WebNet

WebNet

sábado, 23 de novembro de 2019

Petrobras Anuncia Reajuste de 4% no Gás de Cozinha

Este é segundo aumento seguido no preço do gás
para botijões de 13 quilos em um mês

Chapadinha/MA - Sábado, 23.Novembro.2019


A Petrobras vai reajustar em 4% o preço do gás de cozinha para venda em botijão de 13 quilos, o mais usado por consumidores residenciais. O aumento será praticado a partir da próxima segunda-feira, dia 25. A companhia também aumentará o produto para venda em grandes botijões ou a granel em 0,6%, em média. O preço de venda nas refinarias da Petrobras representa cerca de 40% do preço final do botijão. O restante corresponde a margens de lucro e impostos.

publicidade

Este é segundo aumento seguido no preço do gás para botijões de 13 quilos, em um mês. Em outubro, a estatal anunciou alta média de 5%. Após cinco ajustes no ano (quatro aumentos e uma queda de 8,2%), o combustível tem alta acumulada de 4,8%. Os repasses para o consumidor dependem da política comercial de distribuidoras e revendedores.

A política de preços da Petrobras prevê o acompanhamento das cotações internacionais, usando médias de 12 meses, com o objetivo de evitar o repasse ao consumidor brasileiro de efeitos sazonais, como aumento do consumo durante o inverno no hemisfério norte.


publicidade


CHAPADINHA | Policial Militar à Paisana Age Rápido e Impede Suspeição de Assalto

O militar Sd. Araújo - que é integrante do grupo da
Força Tática do 16° Batalhão da Polícia Militar (BPM) 
abortou a ação criminosa

Chapadinha/MA - Sábado, 23.Novembro.2019


Na manhã deste sábado (23) um policial à paisana presenciou uma dupla de meliantes em atitude suspeita em um posto de combustível localizado próximo a entrada de acesso ao Residencial José de Souza Almeida ("Mil Casas").

O militar Sd. Weliton Araújo - que é integrante do grupo da Força Tática do 16° Batalhão da Polícia Militar (BPM) impediu a ação criminosa reagindo, e assim, evitando um suposto assalto.


Foram presos: Emerson Teixeira Carvalho, 19 anos;
e Francisco Teixeira dos Santos.


Contatos da PM/Chapadinha

Araújo nos repassou que estava passando no referido local quando notou os meliantes em atitude suspeita simulando um abastecimento na moto em que estavam. Um deles observou a aproximação do militar e tentaram ligar o veículo, e nesse momento o Sd. Araújo percebeu que o que estava de camisa vermelha (veja foto acima) estava armado com uma garrucha. Nesse momento, ele o abordou e foi dada voz de prisão à dupla e uma viatura da PM foi acionada para encaminhá-los para a Delegacia de Polícia de Chapadinha.


Contatos da Polícia Civil/Chapadinha

Arma de fogo (garrucha) apreendida


Na DP foi lavrado o Boletim de Ocorrência por porte ilegal de arma, e os presos estarão à disposição da justiça para as devidas providências.


"(...) Uma viatura foi acionada e fez a condução da dupla para a Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, onde os mesmos foram apresentados juntamente com: uma arma de fogo modelo cartucheira cal.32 cano cerrado; uma moto Honda Titan de cor preta de placa NNE 7022. 
Venho parabenizar a este bravo Policial que pela segunda vez prende indivíduos com arma de fogo em seus horário de folga, Policial compromissado com a manutenção da segurança publica e o enfrentamento a criminalidade, avante combatente, Parabéns!" 
- (trecho: Blog Sala Vipp)


publicidade




sexta-feira, 22 de novembro de 2019

CHAPADINHA | Três Pessoas Ficam Feridas Após Colisão Entre Motos

Fotomontagem: Blog do Alpanir Mesquita

Chapadinha/MA - Sexta-Feira, 22.Novembro.2019

Nesta quinta-feira (21) por volta das 18h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência de colisão entre motos no povoado Laranjeiras, localizado a 55km da sede Chapadinha. Como no momento não dispunha de ambulância para atender aos pacientes, o Maj Chevalier (Cmt da 5a CIBM) manteve contato com a diretoria do Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) na pessoa da Dra. Aparecida que encaminhou para o Sr. Rubens Júnior mobilizar os meios disponíveis e necessários para o atendimento ao contribuinte, não medindo esforços para dar o irrestrito e necessário apoio à equipe de Socorristas que seguiram na frente na Viatura AR-22 aguardando o transporte.



Chegando ao local, haviam 03 (três) vítimas com suspeita de TCE, suspeita de fraturas, hematomas e escoriações pelo corpo.

