficiente em nosso estado”, disse Thaiza Hortegal.


publicidade


Técnica da Vigilância Epidemiológica de Chapadinha Participa de Capacitação para "Codificação da Causa Básica de Morte"

Para a enfermeira e técnica da Vigilância Epidemiológica de Chapadinha, Valnice Menezes, o conteúdo programático está rico de informações, com destaque para aplicação prática. “É muito relevante esse curso para saúde pública. Tanto Ministério da Saúde, quanto secretarias de estado e municípios trabalham em cima de dados. O conteúdo está excelente”, afirmou.

Título original: Governo capacita regionais e vigilâncias epidemiológicas para Codificação da Causa Básica de Morte


Qualificação capacitou sobre a qualidade das informações em saúde do estado. (Foto: Julyane Galvão)


Técnicos de oito Unidades Regionais de Saúde e de Vigilância Epidemiológica dos municípios-sede participam, até a sexta-feira (26), do Curso de Codificação da Causa Básica de Morte com uso da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (Cid-10), no Praia Mar Hotel. A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), busca qualificar multiplicadores e melhorar a qualidade das informações em saúde do estado.

Segundo a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Graça Lírio, é notória a melhoria na classificação e notificação de causas básicas de morte no Maranhão, visto que hoje a cobertura já chega a mais de 90% dos municípios. “Fazemos esse trabalho há muito tempo, só que existe uma mudança constante nas equipes. Por isso, precisamos sempre oferecer treinamento. Também estamos atualizando servidores para atuarem multiplicando o curso”, disse.

A ampliação da qualidade das informações relacionadas à causa básica de morte resulta em indicadores de saúde mais fiéis à realidade e, com isso, fazer uma melhor gestão do Sistema de Saúde.

Com o preenchimento correto das variáveis na declaração de óbito e melhora da qualidade da informação, podemos melhorar também a implementação de políticas públicas, intervir em situações e criar estratégia para redução de mortes evitáveis”, explicou Cristiannete Guimarães Corrêa, da coordenação do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e de Nascidos Vivos (SINASC) da Vigilância do óbito, do Departamento de Análise e Monitoramento em Saúde da SES.

Para a enfermeira e técnica da Vigilância Epidemiológica de Chapadinha, Valnice Menezes, o conteúdo programático está rico de informações, com destaque para aplicação prática. “É muito relevante esse curso para saúde pública. Tanto Ministério da Saúde, quanto secretarias de estado e municípios trabalham em cima de dados. O conteúdo está excelente”, afirmou.



publicidade


CHAPADINHA Realizará sua "18ª Conferência de Saúde", Nesta Quarta (24)

A imagem pode conter: texto

Secom

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) - de Chapadinha, realizarão nesta quarta-feira (24), a 18ª Conferência Municipal de Saúde.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Convite

A imagem pode conter: texto
Programação

O evento que tem como tema “Democracia e Saúde”, terá abertura marcada para às 8h, no auditório do SindChap.

Participe!


publicidade


Homem Tenta Matar Familiares, e Vem a Óbito ao Confrontar a Equipe de Policiais

Edebrando, partiu pra cima dos policiais, momento
em que foi preciso utilizar do poder de fogo para contê-lo


Na tarde desta segunda-feira (22), a Polícia Militar de Água Doce/Tutóia foi chamada para uma ação a qual aconteceu no povoado Piranhas - próximo a Cana Brava.

Com informações exclusivas adquirida através do Tenente Sérgio - de Tutoia. a guarnição foi acionada para uma ocorrência onde envolvia brigas familiar. O homem, Edebrando Coelho da Silva, mais conhecido como "Mel", filho do senhor Feitosa, com um facão na mão, ameaçava matar os parentes onde o mesmo residia.


Segundo o tenente, o homem estava totalmente descontrolado e fora de si, foi chamado o reforço e mesmo assim, não tiveram êxito. Edebrando, partiu pra cima dos policiais, momento em que foi preciso utilizar do poder de fogo para contê-lo. "Mel", não resistiu os ferimentos e veio a óbito a caminho do hospital.


O homem foi levado para o hospital municipal de Tutóia, e chamou a atenção de populares. Muitos curiosos se aglomeraram em frente o centro médico em busca de informações.


publicidade


CHAPADINHA | Prefeito Magno Bacelar Participa de Audiência na CAEMA, em SL

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Secom

O prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar (PV) esteve em São Luís cumprindo agenda oficial nesta segunda-feira (22), na sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA.

Na oportunidade ele esteve reunido com o presidente do órgão, Dr. Carlos Rogério Araújo e com a Chefe da Assessoria de Regulação, Concessões e Métodos, Dra. Leopoldina Amélia Barros.


Durante a audiência, o prefeito tratou de diversos assuntos, dentre os quais os investimentos em saneamento da Companhia no município na ordem de R$ 84 milhões de reais.

