WebNet

WebNet

sábado, 10 de abril de 2010

Campus de Chapadinha preenche 100% das vagas

Por Ivandro Coelho
Com a publicação da 6ª lista de espera da UFMA, na última quarta-feira (31), todas as vagas destinadas ao Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) de Chapadinha foram ocupadas. Ao todo foram preenchidas 120 vagas, distribuídas entre os cursos de Agronomia, Zootecnia e Ciências Biológicas.

Para Jocélio Araújo (foto), diretor do CCAA, o preenchimento de todas as vagas do Campus de Chapadinha comprova o sucesso do sistema de seleção implantado pelo MEC e a adoção do Enem pela UFMA. “O Enem possibilitou a democratização do acesso ao ensino superior, permitindo que estudantes de outras cidades do Maranhão e até de outros estados fizessem as provas sem ter que gastar com deslocamento, alimentação e hospedagem”, disse.

Um exemplo é o do estudante de escola pública Ronaldo Silva Gomes, 19 anos. Natural de Pio XII-MA, ele foi selecionado na 1ª lista do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de Agronomia do CCAA. “Me surpreendi com o resultado e fiquei muito feliz, pois sempre quis esse curso. Acho que essa nova forma de seleção possibilita aos alunos concorrer de forma igual”, declarou.

A aluna Cristina Coutinho Costa, de Imperatriz-MA, também comemora o resultado da seleção da UFMA. Ela foi selecionada na 3ª lista do Sisu para o curso de Zootecnia do CCAA e disse que está gostando muito das aulas. “Graças a essa nova forma de seleção eu pude vir para Chapadinha, pois agora a gente pode escolher o curso, ver a concorrência e decidir o que é melhor”, explicou.

Enem x vestibular tradicional
Jocélio Araújo informou também que o Enem superou o vestibular tradicional e os editais para ocupação de vagas ociosas (transferências interna e externa, portadores de diploma de curso superior, etc.). Segundo ele, de 2006 a 2009, mais de 60% das vagas oferecidas pelo CCAA ficaram ociosas. “Nenhum aluno foi matriculado nos três cursos no segundo semestre de 2008 e 2009, o que corresponde a seis turmas a menos. Felizmente esse problema não se repetiu com o Enem”, disse.

Além do prenchimento de todas as vagas, outro dado importante diz respeito à procedência dos alunos. De acordo com Jocélio, ao contrário do que se pensava, cerca de 92% dos alunos matriculados são provenientes do estado do Maranhão, sendo que apenas (8%) são oriundos de outros estados da federação. “Isso foi muito importante para a aumentar a autoestima dos alunos, pois agora eles sabem que concorreram com estudantes de todo o país e foram aprovados”, explicou. Para o diretor do Campus de Chapadinha, esse resultado vai melhorar os indicadores sociais do CCAA, devido a importância que o Centro representa para a messorregião do leste maranhense.

Prefeita Danúbia Carneiro participa da entrega de kits do “Viva Meu Primeiro Emprego”

Na última terça-feira (7) foi realizada a entrega dos kits do Programa Viva Meu Primeiro Emprego, onde na oportunidade foi divulgada a empresa onde os jovens irão trabalhar. Estiveram presentes no evento cerca de 200 convidados, onde também marcaram presença a prefeita municipal de Chapadinha, Danúbia Carneiro, o Secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Antonio Heluy, Secretaria Municipal do Trabalho, Geisa Lôbo, Antonio José (AJ), coordenador do programa, dentre outras autoridades.

Na oportunidade a Secretária do Trabalho de Chapadinha, Geisa Lôbo (foto ao lado), comentou os esforços do Poder Público Municipal para implementar o Programa. “A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal do Trabalho em parceria firmada com a Secretaria de Estado do Trabalho, tem buscado atender a demanda de jovens que buscam o Primeiro Emprego, neste sentido estamos buscando cadastrar um número cada vez maior de empresas no Programa, tendo como objetivo atender o máximo de jovens possível ”, relatou a Secretária.

Em discurso a Prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, relatou que o Programa é a grande oportunidade dos jovens chapadinhenses, e que estes têm que aproveitar a chance oferecida pelo Poder Público. “Nesta fase do Viva Meu Primeiro Emprego tivemos cerca de mil inscritos e cem selecionados, mais queremos mais vagas para Chapadinha na próxima etapa, pelo menos 300 vagas”, comentou a Prefeita.

