WebNet

WebNet

sábado, 27 de abril de 2013

URBANO SANTOS: Juíza da Comarca Divulga Edital para Inscrições de Entidades Interessadas em Receber Recursos para Projetos Sociais

Segundo a juíza Odete Maria Pessoa Mota, titular da Comarca, os recursos serão provenientes de transações penais, prestações pecuniárias e suspensão condicional do processo ou da pena realizadas pelo juízo.

As inscrições poderão ser efetuadas no período de 29 de abril a 17 de maio de 2013, das 8:00 ás 18:00, da segunda a sexta-feira no fórum Des. Emésio Dario de Araújo, localizado na Av. Manoel Inácio, n° 180, Centro, Urbano Santos/MA.

A escolha dos projetos será feita de acordo com o que dispõe o art. 2º da Resolução 154 do Conselho Nacional de Justiça. E o resultado da seleção será divulgado, no sítio eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (www.tjma.jus.br), até o dia 28 de maio de 2013, bem como por meio de ofício remetido às instituições escolhidas.

Essas entidades podem ser públicas ou privadas, com comprovada finalidade social, e sediadas na Comarca de Urbano Santos, que abrange os municípios de Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto e Belágua.

Os interessados em participar do certame deverão apresentar a seguinte documentação: Projeto a ser desenvolvido no âmbito da Comarca de Urbano Santos, com atividades voltadas para a educação e saúde, ou para ressocialização de apenados, bem como para a recuperação de dependentes químicos; Certidões negativas da entidade, cíveis e criminais, emitidas pelos órgãos da Justiça Estadual e Federal, das Comarcas de Urbano Santos e São Luís; Certidões de antecedentes cíveis e criminais emitidas pelos órgãos da Justiça Estadual e Federal, das Comarcas de Urbano Santos e São Luís, bem como das Comarcas nas quais os respectivos dirigentes residam e tenham residido nos últimos 5 anos; Certidões de quitação de tributos federais, estaduais e municipais da entidade e dos dirigentes; Certidões de quitação eleitoral dos respectivos dirigente.

Não havendo candidatos interessados ou aptos, o Juízo da Comarca de Urbano Santos decidirá, em cada caso concreto, a destinação das verbas arrecadadas, fazendo consignar, em cada processo, a destinação e o emprego respectivos.

Para baixar o edital, CLIQUE AQUI.


Taíse Pachêco
Assessora da Juíza
(98) 3469 1603


*Extraído do blog SBRP Online

MAGALHÃES DE ALMEIDA: Briga Deixa um Morto e Outro Ferido



Uma briga ocorrida por volta das 4h da manhã deste sábado (27), no assentamento Canaã no município de Magalhães de Almeida, distante 156 km de Chapadinha, resultou em um morto a facadas e um ferido.

Os irmãos Jofran e Sérgio são os acusados do crime, ocorrido após uma festa com a banda “Explosão do Som” no citado assentamento. As vítimas Carlos Antonio Rocha Machado, 30 anos, natural de Parnaíba-PI e José Valdenor Vieira da Silva, 19 anos, natural de Magalhães de Almeida-MA, foram esfaqueados após uma discussão com os acusados do lado exterior do clube, onde houve a festa.

Carlos Antonio Rocha Machado (foto acima), que era atendente do posto de saúde do povoado Trincheiras, no município de Magalhães de Almeida, foi atingido com três facadas, sendo uma no peito direito, uma no ouvido esquerdo e a outra nas costelas do lado esquerdo, tendo morte imediata.


O pintor José Valdenor Vieira da Silva, foi lesionado com uma facada na barriga, sendo removido em uma ambulância daquele município maranhense para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, onde foi submetido à cirurgia.

Os acusados estão foragidos e o motivo da briga não foi revelado.

