WebNet

WebNet

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Magno, Danúbia e Secretários Municipais Participam da 14ª Marcha de Prefeitos em Brasília


O deputado estadual Magno Bacelar participou, na tarde desta terça-feira (10), ao lado da prefeita de Chapadinha Danúbia Carneiro e de vários prefeitos maranhenses, da reunião com a presidente Dilma Roussef durante a 14ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília. O parlamentar dirigiu-se a Brasília logo após a sessão plenária realizada pela manhã na Assembléia Legislativa.  A comitiva de Chapadinha, contou também com a presença dos secretários municipais Enir Ferreira Lima (Educação) e Eduardo Braga (Desenvolvimento Social).

Durante a solenidade a presidente determinou o pagamento de R$ 750 milhões de restos a pagar para as obras em andamento e equipamentos, sendo que nesta terça 520 milhões foram liberados. Essa se configurava em uma das principais reivindicações dos prefeitos reunidos na marcha. Esses restos são mecanismos pelo qual as despesas contratadas em um ano podem ser pagas pelo orçamento nos anos subseqüentes.

Desde 2003, segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios, o governo federal deixou em estoque 128 bilhões, sendo que desse valor, 27 bilhões seriam destinados aos municípios. No final de abril, o governo publicou decreto determinando o cancelamento dos restos a pagar de convênios firmados entre 2007 e 2008 cujas obras não haviam sido começadas ou contratadas.

A presidente salientou ainda em seu discurso sobre a reivindicação dos prefeitos para que os royalties do pré-sal sejam distribuídos a todos os estados com base nas regras do Fundo de Participação dos Municípios, que é preciso criar uma proposta alternativa que não diminua de forma excessiva os recursos dos estados produtores.

Dilma também afirmou que concorda com os pleitos da emenda 29, que tramita na câmara e estabelece um percentual mínimo de repasses da União aos municípios para aplicação na área de saúde, mas destacou que o orçamento de 2011 prevê 10 bilhões a mais para a saúde, em comparação com 2010.

Outra grande reivindicação dos prefeitos também teve acolhida de Dilma, que determinou a revisão dos ritos e contratos entre a União e os municípios com o objetivo de desburocratizar o início e andamento dos projetos e a liberação dos recursos, principalmente nas demandas tramitadas na Caixa Econômica Federal onde os prefeitos alegam encontrar as maiores barreiras.

A presidente afirmou ainda que assinou medida provisória autorizando a União a transferir recursos aos municípios e ao Distrito Federal com a finalidade de prestar apoio financeiro a estabelecimentos públicos de educação infantil, o que na prática representa o custeio do governo federal para a construção de creches e escolas municipais.

AGENDA COM DEPUTADOS E MINISTROS
A Assessoria do deputado Magno informou que sua agenda prossegue na Capital Federal com um encontro com a bancada federal maranhense, com os Ministros Edson Lobão (Minas e Energia), Pedro Novais (Turismo), e com o presidente do Senado José Sarney. Na pauta, reivindicações de obras e serviços para suas bases eleitorais.
 
*Com acréscimos

Teresa Gomes Participa de Reunião de Planejamento e Gestão com Gestores do Detran

Teresa Gomes - Chefe da Regional 6ª Ciretran/Chapadinha

Diante dos índices de crescimento econômico do Maranhão, principalmente, com a chegada de grandes investimentos e do expressivo aumento da frota de veículos no estado, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), firmou uma parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Distrito Federal, para apresentar um novo modelo de gestão do Detran-MA, com o objetivo de reestruturar a organização e redefinir o organograma do departamento com um planejamento estratégico.

A reunião entre os gestores do Detran e os consultores da IEL/DF aconteceu, na sexta-feira (6), no salão Rio Itapecuru, do Hotel Brisamar, na Praia da Ponta d’Areia. Participaram da apresentação dos relatórios de trabalho de consultoria do IEL-DF, gestores de setor e chefes das Circunscrições Regionais de Trânsito do Departamento (Ciretrans), dos diretores de Relações com o Mercado do IEL-DF, Romilson Sampaio e da Federação das Indústrias do DF, Jamal Jorge Bittar e do assessor da Secretaria de Estado de Articulação Política, José Maria Braga que foram recepcionados pelo diretor Geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo.