Foram realizados os atendimentos necessários e obedecendo aos protocolos adotados no Brasil, assepsia dos ferimentos, curativos compressivos e imobilização do membro inferior direito de uma das vítimas que sofreu fratura completa e transporte para a UPA.

Vítima 01: José Lima de Oliveira
Situação:Encontrava-se com hematomas em ambos os olhos, escoriações pelo corpo,corte no joelho direito, suspeita de TCE
 
Vitima 02: Maria Antônia Lopes da Silva
Situação: Encontrava-se com hematomas no rosto, escoriações pelo corpo, corte no joelho esquerdo, suspeita de TCE
 
Vitima 03: José Carlos Alves Delgado Júnior
Situação: Encontrava-se com hematomas no rosto, escoriações pelo corpo, fratura completa exposta na perna direita, suspeita de TCE

Guarnição de serviço 24 horas

Equipe de Serviço:

Ten Lenon
Sgt Albanyb
Sd Fernando
Sd José Lima
GCM Fernando

*Com informações da Ascom/5a CIBM


CHAPADINHA | Policiais Militares Recuperam 36 Aparelhos Celulares Tomado por Assaltante na Lojas Americanas


Chapadinha/MA - Sexta-Feira, 22.Novembro.2019


Na manhã desta sexta-feira (22.11) quando funcionários da lojas Americanas - em Chapadinha, abriam a loja, dois assaltantes de posse de armas de fogo renderam os mesmos e levaram consigo 41 (quarenta e um) aparelhos celulares daquele estabelecimento, além da quantia de R$ 60 (sessenta reais).

Contatos da PM/Chapadinha

Policiais Militares do 16º Batalhão foram acionados e informados que alguns dos aparelhos celulares estavam sendo rastreados pela central da loja, que repassou aos PMs a localização dos aparelhos.

Contatos da Polícia Civil/Chapadinha

Ao chegarem no local informado, foi constatado que se tratava da casa pertencente a Maurizan Gomes da Silva (o "Main") assassinado há pouco dias em Chapadinha, que fica localizada no bairro Recanto dos Pássaros, onde após buscas foi encontrado 36 (trinta e seis) celulares e um colete balístico.

publicidade

A policia já possui o nome dos suspeitos do crime mas não iremos informar para não atrapalhar as investigações policiais, os aparelhos e o colete foram apresentados na Delegacia de Polícia local para as providências cabíveis.


publicidade


terça-feira, 19 de novembro de 2019

CHAPADINHA | Mudança na URE: Prof. Francisco Barros é o Novo Gestor


Chapadinha/MA - Terça-Feira, 19.Novembro.2019


A Secretaria Estadual de Educação – SEDUC confirmou oficialmente na manhã desta terça-feira (19) a troca de comando na Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha. A ex-gestora Leodenis Baggio passa o comando da URE Chapadinha para Francisco das Chagas Carvalho Barros.

Francisco Barros (foto) é graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão, professor de Educação Física do 16º Batalhão de Polícia Militar e professor concursado das redes estadual e municipal de ensino.

Indicado pela deputada Thaysa Hortegal e pela ex-gestora Licinha Aguiar, Francisco Barros toma posse no cargo na tarde desta terça-feira (19).


publicidade


Petrobras Reajusta Gasolina em 2,8% nas Refinarias

Também houve reajuste de 1,2% no preço do óleo diesel

Chapadinha/MA - Terça-Feira, 19.Novembro.2019


A Petrobras reajustou na manhã desta terça-feira (19), no Rio de Janeiro, o preço da gasolina em 2,8% em suas refinarias. O último aumento do combustível ocorreu em 29 de setembro. Também houve reajuste de 1,2% no preço do óleo diesel.

O aumento foi no combustível vendido nas refinarias para os distribuidores, ou seja, os postos de gasolina. O valor final que o motorista pagará para abastecer seu carro dependerá de cada posto.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio da gasolina cobrado nos postos era de R$ 4,407 por litro, na última semana.

O valor teve majorações consecutivas nas últimas três semanas e acumula uma alta de 0,66% no período.


publicidade


Fiscalização da Venda de Agrotóxicos no Maranhão Será Intensificada


Acordo de cooperação técnica entre Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED/MA) e CREA/MA foi assinado na última quarta-feira (13)

Chapadinha/MA - Terça-Feira, 19.Novembro.2019

A fiscalização da venda de agrotóxicos será mais rigorosa a partir de 2020, graças a um acordo de cooperação técnica assinado entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED/MA) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MA), na manhã da última quarta-feira (13), na sede do CREA/MA, na Praia Grande. Atualmente, existem 560 estabelecimentos comerciais que vendem defensivos agrícolas registrados pela AGED, 1538 cadastros de agrotóxicos e 58 registros de prestadores de serviços.