AFONSO CUNHA: Prefeito José Leane Participa de Audiência no Ministério da Pesca

José Leane ladeado do Deputado Chiquinho Escórcio durante audiência 


O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) esteve em audiência com o secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura, Átila Rocha, acompanhado dos prefeitos de Cururupu, Júnior Franco; de Apicum-Açu, Cláudio Cunha; de Carolina, Ubiratan Jucá; de Afonso Cunha, José Leane; da assessora da Prefeitura de Chapadinha, Isamara Meneses, e do secretário de Saúde do município, Dr. Charles Bacellar.

Na ocasião foram solicitados incentivos para o desenvolvimento da pesca e aquicultura no Maranhão. O deputado Francisco Escórcio entregou ao secretário Átila Rocha pedido dos prefeitos para a liberação de recursos financeiros destinados à aquisição de máquinas para apoio do desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura familiar em Carolina, Afonso Cunha, Cururupu, Apim-Açu e Chapadinha.

O parlamentar também acertou a complementação dos recursos referentes à construção do Mercado do Peixe, em Imperatriz, totalizando investimento de R$ 2,1 milhões na obra.

Também foi destaque na reunião o consórcio formado por 14 municípios que representam a maior produção de pescado do Maranhão. O deputado Chiquinho Escórcio sugeriu um encontro desses municípios consorciados com os ministros da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivela, e do Turismo, Gastão Vieira, para conhecerem, in loco, as potencialidades da região.



STTR/Chapadinha Realiza Assembléia Geral para Aprovação do Novo Recadastramento da Entidade.


O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Chapadinha, realizou na manhã deste sábado (27), Assembléia Geral Ordinária com os seus associados para aprovação do novo Recadastramento, que terá início a partir do dia 15 de maio de 2013.



A entidade deliberou a pauta, abrindo discussão e apreciação dos ítens e regras apresentados, que implicará o novo Recadastramento, sendo aprovado, por unanimidade, pelos trabalhadores presentes.


*Colaboração: Luis Barbeiro - Secretário dos Assalatiados do STTR/Chapadinha.


AFONSO CUNHA: Prefeito José Leane Cumpre Agenda em Brasília



O Prefeito de Afonso Cunha José Leane-PMDB esteve em Brasília durante essa semana cumprindo extensa agenda de trabalho. Na companhia do Deputado Federal Chiquinho Escorcio-PMDB e Deputado Cleber Verde-PRB, Leane esteve em audiência com a Ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menucci.

O Prefeito de Afonso Cunha também esteve em audiência com o Ministro do Turismo Gastão Vieira tratando da liberação de recursos para o município.


José Leane esteve prestigiando ainda, o almoço em comemoração ao aniversário de 83 anos do Senador José Sarney-PMDB.

Na avaliação do Prefeito a estada em Brasília e os vários compromissos que teve serviram para consolidar uma agenda positiva de ações para a cidade. "Estivemos em Brasília cumprindo buscando recursos para o município e consolidando parcerias. Não tenho duvida que diante dos compromissos cumpridos conseguiremos os nossos objetivos e dentre muito em breve as parcerias firmadas serão transformadas em ações e projetos em beneficio de nosso povo", disse ele.

Matéria Relacionada:

Chiquinho Escórcio e prefeitos reúnem-se no Ministério da Pesca


Chapadinha e Araioses São Contempladas Com UPAs


A chegada da UPA 24hs de Chapadinha e Araioses é um fato consolidado. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (26) no programa ChapaNews TV, pela Dra. Maria José Pereira Coutinho, coordenadora da Comissão Intergestora Regional (CIR/Chapadinha), também vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais do MA (COSEMS) na região e Membro Titular da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nomeada pelo secretário de estadual de saúde, Ricardo Murad.