Em resposta ao pedido da Prefeita Danúbia Carneiro, o Secretário Antonio Heluy, disse que buscará mecanismos para oferecer mais vagas para Chapadinha nas próximas etapas. E relatou ainda: “O Programa Viva Meu Primeiro Emprego é uma grande vitória para os jovens maranhenses, a iniciativa da Governadora de restabelecer o Viva Meu Primeiro Emprego tem levado uma oportunidade para aqueles que buscam experiência profissional e uma boa colocação no mercado de trabalho ”.

Ainda no evento, foi ministrada uma palestra pelo Sr. Guilherme Junior, que despertou fortes emoções na platéia ao usar a vida de quem ele mesmo relata ser uma das “grandes empresas do Brasil”, que é o cantor Roberto Carlos. A palestra motivacional com o tema: “Administrando as músicas da minha vida”, animou jovens e empresários, que puderam perceber a importância de usarem a comunicação, networking, administração estratégica e trabalho em equipe, como importantes aliados da prática profissional.
Por: Jhonny Gomes - Ascom

Departamento Municipal de Trânsito luta pela conscientização da população

O Departamento Municipal de Trânsito (DMT) tem realizado inúmeras ações que buscam conscientizar a população chapadinhense a cerca dos perigos causados pela violação das leis do trânsito.

Segundo o diretor do DMT, Kerley Pimentel (foto), cerca de 90% dos chapadinhenses não respeitam as leis do trânsito. “Atualmente temos enfrentado inúmeros problemas devido ao desrespeito ao trânsito, precisamos que a população respeite a sinalização, para que possamos diminuir os índices alarmantes de infrações e acidentes”, relatou ele.

Ainda segundo o diretor infrações como, estacionar em local proibido, andar na contramão, não usar capacete, são cometidas diariamente.

No intuito de promover educação no trânsito a Prefeitura Municipal de Chapadinha, Através do DMT, disponibilizou mais de 50 placas de sinalização nos principais pontos da cidade. Neste sentido também está sendo desenvolvido um trabalho de conscientização pela Guarda Municipal, Polícia Militar e DETRAN.

Apesar das campanhas que já foram realizadas no município, as autoridades municipais relatam que a população não tem aderido à causa. Sendo assim os profissionais da área estarão nas ruas aplicando multas aos que cometerem infrações.
Por: Jhonny Gomes - da ASCOM

Obras na Ataliba Almeida provocam mudanças na Presidente Vargas e na Gustavo Barbosa

As obras de recuperação da Avenida Ataliba Almeida provocaram mudanças que refletem em outras avenidas da cidade: a Presidente Vargas e a Gustavo Barbosa. Quem entra ou sai de Chapadinha passando por dentro da cidade, é obrigado a fazer um desvio por uma dessas duas avenidas.

É o caso dos ônibus e vans, que transportam passageiros de outros municípios para Chapadinha (foto) ou de caminhões que transportam cargas para o comércio local, além dos veículos de pessoas que moram ou trabalham em locais que necessitem passar por essas avenidas. A recuperação da Ataliba Almeida será feita por etapas, ou seja, em trechos de 800 metros, que serão totalmente interditados até a conclusão.

A primeira etapa está sendo realizada no sentido Corrente/Centro, onde está sendo feita a terraplenagem para em seguida ser asfaltada. O diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Kerley Pimentel, já enviou nota aos veículos de comunicação da cidade, informando sobre a interdição do trecho.
Matéria (by William Fernandes) resumida. Leia-a na íntegra no Blog TvMirante

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Bispo de Brejo recebe título de Cidadão Maranhense

Nesta foto: Dep. Marcos Caldas, Dom Valter Carrijo e o presidente da Assembléia Legislativa, Dep. Marcelo Tavares.
Em sessão solene, realizada na manhã desta quinta-feira (8), a Assembleia Legislativa entregou o Título de Cidadão Maranhense a Dom Valter Carrijo, bispo do município de Brejo (distante 72 km de Chapadinha). A proposição de homenagem ao religioso é de autoria do deputado Marcos Caldas (PRB), viabilizada através de projeto de resolução legislativa, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Natural da cidade de Uberlândia (MG), Dom Valter Carrijo nasceu no dia 22 de janeiro de 1934 e possui mais de meio século de dedicação ao sacerdócio. No discurso que abriu a sessão, Marcos Caldas lembrou que o homenageado está há mais de vinte anos atuando na região de Brejo e tem uma biografia que inclui realizações importantes como a reativação do Colégio Diocesano, escola de ensino médio que na avaliação do deputado contribui para a formação de jovens e adolescentes da região.

