STAR Clinic

STAR Clinic

Chapadinha Gás

Chapadinha Gás

Gráfica Editora Escolar

Gráfica Editora Escolar

Dra. Ticiana Veras

Dra. Ticiana Veras

Landry Móveis

Landry Móveis

Armazém Paraíba

Armazém Paraíba

sábado, 23 de setembro de 2017

CHAPADINHA - Prefeitura Realiza 'II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial"

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas

SECOM / PMC

A Prefeitura de Chapadinha realizou nesta quinta-feira (21) a "II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial" a fim de promover o diálogo entre o poder público e a sociedade civil para fortalecer as políticas públicas e superar as desigualdades raciais. O evento, que foi organizado pela Secretaria Municipal de Igualdade Racial teve como tema - “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direito”.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna
Composição da Mesa

A conferência é uma preparatória para a realização das etapas regional, estadual e nacional e uma oportunidade para debater a luta por avanços no sentido de acabar com a discriminação e o preconceito.

A imagem pode conter: 1 pessoa
Apresentação de Dança Cultural

Maria Aparecida - Sec. Mun. de Igualdade Racial

O combate à discriminação tem avanço em todo mundo, mas a violência racial ainda é uma realidade e está muito presente no dia a dia, ameaçando à democracia e os nossos direitos. Nesse sentido, as conferencias são de extrema importância para mudar nossa realidade e diminuir as diferenças”- destacou a secretária municipal da Igualdade Racial, Maria Aparecida.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé


A conferência reuniu vereadores, secretários municipais, as representantes do Conselho Estadual de Igualdade Racial do Maranhão, Prof.ª Jacinta Maria dos Santos e Maria Socorro, entidades, representantes das comunidades de Terreiro, Movimentos Negros do Maranhão: Unegro (Andrea Cristina, Joaquim Salazar), Uniquita, Aconeruq (Maria Socorro Viana), e a população em geral.



Durante todo o dia foram propostos debates para avanços da população negra no mercado de trabalho, saúde, educação, moradia, cultura e lazer, roda de tambores rodas de conversas com eixos temáticos e eleição dos delegados que irão participar da etapa nacional em Brasília.



O evento encerrou com diversas manifestações culturais: Tambor de Crioula (dona Teresa), do Novo Castelo, Tambor de Crioula Uniquita.

Confira a relação dos delegados eleitos:

Poder Público:

1- Manoel Barbosa Fernandes (Poder Público: Sec. Mun. Cultura);
2- Vânia Roque Alves (Sec. Mun. Administração);
3- Edmilson Conrado Pinto (Sec. Mun. Igualdade Racial);
4- Natania Santos Alves Monteles (Sec. Mun. Administração);
5- Maria Aparecida de Oliveira (Sec. Mun. Igualdade Racial)

Sociedade Civil:

1- Carlos Alberto Vieira e Silva (Instituto IMED);
2- Sebastião Silva Pereira (Comunidade do Barro Vermelho);
3- Rosiane Brasil Costa (Comun. do Barro Vermelho);
4- José Orlando da Conceição da Silva (Barro Vermelho);
5- Manoel Almeida (Comunidade Vargem do Forno);
6- Flávia Almeida Rocha Rodrigues (C.E.U.S.A Palácio de OGIUM)



Publicidade



sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Tutóia Sediará a "Copa dos Campões de Beach Soccer Maranhense 2017"


A cidade de Tutóia será sede da "Copa dos Campões de Beach Soccer Maranhense 2017". O campeonato ocorrerá entre os dias 03 e 07 de outubro.

A competição será realizada com a participação das seleções de Tutóia, Primeira Cruz, Araioses, Morros, Paulino Neves e Parnaíba.

Na ocasião da abertura do campeonato, também será realizada a solenidade de inauguração da Arena da Barra. Em breve será divulgada a programação oficial.