Com a publicação da Portaria Nº 616, de 16 de Abril de 2013 do Ministério da Saúde, a coordenadora da CIR/Chapadinha, Dra. Maria José Pereira Coutinho, ressaltou que travou uma luta incessante para conseguir as duas UPAs. “Eu e a presidente do COSEMS, Dra. Iolete Soares de Arruda, lutamos muito para conseguir essas UPAs para nossa região. Quero ressaltar também que tivemos o apoio de todos os secretários municipais de saúde da nossa região, que aprovaram as Resoluções 08/2013 e 09/2013 que trata o Pleito do Incentivo Financeiro de investimento para Unidade de Pronto Atendimento 24hs – UPA Nova Porte II: Construção e Equipamento para o município de Chapadinha e Reforma e adequação da Unidade Básica de Saúde Novo Horizonte no município de Araioses para Unidade de Pronto Atendimento 24hs, Porte I, reunião realizada em fevereiro deste ano na cidade de São Bernardo, para que pudéssemos pleitear junto ao Ministério da Saúde as Unidades de Pronto de Atendimento”, disse a coordenadora da CIR/Chapadinha.


Resolução número 09/2013 UPA/Araioses
Resolução número 08/2013 UPA/Chapadinha
Por pouco, a UPA/Chapadinha não foi para Itapecuru, mas graças à decisão da prefeita Dulcilene Belezinha, que aceitou dar a contrapartida, a unidade será instalada na cidade. A coordenadora da CIR, ligou para a prefeita informando que o município tinha sido contemplado com uma UPA, perguntado se Chapadinha teria interesse, de imediato a prefefeita Dulcilene, aceitou.

Para Dra. Maria José Coutinho a chegada das UPAs é uma conquista a ser comemorada pelos dois municípios, pois melhorará o sistema de saúde da região, trazendo atendimento especializado para urgências e emergências, que também desafogará o atendimento do Hospital Regional de Chapadinha e da Maternidade Nossa Senhora da Conceição de Araisoes.

Click Aqui e veja a Portaria do MS - http:///2013/04/Portaria-MS-616-de-16-de-abril-2013-1.pdf


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Faleceu D. Camélia Pimentel Almeida Aos 96 Anos...

 
É com imenso pesar, que informamos o falecimento de D. Maria Camélia Pimentel Almeida, aos 96 anos, ocorrido no final da tarde desta sexta-feira, dia 26 de abril, por volta das 17h30.
 
D. Camélia, era viúva do sr. Ataliba Vieira de Almeida, e deixa cinco filhos (duas mulheres e três homens).
 
O corpo está sendo velado na residencia da família, na Praça da Bíblia - ao lado do Banco do Brasil. O sepultamento acontece na tarde deste sábado (27), as 17h, no Cemitério Nsa. Sra. das Dores (Central) - ao lado do banco Bradesco.

 
À familia enlutada, nossas sinceras condolencias.

 
 

Prefeitura Realiza tividade no Dia Nacional de Combate à Hipertensão

 
 
No Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão, a prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de Saúde, promoveu uma manhã de palestra no Hospital Benú Mendes para tratar do assunto.

Uma equipe composta por médicos, enfermeiros, nutricionista e educador físico falaram sobre os perigos da doença, uma vez que ela é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV), com destaque para o AVC e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes.
O médico, Dr Aldo Marcozi, lembrou que a pressão alta é uma das doenças que mais matam hoje no país, e a conscientização ainda é a arma mais poderosa para combatê-la. “É extremamente importante cultivar hábitos saudáveis, diminuindo o sal e aumentando o consumo de frutas, legumes, frangos, peixes e praticando atividades físicas, pois tratar é melhor do que prevenir”- garantiu ele.

A nutricionista Drª Kharlyanny Silva, deu dicas e orientações sobre uma alimentação saudável, distribuindo panfletos com orientação nutricional.

Também presente ao evento, o secretário de Saúde, Dr. Charles Bacellar, prestou mais esclarecimentos sobre a doença, alertando principalmente para os perigos do sal. “A hipertensão é um mal silencioso. A ausência de sintomas retarda o diagnóstico que, muitas vezes, é feito quando as complicações já estão instaladas. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada, e o melhor especialista para controlar tudo isto é o próprio paciente, que deve manter hábitos saudáveis, evitando o consumo exagerado de sal. Lembrando que somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável”- lembrou ele.
 