Os municípios estão em dificuldades e não podemos abrir mão de parcerias importantes como essa. A cidade passa por um inverno rigoroso, mas as obras devem ser retomadas e concluídas para o bem da população”, disse o prefeito Magno Bacelar.


publicidade


segunda-feira, 22 de abril de 2019

CHAPADINHA | 16º BPM: GSA Realiza Apreensão de Munições, no Bairro Terras Duras

No local foi apreendido mais de 400 cartuchos
de variados calibres, além de 48 Quilos de chumbo e pólvora


Após denúncia anônima de comercialização de munições, o Grupo de Serviço Avançado (GSA) do 16º Batalhão da Policiai Militar (BPM), realizou na tarde desta segunda-feira (22), uma grande apreensão de munições em um comércio localizado na Avenida Ataliba Vieira de Almeida, próximo ao Posto Alvorada I, foi preso em flagrante Eliezer Rodrigues de C. Neto. No local foi apreendido mais de 400 cartuchos de variados calibres, além de 48 Quilos de chumbo e pólvora.

Contatos da PM/Chapadinha


Ao constatar a veracidade da denúncia, os Policias Militares apreenderam: 230 munições calibre .22; 68 munições calibre .28; 43 munições calibre .38; 40 munições calibre .32; 03 munições calibre .20; 01 munição calibre .12; 40 estojos calibre .20; 17 estojos calibre .36; 15 estojos calibre .32; 09 estojos calibre .28; 79 fracos contendo pólvora; 6 caixas de espoletas; 96 unidades de espoletas e 48 quilos de chumbo.


Eliezer Rodrigues de C. Neto, juntamente com todo a munição apreendida, foi entregue no plantão central da Delegacia de Policia Civil de Chapadinha, para conhecimento e providências que o caso requer.

"Polícia Militar para Servir e Proteger"


publicidade


CHAPADINHA | 16º BPM: Força Tática Prende Homem por Porte Ilegal de Arma de Fogo

Foi encontrado com o abordado, um
revólver calibre .22 com sete munições intactas


Policiais Militares da Força Tática prenderam em flagrante, na manhã da última quarta-feira (17), por volta das 9h, , um homem por porte ilegal de arma de fogo.

Contatos da PM/Chapadinha

Durante patrulhamento, policiais militares do 16º Batalhão de Policia Militar, em Chapadinha, avistaram nas proximidades da Lotérica “Boa Sorte”, na Avenida Presidente Vargas, Jaciel Alves Barbosa, de 24 anos, em atitude suspeita, decidiram abordá-lo. Feita a revista pessoal, foi encontrado, com o abordado, um revólver calibre .22 com sete munições intactas. Diante da situação foi dado voz de prisão, ele juntamente com a arma de fogo e demais objetos foram entregues na Delegacia de Polícia Civil.


"Polícia Militar para Servir e Proteger".


publicidade


CHAPADINHA | Preso Homem Acusado de Ter Matado "Telemar"

O acusado, Amós da Conceição confessou o crime


Policiais Militares do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sob o comando do Major Wermeson, na tarde do último sábado (20), logo após o homicídio que vitimou Daniel de Sousa Pereira - vulgo "Telemar", de 30 anos, - REVEJA AQUI - agiram com rapidez e prenderam o assassino. O homicida Amós da Conceição, estava escondido nas proximidades do local onde ocorreu o crime.

Contatos da PM/Chapadinha

Policiais Militares, com informações de populares que o suspeito estaria nas proximidades, diligenciaram a procura do mesmo, obtendo êxito na prisão do suspeito.

O acusado, que confessou o crime, também é regresso do sistema prisional, estava em liberdade há mais de 1 ano, depois de cumprir pena na Unidade Prisional de Chapadinha por homicídio.


publicidade


CHAPADINHA | Homem é Assassinado e Tem Facão Cravado no Peito



Um homem foi assassinado nas margens da BR 222, no bairro Parque Independência em Chapadinha.


O crime teria ocorrido na tarde do último sábado (20). Fotos que circulam nas redes sociais mostram que a vítima teve um facão cravado no peito. Ainda não se sabe o motivo do crime e nem quem teria praticado. A vítima foi identificada como Daniel de Sousa Pereira, e era conhecido como "Telemar". A polícia deve investigar o caso.


NATURALÍSSIMA
Av.: Rodoviária (ao lado da Coife Odonto)
Chapadinha-MA - (98) 98309-2388

- publicidade -


SANTANA MA | Dupla Suspeita de Tráfico é Presa pela PM com 02 Armas de Fogo e Drogas

Foram presos: Renan Pereira Vieira e Fabiano Carlos da Silva


Na tarde da última quarta-feira (17), por volta das 16h45, Policiais Militares de serviço na cidade de Santana do Maranhão/MA - município distante 158 km de Chapadinha, receberam uma denúncia informando que haviam dois suspeitos em uma motocicleta Pop 100 de cor vermelha, na cidade.

Contatos da PM/Chapadinha

De imediato a Guarnição intensificou as rondas momento em que os suspeitos foram visto entrando em uma Panificadora daquela cidade, feito uma busca pessoal nos mesmo e encontrado uma arma de fogo de fabricação caseira (Garrucha), uma pistola calibre 635, além de uma grande quantidade de drogas. Foram presos: Renan Pereira Vieira e Fabiano Carlos da Silva.


