WebNet

WebNet

sábado, 15 de janeiro de 2011

Chapadinha Ganhará Calçadão no Centro Comercial

Segundo informa o Blog do William Fernandes, assim como nas cidades grandes e na maioria das cidades médias, Chapadinha terá um calçadão no centro comercial. De acordo com a prefeita Danúbia Carneiro, o calçadão será construído na Avenida Oliveira Roma (foto), onde estão localizadas muitas lojas de departamento da cidade.

O trecho a ser transformado em calçadão vai do semáforo da Praça Coronel Luís Vieira, até o canto onde fica o Banco Bradesco. Bicicletas, carros e motos ficarão proibidos de circular pelo calçadão, e até mesmo, de atravessá-los pelas ruas transversais, que servirão apenas para estacionamento de veículos.

Com a implantação do calçadão na Oliveira Roma, haverá grande mudança nos trânsito no Centro de Chapadinha. O Departamento Municipal de Trânsito já tem um projeto objetivando grandes transformações na circulação de veículos em toda a cidade. Haverá, inclusive, um sistema de transporte coletivo.
Materia resumida. Leia mais no Blog do William Fernandes

Chapadinha perde R$ 17 milhões do PAC

O município de Chapadinha perdeu R$ 17 Milhões do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC), que seriam para melhorar o serviço de abastecimento de água no município. Tudo por culpa que a Caema que havia elaborado um projeto para a captação de água em poços, contudo esqueceu de promover a desapropriação por interesse público do terreno onde seriam perfurados os poços. O dono do terreno entrou com uma ação na justiça, não houve acordo em relação ao preço exigido.

Sem poços não se pode falar em água, mas no Maranhão tem projeto até para terreno na Lua. Basta falar com Aldenor Rebouças como sempre faz Nelson Frota.

A Caema que há dias deixa a população de São Luís sem água, idealizou a formação de uma represa para não perder os recurso, contudo o tempo passou e o projeto sequer foi iniciado. 
 
Matéria resumida. Leia-a na íntegra no Blog do Cesar Bello

O PT reune-se com a gestão municipal para discutir o SINE


Membros do Partido dos Trabalhadores - PT, do município de Chapadinha, conforme anunciado no Blog do Braga, reuniram-se com a prefeita Danúbia e Magno Bacelar para abordar dois pontos de pauta: a situação do SINE (Sistema Nacional de Emprego) e a realidade deficitária da gestão municipal. 

O encontro ocorrera na sede do SINE, no centro da cidade, das 18 às 20 horas, desta sexta-feira, 14. 

Primeiramente, quanto ao SINE, os membros do PT explanaram que para que o órgão estadual funcione em Chapadinha é necessário apoio estrutural da prefeitura, o que não estava ocorrendo a contento. Chapadinha poderia perder o SINE caso não houvesse uma atenção maior por parte do Poder Público Municipal. A gestora e Magno comprometeram-se em providenciar melhorias para o SINE. 
Por sua vez, os membros do partido discorreram sobre os principais pontos deficitários do governo de Danúbia. 

Dentre os principais foi apontada a situação da saúde, especialmente das ambulâncias. 

Outro ponto problemático é o das estradas da zona rural. 

Ainda, a falta de organização de um protocolo junto a seu gabinete, além de uma agenda desorganizada foram pontos apontados também. 

A gestora comprometeu-se a melhorar a situação das ambulâncias, mas não tinha como resolver o problema da saúde devido a uma crise nacional no setor. Já está trabalhando em uma reformulação em sua gestão até o final de Janeiro, o que inclui mudanças na saúde. 

Quanto às estradas da zona rural, afirmou que não dava para ajeitar todas, mas se reuniria com membros do PT e explanaria os recursos disponíveis no orçamento até o final de seu mandato e, daí, buscaria uma gestão participativa. 

Já no que diz respeito à sua agenda e ao protocolo, reconheceu ser este um problema pequeno para persistente em sua gestão, mas que tratará disso com mais atenção. 

Efetivamente, o que ficou acertado junto à gestora foram compromissos por parte dela em melhorar a estrutura do SINE, o que esperamos que ocorra, pelo bem de nossa sociedade. 

O PT espera ter suas reivindicações atendidas e que não haja uma decepção quanto ao clima de cordialidade e compromisso predominantes no encontro.  


Antes do encontro, ao meio dia, o partido reuniu-se previamente (foto acima) para decidir os pontos de pauta e os posicionamentos em linhas gerais frente à gestora. 