De acordo com a diretora-geral da AGED, Fabíola Ewerton, apesar dos avanços consideráveis do Maranhão em relação à comercialização de agrotóxicos, com o registro dos estabelecimentos comerciais aptos para a venda, o acordo proporcionará avanços ainda mais expressivos, principalmente em relação à venda com receituário agronômico e a valorização de engenheiros e técnicos em agronomia.

A atuação do responsável técnico deixa de ser somente no papel e passa a ser uma responsabilidade de fato de estar dentro desses estabelecimentos, orientando a venda do agrotóxico. O agrotóxico só pode ser comercializado mediante receituário agronômico, emitido por um engenheiro agrônomo, que é fiscalizado como profissional pelo Crea. Então o trabalho de forma conjunta vai garantir resultados de qualidade para o agricultor que utiliza o agrotóxico”, explica Fabíola Ewerton.

Na prática, a venda de agrotóxicos deverá seguir preceitos semelhantes à comercialização de medicamentos em farmácias, que precisa ter um profissional farmacêutico no estabelecimento. Ainda este mês, serão realizadas reuniões para que seja montado um plano de trabalho, que deve ser começar a ser implantado a partir de 2020.

Para o presidente do CREA/MA, Berilo Macedo, o termo de acordo é um marco importante, tanto para o Conselho quanto para a Agência. “Tivemos várias reuniões técnicas para chegar a esse momento, e, a partir deste termo, vamos avançar bastante na fiscalização do uso de agrotóxicos. Vamos fazer um trabalho que garanta que esse tipo de produto está sendo aplicado com todo o controle e qualidade. O nosso papel é em defesa da sociedade, tanto do Crea quanto da AGED. E, a partir desse acordo, o nosso profissional poderá cumprir efetivamente o seu papel”, destaca Berilo Macedo.

Segundo o subsecretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, Sérgio Delmiro, o termo de cooperação vai contribuir no combate ao uso indevido de defensivos agrícolas no campo, trazendo maior segurança em relação ao que é produzido no Maranhão. “Com essa ação conjunta, a gente fortalece a ação direta dentro do campo e favorece para que nossos produtos e a nossa produção tenha uma responsabilidade técnica mais atuante e mais próxima da produção”, enfatizou.

Também participaram da assinatura do acordo a diretora de Defesa e Inspeção e Sanidade Vegetal da Aged, Antônia Lúcia Malheiros, superintendente de Fiscalização do Crea, Wesley Assis, além de engenheiros e técnicos em Agronomia.



publicidade


Acabou o Gás? Peça seu Botijão na CHAPADINHA GÁS - Revendedor Autorizado Liquigás - Marca Líder em Qualidade!


Chapadinha/MA - Terça-Feira, 19.Novembro.2019

Conteúdo Publicitário

O botijão de gás não avisa quando vai acabar e é um transtorno quando isso acontece logo naquele momento em que você está terminando de preparar o almoço, não é mesmo? Pensando em facilitar a vida de quem usa gás de botijão, a CHAPADINHA GÁS - Revendedor Autorizado Liquigás - Marca Líder em Qualidade! - disponibiliza pra você seus contatos ( Centro e Bairro Areal) para um atendimento bem mais rápido e eficiente!


O cliente pode pagar com cartão (crédito/débito) ou em dinheiro, direto ao entregador.

Além do botijão 13kg, temos botijões de 5, 8 e 45kg. Atendimento de primeira e certeza de Entrega Rápida. Peça o seu gás aqui!

FIQUE POR DENTRO

Botijão de Gás P5 - Portátil ou Residencial Pequeno

O botijão de gás de cinco quilos, também chamado de botijão P5, é utilizado com regulador de pressão em fogareiros de uma ou duas bocas e em fogões residenciais. Sua instalação e manuseio são semelhantes aos do botijão de 13 quilos e, por isso, ele é uma opção para consumidores que utilizam menor quantidade de gás. O botijão P5 tem algumas vantagens sobre o botijão P13: como o formato mais comum das cozinhas residenciais, pois ocupa menos espaço, é mais leve e fácil de transportar.

Botijão de Gás P8

Conheça o botijão de 8 Kg (P8). O P-8 é o novo membro da linha de produtos da Liquigás para consumo residencial, tem capacidade para 8 kg de GLP e a aparência é a mesma do P13, só que um pouco “mais estreito".

O objetivo deste lançamento é atender principalmente as pessoas que demandam pouco consumo de gás. Em geral, isso ocorre em residências com apenas uma pessoa ou casal, em que ambos trabalham, almoçam fora e raramente preparam seu alimento no fogão. O novo produto pode ser também uma alternativa de botijão reserva nas residências.

