WebNet

WebNet

sábado, 20 de junho de 2020

Especialistas Alertam para Impactos de Pagamento pelo WhatsApp

O novo serviço pode facilitar atividades como compras online

Chapadinha (MA) - Sábado, 20.Junho.2020


O Whatsapp anunciou que passará a permitir transações financeiras entre os usuários, utilizando a plataforma de finança digital da empresa controladora do app, o serviço Facebook pay. O serviço, com grande potencial de se tornar popular em um país com mais de 130 milhões de usuários do app, traz impactos e cuidados, segundo especialistas e pesquisadores ouvidos pela Agência Brasil.

Na avaliação da especialista em direitos digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Juliana Oms, o novo serviço pode facilitar atividades como compras online, pagamentos e transferência de recursos para muitas pessoas. Mas a novidade também pode provocar prejuízos aos consumidores.

O Facebook, embora seja uma rede social, tem seu negócio centrado na publicidade. Lucra a partir da exploração dos dados de seus usuários, que são utilizados para permitir envio de publicidades direcionadas aos consumidores. Esta nova funcionalidade permite ao Facebook adentrar em um novo meio de informações, ou seja, saber com quem você realiza transações financeiras, o que você compra, com qual frequência etc. Tudo isso pode ser integrado às demais informações que o Facebook possui sobre cada consumidor”, analisa a especialista do Idec.

"Isso é preocupante", continua Juliana Oms, "se considerado que o Facebook tem um histórico de uso abusivo e vazamento de dados dos usuários. Por isso é importante tomar cuidado quanto à segurança das informações. O controle de uma grande base de dados reforça também, completa a representante do Idec, o domínio de mercado da empresa, dificultando a entrada de novos competidores".

Publicidade

Mercado

O professor de sociologia econômica da Universidade Federal do Ceará e autor de livros sobre finanças digitalizadas, Edemilson Paraná prevê um impacto no mercado de carteiras digitais brasileiro, que já conta com serviços semelhantes de grandes empresas de tecnologia, como o Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay.

Certamente, devido a sua dimensão, escala e capilaridade há um potencial para causar um enorme impacto nesse mercado, reconfigurando-o por completo. A enorme base de usuários previamente cadastrados e utilizando ativamente a plataforma dá, sem dúvida alguma, uma posição privilegiada e desigual ao Facebook na concorrência com outros serviços de pagamento digital”, disse.

A capacidade de integração dos serviços informacionais e agora financeiros do Facebook e de suas aplicações, acrescenta Paraná, abre novas possibilidades à empresa “para a customização na divulgação e venda de produtos, tornando esse um espaço em que estar de fora - tanto para consumidores, mas sobretudo para as empresas - será cada vez mais difícil e custoso”.

Segurança

Em termos de segurança, o Whatsapp tem se tornado foco de golpes que clonam o app do usuário para pedir dinheiro a amigos. Com a possibilidade de fazer transações, esse tipo de procedimento abre espaço para acesso indevido aos recursos movimentados pela pessoa pelo aplicativo. Por isso, cuidados com a segurança envolvendo seus smartphones e programas são fundamentais, como a Agência Brasil mostrou na reportagem Covid-19: uso maior da internet requer mais cuidado com segurança, publicado em 27 de março deste ano.


Publicidade


NINA RODRIGUES | Prefeitura Leva Internet à Escola da Zona Rural


Chapadinha (MA) - Sábado, 20.Junho.2020

Por: Sousa Neto - Blog ChapadinhaSite

O avanço tecnológico tem colocado a maioria da população em contato com o mundo digital. Para entreter, prestar contas ou pesquisar, ela é o recurso mais ágil. Ciente disso, a Prefeitura de Nina Rodrigues/MA, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem realizando um trabalho inovador na comunicação da zona rural, a fim de auxiliar e aumentar o acesso à informação, promovendo melhorias nos serviços públicos. A internet nas escolas é uma forma de facilitar a vida de gestores e professores, democratizando o acesso à informática e privilegiando todos os alunos ninenses.

A Prefeitura de Nina Rodrigues, através da Secretaria Municipal de Educação, dando continuidade ao trabalho de requalificação das escolas da rede municipal de ensino, realizou a instalação de internet na Escola Municipal Luís Frazão Corrêa, localizada no Povoado Boa Vista, na zona rural do município.

