WebNet

WebNet

sexta-feira, 7 de junho de 2013

AFONSO CUNHA: Escolas da rede municipal celebram o Dia do Meio Ambiente


Do Portal Afonso Cunha

O dia mundial do meio ambiente foi marcado por uma série de atividades em todas as unidades da rede municipal de educação de Afonso Cunha. A celebração começou oficialmente dia (05), que contou com a participação da secretária de Educação, Zizete Figueredo, de professores, diretores e alunos da rede municipal de ensino.
Foto: Escolas da rede municipal celebram o Dia do Meio Ambiente em Afonso Cunha.
As crianças prepararam mudas para a plantação e participaram de atividades culturais, como a importância da preservação do meio ambiente. O bosque da leitura, que tem o objetivo de unir cultura e natureza, também foi explorado pelos professores (as).
Uma passeata foi organizada nas principais ruas da cidade com cartazes, faixas, painéis, músicas, poemas e distribuição de mudas em prol da conscientização do dia mundial do meio ambiente.

Administração: José Leane Pinho Borges

Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha Iniciará Campanha Nacional Contra a Pólio Neste Sábado (8)


Por: Lidiane Reinaldo - Ascom/Sec.Mun. de Saúde

A Campanha Nacional contra a Poliomielite, foi lançada na última terça-feira (04), em Brasília, pelo Ministério da Saúde. Com parceria das secretarias estaduais e municipais de Saúde, a meta é vacinar 12,2 milhões de crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, o que corresponde 95% da população alvo de 12,9 milhões de crianças no país.

A Prefeitura Municipal de Chapadinha por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já estar se mobilizando para o dia “D” da Campanha, que será realizado neste sábado (08). A distribuição das vacinas no município já foi realizada a todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (Postos de saúde), tanto do município quanto da zona rural.

A estimativa populacional da Campanha contra a Pólio em Chapadinha é de 7.798 crianças, tendo o município que atingir 95% desse público. É importante reforçar que os pais não devem esquecer-se de levar a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança. As campanhas de vacinação é um estímulo para se manter em dia as vacinas das crianças, e protegê-las contra a pólio.

A campanha Nacional contra a Poliomielite vai até  o dia 21 de junho. Proteja seu filho contra a pólio, procurando um posto mais próximo de você.

A doença- A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1,2,3). É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no  intestino nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, cefaléia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.
Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas em um mesmo local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

AFONSO CUNHA: Prefeito José Leane conquista mais obras para o município




Uma proveitosa reunião com o Secretário de Estado de Infraestrutura,  Luis Fernando, o prefeito do município de Afonso Cunha, José Leane de Pinho Borges (PMDB), conquista a garantia da avenida de acesso ao Hospital Municipal, no bairro Trizidela. Nos quatros cantos da cidade é possível se ver uma obra do Governo Democrático e Popular!



LUTO: Morre o Empresário SANÇAO VERAS Aos 88 Anos



É com muito pesar que informamos o falecimento do sr. SANÇÃO CAETANO VERAS, aos 88 anos, ocorrido na manhã desta sexta-feira, por volta das 5h, na UDI, na capital São Luis, em decorrência de complicações de saúde.

Sanção foi um dos mais bem sucedidos empresário de Chapadinha e Região. Era o patriarca de uma família de empresários que atuam no ramo de postos de combustíveis e auto peças e distribuição de gás de cozinha  (Grupo  Alvorada, Nacional Gás, Liquigás, Postos Chapadinha).

O corpo do empresário deve chegar a Chapadinha no início da tarde e será velado na residencia da família, na avenida Senador Vitorino Freire, no Bairro Terras Duras.


À Família enlutada, nossas sinceras condolências...

*Com colaboração do Blog do William

quinta-feira, 6 de junho de 2013

AFONSO CUNHA: Prefeitura Realizou Posse dos Concursados



O prefeito de Afonso Cunha, José Leane de Pinho Borges (PMDB), efetuou mais uma etapa de nomeação de servidores aprovados em concurso público realizado no ano de 2009. Empossados e prontos para assumirem seus devidos cargos, os concursados assinaram seu termo de posse na segunda-feira (03).

