WebNet

WebNet

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

16° BPM FAZ APREENSÃO DE ARMA DE FOGO EM CHAPADINHA

Josemar Almeida Nunes

Na manhã desta sexta-feira (8) foi preso em flagrante o indivíduo Josemar Almeida Nunes, 27 anos, por porte ilegal de arma de fogo.

A guarnição recebeu uma denúncia que uma pessoa estava ameaçando de morte seu vizinho com uma arma de fogo.

Chegando no local, foi abordado o indivíduo Josemar, sendo encontrado com ele um revólver cal. 22, marca rossi, Nº 303709, com 05 (cinco) munições intactas. O mesmo foi entregue na delegacia para as devidas providências.

Revólver cal. 22

Do Blog da 4ª CI/PM - Chapadinha


CHAPADINHA - Prefeita Belezinha Assina Ordem de Serviço para Reforma no Mercado Central


A Prefeita Ducilene Belezinha e o Secretário de Infraestrutura, Aluízio Santos, assinaram, na manhã desta sexta-feira (08), a ordem de serviço para reforma do Mercado Central de Chapadinha. Orçada em pouco mais de 1 milhão de reais a obra que é uma emenda parlamentar do deputado Chiquinho Escórcio (PMDB), vai renovar e modernizar o ambiente deixando-o apto para a comercialização de produtos, proporcionando mais higiene e conforto para os feirantes e frequentadores.


A solenidade de assinatura foi realizada nas proximidades do mercado e contou com a participação de secretários, vereadores, diretores de departamento, dos feirantes e da comunidade local. Antes de oficializar o andamento da reforma, a prefeita, acompanhada do secretário Aluízio, visitou as dependências do estabelecimento, onde foi carinhosamente recebida pelos feirantes que não escondiam a felicidade com a chegada da tão sonhada reforma.



Durante a assinatura da ordem de serviço, a Prefeita destacou a importância do Mercado para o município e a diversidade de produtos comercializados no local. “Fico extremamente emocionada com todas as conquistas do povo de Chapadinha, essa então ainda mais, pois faz parte da minha história, onde iniciei minha vida como empresária. É um local que tem muito para falar de nós mesmos, onde encontramos tudo. Então nada melhor que proporcionar o acolhimento que tanto os visitantes quanto os feirantes merecem”- disse ela.



Há mais de 20 anos o mercado não via uma reforma. O benefício que vai aquecer ainda mais a economia local foi conseguido após uma longa peregrinação do governo municipal, que não descansou até que o projeto conseguisse sair do papel. “Valeu a pena nossa luta. Foram 1 ano e 6 meses correndo atrás para que conseguíssemos a liberação do convênio. Por isso quero agradecer imensamente a prefeita Belezinha pelo empenho, determinação que ela tem de brigar pelos projetos de Chapadinha. Agradecer ao nosso eterno presidente José Sarney, que prontamente nos atendeu quando fomos tratar desse assunto em Brasília no seu gabinete, ao Raimundo Coelho, que nos deu total apoio dentro da secretaria de Estado para que o processo pudesse andar dentro do prazo hábil para que pudéssemos assinar o convênio e a nossa governadora Roseana Sarney que tem tratado com muito carinho o nosso município”- declarou o secretário Aluízio Santos. As obras iniciam já na próxima semana com prazo de entregue em dezembro, como prevê o contratado. “Os feirantes precisavam dessa obra, não precisavam apenas de pintar o muro, mudar a cor do governo. Tem muita gente preocupado em querer mudar a cor de governo quando passa de uma gestão para outra, mas nós estávamos preocupados em mudar a realidade triste que aqui estava”- acrescentou Aluízio.


Pelo mercado passam, diariamente, mais de 2 mil pessoas, entre feirantes e consumidores. E todo tipo de produto é vendido no local, desde alimentos, roupas e bijuterias. E a expectativa do casal Andreia e Júnior, que tem um açougue, é que com a reforma, as condições de trabalho melhorem e as vendas aumentem, pois um ambiente limpo e agradável atrai muito mais clientes.

"Aqui é minha segunda casa. É daqui que tiramos nosso sustento. Precisamos de um local apropriado para trabalhar e com toda certeza, depois dessa reforma as vendas, por aqui, vão aumentar, porque muita gente deixa de comprar aqui dentro por causa das péssimas condições que a estrutura apresenta atualmente”, disse Andreia da Silva de Oliveira.