Vale lembrar que o SINE é uma agência que promove um cadastro nacional de empregos, além de ser o canal para a aplicação do Programa Primeiro Emprego, em Chapadinha.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Secretária Enir Esclarece Mudanças no Quadro de Diretores de Escolas Municipais

A Secretária de Educação do Município, Enir Ferreira Lima (foto), esclareceu as mudanças no quadro de diretores de escolas da rede municipal de ensino que vinham sendo alvo de boatos e comentários maliciosos. 

Segundo Enir, o que aconteceu foram mudanças de locais de trabalho ou de funções dentro da própria estrutura da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Ainda de acordo com ela nenhum diretor perdeu vínculo empregatício com o município. “Tínhamos diretores que estavam dez anos na mesma escola, e o que fizemos foi um remanejamento ou um rodízio buscando melhorar o desempenho”, afirmou.

Para a maioria dos diretores, conforme informou Enir Lima, o que houve foi mera mudança de uma escola para outra, com a mesma função e vencimentos. Já um número menor deixou cargos de direção em escolas e passaram atuar como supervisores. 

O que a gente quer deixar claro é que não está havendo demissões de diretores, apenas remanejamentos que têm por objetivo melhorar o desempenho das escolas, dos profissionais e a qualidade do ensino“, esclareceu a secretária Enir Lima. 

Danúbia anuncia mudança na Secretaria Municipal de Cultura e no HAPA


A prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, reuniu-se pela manhã desta sexta-feira (14), em seu gabinete, com quase todos os secretários municipais para tratar de assuntos administrativos e também anunciar algumas mudanças. Além dos secretários e de alguns assessores, participou da reunião, o deputado estadual Magno Bacelar (PV).
 
A prefeita anunciou uma série de obras que serão realizadas em Chapadinha, ao longo de 2011, e conclamou a todos os secretários para que se empenhem ao máximo para que tudo seja realizado a contento e dentro do mais alto padrão de organização.
 
 
O deputado Magno garantiu apoio total à administração e disse que não medirá esforços para trazer recursos a Chapadinha e aos municípios que depositaram confiança nele. Ele lembrou que a prefeita enfrentou muitas dificuldades nesses dois primeiros anos, como a crise mundial de 2009 e as perseguições políticas em 2010, mas que, a partir deste ano, as coisas vão melhorar bastante e Chapadinha terá muitos motivos para comemorar.

Mas para que tudo isso venha a dar certo, é necessário que todos dêem as mãos, em prol de uma  administração coesa, em benefício do nosso município”. Ressaltou Bacelar.

No fim da reunião, a prefeita anunciou as mudanças. Na Secretaria da Cultura, Danúbia nomeou a professora Eney Ponte.  Ex-secretário, jornalista William Fernandes será destacado para a área de comunicação. A outra mudança foi na saúde. O Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar – HAPA, tem nova diretora administrativa. A enfermeira Josi Rodrigues de Sousa, 28 anos, assume no lugar de Cardemária Araújo.

Danúbia disse que novas mudanças ocorrerão em outros setores, mas que serão anunciadas posteriormente.

ASCOM-PMC

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Petista Herbert Lago Recebe Convite do PSOL Local

 
Como já é de praxe, o poeta e escritor chapadinhense Herbert Lago Castelo Branco, que reside na capital federal Brasília-DF, esteve em Chapadinha durante o mês de dezembro, para duas ocasiões especiais junto à família: comemorar as festividades de final de ano e os aniversários, seu e de sua mãe.
 
Herbert, que também é blogueiro (www.herbertlago.blogspot.com) aproveitou  sua estada em sua cidade natal para dar uma organizada em sua Biblioteca Alternativa (situada na Rua do Comércio - Centro) e manteve contatos com amigos e militantes políticos, assim como ele. 
 
Dentre os encontros, podemos destacar o com o presidente do diretório municipal do PSOL, Valdir Alexandre, que aconteceu no dia 11 de dezembro último, no Parque Aquático Torre do Sol. Na verdade o encontro foi casual, pois naquele dia Herbert foi à área de lazer levar sua esposa e um neto para curtirem as maravilhas que o Torre do Sol oferece; e enquanto esses dois se divertiam, ele conversava com o amigo. 
 
Indagado, por mim (Sousa Neto) que presenciei o encontro, sobre a conversa, Herbert Lago destacou:  "Ele me fez um convite para me filiar no PSOL, o que considero normal nos corredores da política; disse-lhe que eu era filiado ao PT, que tenho afinidade com os ideais do PSOL e que na política não devemos fechar as portas porque tudo é possível e que todo empenho deve ser feito para apresentar um projeto de governo diferente do que está sendo apresentado e assegurar um novo caminho para Chapadinha."

A conclusão da conversa ficou para um segundo capítulo.