Material apreendido

Os dois acusados são residentes do povoado Cana Brava, e são suspeitos de comercializar drogas em toda aquela região. Com a dupla foi encontrado: uma arma tipo pistola Taurus PT 51 Cal. 6.35 mm com carregador, sem munição e numeração suprimida, uma arma de fabricação caseira Cal. 20, dois cartuchos Cal. 20 carregados, 175 (cento e setenta e cinco) pedras de substâncias semelhante a crack, 14 (quatorze) pedra de substância semelhante a maconha prensada, dois relógios de marca Magnum e Network, um celular positivo, R$ 04,00 (quatro reais), dois cordões de cor prata, um óculos, um boné, e uma moto Pop 100 placa NIQ- 2337.

Os envolvidos foram encaminhados para Delegacia de São Bernardo juntamente com todo material encontrado onde foram apresentados sem lesões corporais para as devidas providências.


publicidade


RONDA ESCOLAR: 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) Iniciou o Policiamento nas Escolas

As ações despertam na comunidade escolar, pais, alunos, professores,
gestores, assim como no restante da população uma sensação de segurança


O 16º Batalhão, sob o comando do Major Wermeson, iniciou, no último dia 10 de Abril, a Ronda Escolar – policiamento voltado à prevenção na comunidade escolar. A atividade policial ostensiva irá atender as escolas das redes Estadual, Municipal e Particular de Ensino.

A Ronda Escolar é responsável por executar diretrizes do Comando do Batalhão, onde é realizado um planejamento estratégico para implementar, a cada ano, medidas voltadas para prevenção.

Com objetivo de prevenir, a Polícia Militar, com a Ronda Escolar aproxima mais a comunidade da Instituição, assim, professores e alunos tem uma aproximação maior com os policiais, gerando uma confiança elevada no profissional de segurança pública, pois esses profissionais constantemente realizam palestras sobre: o perigo do uso de drogas, violência, direitos e deveres das crianças e adolescentes, educação no trânsito, indisciplina na escola, Bullying, família e escola, os riscos das redes sociais, entre outras.

As ações despertam na comunidade escolar, pais, alunos, professores, gestores, assim como no restante da população uma sensação de segurança, bem como contribuem para a educação de jovens e adultos, levando-os a refletir sobre diversas situações que fazem parte do cotidiano escolar e na vida.


A Ronda Escolar que conta com profissionais capacitados para lidar com o público alvo, é fundamental para a uma criação de um vínculo de confiança com os alunos e fortalece a integração e interação entre a policia militar e a comunidade, contará com ações e programas para prevenção, realizando palestras voltadas aos riscos sociais inerentes a diversos fatores, com isso afastar o tráfico de drogas das escolas e melhorar a disciplina.

A família também é importante nesse processo, temos temas direcionados aos pais como a importância do acompanhamento dos filhos na escola” - frisou o Major Wermeson, comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar.


publicidade


MA | Lançado Nesta Segunda-Feira (22) Novo Modelo de RG

No evento, haverá também a assinatura de
Termo de Contratação da Central de Libras, que
prestará atendimento nas unidades do VIVA/PROCON

Ocorreu no final da manhã desta segunda-feira, 22 de abril, no VIVA do Shopping da Ilha - na capital São Luís, o lançamento do novo modelo de RG do Maranhão, e também a assinatura do Termo de Contratação da Central de Libras, que atuará nas unidades do VIVA/PROCON, garantindo ainda mais inclusão e cidadania ao atendimento.


Baseada na Lei Estadual n° 10.996/2019, a nova Carteira de Identidade permitirá a inclusão de outros documentos, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, registro profissional (como OAB, CRM, etc.), identidade de contribuinte do IR, certificado militar, NIS/PIS/PASEP, certidão de nascimento (com resumo de comarca, cartório, livro, folha e nº do registro), tipo sanguíneo, informação sobre condições especiais de saúde (como alergias, etc.) e também declaração de doador (a) de órgãos. A emissão do novo RG é opcional, ou seja, a carteira de identidade tradicional continua válida.

No lançamento, foram emitidas as primeiras vias do novo documento, com a presença do vice-governador, Carlos Brandão, do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, do secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, da presidente do VIVA/PROCON, Karen Barros, e demais secretários, deputados e autoridades.

Ascom/PROCON MA


publicidade


CHAPADINHA | Secretaria Municipal de Esportes Convida para Reunião Sobre o JEC's 2019


Secom

A Secretaria de Esporte e Lazer de Chapadinha convida Diretor(a) ou responsável das escolas municipais, estaduais e particulares para uma reunião sobre interesses dos Jogos Escolares Chapadinhense 2019 (JEC's), que será realizada nesta terça-feira (dia 23) às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (localizada no bairro São José - ao lado da Quadra do FAC).

Obs: Levar o formulário que todos receberam indicando as modalidades que vão participar dos jogos.


publicidade


Arquivo do blog