A Solenidade de Posse dos Concursados do 3º Edital de Convocação que foi realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Administração. A solenidade aconteceu no gabinete da Administração e contou com a presença de autoridades locais e todos os concursados, foram convocados 23 candidatos aprovados, mas só 17 compareceram.


O prefeito José Leane parabenizou todos os concursados e desejou “que todos possam cumprir seu dever com respeito e amor a sua profissão. Desejamos boas vindas, aos mais novos servidores públicos e boa sorte nesta nova etapa, e a partir deste momento voces já estão fazendo parte da administração, Concluímos mais uma etapa de chamamento e isso nos deixa feliz. Sabemos que muitas dessas pessoas aguardavam há muitos dias para exercer a função que por ele foi conquistada. Acreditamos que brevemente serão chamados mais servidores aprovados para tomar posse, conforme a necessidade de empossar mais...” disse o prefeito.













AFONSO CUNHA: I Oficina de Jogos e Brincadeiras



A primeira oficina de Jogos e Brincadeiras foi realizada nesta quarta-feira (04), no Telecentro Municipal em Afonso Cunha/MA, realizada pelas professoras Elizandra da Luz Costa e Francisca das Chagas Marques para os professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental da rede pública municipal do município, com parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Secretária Zizete Figueredo Pereira da Silva.

Os jogos são atividades ricas em situações imprevistas, à quais o indivíduo tem que responder  prontamente assumindo responsabilidades e riscos.


Devemos, no entanto, nos precaver de uma interpretação exclusivamente utilitária do jogo como instrumento educacional, possível de transferência para outras disciplinas escolares ou, ainda a situações relativas a convivência na comunidade.

Jogo, para criança, não é uma atividade do passado ou futuro, mas do presente do “agora”, da realidade criada por suas características. O jogo é uma atividade representativa/itinerante, e não apenas imaginária, um misto das vivências concretas com a fantasia (imaginário).

O jogo é fator de desenvolvimento do ser humano, um meio de interação entre os participantes, no qual a criança expressa seus comportamentos e valores.

Assim o foco da intencionalidade educativa  desta oficina de jogos é mobilizar os professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental na busca do conhecimento, para que eles possam proporcionar uma educação de qualidade a seus alunos, com os seguintes objetivos:

- Resgatar valores humanos como amizade, cooperação, solidariedade e respeito:
- Favorecer a interação entre os alunos e o meio ambiente;
- Construir regras, normas e atividades positivas;
- Ampliar as oportunidades de desenvolvimento psicomotor, cognitivo e socioafetivo;
- Formar cidadãos críticos, participativos e cientes do seu papel na sociedade, visando a torná-la mais justa e democrática.



Prefeitura Inícia Aulas Práticas do Projovem Trabalhador


Ascom/PMC


Teve início nesta segunda-feira (3) as aulas do Projovem Trabalhador, do governo federal em parceria com o governo municipal, que tem como objetivo ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, permitindo o seu reingresso no processo educacional, recebimento de qualificação profissional e acesso às ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte, cultura e lazer.

Ao todo são oferecidos cinco cursos: Administração (2 turmas); Serviços Pessoais (Beleza-4 turmas); Hospitalidade e Turismo (2 turmas); Construção e Reparo (3 turmas) e Alimentação (3 turmas).

Centenas de alunos estão participando do programa que estava desativado e volta com força total. “Estamos conseguindo resgatar aos poucos os alunos que estavam afastados. Isso devido a credibilidade e confiança do programa. A sociedade tem sido uma grande parceira nesse empreitada, onde nossos jovens estão sendo muito bem acolhidos pelas empresas, escolas, etc”- declarou a coordenadora do programa, Rosenir Monteiro.




quarta-feira, 5 de junho de 2013

AFONSO CUNHA: PREFEITO JOSÉ LEANE EMPOSSA NOVOS CONCURSADOS


O Prefeito de Afonso Cunha José Leane-PMDB realizou na última segunda-feira (03) a nomeação de servidores aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura ainda em 2009.