O prefeito Rodrigues da Iara disse que "a reforma e a instalação de internet na unidade escolar é possível graças ao controle de gastos e da correta aplicação do dinheiro arrecadado pela prefeitura, sejam os recursos próprios ou as verbas liberadas pelo governo federal."

EDUCAÇÃO EM AÇÃO! EDUCAÇÃO CONECTADA

O prefeito Rodrigues da Iara ressaltou a importância dessa riquíssima ferramenta nos dias atuais no ambiente escolar. "Isso reforça o compromisso que nós temos em oferecer uma educação de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino. O que estamos fazendo pela educação faz parte de um plano de gestão que mudará a história de nossa querida Nina Rodrigues. ”, disse o gestor municipal.

A população vem reconhecendo a importância da iniciativa, nunca vista anteriormente no município.

O reconhecimento dos esforços da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação não só nos estimula, como dá forças para continuar superando os percalços que vierem à frente. A educação vive agora um novo tempo em que há dignidade no espaço de ensino–aprendizagem e não só na sua estrutura física, mas também no material didático que é oferecido, na merenda de qualidade e na valorização do profissional de educação”, destacou o mandatário.


Mesmo o país passando por uma das piores crises, o prefeito e sua equipe de trabalho se preocupa com os alunos da comunidade, mantém a municipalidade regular com as suas obrigações e segue realizando importantes obras nas comunidades da zona rural do município. O trabalho de hoje irá proporcionar uma vida melhor no futuro!


Publicidade


AFONSO CUNHA | Prefeito Arquimedes Bacelar Recebe Nova Viatura para a PM


Chapadinha (MA) - Sábado, 20.Junho.2020


O prefeito Arquimedes Bacelar (PDT), esteve nesta última sexta-feira (19), na sede do Destacamento da Polícia Militar para receber mais uma viatura para atuar em Afonso Cunha. A entrega oficial foi feita oficialmente pelo Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Caxias, Tentente Coronel Jurandy de Sousa Braga e pelo Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, Capitão Paulo Jamerson.


Em sua fala, o Tenente Coronel Jurandy reforçou o empenho com a região por parte do Comandante Geral, Pedro Ribeiro e do secretário de Segurança do Estado, Jefferson Portela, além de reforçar a parceria necessária com o Município nas ações em favor da segurança da cidade. Além da nova viatura, o município também recebeu fuzis, munição e equipamentos de controle de distúrbios civis. O prefeito Arquimedes Bacelar fez questão de destacar as ações de segurança durante seu governo.


Arquimedes Bacelar - prefeito
(Foto: Arquivo/Divulgação)

Desde que assumi o governo tivemos várias conquistas no âmbito da segurança pública, graças ao apoio que sempre nos foi dado por parte do governador Flávio Dino através do secretário de Segurança Jefferson Portela, pela presteza com que ao longo desse tempo tem atendido nossos pleitos sempre atuando de forma conjunta”, disse o prefeito.


Na sequência houve um almoço e um bolo comemorativo em alusão em aos 184 anos da Polícia Militar do Maranhão. Estiveram presentes o Subcomandante da Polícia Militar de Caxias Major Luís Rodrigo, o responsável pelo Destacamento da Polícia Militar em Afonso Cunha 2º Sargento Zilton Paiva, presidente da Câmara professor Pedro Medeiros, os vereadores Zé do Gás, Paizinho e Farid Crispim, além de Elyelson Guterres (Cultura) e Dr José Diêgo (Jurídico).


*Extraído do Portal Gaditas


Publicidade


CHAPADINHA | Aproveite o 'Mês dos Namorados - Moda PARAÍBA' no Setor de Moda...

Fizemos esse lembrete aqui pra você não esquecer que
o Mês dos Namorados Moda Paraíba vai até o dia 30/junho!

Chapadinha (MA) - Sábado, 20.Junho.2020

Conteúdo Publicitário

Estamos no mês dos Namorados e o Paraíba - em Chapadinha, começou com tudo, lançando uma grande promoção com descontos de até 10% à vista ou nos cartões de crédito, e parcelando tudo em até 10x sem juros no setor de Moda.

🤍Então não deixe de aproveitar nossas ofertas e corra para o Paraíba

🤍Ainda dá tempo de garantir o look novo do crush com desconto de 10% e em até 10x nos cartões!