O parlamentar listou entre as virtudes de Dom Carrijo, demonstradas na longa trajetória de vida religiosa, o compromisso, o amor ao próximo, a simplicidade, a humildade e principalmente a preocupação com o crescimento espiritual e humano dos fiéis da diocese que coordena. “Portanto, a celebração desta solenidade é uma oportunidade para agradecer ao nosso Bispo a grande contribuição dos trabalhos pastorais, os quais tem fortalecido o povo na fé católica e na espiritualidade e moralidade cristã”, comentou.

Ao falar sobre a homenagem, Dom Valter Carrijo manifestou alegria pelo reconhecimento a um trabalho que demanda várias décadas, ofertadas a serviço da verdade, da liberdade e da justiça. “Aceito agradecido este título como uma demonstração de carinho e amizade” declarou
.
AL-MA/Ascom - Leia mais...

AGED promove o V Curso de Certificação Fitossanitária de Origem

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), promove no período de 14 a 15 de abril, em Chapadinha, o V Curso de Certificação Fitossanitária de Origem para Mosca da Carambola (Bactrocera carambolae), Sigatoka Negra (Mycosphaerella fijiensis), Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum raça 2) e Cancro Cítrico (Xanthomonas axonopodis pv. citri) com o objetivo de modernizar e adequar o Sistema de Defesa Sanitária Vegetal do Estado do Maranhão às legislações federal e estadual em vigor, a fim de garantir a sanidade dos vegetais e a preservação do meio ambiente e proporcionar aos Engenheiros Agrônomos e Engenheiros Florestais conhecimentos específicos sobre as pragas quarentenárias mencionadas e habilitá-los para emissão de CFO (Certificado Fitossanitário de Origem) e CFOC (Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado), instrumentos técnicos necessários para a garantia da fitossanidade e controle do trânsito de produtos de origem vegetal, conforme Instrução Normativa no 55, de 04.12.07, do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) é o documento que fundamenta a emissão da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) pelos Fiscais de Defesa Vegetal da AGED, documentos legais para controle do trânsito interestadual e da comercialização de material propagativo e de produtos de origem vegetal em outras Unidades da Federação.

Com carga horária de 16 horas o curso destina-se a profissionais autônomos ou da assistência técnica de órgãos estaduais e/ou municipais, cooperativas, ONGS e, preferencialmente, àqueles responsáveis técnicos por unidades produtoras.

Temas do Curso:

- Normas Gerais de Certificação Fitossanitária, apresentado pelo Fiscal Federal Agropecuário Genilson Santana Ferreira;

- Trânsito de Vegetais, apresentado pelo Fiscal Federal Agropecuário Claudia Sponholz Belmino;

- Conhecimentos Específicos sobre Sigatoka Negra (Mycosphaerella fijiensis), Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum raça 2) e Cancro Cítrico (Xanthomonas axonopodis pv. citri), apresentado pelo Dr. Luadir Gasparotto – Fitopatologista da EMBRAPA Amazônia Ocidental de Manaus;

- Conhecimentos Específicos sobre Mosca da Carambola (Bactrocera carambolae), apresentado pelo Fiscal Federal Agropecuário Ângelo Luiz Tadeu Ottati.

As inscrições estão abertas, conforme consta no folder do Curso, bastando encaminhar a Ficha de Inscrição para os endereços abaixo ou para o e-mail da fiscal de defesa vegetal da AGED, Andrea Salgueiro: andreasalgueiror@yahoo.com.br

AGED/SÃO LUÍS - End.: Av. Marechal Castelo Branco - Edifício Jorge Nicolau, nº 13. São Francisco – CEP: 65.090-160 - São Luís-Maranhão Telefax: (0xx98) 3218-8428/8907

AGED-CHAPADINHA - End.: Avenida Presidente Vargas, 971 – Centro Telefax: (0xx98) 3471-1118

Maiores esclarecimentos serão prestados na Coordenadoria de Defesa Vegetal em São Luís, telefones: (98) 3218-8432 / 3218-8907 e 3218-8429.