CHAPADINHA*
Dentre os chefes das Circunscrições Regionais de Trânsito do Departamento (Ciretrans), esteve presente ao encontro Teresa Gomes, que atende pela chefia da 6ª Ciretran, regional Chapadinha. Para ela, participar de eventos desta natureza se torna gratificante para o engrandecimento dos trabalhos exercidos pela sua pasta. Vale ressaltar, que a atuação da Ciretran em Chapadinha tem se destacado, ao firmar parcerias (com a PM e a Guarda Municipal, por exemplo) para intensificação dos trabalhos de rua (blitz), no sentido de educar o trânsito em nosso município.

A equipe do IEL formada por consultores maranhense e com experiência de mercado fez a apresentação de um diagnóstico funcional do Departamento Estadual de Trânsito. Para entender e começar a trabalhar esse diagnóstico do departamento, o IEL se baseou em vários estudos, como, por exemplo, a coleta de dados, análise estrutural, entrevistas com lideranças das unidades operacionais, financeiras e administrativas, além de levaram em conta seus aspectos estruturais, como a viabilidade e necessidade de um concurso público, elaboração do plano de cargos e carreiras, renovação do quadro atual e levantamentos feitos durante o ano de 2010.

Os consultores apresentaram, também, algumas proposições para um novo modelo de gestão do Detran-MA, com o objetivo de reestruturar a organização e redefinir o organograma do departamento e a necessidade de se trabalhar com um planejamento estratégico. “Trata-se de uma proposição em que o modelo de gestão é dinâmico e flexível”, disse o consultor do IEL, Ilmar Polary.

Para o diretor geral do Detran-MA, Flávio Trindade, tudo o que otimizar e valorizar o trabalho é bem vindo. “Desenvolvemos uma expertise própria, junto ao IEL, e nessa perspectiva foi feito um diagnóstico para que tudo pudesse ser analisado minuciosamente, para enfim, termos um resultado proveitoso”, enfatizou Trindade.
*Post alterado com acréscimo referente à Chapadinha

Proerd Inicia as sua atividades em Chapadinha no ano de 2011

Começou nesta segunda-feira, dia 09 de maio, as aulas do Programa Educacioanl de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD) na cidade de Chapadinha, tanto nas escolas da rede Privada como nas Pública.


Serão agraciados 500 alunos nesta primeira etapa, e mais 900 no segundo semestre. Implantado em Chapadinha desde o ano de 2003, o Proerd já formou quase 6.000 alunos em nossa cidade, os quais são os multiplicadores dos ideais a que o Programa se propõe.

Major Edvaldo Mesquita - Comandante da 4ª CI/PM

A 4ª Companhia PM Independente, no ano de 2010, foi a instituição que mais formou alunos do Proerd no Maranhão e, para manter esse padrão, o Comandante Edvaldo Mesquita fez com que todos os 17 municipios da area da 4ª CI, fossem contemplados com o Programa.

O Proerd tem o foco direcionado para os alunos do 5º ano, que tem uma faixa etária de 09 a 12 anos, e ensina aos seus alunos os malefícios causados pelo o uso de substancias entorpecentes, e as suas consequencias. 

O Programa e uma parceria entre a Policia Militar, a escola e a familia, e busca com esta trilogia, a formação de um jovem saudável e livre das drogas.
 
Neste semestre estão sendo atendidos na area da 4ª Companhia PM Independente além de Chapadinha, as cidades de Paulino Neves, Tutóia, Belágua e São Benedito do Rio Preto. A meta do Comandante da 4ª CI, é a de formar mais de 5.000 alunos no ano de 2011.
 
Por: Claudecir Satil - Blog Sala Vip

Magno Bacelar sai em defesa da prefeita de Chapadinha e da governadora

O deputado Magno Bacelar (PV) rebateu nesta segunda-feira (9) acusações feitas por um blog contra a administração da prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, que teria alugado um imóvel de propriedade da mãe dela pelo valor de R$ 3 mil. O parlamentar também defendeu o governo de algumas criticas da oposição ao repercutir uma entrevista positiva da governadora Roseana Sarney (PMDB) sobre suas ações para o segundo semestre no estado e na capital.

Sobre as denúncias contra a Prefeitura de Chapadinha, ele disse que o valor do aluguel é baixo e que a cidade precisa de uma estrutura ampla para a implantação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps - foto ao lado). Ele disse ainda que a matéria publicada é armação de seus adversários com a clara intenção de denegrir a imagem dele.

"Essa notícia tem a finalidade de denegrir minha imagem, (uma vez) que está se aproximando o período eleitoral. É uma matéria oriunda dos adversários perdedores, aqueles adversários que não fizeram nada pelo município de Chapadinha", afirmou.