Após o evento que contou com a participação da Assessora de Assuntos Estratégicos em Brasília, Isamara Meneses, foi servido aos presentes um delicioso café da manhã.

 

 

Secretários Buscam Apoio em Brasília para a Liberação de recursos para Chapadinha

 
Ascom/PMC

Os secretários municipais de Saúde (Charles Bacellar); Políticas Públicas e Promoção da Igualdade Racial (Chiquinha Pessoa); Mulher (Nildinha Telles) e a Assessora de Assuntos Estratégicos em Brasília (Isamara Meneses) estiveram em Brasília, cumprindo uma extensa agenda buscando apoio de deputados, ministros e senadores para a liberação de recursos para Chapadinha.

Segundo o secretário de Saúde, todos os pedidos e solicitações foram bem aceitos e eles voltam com a promessa de grandes emendas em benefício do município. Para a assessora Isamara Meneses, as reuniões em Brasília serão revestidas em mais desenvolvimento para a região. "A governadora Roseana que também estava em Brasília nos recebeu dando total apoio aos nossos projetos", declarou a Assessora.

A secretária Nildinha, também retornou com a sensação de dever cumprido. “Fomos recebidos pela Ministra-Chefe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, que prometeu apoio a nossa pasta e a aprovação imediata de nossos projetos” declarou a secretária que nesta sexta-feira (26) esteve reunida com a secretária de Estado, Catharina Bacelar, para discutir os projetos a serem lançados.

A pasta da secretária Chiquinha Pessoa também foi agraciada durante a viagem à capital do país, de acordo com ela, que foi recebida pela secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Silvany Euclênio, a implementação do Projeto Brasil Quilombola já foi autorizada.

Os encontros contaram com a participação dos parlamentares Chiquinho Escórcio e Cleber Verde.


 


 

 

Menina de 7 Anos Morre Afogada na Zona Rural de Chapadinha

 
Uma menina, de 7 anos, que não teve o nome revelado, morreu afogada nesta quinta-feira (25), no povoado Juçaral, Zona Rural de Chapadinha.

Segundo populares, a garota percebeu que o avô tinha saido para o mato buscar umas madeiras, e por volta das 18h, a menina foi atrás dele, não encontrando, ela se dirigiu até um lago para tomar banho, quando os familiares sentiram a falta da menina, foram até o lago que já avistaram o corpo da garota boiando na água.

O corpo da garota, não veio para o hospital em Chapadinha, mas uma empresa funerária foi até a zona rural deixar o caixão.

A mãe da garota mora em Chapadinha, no Bairro Nsa. Sra. de Fátima (Vila Isamara).
 
À família enlutada, nossos pêsames.
 

Aluga-se Ponto Comercial

 
ALUGA-SE ESTE PONTO COMERCIAL, NO BAIRRO TERRAS DURAS, MEDINDO 5 METROS DE FRENTE POR 20 DE FUNDO, TETO NA LAJE E TODO PISO EM LAJOTA E BANHEIRO. FICA PRÓXIMO AO POSTO ALVORADA.
 
INTERESSADOS, FALAR COM DARTE CLÉIA NOS SEGUINTES NÚMEROS: (98) 9156-3023 OU 8158-9858 (VIVO) OS DOIS NÚMEROS.
 

Senador Edinho Lobão Garante ao Secretário Charles Bacellar Total Apoio a Saúde do Município de Chapadinha

Chiquinha Pessoa, Nildinha Teles, Isamara Meneses, Edinho Lobão, Charles Bacellar e  Escórcio
Chiquinha Pessoa, Nildinha Teles, Isamara Meneses, Edinho Lobão,
Charles Bacellar e Escórcio
 
O secretário municipal de Saúde, Charles Barcellar acompanhado da sua esposa e assessora da prefeita de Chapadinha, Isamara Meneses e das secretárias municipais, Nildinha Teles e Chiquinha Pessoa, estiveram esta semana visitando deputados, senadores e ministros em Brasília na busca de recursos e programas do governo federal para Chapadinha.