Apresentação do Projeto


Na quinta-feira (7) o secretário Aluízio Santos recebeu no auditório da prefeitura os comerciantes que trabalharam no Mercado Central para apresentar o projeto de reforma aos feirantes.

Serão realizadas por etapas em cada pavilhão, começando de fora pra dentro para não atrapalhar as atividades dos comerciantes. A reforma deve abranger colocação de bloquetes, piso industrial, forro, portão de acesso independente para os pavilhões, ampliação da área de café, drenagem das áreas de peixe e carne, construção de uma nova cisterna, melhorias dos banheiros, bancadas granitadas e organização na área das verduras, que hoje está vazia por falta de condições apropriadas de trabalho.

Para melhorar ainda mais o atendimento no local, que será todo padronizado, a Prefeitura fechou parceria com o SEBRAE e vai oferecer curso de capacitação aos feirantes.



PUBLICIDADE



quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Prefeitura de Chapadinha Convoca Aprovados em Concurso Público


A Prefeitura de Chapadinha convoca todos os candidatos aprovados no concurso público de 2014, para comparecerem no período de 06 de agosto a 5 de setembro, na Secretaria Municipal de Administração para apresentação e entrega de documentação exigida (conforme edital) para nomeação e posse.

A lista com nomes dos aprovados e relação de documentação encontra-se anexada no mural de aviso da instituição a disposição dos nomeados.

O não comparecimento ou comparecimento sem a documentação exigida ou com a documentação incompleta, bem como o não cumprimento dos requisitos estabelecidos no Edital ou em qualquer norma interna da Prefeitura de Chapadinha, impedirá a nomeação do candidato, a qualquer tempo, em decorrência do presente concurso.

Clique aqui para ver Relação de Convocados e Anexos para Impressão.


PUBLICIDADE



terça-feira, 5 de agosto de 2014

Conselheiros de Direitos Humanos Discutem Segurança Alimentar nos Municípios de Santa Quitéria e Milagres do MA


No fim do mês de julho (último) foram realizadas reuniões nas comunidades Cana Brava e Alto Formoso, zona rural de Santa Quitéria-MA, e na sede do município de Milagres-MA, assim como uma visita à Promotoria de Justiça de Santa Quitéria-MA. Nas reuniões foram discutidas estratégias de fortalecimento e ampliação da participação cidadã e do controle social no âmbito de políticas públicas de educação, direito humano à alimentação adequada (PNAE e PAA), meio ambiente, recursos hídricos, questões fundiárias, segurança alimentar, educação ambiental, etc.

Na comunidade Cana Brava, o ponto central das discussões girou em torno das deliberações do Encontro Regional de SAN que foi realizado pelo Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional-FMSAN.

Já na comunidade de Alto Formoso, os representantes dos povoados Alto Formoso, Passagem Funda, Lagoa dos Patos e Malhada dos Cavalo demostraram preocupação com a falta de políticas públicas e fizeram várias reclamações e o agendamento de reunião com o Ministério Público será agendado em breve.

Em Alto Formoso foi realizado ainda um diálogo inicial sobre a importância da criação de um fórum estadual de meio ambiente e de recursos hídricos visando democratizar a discussão, proposição, participação cidadã e o controle social com relação às questões ambientais.

Representantes dos Fóruns Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional e de Transparência, Controle Social e Políticas Públicas estiveram participando e coordenando os diálogos.


Fonte: REGEAMA


PUBLICIDADE



Modelo Chapadinhense ELÍCIO LOPES Está Entre os Finalistas do Concurso Mister Maranhão 2014

O concurso acontece em setembro, na capital São Luís. O vencedor representará o estado do Maranhão, na final nacional, em Maceió-AL.

O estudante chapadinhense Elício Lopes, que está residindo atualmente em São Luís, acaba de ser classificado entre os finalistas do Concurso Mister Maranhão 2014, que vai ser realizado em setembro, na capital maranhense.


Elício deixou sua casa em Chapadinha, na Rua do Comércio - Centro, há pouco mais de dois anos em busca de oportunidades na capital do estado, onde estuda e se prepara para voos mais altos.