Funcionamento em horário especial

 *Verifique o funcionamento das lojas na sua cidade.

#ModaParaíba



ALERTA! - Covid-19: Município de Anapurus/MA se Aproximando dos 500 Casos Confirmados

Boletim epidemiológico desta sexta (19)

Chapadinha (MA) - Sábado, 20.Junho.2020


O boletim epidemiológico do município de Anapurus divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na noite desta última sexta-feira (19) mostra que houve um aumento de 23 casos confirmados dentro de 24 horas.

Ainda, comparando com o boletim do dia anterior (quinta, 18), o número de ativos teve um aumento de 06; Recuperados foram 07; óbitos se mantém nos 05; houve uma queda nos casos suspeitos: 30; descartados apresentou diminuição, também, em 07.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Boletim epidemiológico de quinta-feira (18)

O município de Anapurus/MA, com uma população de 15.580 habitantes (Wikipédia), tem a frente de sua administração atualmente a prefeita profa. Vanderly Monteles, que juntamente com sua equipe de trabalho, não tem medido esforços no que diz respeito ao combate da disseminação da pandemia aos seus munícipes, com implantação de Centros de Atendimentos exclusivos para pacientes acometidos pelo Covid-19, como também aquisição de aparelhagem médico-hospitalar e medicamentos.

Atendimento na Zona Rural



Prefeitura recebendo doação da Aprosoja




Atendimentos nos procedimentos de clínico geral ao público 
no Posto de Saúde Sandro Mendes e Hospital Madalena Monteles


Reabastecimento de medicamentos

O isolamento social, recomendado pelos especialistas, ainda continua sendo o melhor remédio para evitar a contaminação da pandemia.

Saia de casa, somente em casos de necessidade! Use máscara!


Publicidade


sexta-feira, 19 de junho de 2020

ANAPURUS | Prefeita Profa. Vanderly Visita Obra da Reconstrução da Praça do Antigo Mercado Municipal


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 19.Junho.2020

A Prefeita de Anapurus, profa. Vanderly mesmo diante da situação de dificuldade que vem passando o município de Anapurus devido a Pandemia do COVID-19, apesar desse cenário de crise ela se diz feliz por está realizando mais uma obra para os anapuruenses e a comunidade do bairro Turi-I.

Nesta sexta-feira (19) a gestora do município, acompanhada de parte de sua equipe de governo esteve visitando o andamento dessa importante referida obra, que como podemos concluir pelas imagens estão bem adiantadas e em breve será entregue a população.






Essa é a terceira praça que a gestão da prefeita Vanderly está concluindo, sem falar nas outras obras de escolas inauguradas e em andamento.

*Com contribuição do Blog Primeira Mão


Publicidade


Abono do PIS/Pasep 2020/2021 Começa a Ser Pago no Próximo Dia 30/Junho

Quem não sacou o abono do calendário 2019/2020
poderá efetuar o saque

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 19.Junho.2020


O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2019 terá início no próximo dia 30 e término em 30 de junho de 2021, de acordo com informações do Ministério da Economia. Para os trabalhadores da iniciativa privada, vinculados ao Programa de Integração Social (PIS), a data de pagamento é no mês do nascimento. Já para os funcionários públicos, associados ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), é o dígito final do número de inscrição do Pasep.


Para ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração média de até dois salários mínimos e estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Publicidade

Neste ano, o abono traz uma novidade. Os trabalhadores com saques previstos para o ano de 2020 a partir de 30 de junho já vão ter o dinheiro creditado na conta, no caso correntistas da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Para os demais participantes, o abono estará disponível a partir de 16 de julho.

Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro recebem o PIS ainda este ano. Os nascidos entre janeiro e junho terão o recurso disponível para saque no próximo ano. Servidores públicos com o final de inscrição do Pasep de 0 a 4 também recebem este ano e as inscrições com o final de 5 a 9 ficam para 2021.

Calendário PIS

Calendário Pasep

Quem não sacou o abono do calendário 2019/2020 poderá efetuar o saque agora no calendário 2020/2021 ou em até cinco anos, sem a necessidade de determinação judicial, conforme estabelece o artigo 4º da Resolução 838 do Codefat. Dessa forma, correntistas da Caixa e do Banco do Brasil terão os créditos em conta disponíveis também a partir de 30 de junho e os demais trabalhadores poderão fazer o saque a partir de 16 de julho.