Em visita ao senador Edinho Lobão, Presidente da Comissão de Orçamento do Senado Federal, o secretário Charles, pediu ao senador que aloque parte de suas emendas parlamentares para a saúde de Chapadinha, o senador respondeu ao secretário, que os chapadinhenses podem ficar tranquilos, que ele irá dá total apoio ao município.
 

URE/Chapadinha: Nota Sobre o Pagamento de CET (Dobras) e Contratos

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Superintendência de Gestão Educacional, informa que o pagamento da Condição Especial de Trabalho (CET) e contratos dos professores da rede estadual de ensino, será realizado até o próximo dia 30 deste mês (Abril). O pagamento, referente aos meses de fevereiro, março e abril, será efetuado em folha suplementar.
 
 
*Com informações da Ascom/SEDUC
 
 

DUQUE BACELAR: Vereador Causa Confusão Durante Inauguração

Vereador Toinho da Gracinha

As festividades de inauguração de um poço artesiano no Povoado Caraíbas - município de Duque Bacelar, no último sábado, (20) terminou em uma grande confusão entre aliados chegados do prefeito Flavio Furtado, PSD.

Os motivos da confusão ainda são desconhecidos, mas ela iniciou ainda nas Caraíbas, no ceio da tão badalada inauguração do poço artesiano, e teve o seu termino e ponto mais alto na sede do município, na residência do sogro do prefeito Flavio, o senhor Miranda.

O protagonista da confusão foi o vereador Toinho da Gracinha, o mesmo que recentemente se envolveu numa outra grande confusão na Câmara Municipal com os vereadores de oposição ao governo do seu prefeito.

Segundo informações, Toinho da Gracinha, por pouco não trocou murros e pontapés com o secretário Rubinho Oliveira.

A confusão só ganhou maiores proporções porque o vereador Toinho que é um aliado de primeira hora do prefeito Flavio Furtado, está sendo preparado para ser o candidato a prefeito na condição de sucessor do mandatário em 2016. Esta confusão entre Toinho da Gracinha e Rubinho Oliveira causou um mal está no meio do governo Flavista a ponto de o irmão de Rubinho Oliveira o Beto, desabafar: “este aí é que quer ser o nosso candidato a prefeito, né?”.

 

CHAPADINHA: Homem Agride com Facão Suspeito de Roubo de Celular no Bairro Recantos dos Pássaros


Um homem conhecido por "Vamar", que mora no Bairro Recanto dos Pássaros em Chapadinha, foi violentado no início da noite desta quinta-feira (25), por volta das 19h. A vítima estava com sua esposa em casa, quando um homem chamou-o pelo nome, e quando ele abriu a porta, outro homem com um facão partiu para cima, tentando cortá-lo.

"Vamar", então, com as mãos, foi tentando se defender do homem violento, e ficou com vários cortes nos dedos e recebeu dois grandes cortes nos pulsos dos braços direitos e esquerdos.

"Vamar" pediu socorro a um amigo, que o levou para o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) perdendo muito sangue dos pulsos. O estado clínico dele não é grave.

Segundo populares, o jovem ferido, era suspeito de roubar um celular e o homem violento queria fazer justiça com as próprias mãos, tentando cortar os dois braços da vítima,

 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

MATA ROMA: Tentativa de Homicídio e Perseguição Policial na Zona Rural

Segundo informa o Blog do Sávio Almeida - por volta das 17h30, desta quinta-feira (25), ocorreu uma tentativa de homicídio, no Povoado Vila Ana Lúcia, zona rural de Mata Roma. Um homem conhecido como "Goiano", fugiu após ter baleado um rapaz, conhecido como "Raimundinho" com uma cartucheira. A vítima foi rapidamente levado para o hospital na a viatura da polícia. O acusado conseguiu fugir e foi perseguido pela Polícia Militar, mas infelizmente, não conseguiram capturá-lo. O foragido está armado e pode ser perigoso.