CEMAR Retira Postes de Área de Lazer na Zona Rural

Equipe da cemar retirando os postes do campo de futebol

A comunidade do Inhambu, situada a 30 km da sede, reclama da ação da CEMAR contra um campo de futebol da localidade. 

Depois de assistirem, sem que tenham autorizado, a área do campo de futebol servir de depósito de postes e outros materiais, pela empresa responsável pela execução do Programa Luz Para Todos, os moradores utilizaram seis postes para a iluminação de uma área de lazer no mesmo campo de futebol. Além dos postes, pessoas da comunidade, composta em maioria por pequenos agricultores, se cotizaram para a aquisição do restante do material e mão de obra necessários.

A intenção da comunidade seria negociar os postes com o Programa Luz Para Todos, levando em conta a utilização do espaço para depósito do material e sobre o consumo de energia os moradores informaram que deixaram tudo pronto a colocação de medidores.

Viatura da Polícia Militar acompanhando a ação

Mas, no final do ano passado a comunidade foi surpreendida com a repentina retirada dos postes por parte da Companhia Energética do Maranhão. Segundo os moradores, sem ordem judicial e com escolta ostensiva da polícia militar, uma equipe da empresa chefiada por um funcionário identificado por Lino, colocou os postes abaixo, alegando que estes teriam sido fixados no local sem prévia autorização da CEMAR. 

Os moradores ainda tentaram negociar no momento da retirada e reafirmaram a intenção pagar tanto pelo material quanto pelo consumo de energia, mas a derrubada dos postes terminou acontecendo, e a comunidade – além do prejuízo com mão de obra da colocação, que envolveu técnicos e foi feita dentro dos padrões exigidos - ainda reclama de danos em refletores, reatores, lâmpadas e outros materiais, como conseqüência da ação considerada violenta. 

Depois de concluída a retirada, os dois caminhões, uma camioneta da empresa e a viatura policial foram embora deixando os seis postes junto com os mais de duzentos que ali se encontram abandonados.

Protesto da Comunidade do Ihambu

Dias após, os moradores fizeram uma manifestação pedindo ajuda da sociedade e reclamaram das autoridades a obrigação de promover o lazer e prática de esporte, diante da grande ironia de que tenha partido de uma concessionária de um serviço público tamanha insensibilidade com a questão.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

BCC Notícias

A banda Oz Tekilas, que se apresenta pela primeira vez em Chapadinha, fará a primeira de várias prévias que o Bloco BCC pretende fazer até o Carnaval 2011.

A swingueira acontece no próximo sábado, dia 15, no ESPAÇO BCC. Vai ser uma festa com a cara do Bloco BCC: com muita swingueira, axé-music e todos os ritmos que irão embalar o BCC nas avenidas de Chapadinha, puxados pelo super Trio BBZão! (foto abaixo).

O diretor do Bloco BCC, Moraes, deverá anunciar até o final deste mês de janeiro, a Programação Oficial do BCC para 2011, inclusive, as atrações!

Quadrilha assalta Correios de Magalhães de Almeida

imirante.comA polícia está à procura da quadrilha que assaltou a agência dos Correios da cidade de Magalhães de Almeida (a 156 km de Chapadinha) na tarde da última terça-feira (11). Em conversa com o Portal Imirante.com, o superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Jair de Paiva Lima, informou que as buscas pelos bandidos serão intensificadas.

O delegado disse, ainda, que após a ação criminosa, os bandidos fugiram em duas motocicletas. Nas proximidades da cidade de Anapurus, os assaltantes foram surpreendidos por policiais da regional de São Bernardo.

Houve troca de tiros entre bandidos e policiais. No entanto, os criminosos conseguiram fugir. Ninguém foi baleado.

O crime
O assalto à agência dos Correios de Magalhães de Almeida aconteceu por volta das 15h da última terça-feira (11). Cinco bandidos armados com revólveres invadiram o estabelecimento, dominaram funcionários e fugiram com, aproximadamente, R$ 5 mil (quantia estimada pela polícia). Na fuga, os bandidos utilizaram duas motocicletas. 

E-mail do Leitor!

Sobre a possibilidade da construção de uma penitenciária no município de Chapadinha
"Sou a favor SIM! não só em Chapadinha como também nas demais cidades pólos-regionais de nosso estado. Aqui em Chapadinha, regional do Baixo Parnaíba, é necessária a construção desta penitenciária, pois sou testemunha da superlotação nas delegacias da região, bem como no Centro de Detenção Provisória e na delegacia da nossa cidade, o que é uma realidade e tem que ser enfrentada pelas autoridades competentes. 