Resumido. Leia na íntegra no Blog do William Fernandes


PUBLICIDADE



TRE Cassa Candidatura de Magno Bacelar Por Unanimidade

Cassação do registro de candidatura foi unânime

A candidatura de Magno Bacelar foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral, em São Luís, na tarde desta terça-feira (05). O pleno do TRE-MA cassou, por unanimidade, o registro de candidatura a deputado estadual do ex-prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, por contas reprovadas pelo TCU e TCE.


O deputado Magno Bacelar (PV) teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral. Foi a segunda candidatura barrada pela corte nesta terça-feira (5). O relator do processo foi o juiz federal Felipe Rodrigues Macieira. O juiz alegou acatou o parecer do Ministério Público e refutou os argumentos da defesa de preclusão, já que o segundo pedido de impugnação foi feito alguns minutos após o primeiro. Todos os demais membros da corte acompanharam o relator.

O deputado foi condenado pelo tribunal de Contas do Estado por irregularidades em suas contas de gestão quando foi prefeito do município de Chapadinha. O advogado do ex-prefeito ainda alegou que ele teve a candidatura deferida quando foi candidato a prefeito em 2012, mas não adiantou.

*Com informações dos blogs do Alexandre Pinheiro e Clodoaldo Corrêa


PUBLICIDADE



Morador de Anapurus é Assassinado a Tiros em Chapadinha

Zé Maria era um conhecido vendedor 
de motos roubadas, segundo a polícia.


Um homem foi assassinado a tiros, por volta das 10h40 desta terça-feira (5), na MA 230, na altura da localidade Malvas, município de Chapadinha.

Segundo informações da PM de Chapadinha, José Alves, Mais conhecido como Zé Maria ou "Bico Branco", morador do povoado Angical, município de Anapurus, trafegava de moto, pela rodovia, quando uma picape Saveiro branca se aproximou e, de dentro, alguém efetuou vários disparos em suas costas.

A suspeita da polícia é a de que tenha sido um acerto de contas. Zé Maria era um conhecido vendedor de motos roubadas, segundo a polícia.

*Foto/Reprodução: Mauro Queiroz


PUBLICIDADE



Pai é Preso Suspeito de Abusar da Filha de 13 Anos

Antônio Matias Gomes, 42 anos foi preso em casa no bairro Bacuri. 
(Foto: Diana Cardoso)

Antônio Matias Gomes, 42 anos, foi preso em sua residência, em Imperatriz-MA, no bairro Bacuri, na noite dessa segunda-feira (4), pela a polícia. Ele é suspeito de abusar sexualmente da filha de 13 anos de idade.

O suspeito de praticar o crime é evangélico e desenvolve ações na escola dominical numa igreja da Assembleia de Deus, em Imperatriz.

A mãe da adolescente é casada com Antônio, com quem tem 9 filhos. Ela não quis se identificar, mas afirmou que já desconfiada das atitudes do marido, inclusive havia conversado com ele.

Somos evangélicos, minha filha mais velha de 13 anos, falou pra mim o que estava acontecendo, que o pai vinha acariciando ela. Eu como mãe, conversei com ele, e me disse que iria mudar. Mas, continuou, então busquei ajuda no Conselho Tutelar”, conta a mãe chocada com a situação.

Antônio Matias encontra-se preso na Delegacia Regional e nega ter abusado da filha, informou a nossa equipe que os vizinhos que inventaram o fato.



PUBLICIDADE



ELEIÇÕES 2014: Saiba o que é Permitido ou Não Durante a Campanha Eleitoral


Desde o dia 6 de julho estão permitidas propagandas eleitorais nas ruas. O pleito, marcado para 5 de outubro, levará 142 milhões de eleitores às urnas.

Saiba o que pode e o que não pode durante o período de campanha eleitoral:

Cavaletes: são permitidos cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. Esses itens devem ser colocados e retirados diariamente. O horário permitido para exposição vai das 6h às 22h;

Faixas e cartazes: podem ser instalados em bens particulares desde que não excedam a 4m². A manifestação deve ser espontânea sendo vedado qualquer tipo de pagamento em troca de espaço. A justaposição de placas cuja dimensão exceda a 4m² caracteriza propaganda irregular. É proibida a veiculação de propaganda em postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos;

Outdoors: são proibidos, independentemente do local. A empresa responsável, os partidos, as coligações e os candidatos podem receber multa;

Brindes: é proibida a confecção, utilização e distribuição de qualquer tipo de brinde com o nome do candidato (camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor)