O valor do abono salarial será calculado na proporção um doze avos (1/12) do salário mínimo vigente na data do pagamento. No caso de falecimento do participante, herdeiros têm direito ao saque.

*Com informações do Ministério da Economia


Publicidade


ANAPURUS | Secretaria Municipal de Agricultura: Comunicado


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 19.Junho.2020


Publicidade


CHAPADINHA | Covid-19: Boletim Registra 53 Novos Casos; 2.074 Casos Suspeitos; 1.281 Considerados Curados ou Recuperados


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 19.Junho.2020

Secom

O boletim da Vigilância Epidemiológica contabilizou nesta sexta-feira (19/junho), 1.902 diagnósticos positivos de covid-19, são 53 novos casos em 24 horas e o número de curados ou recuperados aumentou para 1.281 em Chapadinha.

São 591 ativos e 1.281 considerados curados ou recuperados. Os casos suspeitos são 2.074 e 1.052 foram descartados.

A imagem pode conter: texto

O registro de óbitos continua em 30 entre os casos confirmados e 05 mortes suspeitas de covid-19.

Sobre os dados de evolução clínica o boletim traz 04 pessoas utilizando a rede hospitalar: 03 pacientes confirmados e 01 suspeito internados em leito clínico de isolamento na UPA, com ocupação de 19,04% das vagas disponíveis. Não houve registro transferência no período.


Publicidade


NINA RODRIGUES | Prefeitura Implanta Projeto que Levará Água de Qualidade para Zona Rural

Implantação do sistema de água no Povoado Lagoinha

Chapadinha (MA) - Sexta-feira, 19.Junho.2020


A Prefeitura de Nina Rodrigues iniciou mais uma obra de grande alcance e relevância social. Trata-se da implantação de sistemas de abastecimento de água em comunidades do município que integram o Projeto de Melhoria do Acesso a Água. Um amplo projeto que vai possibilitar o acesso a água de boa qualidade a uma grande quantidade de famílias que atualmente parecem com a escassez deste bem natural indispensável à vida humana.

Serão beneficiadas 12 comunidades predominantemente da zona rural do município sendo estas: povoados Baiana, Barreira Vermelha, Boa Vista, Mangueira, Pedra Grande, Santo Antônio, Volta do Mundo, José dos Pretos, Zorra, Serra Limpa, São Domingos (assentamento), e Lagoinha, na zona urbana.


Os recursos destinados à implantação dos sistemas de abastecimento de água nessas localidades foram viabilizadas pelo ex-deputado federal Sarney Filho, através de emenda parlamentar. Ao todo, serão investidos neste projeto de 'Melhoria do Acesso a Água' o valor de R$ 3.800.000,00 (três milhões e oitocentos mil reais).

A implantação dos sistemas de abastecimento de água foi iniciada pelos povoados Lagoinha e Serra Limpa, e gradativamente contemplará as demais localidades. E com isso, cerca de 80% dos povoados do município de Nina Rodrigues passaram a dispor de abastecimento de água fornecida através de poços artesianos.


Publicidade


CHAPADINHA | Covid-19: Prefeitura Determina Suspensão de Pagamento de Consignados de Servidores

A imagem pode conter: texto

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 19.Junho.2020

Secom

Atendendo pedidos dos servidores municipais e tendo por base leis nacionais e estaduais recentemente aprovadas, o prefeito Magno Bacelar determinou a suspensão de parcelas de empréstimo de crédito consignado descontado em folha de pagamento, enquanto durar o Decreto de estado de emergência relativo ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

A decisão visa minimizar as dificuldades financeiras da crise gerada pela pandemia. “Nós sabemos que os servidores não tiveram perdas salariais, mas o impacto da crise econômica atingiu muitas famílias. Filhos perderam o emprego ou tiveram o salário reduzido, famílias estão com negócios prejudicados e a vida ficou mais difícil pra todo mundo. Por isso o adiamento pode beneficiar os aposentados, os pensionistas e todos os servidores públicos neste momento de dificuldade”, disse o prefeito Magno Bacelar.

O adiamento inclui automaticamente todos os servidores ativos e inativos que têm descontos em folha, mas os funcionários públicos que preferirem manter os pagamentos deverão procurar a secretaria de administração para formalizar tal opção.


Publicidade


Arquivo do blog