De acordo com informações de testemunhas, "Goiano" perigosamente armado, chegou ao local do ocorrido, na intenção de resolver rixas antigas, onde na verdade sua intenção era de atirar em um rapaz conhecido como "Caçula", só que ao disparar a arma contra "Raimundinho", a namorada deste empurrou o meliante que, acidentalmente, atingiu o irmão do alvo, que estava ao seu lado.
 
 
*Editado

 

MATA ROMA: Homem é Agredido por Irmão com Vários Golpes de Foice no Rosto

 
No último domingo (20) o sr. Audierio Alves, conhecido como "Jack", 30 anos, pai de cinco filhos, morador do povoado Nicolau, município de Mata Roma, foi vítima de uma discussão familiar que resultou em vários golpes de foice desferidos por um irmão do mesmo.
 
A vítima se encontra bem melhor após ter tido alta em São Luís, Socorrão I, ficando sobre avaliação médica durante noventa dias e depois passará por várias cirurgias plásticas para recuperação do maxilar superior esquerdo e narina.

Após este episódio, Audierio converteu-se ao evangelho e sabe que só Deus é o mediador para alma e corpo, espera que compreenda seu arrependimento e pedi ajuda de fé para que vença as tribulações da vida.


*Reportagem: Colunista Lele Vamos

MATA ROMA: Caminhão Carregando Trator Cai da Ponte do Povoado Bonsucesso

 
 
No final da tarde desta quinta-feira (25) um caminhão que transportava um trator de esteira em sua carroceria, caiu da ponte (Rio Preto) do povoado Bonsucesso, município de Mata Roma.

O motivo da queda foi devido ao peso do trator que o caminhão carregava. A ponte do Bonsucesso, tradicional no turismo local, é feita de madeira, e não suportou o peso.
 
 
Somando-se o peso do caminhão com o do trator, não é toda ponte de madeira que suporta.

Um motoqueiro estava passando na ponte no momento da quebra, e felizmente a ponte não chegou a cair no lado que ele estava. Não aconteceu nada com as pessoas que estavam no caminhão, felizmente.
 

Vereadora Márcia Gomes Esclarece sobre

 
Márcia disse que já existe uma Lei, de sua autoria, que regulamenta a profissão dos mototaxistas em Chapadinha
 
 
Na semana passada gerou-se uma polêmica em torno de um Projeto de Lei, de autoria do vereador Irmão Carlos (PRB), que dispõe sobre o reconhecimento da profissão de mototaxista, motoboy e motofrete, no município de Chapadinha. O projeto foi retirado de pauta, provisoriamente, para que se fosse feito um estudo mais detalhado sobre os impactos da criação da Lei.
 
Na sessão da última segunda-feira, dia 22, o assunto voltou à tona. A vereadora Márcia Gomes usou a tribuna e esclareceu que um Projeto de Lei de sua autoria, com o mesmo objetivo, foi aprovada no ano de 1999 e sancionada pelo então prefeito Isaías Fortes e que, em vez de se discutir em torno da criação de uma nova Lei, deveria se discutir reformulações e emendas na Lei anterior, visando oferecer mais garantias aos profissionais da categoria.
 
Uma dessas mudanças, segundo a vereadora, seria a ampliação do número de profissionais aptos a exercer a função, que, de acordo com a Lei anterior, é de 50 e que poderia aumentar, conforme as necessidades.
 
O presidente da Associação de Mototáxi Bom Jesus, João Batista, disse que concorda com a vereadora. “Ela (Márcia) foi muito gentil com a categoria, pois em 1999 ela fez todo o esforço para nos ajudar, criando essa lei que regulamenta a nossa profissão. Agora, como a população de Chapadinha aumentou, esperamos que a prefeita se sensibilize conosco e aumente o número de vagas”, disse Batista.
 

Diretor da Rádio Cultura FM Sofre Acidente na Av. Pres. Vargas

 
O diretor administrativo da Rádio Cultura FM de Chapadinha, o ex-vereador e ex-vice-prefeito Osmar Meneses, sofreu um acidente de trânsito na tarde desta quinta-feira (25), na Avenida Presidente Vargas.
 