Professores são capacitados para área de Tecnologia da Informação

Nos dias 6 e 7 de abril foi realizado na Unidade Integrada Almada Lima Filho a oficina de capacitação para professores da rede pública municipal de ensino. Durante dois dias os professores que participaram da oficina puderam ter noções básicas sobre o Portal Domínio Público e sobre o Portal do Professor.

Segundo a instrutora do Ministério da Educação, Maiara Coutinho, a capacitação oferece aos professores a inclusão no meio tecnológico. “Esta capacitação oferece aos educadores novas ferramentas de trabalho”, disse.

No Portal Domínio Público os professores podem ter acesso a várias mídias que podem ser usadas no aprendizado, além de vários livros dispostos na biblioteca virtual de software livre. Já o Portal do Professor, lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Este é um espaço público e pode ser acessado por todos os interessados.

Se você é professor ou ficou interessado em saber mais sobre os portais, acesse o Portal do Professor ou Domínio Público.
Jhonny Gomes - da ASCOM

Começa a Recuperação da Avenida Ataliba Vieira


Texto e Foto: William Fernandes - Blog TvMirante
Conforme anunciou a prefeita Danúbia Carneiro, durante solenidades em comemoração aos 72 anos de emancipação política de Chapadinha, nos dias 29 e 30 de março, tiveram início na última segunda-feira (6), as obras para a recuperação da Avenida Ataliba Vieira de Almeida, a maior da cidade.

Várias máquinas e operários estão trabalhando debaixo de sol e chuva, para que as obras sejam concluídas dentro do prazo previsto, que, segundo o secretário adjunto de obras do município, Reginaldo Marinho, é de 4 meses.

Os trabalhos iniciaram pelo lado do bairro da Corrente, em frente o posto Vemasa. O asfalto velho já foi arrancado, num trecho de quase 1 km. Depois da limpeza, será feita a terraplenagem, seguida da colocação da nova camada de asfalto.

De acordo com informações de Reginaldo Marinho, a pista não deverá ter a largura que a prefeitura gostaria, mas terá 8m, dois a mais que a atual.

A prefeita Danúbia Carneiro lamentou não ter conseguido os recursos almejados através de convênios, mesmo depois de várias tentativas, mas disse que não poderia mais esperar e, assim, teve que assinar a ordem de serviço, pelo qual deverá desembolsar, dos cofres do município, quase hum milhão de reais.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Prefeito e Vice de São Bernardo Foram Cassados

Decisão tomada após três audiências públicas com base em Ação de Investigação Judicial Eleitoral
A Juiza da 51º Zona Eleitoral, Elaile Silva Carvalho, cassou os mandatos do prefeito e vice-prefeito, de São Bernardo, a 130 km de Chapadinha. José Raimundo da Costa (foto) e o vice, Daniel José Coelho de Almeida foram punidos por antecipação de campanha e uso indevido da máquina pública.
A decisão judicial foi tomada após o resultado de três audiências públicas, realizadas com base em Ação de Investigação Judicial Eleitoral impetrada pela coligação "Compromisso com a Mudança” liderada pelo candidato Júnior Esperança (derrotado na última eleição). Na decisão, a juiza fundamenta a cassação dizendo julgar procedente a ação de investigação judicial eleitoral, com base no artigo 269, Inciso I primeira parte, do Código de Processo Civil. Ela determina que José Raimundo da Costa e Daniel José Coêlho de Almeida cumpram sansão de ineligibilidade que tem duração de três anos subsequentes à eleição de 2008.
Toda ação teve como base os festejos juninos de 2008 em que a Prefeitura Municipal de São Bernardo usou a máquina pública antes do período eleitoral com a confecção e de distribuição de mais de duas mil camisetas com o número 12 estampado. Uma referência ao Partido Democrata Trabalhista (PDT), além do uso de veículos e contratação de bandas e divulgação de baners do número 12.
O caso foi denunciado no período de pré-campanha, mas só agora depois da resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinando o julgamento de todas as ações pendentes até 31 de março a ação foi julgada.
A decisão pode ser passível de recurso. O grupo político do prefeito cassado promete entrar com uma liminar para tentar reconduzir o prefeito ao cargo.