É importante ressaltar que devem ser priorizados em nosso município a saúde, a educação, a infraestrutura e o saneamento básico, entre outros investimentos, principalmente o acesso dos jovens ao emprego. 

 A viabilidade de se ter uma penitenciária em Chapadinha e nas demais cidades pólos-regionais do estado, se tornam importantes, uma vez que abrigarão os presos não condenados e os já apenados destas regiões, aproximando-os de suas famílias e desafogando o complexo penitenciário da Capital, onde corriqueiramente ocorrem rebeliões das mais extremas e selvagens formas." 

Aldy Saraiva Júnior (na foto, com a governadora Roseana Sarney) - Advogado chapadinhense, ex vereador e atual presidente do diretório municipal do PTB e, diretor da EMARPH. 

Governadora entregará Titulos de Terra no Baixo Parnaíba

Nesta foto, ocasião em que famílias de agricultores da gleba Vargem do Forno, no município de Chapadinha, adquiriram o título definitivo de propriedade da terra. São 492 hectares que passaram a ser de domínio coletivo das 33 famílias que vivem no local. A solenidade de entrega do documento aconteceu no povoado Coroatazinho.

A governadora Roseana Sarney inicia a sua administração fazendo a entrega de centenas de títulos definitivos de propriedades de terras na região do Baixo Parnaíba. O Iterma regularizou as áreas das comunidades Pólo Coceira, Cabeceira da Coceira, São José, Baixão das Caraíbas, Gleba Malhada e Baixão da Tacova, num total superior a 7 mil hectares. 

A secretária Conceição Andrade (foto), da Sedagro e o presidente do Iterma, Carlos Alberto Galvão Melo deverão nos próximos dias solicitar à governadora o agendamento para a entrega dos títulos definitivos, que poderá ocorrer em fevereiro. 

O diretor de assentamento e desenvolvimento comunitário do Iterma, Dionel de Sousa Filho registra, que além das áreas regularizadas várias outras estão sendo trabalhadas visando a garantia da propriedade aos posseiros e possibilitará que todos tenham acesso aos projetos da agricultura familiar e com dignidade possam produzir alimentos e a melhoria de vida.

Por: Aldir Dantas
http://oquartopoder.com/

Grupo Suzano Promove Conflitos no MA
Os grandes projetos que se articulam para instalações no Maranhão, além de aumentarem as desigualdades sociais, acabam aumentando os conflitos agrários. A denúncia vem sendo feita pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e pela Fetaema, relatando que os casos são marcados por violência com a utilização de jagunços. 

Na região do Baixo Parnaíba e Tocantina, o grupo Suzano Papel e Celulose é acusado de ameaçar famílias de posseiros procurando expulsá-las das áreas que ocupam. Uma das denuncias mais graves reside em que empregados do grupo Suzano teriam jogado veneno nos mananciais de água que abastecem as comunidades do Baixo Parnaíba, ocasionando a morte de animais e a destruição de plantações. Tanto a CPT como o Movimento Sindical Rural denunciaram o fato às autoridades, mas conforme afirmam, as providencias nunca são tomadas.

Por: Aldir Dantas
http://oquartopoder.com/

Secretário Municipal Santos Anuncia Realização de Jogos Escolares Chapadinhenses 2011!

Segundo informa o Blog do William Fernandes, o secretário municipal de esportes, Edmílson Santos (foto), já está programando os Jogos Escolares Chapadinhenses 2011. Santos está preparando regulamento e buscando parcerias com outras secretarias, como Educação e Cultura, além dos veículos de comunicação da cidade.

O secretário disse que já conversou com a prefeita Danúbia Carneiro, sobre o evento e recebeu sinal positivo. Serão realizadas competições em várias modalidades como futebol de campo, futsal, basquete, handebol, atletismo e outras praticadas na cidade, em diversas categorias nos naipes masculino e feminino.

Participarão escolas  particulares e da rede pública estadual e municipal. Como prêmio os vencedores receberão troféus e ainda, vagas para a disputa das fases regional e estadual.