O P8 também é ideal para a parcela da população de mais baixa renda, que busca um produto mais barato para atender suas necessidades

Botijão de Gás P13 - Botijão Residencial Padrão

O botijão de gás de 13 quilos, também conhecido como botijão de gás P13, é o gás de cozinha comum amplamente utilizado nos fogões residenciais em todo país. Seu principal uso está no preparo de alimentos e é altamente seguro!


publicidade


AGED: Unidade Regional de Chapadinha Realiza Treinamento na Rotina de Abate em Frigorífico


Chapadinha/MA - Terça-Feira, 19.Novembro.2019

A AGED/Unidade Regional de Chapadinha realizou treinamento de procedimento técnico administrativo na rotina de abate no estabelecimento E. R. Lopes Frigorífico registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) de nº 0058, localizado na cidade de Tutóia - município distante 210 km de Chapadinha.


O treinamento foi acompanhado pelo Fiscal Estadual Agropecuário, Francisco Alberto Júnior e pela Chefe da Unidade Regional de Chapadinha, Solany Domingues.



Durante a inspeção, a fiscal responsável Cleide Selma abordou ante e post-mortem, linhas de inspeção de carcaças e vísceras, causas de condenação e preenchimento de documentos oficiais da rotina de estabelecimento de abate.


A atividade promovida pela Diretoria de Defesa e Inspeção Animal visa dar o suporte necessário aos fiscais que ficaram responsáveis pela inspeção em abatedouros frigoríficos, garantindo assim, a oferta de alimento seguro à população maranhense.


publicidade


Em Chapadinha, Abasteça no 'Posto Sanção 03' – A Qualidade Faz a Diferença!!!


Chapadinha/MA - Terça-Feira, 19.Novembro.2019
Conteúdo Publicitário

Abasteça com qualidade, onde seu carro/moto merece os melhores produtos e serviços – Combustíveis e Lubrificantes. Venha para o Posto Sanção 03 – A Qualidade Faz a Diferença!

Avenida Raimundo Oliveira, 230/A - Bairro Areal / Chapadinha-MA.


publicidade


CHAPADINHA | Alunos da Rede Municipal de Ensino Visitam Museu da UFMA

A imagem pode conter: 21 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, criança e atividades ao ar livre


Chapadinha/MA - Terça-Feira, 19.Novembro.2019

Secom - *com edição do ChapadinhaSite


Com o apoio da Prefeitura de Chapadinha em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, alunos da rede municipal de ensino estão participando de aulas práticas por meio de um projeto educacional desenvolvido pelo professor de zoologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Ricardo Santos, que envolve a participação de escolas em aulas práticas de zoologia e visita ao Museu de História Natural do Leste Maranhense. Além de aulas práticas, o projeto também inclui a visita e acompanhamento do professor nas atividades em escolas da rede municipal e auxílio na disciplina.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 5 pessoas

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área interna


"Estamos trabalhando com a integração das disciplinas e de instituições públicas e federais, com a ideia de que estes alunos ampliem seu horizonte e com essa visão entendam a importância de preservar nossa fauna e conhecer mais sobre nossa região, fazendo com que esse conceito ultrapasse os muros da escola e chegue até suas casas" - pontuou a secretária municipal de Educação, profa. Vânia Cristina.


publicidade


CHAPADINHA | Prefeitura Realiza Semana de Atividades Sobre a "Consciência Negra"


Chapadinha/MA - Terça-Feira, 19.Novembro.2019

Secom - *com edição do ChapadinhaSite

A prefeitura de Chapadinha por meio da Secretaria de Municipal Igualdade Racial,  realizou nesta segunda-feira, dia 18, no auditório da Biblioteca pública, a abertura da "Semana Municipal da Consciência Negra". O secretário municipal de Igualdade Racial, Manoel Almeida ressalta a grande importante dos terreiros de umbanda de Chapadinha e da conservação dos mesmos.




O evento deste ano fez alusão ao 'Dia Municipal dos Terreiros' (Decreto Municipal n. 015/2019) com a certificação e registro de patrimônio cultural imaterial municipal 14 terreiros de umbanda, um benzedeiro e dois tambores de crioulas local.







O registro cultural está assentado no livro de Registro das Formas e Expressão Cultural Afrobrasileira do Município de Chapadinha n. 01 sob a regulamentação com base no Art. 215, Art. 216, Art. 231 da CF88; Art. 68 da ADCT-CF88; Leis Municipais n. 1.298/2018 e 1.174/2013 e pelo Decreto Municipal n. 015/2019, incisos XI, XII, Parágrafo Segundo.




É a prefeitura de Chapadinha valorizando a arte e a cultura dos povos tradicionais e combatendo o preconceito.


publicidade


Arquivo do blog