Tribunal de Justiça condena prefeita de Luzilândia (PI) a cinco anos de prisão

Em sessão ordinária realizada na segunda-feira, dia 29 de março último, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí, presidida pelo Des. Sebastião Ribeiro Martins, tendo como membros efetivos os desembargadores Joaquim Dias de Santana Filho e Erivan José da Silva Lopes, condenou a ex-prefeita do município de Joca Marques e, atualmente Prefeita de Luzilândia, Janaína Pinto Marques de Meneses (foto), por crimes de responsabilidade previstos no Decreto-Lei nº 201/67.

O Procurador de Justiça Antônio Ivan e Silva atuou na acusação junto à 2ª Câmara Criminal, requerendo, ao final, a condenação dos gestores municipais, cujas ações penais tramitavam há alguns anos no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.


A ex-Prefeita de Joca Marques, Janaína Pinto Marques de Meneses, foi condenada a 05 (cinco) anos de reclusão, e também à perda do cargo de Prefeita Municipal, bem como à inabilitação, pelo prazo de 05 (cinco) anos, para o exercício de cargo ou função pública, e ainda a suspensão de direitos políticos e inelegibilidade, nos termos do Decreto-Lei nº 201/67, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público.

O Relator do processo foi o Des. Sebastião Ribeiro Martins. A prefeita pode recorrer em liberdade ao Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TJ/PI

Procurador-Geral da República Apresenta Parecer Contra Isaías Fortes no Supremo

Fonte: Blog do Alexandre
Depois de perder todos os recursos no TSE, o ex-prefeito Isaías Fortes apelou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de modificar os efeitos da decisão unânime dos ministros da corte eleitoral que indeferiu seu registro de candidato ao cargo de prefeito em razão da inelegibilidade decorrente da rejeição das prestações de contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Em parecer datado de 26 de março último, o Procurador-Geral da República Roberto Monteiro Gurgel Santos (foto) diz, entre outras coisas, “que conforme tem assentado a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral, considera-se manifesta a natureza insanável das irregularidades que causem dano ao erário e que imputem débito em quantia certa com força de título executivo, como é o caso dos autos”, declarou o Procurador, opinando pela rejeição da última quimera de Isaías relativa ao processo eleitoral passado.

Visite Chapadinha Antes...

Por: Alexandre Pinheiro - Blog do Alexandre

Existe um adesivo circulando em alguns carros da cidade que se diz “Visite Chapadinha Antes que ela se Acabe!” Uau! Quanto humor, Né? Diferente da costumeira agressividade verbal ou braçal dos ditos. Pode até ser cópia... Mas até gostei porque provoca debate.

A peça de propaganda oposicionista arma um quadro de colapso completo da cidade de fazer inveja ao roteiro filme catástrofe “2012”, tão afastado da realidade quanto o ufanismo situacionista que insiste em não encarar os verdadeiros problemas de frente.

O adesivo é eficaz apenas para traduzir as limitações educacionais e até mentais dos autores. Ao invés de escolher temas específicos problemáticos para o atual governo, como exemplo da Avenida Ataliba Vieira de Almeida, eles colocam tudo no mesmo saco e profetizam que o apocalipse chapadinhense já beira a ladeira do Angelim. Ou será mais certeiro que venha pela Boa Vista?

Em reluzentes carros fixados, o auto-colante é um monumento ao não esquecimento de uma quadra histórica que Chapadinha quase vai à bancarrota. Quando a cidade era dirigida pelo clico familiar dos exibidores das flâmulas.

Chapadinha resistiu a 9 meses (uma gestação completa) de atrasos de salários de servidores, foram 12 secretários de saúde em 4 anos que se encerram por uma intervenção da promotoria e do conselho de saúde na pasta. Uma CPI denunciava desvios, lotava praças e agitava a cidade. Recursos de programas sociais eram devolvidos por desleixo dos burocratas de então.

Nossa comunidade ainda tem problemas evidentes que clamam por manifestações e lutas. Mas, Chapadinha é grande, forte, generosa e tolerante ao ponto receber com bom-humor a nota que prega o fim, produzida por quem tanto se esforçou pra cumprir tal presságio.