MA – A vida do Rio Parnaíba em jogo. Entrevista especial com Francisco das Chagas Pereira

Rio Parnaíba
No mesmo leilão previsto para março que pode aprovar a construção de Belo Monte estão outros projetos hidrelétricos polêmicos. Na região do Rio Parnaíba [1] há dois projetos que vão participar do leilão: UHE Ribeiro Gonçalves e UHE Castelhano. Em dezembro, movimentos sociais da região organizaram a I Marcha dos Povos da Bacia do Rio Parnaíba onde enfatizaram o desejo de que o projeto seja suspenso uma vez que a população reclama a falta de informações e a participação dos atingidos pelas barragens no processo de discussão e decisão.
Sobre o tema, a IHU On-Line entrevistou Padre Francisco das Chagas Pereira, coordenador do Fórum em Defesa da Vida do Baixo Parnaíba. Ele também é coordenador de Pastoral da Diocese de Brejo, no Maranhão, localizada no leste do estado. Pe. Chagas, como é conhecido, nasceu no interior do Maranhão e só saiu de lá para estudar. Desde a juventude está envolvido com as Comunidades Eclesiais de Base maranhense. Foi coordenador da Comissão Pastoral da Terra estadual por seis anos.
Na entrevista, ele apresenta a visão do povo que pode será atingido pelas obras das barragens. “As hidrelétricas arrasam com tudo nos locais onde são implantadas. Isso ocorreu nas barragens de Tucuruí, Estreito e em todas as outras. Não é um tipo de desenvolvimento a partir da vida. Acaba com flora, animais silvestres, aves, tudo se acaba, não fica nada. Imagine quantos hectares são cobertos de água com a construção de uma hidrelétrica. É assustador”, diz. 
Confira a entrevista, na íntegra, no blog Territórios Livres do Baixo Parnaíba

Governo Pensa Dividir Regional de Chapadinha


Fonte do Governo do Estado revelou que a Gerência Regional do Baixo Parnaíba pode ser dividida em duas. Uma com sede em Chapadinha e outra em um município mais próximo das demais cidades, provavelmente São Bernardo (distante 125 km de Chapadinha). 

Já há até especulações em torno do nome do ocupante da futura nova gerência, seria um militante do PT de São Bernardo conhecido por Gilvan. 

Sobre Chapadinha nenhum nome definido até o momento, a nomeação só deve acontecer mesmo em fevereiro. Mas, o governo sinaliza que o escolhido deverá manter – como aconteceu nos governos anteriores de Roseana Sarney – eqüidistância dos grupos locais. Para o Palácio dos Leões o ideal é que titular da regional de Chapadinha tenha bom trânsito com todas as forças políticas que apoiaram a governadora na Região. 

A idéia dividir a Região em duas gerências é que não tem sido bem aceita pela classe política de Chapadinha e cidades vizinhas.

ENTREVISTA: Jânio Ayres fala sobre os conselhos de direitos do município

O Blog Interligado procurou o professor Jânio Ayres (foto), presidente do Conselho da Criança e do Adolescente de Chapadinha para saber da situação do conselho e quais os planos para 2011, tendo em vista a relação com o poder público municipal.

O professor respondeu às perguntas:

B.I. - Como está o Conselho de Direitos atualmente? E o Conselho Tutelar?

Jânio Ayres - podemos dizer que o conselho já avançou bastante nos últimos anos, desde quando a professora Enir assumiu sua presidência, passando por 2008 quando assumi, até hoje, quando já estou no segundo mandato, inclusive na presidência do conselho.

O conselho tem tentado com a prefeitura melhorar sua estrutura e aumentar os recursos. Tem havido conversas com a prefeita com essa finalidade. Já houveram algumas melhorias, mas ainda insuficientes.

O Conselho Tutelar está entrando em uma fase de prática. A equipe que aí está assumiu do zero, isto é, todos em primeiro mandato. Além disso, o Conselho passava por algumas crises. Nos dois primeiros anos de mandato eles ficaram mais detidos no aprendizado. Agora vem a prática.

B.I. - E o que significa essa prática?

Jânio Ayres - significa que passarão a estar mais em contato com a sociedade, com palestras em escolas, eventos diversos e, inclusive, no controle do acesso de menores a festas e outros eventos.

B.I. - Quer dizer que vamos ter um Conselho Tutelar mais feroz?

Jânio Ayres - não diria feroz. Diria atuante.

B.I. - E quais as principais necessidades do conselho? A que pé anda essa situação?

Jânio Ayres - na verdade, naquele prédio funciona uma estrutura dividida em três entes: o Conselho Tutelar; O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o Fórum DCA (Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente). Cada ente com suas funções e atribuições, que já discorri em outras ocasiões.

O fato é que o prédio está muito desgastado, inclusive com uma parede sob suspeita. Computadores velhos e móveis ruins.

Já tive reuniões com a prefeita e ela garantiu que providenciará melhorias, inclusive dos recursos.

B.I. - Mas você acredita realmente que ela cumprirá?

Jânio Ayres - Antenor, tenho um compromisso muito grande para com a causa da Criança e do Adolescente. Além disso, tenho contribuído muito com a luta para conquistar o Selo Unicef. Direta ou indiretamente, isso benficia a gestão dela. Eu disse a ela que não dá para permanecer nessa empreitada sem apoio por parte da prefeitura.