GOVERNO

Ao destacar uma entrevista de Roseana Sarney, o deputado listou algumas das principais ações elencadas pela governadora para o segundo semestre. Como o planejamento de recuperação da malha viária no estado e na capital. "Há um grande planejamento para as estradas e em especial para nossa capital, onde grandes obras estruturantes vão melhorar a qualidade de vida do povo da Ilha."

DIA DAS MÃES

Ainda durante seu discurso, o parlamentar destacou a passagem do Dia das Mães, comemorado no domingo (8). Ele parabenizou todas as mães do Maranhão e do Brasil e fez referência a sua participação em Chapadinha, da comemoração, além do Dia das Mães, dos 20 anos da creche Luiz Rocha Júnior.

Também em Chapadinha, o deputado registrou sua participação no lançamento da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Segundo o Bacelar a região conta com um rebanho de aproximadamente 80 mil cabeças de gado.

O deputado ainda lamentou a morte do secretário-adjunto da Sinfra, Fernando Leal, vítima de ataque cardíaco fulminante na manhã desta segunda-feira.

 Marcelo Vieira - Agência Assembleia

Lançada Campanha de Vacinação contra aftosa em Chapadinha

Dep. Magno Bacelar, Prefeita Danúbia, José Ivo e Dr. Carlos Henrique

Aconteceu no último sábado (7), na Fazenda Angelim, a cerca de 4 km do Centro de Chapadinha, a Campanha de Combate à Febre Aftosa em Chapadinha. O deputado estadual Magno Bacelar (PV) e a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro participaram do evento, que contou ainda com a participação do presidente da Associação dos Produtores Rurais de Chapadinha, José Luzia e de alguns criadores de gado do município.

Carol Marques, a instrutora do curso

O evento marcou também, o encerramento do curso de vacinação contra a aftosa, ministrado pela veterinária do SENAR, Carol Marques. Foi a oportunidade que os 15 inscritos de várias cidades da região tiveram para mostrar o que aprenderam durante o curso, que teve início na manhã do dia anterior, na sede da AGED, em Chapadinha.

O Maranhão tem o segundo maior rebanho do Nordeste, com mais de sete milhões de bovinos e bubalinos em todo o estado. A meta da campanha, que vai até o dia 31 de maio, é vacinar todo este rebanho, o que garantiria o reconhecimento do Maranhão como um estado livre da aftosa, garantido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O diretor regional da AGED, José Ivo e o diretor da Unidade Veterinária Local, Carlos Henrique Marques destacaram a importância de todos os criadores vacinarem seus rebanhos.

Zé Luzia pediu as vacinas à prefeita que garantiu a doação


O deputado Magno, que também é criador, falou da preocupação da governadora Roseana Sarney em colocar o Maranhão na condição de risco zero, melhorando qualidade do rebanho e colocando o estado novamente como um dos maiores produtores e exportadores do País.

A pedido do presidente das Associação dos Produtores Rurais, José Luzia, a prefeita se comprometeu em doar aos criadores locais, mil doses de vacinas, que custam R$ 18,00 cada. Danúbia informou ainda, que o deputado também doará a mesma quantidade de vacinas, totalizando duas mil doses. Pela atitude, ambos foram bastante aplaudidos.

A veterinária Carol Marques ainda ministrou uma palestra sobre aftosa e brucelose. No final, foi oferecido um churrasco, pelo proprietário da Fazenda Angelim, Carlos Henrique Marques.

Alunos do curso de vacinação e pequenos criadores de Chapadinha assistem palestra

terça-feira, 10 de maio de 2011

Prefeito Neném Mourão é Ovacionado ao Anunciar o Novo Reajuste aos Professores de Buriti (MA)


No último sábado (07), às vésperas do Dia das Mães, na reunião iniciada pelo secretário de Educação, professor Romildo Júnior, às 9h40min, no Centro de Apoio Pedagógico (CAP), juntamente com a Comissão responsável pela elaboração do Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) do Magistério, o prefeito Neném Mourão, ao divulgar o novo reajuste do piso salarial do magistério de Buriti–MA (distante 74 km de Chapadinha), surpreendeu mais uma vez, da mesma forma que fizera no ano anterior, e anunciou um aumento de 17 %; superior, portanto, ao debatido pela Comissão, que era de 15,84%.

Durante o anúncio do aumento salarial, cujo piso ficou agora em R$ 1.013,22 (mil e treze reais e vinte e dois centavos) para 20h (nível médio) - valor superior ao vencimento básico estadual (cerca de R$ 709,43), - o prefeito Neném Mourão foi aplaudido efusivamente enquanto a euforia da platéia, composta em sua maioria de professores, era incontrolável.