Bando leva malote com R$ 25 mil de agência bancária em Vargem Grande

Mais um assalto a banco registrado no interior do Maranhão. Desta vez, os bandidos não precisaram dar um tiro sequer para entrar na agência do Banco do Brasil da cidade de Vargem Grande (distante 72 km de Chapadinha), e levar uma quantia de R$ 25 mil. A ação aconteceu por volta das 13h30, da última terça-feira (6).

De acordo com informações do delegado Odilardo Muniz, à produção da TV Mirante, quatro homens bem vestidos entraram na agência bancária sem levantar qualquer suspeita e logo renderam funcionários do banco.

Os criminosos se deslocaram para uma sala da agência, onde obrigaram os funcionários a entregar um malote com o dinheiro. Segundo o delegado de Vargem Grande, no malote havia R$ 25 mil.

Após pegarem o dinheiro, os quatro assaltantes saíram da agência bancária como se nada houvesse acontecido. A polícia somente foi acionada após a fuga dos criminosos e estão a procura do grupo.
Com informações da TV Mirante

Mudas de Ipês Serão Distribuídas no Bairro Novo Castelo

O projeto ADOTE UM IPÊ PARA TODA VIDA – fará uma ação no Bairro Novo Castelo, nesta sexta-feira, dia 9 de abril, durante a tarde.

Haverá distribuição de mudas de ipês para moradores do bairro. A distribuição será feita na escola municipal U.I. Agostinho Ribeiro de Aguiar.

A professora Francisca Elias, autora do projeto, lembra que as mudas servirão para os moradores do Novo Castelo arborizarem o bairro e pede que todos participem, adotando um ipê.

Além dos moradores do bairro, qualquer pessoa de outro bairro poderá plantar um ipê na frente de sua casa. Francisca informa que há muitas mudas esperando para serem plantadas e que se isso não for feito agora, mais de 5 mil pés de ipês poderão morrer.

Para maiores informações procurar a professora na Rua Sebastião Almeida, por trás do hospital São Francisco, próximo à Informática Center.

Universitária Chapadinhense Disputará Miss MA 2010

A chapadinhense Juliana Verônique Oliveira Moreira, de 18 anos, estudante do 3º período do curso de enfermagem da Faculdade São Luís, é mais uma representante de Chapadinha a disputar o título de mulher mais bonita do Estado, no concurso Miss Maranhão 2010.

Juliana é filha do publicitário Jean Dennis O. Moreira e da turismóloga Polyana de Jesus L. Oliveira. Ela foi escolhida pelo Studio Marcio Prado, empresa que detém o direito de realizar o concurso para indicar a representante do estado no Miss Brasil 2010.

A morena, que nasceu no dia 19 de agosto de 1991, já participou de desfiles em Chapadinha. No ano passado ela desfilou para as lojas Torre do Sol Modas e para a Joy Joy, no lançamento da coleção de moda de 2009.

Chapadinha, também conhecida como a “Chapada das Mulatas” já teve representantes no concurso estadual em outros anos. Em 2004 Lara Furtado foi eleita Miss Maranhão e representou o estado no Miss Brasil, em São Paulo. No ano passado, foram duas representantes: Jossandra Diniz e Angélica Maggioni, respectivamente primeira e segunda colocada no concurso Miss Chapadinha 2009.

Vale então, a torcida dos chapadinhenses para que a cidade possa ter, mais uma vez, uma representante no Miss Brasil. O concurso acontece neste sábado, 10 de abril, na FAMAFaculdade Atenas Maranhense.
Veja abaixo, as fotos das outras nove candidatas:









Fonte: www.tvmirante.blogspot.com

29 de Março fará peneira no futebol feminino

Por: William Fernandes - Blog TvMirante
O técnico Edmílson Santos (foto), está convidando garotas de Chapadinha e de cidades vizinhas para participarem de uma peneira que será realizada a partir desta quinta-feira, 8 de abril, e vai até domingo (11), a partir das 15h, no estádio Lucídio Frazão.

O objetivo da peneira, segundo o treinador, é preparar uma equipe para um jogo amistoso que será realizado em São Luís, na segunda quinzena de abril, contra o Internacional, time que representará o Maranhão na Copa do Brasil de Futebol Feminino 2010.