Ela demonstrou atenção para com meus argumentos. Prefiro acreditar que ela realmente vai cumprir.

B.I. - E o que você tem ganhado com tudo isso?

Jânio Ayres - Antenor, muito boa pergunta! Quando fui falar com Danúbia, a primeira coisa que eu disse foi que eu não estava ali para pedir cargos ou benefícios pessoais. Queria, sim, melhorias para o Conselho. Ela disse que ficou sencibilizada com isso, pois não é tão comum esse tipo de solicitação, sem benfícios pessoais. Vale lembrar que minha atuação ali é voluntária.

B.I. - Mas você não está fazendo isso porque vai ser candidato em 2012?

Jânio Ayres - meu caro, veja em meu blog pessoal o que digo sobre isso. Não serei candidato em 2012. (www.janioayres.blogspot.com)

B.I. - E como está a administração atual, ao seu ver?

Jânio Ayres -  olha, por enquanto, minha prioridade máxima é o Conselho e a Criança e o Adolescente. Se ela cumprir o que prometeu para o Conselho, poderei dar um parecer favorável a esse respeito. O restante da administração já está bastante evidente.

B.I. - Então vamos aguardar o cumprimento das promessas, não é mesmo?

Jânio Ayres - acredito que até o final de janeiro já poderemos ter uma definição se ela cumprirá, ou não. Daí poderei retornar e informar.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Empresário Cledvaldo sofre acidente de carro

Segundo informa o Blog do William Fernandes, o empresário Cledvaldo Veras (foto), dono da Ferrame Box Construções, sofreu um acidente automobilístico por volta das 15h desta segunda-feira (10),  na MA 230, quando seguia para a cidade de Brejo (distante 73 km de Chapadinha), em uma caminhonete Hilux.

O empresário, que estava com o cinto de segurança, não sofreu nada. O acompanhante de Cledvaldo, o contador de sua empresa (não temos o nome) está com suspeita de fratura em uma costela.

Chovia na hora do acidente. Cledvaldo perdeu o controle do veículo, que acabou batendo de raspão em uma ribanceira e tombando em seguida. O carro ficou bastante danificado.

Comarca de Santa Quitéria Ganha Juíza Titular


Presidentes do TJ/MA e TRE na posse dos juízes que foram titularizados

O Fórum Desembargador Antonio Rodrigues Moreira, do município de Santa Quitéria do Maranhão-MA (distante 101 km de Chapadinha) ganhou uma juíza titular. 
 
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Jamil Gedeon, deu posse, nesta segunda-feira, 10, em seu gabinete, aos juízes de direito Elaile Silva Carvalho, Jorge Antonio Sales Leite, David Mourão Guimarães de Morais Meneses e Odete Maria Pessoa Mota, que foram titularizados nas comarcas de Santa Quitéria, São Domingos do Azeitão, Passagem Franca e São João Batista, respectivamente.

Os juízes ingressaram na magistratura no ano de 2009 como juízes substitutos passando por várias comarcas antes de serem titularizados.

O presidente Jamil Gedeon parabenizou os empossados desejando sucesso e colocando o TJMA à disposição dos magistrados e disse que a partir desta data são juízes titulares, e que vão poder planejar melhor as suas ações. “Hoje a vida de vocês muda, tem um novo compromisso com a magistratura, chegam a um momento ímpar, que é a titularidade”, disse o desembargador.

Participaram da solenidade o desembargador Raimundo Cutrim, presidente do TRE, o juiz auxiliar da presidência, Raimundo Bogéa, Nailza Meneses e Teodolina Guimarães (respectivamente, mãe e tia do juiz David Meneses), os servidores Marcel Trovão, Jane Olga Coelho, João Watson e Yete Bouéres (representando o desembargador Lourival Serejo). 

Fórum Desembargador Antonio Rodrigues Moreira
Rua Dom Pedro II - Centro - Santa Quitéria do Maranhão-MA
Fone/Fax: (98) 3476-1136

Assessoria de Comunicação do TJMA

Você é a favor ou contra a instalação da Penitenciária em Chapadinha?

Ao noticiarmos aqui, a informação de que Chapadinha 'ganhará' uma Penitenciária, várias foram as reações de nossos leitores, quanto a questão. Algumas opiniões estão sendo publicadas como post, a pedido de nossos leitores. Baseado nisso, resolvemos criar uma Enquete com a pergunta: Você é a favor ou contra a instalação da Penitenciária em Chapadinha?

Visite a Enquete (que irá expirar na próxima sexta-feira, 14) em nossa coluna estática (à direita) e deixe seu voto. Deixe, também, seu Recado em nosso Mural. 
 