*Extraído do Blog do Neto Pimentel - Com informações da SECOM



Publicidade



6ª CIRETRAN, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal Definem Ações a Serem Realizadas Durante a "Semana Nacional de Trânsito"

A chefe da 6ª Ciretran, Eney Ponte, esteve reunida com os comandantes Ten. Cel. Gláuber Miranda (16º BPM) e o Inspetor Valter Ferreira (GCM). Também, presente no encontro, Suzenne Costa (coordenadora do departamento de Educação para o Trânsito/6ª Ciretran)

Suzenne Costa - Ascom / 6ª Ciretran

As ações tem como principal objetivo salvar vidas, por meio da conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas
A chefe da 6ª Ciretran, Eney Ponte, esteve reunida com os comandantes Ten. Cel. Gláuber Miranda (16º BPM) e o Inspetor Valter Ferreira (GCM)

Até o próximo dia 29, as atividades serão intensificadas e, na programação, serão realizadas várias palestras direcionadas a públicos variados.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna
A chefe da 6ª Ciretran, Eney Ponte, esteve reunida com os comandantes Ten. Cel. Gláuber Miranda (16º BPM) e o Inspetor Valter Ferreira (GCM)

Com o fortalecimento da parceria com a Polícia Militar (BPM) e Guarda Civil Municipal (GCM) as ações atingirão a um maior número de pessoas da cidade de Chapadinha e região.

Imagem relacionada

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) acontece do dia 18 a 25 de setembro, mas devido à grande procura, a programação da 6ª CIRETRAN foi estendida até dia 29. O principal objetivo da SNT é alertar a população para o problema do trânsito, que hoje, no Brasil, mata muito mais que arma de fogo.

Pela Vida, Escolha um Trânsito Seguro!



Publicidade



CHAPADINHA - Menor que Efetuou Disparos é o Mesmo que Foi Apreendido Esta Semana por Porte Ilegal de Arma de Fogo e com Moto Roubada



O menor que efetuou disparos de arma de fogo contra algumas pessoas após estas terem zombado dele, em virtude de uma queda de moto que o mesmo sofreu, na tarde desta última quinta-feira (21) em frente ao Posto Alvorada 1, no bairro Terras Duras - em Chapadinha, é o mesmo que foi apreendido no último dia 18, no povoado Chapadão, onde em companhia de um outro menor e de mais um comparsa, estavam de posse de uma arma de fogo de fabricação caseira (garrucha), além de uma moto modelo BROS, que o trio havia roubado no ultimo domingo (17) na estrada do povoado Tinguis.



Um dos tiros efetuado pelo menor atingiu uma das bombas, causando vazamento de combustível, o outro disparo veio a atingir uma pessoa que passava pelo local.

Ou seja, em menos de uma semana este menor praticou vários atos infracionais onde o emprego da arma de fogo esteve sempre presente, mais uma vez este menor foi apreendido e entregue na Delegacia de Policia Civil (DPC), até quando vai ficar por lá é a nossa pergunta?



Publicidade



6ª CIRETRAN Realiza Abertura da "Semana Nacional de Trânsito" (SNT) em Araioses

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Suzenne Costa - Ascom / 6ª Ciretran

A equipe de Educação para o Trânsito da 6a CIRETRAN realizou na manhã desta quarta-feira ( 20 ), a abertura da Semana Nacional de Trânsito. A cidade escolhida, para receber a ação, foi Araioses, distante 232 km de Chapadinha.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, motocicleta e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Participaram da ação dando total apoio as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal da cidade.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

"Escolhemos a cidade de Araioses para a abertura da SNT por entendermos que precisamos levar nossas ações a um maior número de municípios de nossa circunscrição. Araioses tem um trânsito intenso e com altos índices de acidentes. Precisamos mudar essa triste realidade e acreditamos, que por meio de trabalhos educativos, podemos fazer a diferença. Agradecemos ao apoio que tivemos da Polícia Militar, Polícia Civil e da Guarda Municipal. Sem o apoio de todos os envolvidos não teria sido possível tamanha mobilização", declarou a chefe da 6ª Ciretran, Eney Ponte.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