Osmar conduzia uma motocicleta, no sentido Centro e colidiu na traseira de um Corolla, que era conduzido pelo sobrinho, Leandro Meneses, que trabalha no Colégio Batista Chapadinhense.
 
Segundo Leandro, havia um caminhão à sua frente, fazendo uma manobra para entrar em uma rua, quando ele diminuiu a velocidade e Osmar teria se chocado contra seu veículo. Leandro disse ainda, que Osmar foi arremessado por cima de seu carro e caiu na pista, à frente.
 
O próprio sobrinho socorreu a vítima, levando-o ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), onde se submeterá a exames de raio-x, para saber se houve trauma na cabeça.
 

Encontro na Câmara Articula Mobilização para Combate à Violência Sexual a Crianças e Adolescentes.

 
Do Blog do Prof. João Damiani
Na tarde desta quarta-feira, dia 24, foi realizada na Câmara Municipal de Chapadinha, a reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes-CMDCA, com o objetivo de organizar as ações do Dia "D" de Combate à Violência Sexual a Crianças e Adolescentes.

Com o Projeto "Quem Cala Consente" e com o tema "Enfrentamento da volência contra a criança e adolescente no municipio de Chapadinha" pretende priorizar aspectos relevantes para o fortalecimento das ações conjuntas dos vários segmentos sociais, traçando metas no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Estavam presentes, representado o Conselho Tutelar Sr. Joselito Oliveira, o promotor da Infância e Juventude Gustavo Dias, os vereadores Nonato Baleco, Livia Saraiva, Missecley, Francisca Aguiar, Manin e Antonio Dilon, representantes das secretarias municipais de Administração, Saúde, Educação e de Assistência Social, representante da URE, Polícia Militar e demais entidades da sociedade civil organizada que se comprometeram através das comissões com a viabilização das ações para a culminância que acontecerá no dia 17 de maio de 2013.

Nos próximos dias as comissões estaram divulgando as ações preparatórias para a culminância no combate a violência sexual das crianças e adolescentes.


 
 
Fotos: Adorildo Japach
 
 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Veja Quem são os Gestores Envolvidos com Esquema de Agiotas

O G1 fez o levantamento no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, dos nomes dos gestores que estavam à frente dos 41 municípios investigados pela polícia e Ministério Público por paticipação no esquema milionário de agiotagem no Maranhão, no período de 2009 a 2012.
 
O assunto veio à tona com a apuração da morte do jornalista Décio Sá, executado a tiros há um ano, por denunciar a atuação da quadrilha de agiotas.

A lista com o nome das 41 prefeituras foi divulgada nesta terça-feira (23) pela polícia.
 
Abaixo, os nomes dos prefeitos (e ex-prefeitos) envolvidos, de municípios situados na região Baixo Parnaíba maranhense:
 
Brejo: José Farias de Castro
Coelho Neto: Soliney de Sousa e Silva
Magalhães de Almeida: João Cândido Carvalho Neto
Nina Rodrigues: Iara Quaresma do Vale Rodrigues
Tutóia: Raimundo Nonato Abraão Baquil
Urbano Santos: Abnadab Silveira Leda
Vargem Grande: Miguel Rodrigues Fernandes
... e da capital São Luís: João Castelo Ribeiro Gonçalves
 
Clique aqui, e confira a lista completa, com os nomes dos 41 prefeitos.
 

Acidentes em Chapadinha Repercutem na Imprensa Estadual




A grande quantidade de acidentes registrados em Chapadinha nos últimos dias chamou a atenção da imprensa estadual. Nesta quarta-feira (24), a TV Difusora da capital (afiliada do SBT) divulgou em seu principal telejornal, reportagem mostrando a realidade do trânsito do município.
 
Segundo a reportagem da emissora, o consumo de alcool é uma das principais causas.
 