O pacote de bondades não se limitou apenas ao aumento do piso salarial, mas o prefeito também anunciou o pagamento ainda na segunda-feira (09) da 3ª parcela de abono salarial no valor de R$ 1.868,00 (mil oitocentos e sessenta e oito reais) – momento em que foi também muito aplaudido – e determinou ao secretário fazer uma análise acerca da possibilidade de elevar os salários dos demais profissionais da educação.

De acordo com o secretário de educação “o prefeito tem o mérito por confiar na Comissão” e tudo foi muito bem pensado, não havendo a possibilidade de deixar nenhum “abacaxi” para seu sucessor.

MEMBROS DA COMISSÃO PRESENTES NA REUNIÃO: Maria Edilene Bastos Rodrigues – Representante do CME; Antonia Edilene Serejo Tertulino – Representante do Poder Legislativo; Iran Cardoso Tertulino – Representante dos Diretores das Escolas da Zona Urbana; Franklin de Oliveira Barroso – Representante dos Diretores da Zona Rural; Ana Lucia Rodrigues dos Santos – Representante dos Professores da Zona Urbana; Gabriela da Costa Chaves – Representante dos Coordenadores Pedagógicos; Gilson Lima Silva – Representante do SSPMB – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Buriti; Alexandro Cárter Silva Borges – Representante Do SINTASP – Sub-sede Buriti – MA.
 

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Secretária Enir Lima participa de Forum Nacional da Educação, em Brasília

Por: Sousa Neto - Ascom/SEMED

Entre os dias 3 e 5 de maio de 2011, a Secretária Municipal de Educação de Chapadinha, Profª Enir Ferreira Lima, esteve participando do 13º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O encontro, realizado em Brasília, tratou das eleições da diretoria executiva e do conselho fiscal da Undime- União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Também promoveu o debate sobre o PL 8035/2010 – Plano Nacional de Educação – 2011/2020. Participaram do evento, Dirigentes Municipais de Educação, Conselheiros e Delegados.

Dep. Angelo Vanhoni falando aos presentes

O deputado Angelo Vanhoni, relator da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, enfatizou a importância do Plano Nacional de Educação, previsto no PL 8035/2010. E afirmou que o Brasil está maduro para tomar uma decisão de tamanho porte, pois tem conhecimento do valor da educação para emancipação da sociedade. “O gargalo para o Brasil ser um país desenvolvido é apostar no conhecimento, na distribuição democrática de uma educação com qualidade”, declarou.

Sobre o financiamento do PNE, Vanhoni defendeu que a aplicação de 7% do PIB para a educação irá acarretar em um investimento de até R$ 50 bilhões a mais, em cálculos atuais. “A realidade do país será diferente em 10 anos, uma vez que com um crescimento de 6% ao ano, com o controle demográfico, o PIB atingirá um valor muito maior.” Em contraponto a esta declaração, o ex-presidente da Undime, Professor Carlos Eduardo Sanches, deixou claro que a entidade acredita que o percentual é pequeno e que a educação brasileira precisa de mais investimentos.

O Professor afirmou que este é um tema que fez a Undime elaborar uma emenda ao Projeto de Lei. “Apresentamos um conjunto de emendas porque o volume de recursos precisa ser maior devido às demandas do PNE como piso salarial, construção de escolas infantis, etc.”, afirmou.

Eleição

A nova Diretoria Executiva da Undime Nacional foi eleita durante o Fórum. Por unanimidade, a Dirigente Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, São Paulo, professora Cleuza Repulho, foi eleita presidenta. A vice-presidência será representada pela professora Maria Cecília, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Debate sobre o PL 8035/2010

O Ministro Fernando Haddad, da Educação, também participou do evento. Ele reafirmou que o que está em jogo é a habilidade de crianças de ler e escrever, e que o jogo de “empurra-empurra” adotado no passado sobre a culpa da baixa qualidade na educação do país deve dar lugar a um novo espaço. “A responsabilidade é do professor, do diretor, do secretário, da Undime, do MEC, de todos”, afirmou. “Percebo que a vontade de cooperar é grande. Hoje há mais interação e os secretários de Educação se preocupam mais.”

O deputado Gastão Vieira, presidente da Comissão Especial do PNE, falou em seguida. “Nós temos a consciência da responsabilidade que pesa sobre todos nós no exame do Plano Nacional de Educação”, disse. Ele falou ainda sobre a importância da qualidade no ensino público.