Ao todo, 23 candidatos aprovados no certame foram convocados a comparecer na Secretaria de Administração para receber seu termo de posse e passar a integrar oficialmente o quadro de servidores municipais. Ao falar sobre o ato o Prefeito felicitou os nomeados e disse que a política de valorização dos servidores perpassa pelo Concurso Público.
 
Legalmente o concurso é a forma pela qual o servidor entra no serviço público, isso por conta do mérito de está assumindo uma vaga galgada pelo esforço pessoal. Parabenizamos aos novos empossados, felicitando pela conquista e desejando bom trabalho, pois acreditamos que cada um, do seu jeito e na sua função contribuirão e muito para a construção de uma cidade cada vê melhor”, disse ele.

Estiveram presentes na solenidade secretários municipais e vereadores.

Extraído do Portal Gaditas
Com contribuição do Portal Afonso Cunha


Administração: José Leane Pinho Borges


ATENÇÃO: ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA BARRACAS DA FESTA JUNINA DE SÃO JOÃO, EM CHAPADINHA


A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria de Cultura, abriu as inscrições para os interessados em montar barracas na Praça do Povo, durante as Festas Juninas.


As inscrições estão sendo realizadas, a partir desta quarta-feira (4) na Secretaria Municipal de Cultura, localizada no prédio da Prefeitura.



Ascom/PMC

terça-feira, 4 de junho de 2013

Prefeitura de Chapadinha Realiza Abertura da 4ª Semana de Meio Ambiente



A prefeitura de Chapadinha, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e apoio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAS) iniciou nesta terça-feira (4) a 4ª Semana de Meio Ambiente. Com o tema CHAPADINHA - AÇÕES PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL o evento tem por objetivo despertar a consciência da população quanto aos problemas ambientais na cidade.

Há mais de três anos sem espaço para esse tipo de discussão, a abertura da Semana de Meio Ambiente reuniu representantes do poder público, executivo, legislativo, empresários, sociedade civil organizada, associações, estudantes, professores e pesquisadores para importante discussão sobre as tomadas de decisões consciente sobre a importante preservação do meio ambiente.

Até sexta-feira (7) a população terá a oportunidade de dá sua contribuição quanto as alternativas viáveis e ações que podem ser promovidas na cidade em busca de melhoria na qualidade de vida.


PROGRAMAÇÃO

Local 1° Dia: Auditório central da UFMA
04/06/2013 - Manhã
8:00 às 8:30 Credenciamento
8:30 às 9:00 Cerimônia de abertura
9:00 às 9:30 Coffee break
9:30 às 10:30 Palestra I – Combate aos crimes ambientais
Palestrante: Ten. Daniel Holanda dos Santos (Batalhão de Policiamento Ambiental – BPA)
10:30 às 12:00 Palestra II – Responsabilidade ambiental
Palestrante: Samuel Farias - UFSE

04/06/2013 - Tarde
14:00 – 15:30 Palestra I- Economia Verde
Palestrante: Telmo José Mendes – SEMA/UFMA
15:30 – 15:45 Coffee break
15:45 – 17:30 Palestra II: Processo de Licenciamento Ambiental
Palestrante: Eng. Agr° Alex Cardoso (Sec. Mun. de Meio Ambiente)

Local 2° Dia (manhã): Auditório central da UFMA
05/06/2013 - Manhã
Mesa Redonda – Panorama Ambiental de Chapadinha
8:00 às 8:45 Palestra I- Diagnóstico ambiental do município de Chapadinha (coletânea de informações)
Palestrante: Sérgio Delmiro (Gescon QSA)
8:45 às 9:30 Palestra II- Legislação aplicável
Palestrante: Eng. Agr° Alex Cardoso (Sec. Mun. de Meio Ambiente)
9:30 às 9:45 Coffee break
9:45 às 10:30 Palestra III- Saúde Pública (vetores urbanos)
Palestrante: Prof. Dr. Cláudio
10:30 às 11:15 Palestra IV– Reciclagem
Palestrante: Acadêmico da UFMA
11:15 às 12:00 Debates