Santos disse que a atividade faz parte dos planos do 29 de Março para a formação de equipes em diversas modalidades e categorias e que o futebol feminino, pouco valorizado em nossa cidade, será uma dessas modalidades.
A peneira se encerrará no domingo, dia 11, e os treinos terão início na segunda-feira, 12, após a divulgação das selecionadas.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Baixo Parnaíba ganhará outro polo da Ufma, diz Gastão Veira

De volta à atividade parlamentar na Câmara Federal, após 11 meses como secretário de Planejamento, o deputado Gastão Vieira (PMDB) visitou a região do Baixo Parnaíba.

Acompanhado do reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, ele visitou as obras do Campus Ufma de São Bernardo (distante 130 km de Chapadinha).

- Com o apoio do então ministro da Educação, Cristovam Buarque, e do reitor da Ufma na época, Fernando Ramos, conquistamos a implantação de um campus em Chapadinha. Agora, com esse campus de São Bernardo vamos proporcionar em uma primeira fase capacitação nas áreas de Química, Física, Matemática e Biologia e de línguas como Português, Francês e Espanhol – disse o parlamentar.

O Campus São Bernardo vai beneficiar alunos dos municípios de Água Doce do Maranhão, Araióses, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Urbano Santos, Tutóia e Santa Quitéria do Maranhão e São Bernardo. Cerca de mil alunos poderão estudar no campus, em 200 salas amplas, com quadra e infra-estrutura completa.

O campus de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) está em fase final de construção e o primeiro vestibular será realizado já agora no mês de agosto.
Blog do Marco D'Eça - Imirante.com

Matrículas para candidatos em lista de espera (SiSU) ocorre hoje

Matrículas podem ser feitas até as 12h e das 14h às 17h. Candidato que não comparecer, perde a vaga.
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) disponibilizou a 5ª lista de espera de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), destinada ao preenchimento das últimas vagas remanescentes ofertadas em todos os seus campi.


A lista é referente aos prazos divulgados na segunda-feira (29), pelo Edital nº 102/2010. Segundo o edital, os candidatos cujos nomes forem selecionados devem comparecer aos locais indicados no mesmo para efetivar matrícula, somente nesta segunda-feira (5), nos seguintes horários: 8h às 12h e das 14h às 17h. O candidato que não comparecer, perderá sua vaga.

Para fazer a matrícula, o candidato deverá portar os seguintes documentos: original do Registro Geral de Identidade (RG); CPF; original da prova de quitação com o serviço militar, para os candidatos, do sexo masculino, maiores de 18 anos e menores de 45 anos; original do título de eleitor e prova de quitação eleitoral, para maiores de 18 anos; original e cópia do certificado de conclusão do ensino médio ou estudos equivalente, devidamente registrado ou autenticado pelo órgão competente; original e cópia do histórico escolar do ensino médio; além de duas fotos 3x4 coloridas e recentes, de frente, iguais e ainda não utilizadas.

Caso haja reminiscência de vagas após esta etapa, o edital prevê ainda a 6ª lista, a ser divulgada nesta terça-feira (6).

Campus IV/UFMA - Chapadinha
(EDITAL Nº 102/2010-PROEN)
5ª LISTA UFMA DE CONVOCADOS PARA MATRÍCULA, A PARTIR DA LISTA DE ESPERA SiSU

CAMPUS DE CHAPADINHA
Nome do Curso Nome do Candidato
Agronomia UENEMACLIM GONCALVES DA SILVA
Ciências Biológicas RAIANA CRISTINA SIMIAO ARAUJO
Zootecnia AMANDA BRITO ROSA
Ascom/UFMA

Gerência Regional de Educação realiza entrega de Diretrizes Curriculares de 2010

Em uma solenidade que aconteceu na Gerência Regional de Educação no último dia 26 de março, foi entregue as Diretrizes Curriculares do Ano de 2010 aos docentes da rede estadual de ensino. Estiveram presentes docentes e diretores das 14 cidades que compõem a regional do Baixo Parnaíba, sobre jurisdição da Gerência de Chapadinha.

As diretrizes curriculares traçam todos os planos didáticos a serem desempenhados ao longo de mais um ano letivo em sala de aula. As diretrizes seguem padrão exigido pelo Plano Nacional de Gestão de Conteúdos.

Esse material didático é composto por um kit que tem entre outros itens, o mais inovador e que era um grande anseio das unidades educacionais um notebook, um pen drive para transferência e atualização de dados e todo aparato necessário para melhor desempenho do docente e aprendizagem do alunado.