Sobre escolas em tempo integral, o presidente do Conselho Nacional de Educação, Antônio Carlos Caruso, foi enfático: “Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas do país é proposta curricular diferenciada”, afirmou. “O resultado de municípios que aplicaram escolas em tempo integral são altamente animadoras, como em Apucarana, onde o índice de evasão é zero.” O presidente falou também sobre a importância da valorização do professor e do trabalho coletivo, e não individual, dos trabalhadores em educação.

Para finalizar, falaram também o Secretário de Estado de Educação de Goiás e representante do Consed, Thiago Mello Peixoto da Silveira, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara.

Creche Municipal Luis Rocha Junior comemora 20 anos de fundação


Do *Blog do William
A creche Luis Rocha Junior comemorou, no último sábado, 20 anos de fundação. A direção da escola realizou uma festa que contou com a presença de pais e alunos, além de várias autoridades. Estavam lá a prefeita Danúbia, o deputado Magno Bacelar, o vereaador Émerson Aguiar, as vereadoras Graça Nunes e Francisca Aguiar, os secretários municipais Enir Ferreira Lima (Educação), José Filho (Comunicação) e o de Assistência Social, Eduardo Braga.


Os alunos fizeram várias homenagens. Em seu discurso, o vereador Émerson parabenizou o deputado Magno por ter dado atenção especial à creche no período em que foi prefeito de Chapadinha e criticou a administração anterior: “Na administração de Dr. Magno conseguiu resgatar a imagem desta creche. Na gestão anterior, ela funcionava como um chiqueiro de porco. Me juntei com a promotora de justiça, Dra. Doracy e recuperamos essa creche”. O vereador parabenizou também, a atual administração por ter feito “essa belíssima reforma e estar selando neste momento um compromisso firmado com a população do Bairro Areal”.

O deputado também teceu críticas à administração anterior à sua: “Antes de eu ser prefeito, a educação de Chapadinha encontrava-se na UTI. Nos dez anos de minha administração passou por uma transformação. No passado, os administradores só se preocupavam em colocar nomes de familiares como propaganda e marketing, mas não tinha preocupação com a educação e com o desenvolvimento”.


Magno ressaltou que foi graças ao seu compromisso com a educação, coma colaboração dos professores, que Chapadinha alcançou este patamar de desenvolvimento e que está sendo seguido pela prefeita Danúbia. Magno disse ainda, que “a oposição sempre dirá o contrário, por que nunca fez o que Danúbia está fazendo, com pagamento em dia, merenda escolar, reformas e preocupação com o social. No passado, nas notas fiscais da merenda escolar constava era cimento. Será se as crianças daquela época comiam cimento?”, indagou o deputado.


Momento de descontração: Ver. Émerson Aguiar, blogueiro Antenor Ferreira, dep. Magno Bacelar, prefeita Danúbia Carneiro e o radialista Mandioquinha (Rádio Mirante/local).



A prefeita antecipou os parabéns às mães, parabenizou a todos os que fazem parte da creche e à população e agradeceu à equipe que lá trabalha, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo. Destacou o compromisso de seu governo com a educação. Lembrou que há muitos alunos que saíram da rede municipal de ensino e estão se formando na UFMA em Chapadinha. “Ontem recebi quatro filhos de Chapadinha, agrônomos, formados pela UFMA de nossa cidade. Será que anteriormente tínhamos essa mesma facilidade?”.

Secretário Municipal de Comunicação, José Filho


Após os discursos foi cantado os parabéns pelos 20 anos da creche e oferecido um café da manhã a todos. Em seguida, houve distribuição de presentes às mães dos alunos.

*Fotos: William Fernandes e Sousa Neto

Morre Aos 81 Anos o Sr. Antonio Ribeiro

Faleceu, no final da tarde do último sábado (7), por volta das 18h, o ex-comerciante aposentado Antonio Ribeiro de Moraes, de 81 anos, na própria residência, na Travessa da Corrente, em frente à Praça do Povo, onde o corpo foi velado. 

O cearense Antonio Ribeiro chegou a Chapadinha no ano de 1962, e na maior parte desta convivência residiu com a família na Rua Gustavo Barbosa, Centro, próximo a escola municipal Alexandre Costa. Além da viúva Dona Nely Moraes, ele deixa três filhos: a advogada Suely, o empresário Ademir e o corretor de imóveis Cláudio Moraes.

O sepultamento aconteceu na tarde do último domingo (8) por volta das 17h, no Cemitério Nsa. Sra. das Dores (Central).

Arquivo do blog