Showmício: é proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos e a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício ou reunião eleitoral;

Alto-falantes ou amplificadores de som: são permitidos até a véspera da eleição, desde que usados das 8h às 22h. Não podem ser instalados a menos de 200 metros das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, de tribunais de Justiça, quartéis, hospitais, casas de saúde, escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros;

Carreatas e passeatas: até as 22h do dia que antecede as eleições, são permitidas caminhadas, carreatas e passeatas. O TSE também permite que carros de som transitem pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos. Também é permitida a distribuição de material gráfico;

Folhetos: a distribuição de folhetos, volantes e outros impressos está autorizada até as 22h do dia que antecede as eleições e não depende de licença municipal ou de autorização da Justiça Eleitoral. Além da tiragem, todo material impresso de campanha deve conter o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do responsável pela confecção e de quem contratou o produto;

Internet: a propaganda eleitoral por meio de blogs, redes sociais e mensagens instantâneas é permitida. Também é permitido o envio de e-mails por candidatos ou partidos desde que haja um mecanismo que permita ao internauta o descadastramento (que deve ser providenciado no prazo de 48 horas). É proibida a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga. O TSE também proíbe propaganda em sites de pessoas jurídicas (empresas) ou em siteshospedados por entidades ou órgãos públicos. O internauta pode se manifestar na rede mundial de computadores, desde que se identifique;

Telemarketing: é proibida a propaganda eleitoral via telemarketing em qualquer horário;

No dia da eleição: é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por meio do uso de bandeiras, broches e adesivos. Até o término do horário de votação, são proibidas manifestações coletivas.



PUBLICIDADE


Pizzaria Napolitana   *    Pizzaria Copacabana



Prefeitura de Chapadinha Inicia Entrega de Sementes de Feijão para Plantio na Zona Rural


A Prefeitura de Chapadinha iniciou no último sábado (26) a distribuição de sementes de feijão para plantio na zona rural. Os Projeto de Assentamento (PA) nos povoados Veredão e Guarimã foram os primeiros beneficiados com a ação, que tem parceria entre o governo municipal e estadual. No total serão 1.500 kg de sementes que deverão ser entregue às famílias da zona rural. A Secretaria Municipal de Agricultura, por meio de análise de solo, mapeou todos os povoados que possuem área propícias a receber o plantio das sementes.


A Prefeita Ducilene Belezinha, acompanhada dos secretários Agricultura (Carlos Borromeu); Infraestrutura (Aluízio Santos), adjunto de Agricultura (Antônio José); Assistência Social (Francisco Paiva); técnicos da secretaria de Agricultura e do gestor do INCRA (Taunay Lima) conferiu a distribuição das sementes.

Com os tratores em campo iniciando a aração da terra para o plantio e com a estrada feita pelo governo municipal, os moradores comemoram o benefício. “Agradecemos muito a prefeita juntamente com a secretaria de agricultura que estão desenvolvendo esse trabalho para o homem do campo, nos dando melhoria pra que possamos trabalhar e mais tarde escoar nossa produção para a cidade. A prefeita Belezinha com a garra e prestigio que tem está trazendo esses benefícios que antes não tínhamos”- declarou o presidente da Associação de moradores da Vila Pedro Costa, Luiz da Conceição.


Os moradores terão todo acompanhamento técnico da secretaria de agricultura desde a aração da terra até a colheita. Segundo os técnicos da secretaria o feijão é do tipo BRS Guariba com produtividade de em média 1.800 kg por hectare de terra.

De acordo com a prefeita Ducilene Belezinha com essa ação a prefeitura está dando condições para o desenvolvimento da agricultura familiar no município. “Nessa região existe uma cultura do plantio do feijão e estamos dando o suporte com a patrulha mecanizada, e com a entrega da semente do feijão que é uma parceria que temos com o governo do estado, pra que essa produção cresça, dando melhores condições a essas famílias através da comercialização dos produtos cultivados”- disse.


O secretário de Infraestrutura Aluízio Santos, anunciou ainda que brevemente a prefeitura estará assinando mais um convênio com o governo federal para a construção de uma outra estrada na região. “No povoado Boca da Mata até o PA Veredão já foram iniciadas 31km de estradas que facilitará o escoamento da produção”- finalizou.



PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Prefeitura em Parceria com o Governo do Estado Desenvolve Programa Direcionado às Mulheres do Campo


A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, irá desenvolver o Programa “Mulher: Viver Sem Violência”, durante três dias, na zona rural do município.

O programa reforça a rede de serviços públicos do governo federal, estados, Distrito Federal, municípios, tribunais de justiça, ministérios e defensorias públicas por meio do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, com ônibus especialmente adaptados que levam serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência ao campo. Estes serviços incluem prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramento legal. As unidades também têm função educativa, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação.

A ação é uma estratégia de integração de serviços públicos no atendimento às mulheres, e sua realização vem de parceria com o governo do estado através da secretaria estadual da Mulher.

Nesta terça-feira (05), equipes da secretaria da Mulher, tanto do Estado como do município, seguirão até o Povoado Maceno, primeiro a ser beneficiado com a ação.

No Maranhão existem 02 unidades móveis com toda a estrutura necessária para desenvolver a ação, que contará com o atendimento de uma advogada, uma delegada e uma assistente social.

Os próximos povoados a receber as mesmas atividades serão, Canto do Ferreira (06) e Baturité (07). O atendimento acontecerá das 8h às 12h.



PUBLICIDADE



segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CHAPADINHA - Iniciado Curso de Formação de Agentes de Transito

Curso terá duração de 40 horas e encerra dia 8 de agosto, com participação de agentes de Trânsito e Guardas Municipais de Chapadinha, São Bernardo, Tutóia e Paulino Neves.


Teve início na manhã desta segunda-feira (4), no colégio C.E. Raimundo Araújo, em Chapadinha, o Curso de Formação de Agentes de Transito. Participam do curso 45 guardas municipais e agentes de trânsito de Chapadinha, além de guardas de São Bernardo, Tutóia e Paulino Neves.

William Martins, Tenente Humberto e Monteiro

O curso, que terá 40 horas de duração, está sendo ministrado pelo Tenente PM Humberto, bacharel em direito e graduado em Trânsito. Participaram da aula de abertura o chefe da 6ª Ciretran/Chapadinha, William Martins e o diretor do DMT/Chapadinha, Francisco Monteiro e o comandante da Guarda Municipal de Chapadinha, Capitão Pachêco.

O curso está sendo realizado por meio de parceria entre o DETRAN/MA e o DMT/Chapadinha.

Secom/PMC


PUBLICIDADE



Sebrae no Maranhão Abre 32 Vagas para Nível Médio e Superior com Contratação Imediata



As inscrições estão abertas até o dia 10 de agosto, com vagas também para cadastro de reserva, destinadas a todas as Unidades Regionais e Sede da instituição, além da Escola de Formação Gerencial do Sebrae no Maranhão.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão - Sebrae-MA abriu Processo Seletivo para preenchimento imediato de 32 vagas distribuídas entre os cargos de assistente I (nível médio) e analista técnico I e II (nível superior e pós-graduação). As inscrições podem ser feitas até 10 de agosto pelos sites www.fsadu.org.br/concursos ou www.sousandrade.org.br/concursos, onde também é possível consultar o edital do seletivo.

Os salários oferecidos são de R$ 1.982,93 (assistente I), R$ 4.357,73 (analista técnico I) e R$ 6.766,81 (analista técnico II), mais benefícios, com carga de trabalho de 40 horas semanais cada.

O seletivo também destina vagas para cadastro de reserva, distribuídas entre todas as doze Unidades Regionais do Sebrae no Estado (São Luís, Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz, Lençois/Munin, Pinheiro, Presidente Dutra e Santa Inês), além da Sede e Escola de Formação Gerencial do Sebrae no Maranhão (São Luís).

As vagas são voltadas para profissionais das áreas de ciências contábeis, ciências econômicas, direito, ciências da computação, tecnologia da informação, análise de sistemas ou processamento de dados, sistemas e tecnologia da informação, administração, engenharia civil, engenharia elétrica, biblioteconomia, pedagogia, letras, comunicação social e marketing ou publicidade e propaganda.

A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para nível médio e R$ 70,00 para nível superior. As provas teóricas de múltipla escolha serão aplicadas no dia 21 de setembro e o gabarito, divulgado no dia seguinte. O resultado final está previsto para o dia 22 de outubro.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha-MA.
Contatos: (98) 9152-8936
Sebrae – Chapadinha – MA (98) 3471-0741


PUBLICIDADE



Arquivo do blog