Participando da entrega e representando o Secretário de Educação do Estado, César Pires, esteve presente à solenidade a professora Nacisa Enes que em seu discurso fez questão de ressaltar sobre o compromisso da governadora Roseana Sarney em contribuir significativamente com o desenvolvimento da educação de nosso Estado. Nacisa Enes, citou ainda que a entrega desse material possibilitará novos rumos às unidades educacionais.

Ao todo 34 kits foram entregues atendendo todas as escolas que compreendem a regional.

Para a gestora regional de ensino Almiralice Hortegal (foto à esquerda), essa mais uma importante conquista da Regional de Chapadinha, assim como os recursos que foram destinados para a reforma de algumas escolas públicas.
Fonte: www.localnoticias.com.br

Valeu a torcida: A Chapadinhense Thayse vai a São Paulo disputar as finais do Ídolos

Quem informou foi o próprio Rodrigo Faro
Eram duas horas da tarde da última quarta-feira (31/mar), quando, de repente, o telefone de Chiquinho Carneiro toca:
- Alô, quem tá falando?
- Aqui é o Rodrigo Faro, seu Francisco. Tudo bem com o senhor?
- Rodrigo o quê?
- Rodrigo Faro, o apresentador do programa ídolos, não conhece?!
- Deixe de brincadeira “hômi”, você quer passar um trote em mim?
- Não, seu Francisco! Sou eu mesmo. Eu só liguei pra lhe informar que a sua filha vai com a gente para São Paulo, participar da etapa final do programa Ídolos. Fale aqui com ela!
- Alôoouu!!! Paiiii??? Eu passei!!! Eu fui classificada para São Pauloooouu!!!


Nesta foto: Thayse (de blusa branca), em Fortaleza (CE), posa ao lado de outros concorrentes
Em novembro do ano passado, Thayse ganhou um festival de talentos realizado no Colégio FAC, um dos patrocinadores de sua ida a Fortaleza (CE). Agora, esperamos que ela possa ir bem longe, em sua participação em, São Paulo, no Ídolos. Afinal, ela desbancou mais de 6 mil concorrentes no Ceará. Dá-lhe Thayse!!!

Conheça modelos que poderão ser os uniformes do 29 de Março

No último sábado (3), foram apresentados alguns dos modelos de uniformes para serem apreciados pela diretoria que vai comandar a Associação Atlética 29 de Março (imagem acima). Os modelos são inspirados na bandeira do município de Chapadinha.
Nos novos modelos percebe-se que o azul da camisa ficou mais forte em 2010. Os novos uniformes apresentados estão em sintonia com o time e as cores são, predominantemente, azul e branco.
Com informações do Blog TvMirante

Cruzamento da Pedro Mata com Presidente Vargas ganhará semáforo

Por: William Fernandes - Blog TvMirante
A prefeitura de Chapadinha, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), está instalando um semáforo no cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Avenida Coronel Pedro Mata, próximo ao INSS.

Em determinados horários o fluxo de veículos aumenta e o trânsito fica complicado neste local. Lá existia uma rotatória que raramente era obedecida pelos condutores de veículos, principalmente motociclistas que passam em alta velocidade.

De acordo com o técnico de sinalização de transito Hipólito Silva, no local será instalado um semáforo independente que terá cruzamento de duas fases com alça de quadra, ou seja, o condutor que passar pelo sinal poderá somente seguir em frente ou virar à direita, nunca à esquerda. Caso o condutor vire à esquerda, ele estará cometendo uma infração e poderá provocar um acidente além de estar sujeito às sansões das Leis de Trânsito.

Por enquanto, está sendo feita a adequação para a instalação das caixas controladoras do sinal. Em seguida, serão instalados os semáforos e, no máximo, em 10 dias eles já estarão funcionando normalmente, informou Hipólito.

A prefeitura estuda a instalação, para um futuro próximo, de semáforos em outros pontos de grande movimento. Levantamento feito por técnicos de trânsito, a pedido do DMT, apontam grande necessidade de sinais no cruzamento da Rua Celina Araújo com a Avenida Oliveira Roma, próximo ao Armazém Paraíba; na saída da Assembléia de Deus para a Avenida Ataliba Vieira de Almeida e no cruzamento da Rua Gustavo Barbosa com a 15 de Novembro, próximo à Escola Amélia Almeida.

Arquivo do blog