A blitz educativa aconteceu no centro da cidade e, por quase uma hora, cerca de 200 pessoas, entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, foram abordadas para entrega de material educativo específico da SNT e, também, receberam orientações quanto ao uso obrigatório dos equipamentos de segurança e como devem proceder para evitar acidentes.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, chapéu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

No ano em que o Código de Trânsito Brasileiro completa 20 anos, as ações em prol da vida no trânsito foram intensificadas em todo o país. A programação da 6ª CIRETRAN contempla palestras, blizten educativas, pangletagens e visitas a instituições públicas e serão realizadas até dia 29 de setembro.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, motocicleta e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

A Semana Nacional de Trânsito traz como tema "Minha Escolha Faz a Diferença". E a pergunta é: Qual será a sua escolha no trânsito? Viver e salvar vidas ou matar e morrer?



Publicidade



CHAPADINHA - Dupla é Presa por Porte Ilegal de Arma de Fogo e Direção Perigosa



Nesta quinta-feira (21) por volta das 16h, quando Policiais Militares da Equipe Águia (Policiamento de Motos) realizavam rondas ostensivas na Rua Norte da Aldeia - em Chapadinha/MA, avistaram dois indivíduos em atitudes suspeitas em uma motocicleta, de imediato o garupa da moto pulou da mesma e sacou de uma arma de fogo, e empreendeu fuga, os Policiais usaram de técnicas e táticas policiais e fizeram um acompanhamento tático do mesmo.

Moto apreendida com a dupla de indivíduos

Constantemente o indivíduo se abrigava atrás de veículos estacionados na rua, e sempre apontava a arma de fogo em direção aos Policiais Militares, algum tempo depois o fugitivo foi atingido por um disparo de arma de fogo na panturrilha, e em seguida feita a sua captura, o mesmo foi levado ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) para atendimentos médicos e em seguida conduzido a Delegacia de Polícia (DP).

Foi preso, Lucimário da Silva Matos, 21 anos de idade; e apreendido um menor de 16 anos de idade, uma arma de fogo de fabricação caseira (garrucha) municiada e uma moto de marca Honda, modelo POP 100, de cor vermelha, placa OJB 0221.


A dupla, juntamente com a arma de fogo apreendida, foram entregues no plantão central da Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Chapadinha, para conhecimento e as providências cabíveis.



Publicidade



CHAPADINHA - Campanha de "Doação de Sangue" Acontece nos Dias 27 e 28, Na Câmara Municipal



Sr. FERREIRA - Família Convida para Visita de 7º Dia, Neste Sábado (23)


A Família de José Vitório Costa Ferreira  - o PM Sr. FERREIRA, ainda bastante consternada com a sua repentina partida, CONVIDA familiares, parentes e amigos para a Visita de 7º Dia, que acontece neste Sábado (dia 23.Set.), assim sendo:

* 05h - Visita no Cemitério Nsa. Sra. Aparecida (no bairro de mesmo nome);
* 20h - Missa na Igreja Matriz (Centro).

A Família agradece antecipadamente a todos os familiares, parentes e amigos que comparecerem a esse ato de fé, solidariedade e piedade cristã.


CCAA/UFMA - Campus de Chapadinha Realizará "III Simprupasto", em Novembro


O Grupo de Estudos e Pesquisa Forragicultura e Pastagens no Maranhão, do Campus de Chapadinha, realizará o III Simpósio Maranhense de Produção de Ruminantes e Pasto (Simprupasto). O simpósio - que será realizado de 23 a 25 de Novembro de 2017, terá palestras e minicursos que orientarão o bom manejo dos pastos para criação de animais ruminantes.


O objetivo do evento é de realizar mais uma ação extensionista para estudar o manejo da pastagem que permite um desenvolvimento maior dos animais em criadouro, junto a ações do mesmo caráter em ensino e pesquisa com alunos e professores do Campus de Chapadinha.

Minicursos:

1. Abordagens técnicas e análises econômicas de sistemas integrados: teoria e prática.

2. Manejo de pastagens nativas: conhecer para preservar – apresentação de resultados.

3. Uso de subprodutos regionais na alimentação de ruminantes e seu potencial de produção de gases do efeito estufa.

4. Técnicas de manejo de pastagens para as regiões da Baixada e Leste Maranhense (Ênfase para os capins Marandu, Andropogon e Massai).