Local 2° Dia (tarde): Auditório da Prefeitura Municipal de Chapadinha

05/06/2013 - Tarde
14:00 – 15:30 Apresentação da Proposta de Lei do Sistema Municipal de Meio Ambiente
Palestrante: Alex Cardoso (Sec. Mun. de Meio Ambiente)
15:30 – 15:45 Coffee break
15:45 – 17:30 Discussão da Proposta de Lei do Sistema Municipal de Meio Ambiente
Mediadores: Alex Cardoso (Sec. Mun. de Meio Ambiente)
Antônio Guedes de Paiva Neto (Controlador Geral do Município de Chapadinha)
05/06/2013 – Tarde (Eventos Paralelos)
14:00 às 17:00 EVENTO I - Inicio dos trabalhos na Rede Municipal de Ensino
Atividades: Exposição dialogada de vídeos socioambientais; palestras com temas de educação ambiental e atividades culturais.
Locais: Escola CAIC, Escola Agostinho Ribeiro, Escola Nossa Senhora das Dores, Escola Aparecida, Escola Oliveira Roma.
14:00 às 17:00 EVENTO II: Minicursos
Local: Universidade Federal do Maranhão

Local 3° Dia: Atividades paralelas ocorrendo simultaneamente em vários locais do Município

06/06/2013 – Manhã e Tarde (Eventos Paralelos)
8:00 às 12:00
14:00 às 17:00 EVENTO I - Atividades da Rede Municipal de Ensino
Atividades: Exposição dialogada de vídeos socioambientais; palestras com temas de Educação Ambiental; e atividades culturais.
Locais: Escola CAIC, Escola Agostinho Ribeiro, Escola Nossa Senhora das Dores, Escola Aparecida, Escola Oliveira Roma.
EVENTO II: Minicursos
Local: Universidade Federal do Maranhão

Local 4° Dia (manhã): Praça do Povo

07/06/2013 - Manhã
8:00 às 11:00 EVENTO I: Plantio de mudas com comunidade escolar (Arborização da Praça do Povo)
Exposição em Banner de Trabalhos de Pesquisa
Local: Praça do Povo

Local 4° Dia (tarde): Auditório da Prefeitura Municipal de Chapadinha
07/06/2013 - Tarde
14:00 – 15:30 Palestra I- Água: Uso racional de um recuso sob ameaça
Palestrante: Roberval Soares Lima – CAEMA
15:30 – 15:45 Coffee break
15:45 – 17:30 Palestra II: Programa ECOCEMAR
Palestrante: CEMAR
17:30 Cerimônia de encerramento















Realização:
Prefeitura Municipal de Chapadinha
Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMAM

Apoio:
Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Estadual de Meio Ambiente

Nonato Baleco Responsabiliza Roseana por Falta de Segurança em Chapadinha



O presidente da Câmara, Vereador Nonato Baleco (PDT), durante sessão que debatia os problemas da segurança pública de Chapadinha responsabilizou diretamente a governadora Roseana Sarney pela falta de efetivo da Polícia Militar em Chapadinha e Região.

O vereador Eduardo Sá PRTB usou a Tribuna para falar sobre os altos índices de criminalidade que o município vem enfrentando e pediu que o município realizasse concurso público aumentar o efetivo de guardas municipais.

Logo depois o vereador Nonato Baleco utilizou a Tribuna e declarou: "Quem não vem cumprindo suas funções é o Governo da Dona Roseana Sarney", disse.


*Com informações do Blog da professora Jane Andrade


URBANO SANTOS: Banco do Nordeste/Chapadinha Realiza Agencia Itinerante com Apoio da Prefeitura



Nessa última semana de maio foi realizado a agência itinerante BNB, com apoio da prefeitura municipal e organização da Secretaria Municipal de Agricultura, onde a agência de Chapadinha, representada pelos senhores Rildo Macedo (agende de desenvolvimento) e Ronilson Araujo (gerente de negócios Pronaf), apresentaram o programa pra a recuperação da capacidade de investimento no setor rural - lei 12.716/2012 - regulamentada pela resolução cmn 4.147. alterada pela resolução 4.210/2013.

Foram ainda apresentados o programa do Pronaf Estiagem, e condições e benefícios da nova operação.





Arquivo do blog