 Participe!

Chapadinhense Aldy Saraiva Júnior, diretor da EMARPH, participa da posse do Secretário Fábio Gondim

Aldy Júnior (D) cumprimenta secretário Gondim durante solenidade de posse

O Secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), Fábio Gondim, foi reconduzido ao cargo nesta sexta-feira (7), pelo vice-governador, Washington Luiz Oliveira, em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque, com a participação de secretários, gestores estaduais, deputados federais e estaduais, funcionários públicos e demais autoridades.

Para o ex-vereador e atual presidente do diretório municipal do PTB em Chapadinha e, diretor da EMARPH, Aldy Saraiva Júnior, que esteve presente ao evento, o secretário Gondim começa 2011 trazendo boas notícias anunciando, por exemplo, que o orçamento deste ano será aberto no próximo dia 17, do corrente mês; e de estar montando uma equipe de trabalho para começar os estudos para elaboração do Plano de Cargos, Salários e Carreiras (PCCS) do funcionalismo estadual, sonho antigo da categoria. Aldy ressalta ainda, que ele fará um bom trabalho à frente da Seplan, uma vez que tem larga experiência na gestão pública. 

Secretário de Planejamento, Fábio Gondim, assina seu termo de posse

Orçamento
O orçamento para 2011, de R$ 9,6 bi, será aberto no próximo dia 17 de janeiro. “Esse é um fato inédito, pois, geralmente, o orçamento é aberto após a realização do Carnaval, mas essa ação é necessária para que os trabalhos não fiquem parados”, declarou Gondim.

Ele explicou que os recursos serão distribuídos entre o Executivo, os demais poderes, pagamento de pessoal, manutenção e investimentos. O incremento da receita anual é de cerca de 14% em relação a 2010, cujo orçamento foi de R$ 8,4 bi.

Com a fusão da antiga pasta de Administração e Previdência Social, Gondim ganhou novas atribuições, sendo responsável pelos recursos humanos, gestão do patrimônio, logística, previdência e assistência social. “É mais responsabilidade, mas acredito que facilitará a gestão geral dos recursos públicos, garantindo a saúde financeira do Estado”. Ele revelou que vai contar com uma equipe de colaboradores eficientes que vão continuar o trabalho que vinha sendo desenvolvido.

Gondim anuncia criação do PCCS para Servidores
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, afirmou nesta sexta-feira (7), durante sua posse, estar montando uma equipe de trabalho para começar os estudos para elaboração do Plano de Cargos, Salários e Carreiras (PCCS) do funcionalismo estadual.

Segundo Gondim, o estudo deve estar pronto até o final do ano. A implantação do PCCS deve começar em 2013. O secretário disse que vai propor o agrupamento das categorias funcionais hoje existentes segundo a complexidade e relevância de seu trabalho.

O secretário explicou que o principal objetivo do PCCS será corrigir a questão das aposentadorias. “Hoje nenhum servidor do Estado quer se aposentar porque a perda é muito grande. Vamos corrigir esse problema”, declarou.
Com informações da Secom

E-mail do Leitor!

"Se não me falha memória, há uns seis ou oito anos atrás, fui uma das pessoas que utilizou um formulário pedindo Opinião Pública para não instalação de uma penitenciária; e não estamos discutindo tamanhos, e sim a não construção. Precisamos é de transparência na gestão pública!!! Necessitamos, sim, de escolas e saúde de qualidade, e não escola de formar delinqüentes, que são estas penitenciárias, onde não socializa e, sim, ensina fazer crime, mais qualificado."
 
Juvenal Neres (foto)
Articulador/ASA

Parabéns, Dr. Peterson Almeida!

O aniversariante ladeado pelos seus pais, José Filho e Sônia Lucena

EM TEMPO
Ontem, domingo (9), quem andou "apaganda velinhas" foi nosso amigo e parceiro deste blog, o Cirurgião-Dentista, Dr. Peterson Almeida. O aniversariante é especializado em Implantodontia e Clínica Geral (CRO-MA 3088), e atualmente vem atendendo pacientes de Chapadinha e região junto à Clínica Médica & Odontológica Nsa. Sra. das Dores, situada na Rua Prefeito Joaquim Almeida, 383 - Centro - Chapadinha-MA - Às terças e quartas-feiras.
Tel.: (98) 3471- 2007
..................................................................

Falando nisso...
Você sabia?...