O projeto é um importante instrumento de desenvolvimento dos alunos do Campus de Chapadinha e uma possibilidade de torná-los conhecidos no mercado, assim como suas pesquisas.

Muito conhecimento foi construído e é muito bom ver o desenvolvimento dos alunos. É um trabalho de longo prazo, mas que dá resultado. O Maranhão tem muito potencial, tem terras, chuva, água e é precisa aproveitar isso. Estes alunos são agentes transformadores que irão desenvolver o Estado, acredito” - afirmou a coordenadora do Fopama, professora de Zootecnia, Rosane Cláudia Rodrigues.


Vale ressaltar que o Fopama também é constituído por alunos de graduação em Zootecnia e de Agronomia, da Universidade Estadual do Maranhão, estes por meio de estágio curricular.

Mais informações - Clique Aqui.



Publicidade



CHAPADINHA - CAPS II Realiza Atividade Alusiva ao “Setembro Amarelo”


Ascom / SEMUS

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) - através do Centro de Atenção Psicossocial II (Caps) realizou nesta quinta-feira (21), uma atividade especial em alusão ao 'Setembro Amarelo'.

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, chapéu e área interna

A palestra reuniu profissionais e pacientes atendidos pela unidade, onde o tema foi amplamente discutido.


O “Setembro Amarelo” é uma campanha que acontece desde 2014, em todo o país, e visa à conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.



Publicidade



VARGEM GRANDE/MA - Carro Fiat Toro com Placas de Fortaleza-CE é Apreendida pela Polícia Civil

Veículo Fiat Toro apreendido pela polícia civil em Vargem Grande/MA


Sabe aquele sonho que toda pessoa tem em comprar um carro novo? Ainda mais quando esse carro é um modelo de nova geração e de alta tecnologia? Pois bem, esse foi o sonho que o apresentador de TV, radialista e locutor de Vargem Grande/MA, Moisés Mesquita realizou recentemente. Acontece que esse sonho pode ter virado pesadelo. Vamos explicar.

Moisés Mesquita comprou um veículo Fiat Toro de placas PMA-2463 (Fortaleza-CE) e desde então trabalhava nele fazendo locução e divulgação de eventos para empresários locais, mas, na manhã desta quinta-feira (21), foi parado pelo delegado de polícia civil Dr. José Sousa, que solicitou que o mesmo se deslocasse até a Delegacia para averiguar a procedência do carro.

Para surpresa de Moisés, ao que tudo indica, o Fiat Toro de cor vinho deve ser clonado. Alguns elementos no documento mostram isso. Uma perícia mais detalhada será realizada nos próximos dias para confirmar, enquanto isso, o carro fica na Delegacia.

Moisés Mesquita

O Titular do Blog procurou o radialista para saber mais detalhes do acontecido, que prontamente nos informou que comprou o veículo em Fortaleza, capital do estado do Ceará, e por ele pagou R$ 52.000,00 em dinheiro e assumiu as 44 prestações restantes. Ainda segundo Moisés, o vendedor se intitula "Fabinho do Povo", que seria vereador naquela cidade e alega que o veículo não é clonado. "Ele informou que está vindo para Vargem Grande resolver isso. Já registrei um Boletim de Ocorrência (BO) e ele vai ter que devolver o dinheiro. Se ele não devolver, vou na delegacia de Fortaleza para ele devolver", afirma Moisés.

Com a tecnologia da atualidade, podemos saber tudo que acontece em qualquer lugar do Brasil e do Mundo. Baseado nisso o Blog procurou os eleitos em Fortaleza no ano de 2016 e não tinha nenhum "Fabinho do Povo" entre os vereadores (veja aqui). O único vereador com esse nome foi encontrado em Ipatinga, no estado de Minas Gerais, e contra ele pesa uma investigação por fraude em históricos escolares (veja aqui).

Ficaremos na torcida para que tudo se resolva.



Publicidade



Arquivo do blog