*Especialidades
O dentista forma-se em faculdade como cirurgião-dentista, ele pode optar por várias especialidades tais quais:
odontopediatria,
odontogeriatria,
pacientes especiais,
endodontia,
periodontia,
cirurgia,
traumatologia buco-maxilo facial (CTBMF),
dentística restauradora,
saúde coletiva,
odontologia legal entre outros. 

Nos dias atuais o Cirurgião-Dentista sai da faculdade voltado para a prevenção, graças à intervenção dos ministérios da Saúde e da Educação que dão um valor maior as faculdades que optam pelo eixo da saúde coletiva.

O Cirurgião-Dentista é o único profissional da saúde do Brasil que se encontra cientificamente e legalmente apto para tratar as alterações do sistema estomatognático e estruturas anexas, sejam alterações congênitas ou adquiridas.

Com informações do Portal São Francisco

E-mail do Leitor!

"Fico feliz que o Estado do Maranhão incluiu Chapadinha no mapa de sua programaticidade administrativa. No entanto, ultrapasso o sentimento da contraposição da felicidade, revoltando-me com a decisão da construção de uma penitenciária em Chapadinha. Pergunto então, qual o motivo que desvia o Estado do Maranhão de não propor a instalação de um Hospital digno à população chapadinhense e de sua Região circunvizinha, que chega a mais de 200 mil habitantes.

A população chapadinhenses têm que propor urgente uma audiência pública a discutir a viabilidade desse projeto, de modo a estudar seus impactos negativos e os poucos positivos que trazem esses empreendimentos.

Menos penitenciárias, mais escolas, mais hospitais, mais dignidade!"

Werbron Lima (foto)
Advogado - Filho de Chapadinha e leitor assíduo deste blog!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Chapadinha Terá Uma Penitenciária

O secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sergio Tamer, visitou na manhã da última quinta-feira (6), o Complexo Penitenciário de Pedrinhas acompanhado do juiz da 2ª Vara Penal, Douglas Melo, e do defensor-geral do Estado, Aldy Mello Filho. Além de conhecer as instalações do sistema penitenciário e manter contato com os presos, ele apresentou aos funcionários a proposta de nova estrutura da recém-criada secretaria.

Na ocasião, Tamer falou sobre as propostas iniciais para sua atuação e revelou que já recebeu a garantia de que o Governo do Estado vai promover concurso público para nomeação de 200 agentes penitenciários.

Superlotação
Entre as reclamações apresentadas pelos presos, a superlotação da penitenciária, sendo que 60% dos presos são oriundos do interior. “Vamos trabalhar para adotar o modelo ideal que será o de regionalização, construindo pequenas penitenciárias no interior para abrigar no máximo 200 pessoas”, anunciou.

Construção de uma Penitenciária em Chapadinha
O secretário adjunto de Justiça, João Bispo Serejo, revelou que novas vagas já estão sendo criadas, serão 360 na Penitenciária de Imperatriz, em fase de construção, devendo ser inaugurada até o final de fevereiro. “O Ministério da Justiça já autorizou e encontra-se em fase de elaboração de projeto as obras das penitenciárias de Bacabal, Chapadinha e Barra do Corda”.

Com informações da Secom/Governo do Estado

Do Toco ao Oco

Campo de soja próximo a Comunidade de Currais, no município de Mata Roma (MA)
*Com Felipe Klamt
O carro avançava pela estrada na região do Baixo Parnaíba, no olhar somente o cerrado cortado, a terra revirada com os restos da rica mata nos imensos descampados aguardando as máquinas para a nova plantação da soja. Para emoldurar o lamentável quadro, milhares eucaliptos com folhas verdes e a certeza de um futuro solo árido.
A triste realidade desta população vem sendo demarcada pelos propagados “grandes projetos” do melhor governo da vida dela, tendo o êxodo como opção de sobrevivência, o subemprego nas fazendas multinacionais pelo prato de cada dia, o talhado artesanato evaporando, ficando impraticável a sua comercialização pela falta de madeira e para completar a tragédia surge a primeira favela de beira de estrada.
Muitos gritam pela equivocada penitência imposta a esta gente simples que tinha uma terrinha para morar, para plantar no toco e quem sabe sonhar por algum dia em que o respeito será a primeira regra de convivência.
Assim caminha o Maranhão, com os filhos do chão da miséria sendo tratados como objetos de troca pela continuidade do poder para poucos. Somente alguns. 


http://comcontinuacao.blogspot.com/

Veja matérias relacionadas: 
- Veredas Destruídas (Programa Globo Rural, exibido neste domingo (9) - Reportagem fala sobre desvastação do Cerrado na região do Baixo Parnaíba maranhense);

- Vídeo da matéria "Veredas Destruídas" (Programa Globo Rural - Rede Globo)

Arquivo do blog