*Extraído do ChapadinhaBLOG
 

Sampaio Goleia o Santa Quitéria pelo Campeonato Maranhense

O Sampaio Corrêa conseguiu passar fácil pelo Santa Quitéria em partida pelo returno do Estadual. O jogo teve continuidade na tarde desta terça-feira (23), pois foi interrompido aos 19 minutos do primeiro tempo, por causa da forte chuva que caiu na noite desta segunda-feira (22).

A partida foi reiniciada e com 9 minutos de jogo o Sampaio já mostrou ao que veio. O primeiro gol foi aos 28 minutos (do tempo corrido). Deca deu o passe para André Beleza que passou por entre os jogadores do Santa Quitéria e marcou, no ângulo, para o Sampaio.

Aos 43 minutos Tiago Cavalcanti faz o segundo da Bolívia Querida. E, em menos de um minuto, o próprio Tiago vai fazer o lançamento que dará origem ao terceiro gol do Sampaio Corrêa, marcado por Edgar.

No segundo tempo, o jogo permanece por um bom tempo inalterado até que, aos 18 minutos do segundo, Eloir, em disputa de bola, lança para Tiago Cavalcanti que faz o segundo gol dele na partida e o quarto do Sampaio.

Mas o Santa Quitéria, aos 24 minutos, diminui a diferença com gol de Puxinha, na saída do goleiro Rodrigo Ramos.

Porém, o dia era mesmo do Sampaio Corrêa. Aos 37 minutos, Júnior Chicão amplia a goleada do Sampaio. Final de partida: 5 X 1 para o tricolor.
 

Ficha técnica

Sampaio Corrêa 5 x 1 Santa Quitéria

Árbitro: Juscelino Sousa Santos
 

SAMPAIO CORRÊA
Rodrigo Ramos; Caíque, Mimica, Paulo Sérgio e Deca; Robson Simplício, Arlindo Maracanã, Eloir e André Beleza; Edgar e Tiago Cavalcanti.
Técnico: Everton Goiano.
 

SANTA QUITÉRIA
Rafael; Amaral, Joniel, Frank e Willian; Marciano, Júnior Tatu, Wesley e Luiz Carlos; Maurício e Romário.
Técnico: Jean Marcelo.
 
 
Confira a classificação e os próximos jogos do segundo turno do Campeonato Maranhense.

Classificação
1. Maranhão – 10 pts (saldo 7)
2. Bacabal – 10 pts (saldo 5)
3. Sampaio – 8 pts
4. São José – 5 pts
5. Cordino – 4 pts (saldo 0 / 5 GP)
6. Imperatriz – 4 pts (saldo 0 / 4 GP)
7. Americano – 4 pts (saldo -3 / 3 GP)
7. Santa Quitéria – 4 pts (saldo -3 / 3 GP)
9. Balsas – 3 pts
 
 
Próximos jogos
25.4 / quinta-feira
18h15 – Americano x Bacabal
20h15 – Maranhão x Imperatriz
 
 
28.4 / domingo
15h45 – Santa Quitéria x Balsas
16h – São José x Maranhão
18h – Sampaio x Americano
19h – Imperatriz x Cordino
 
 
02.5 / quinta-feira
16h – Cordino x Balsas
16h – Americano x Santa Quitéria
20h15 – Imperatriz x São José
20h15 – Bacabal x Maranhão
 
 

 

BRASIL: Câmara Aprova Aposentadoria Especial para a Pessoa com Deficiência

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores Municipais que a Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 277 de 2005. O projeto trata sobre a redução do tempo de contribuição à Previdência Social e de idade para a aposentadoria da pessoa com deficiência.
 
A entidade alerta que o projeto beneficiará pessoas com deficiência (física, sensorial ou intelectual) que hoje trabalham com carteira assinada no regime celetista. Os estatutários têm um projeto específico, que ainda se encontra em tramitação no Senado Federal.
 
Vale destacar que o segurado portador de deficiência poderá requer a qualquer tempo ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) a realização de perícia e emissão de certidão que ateste o grau de sua deficiência para fins de redução da idade de aposentadoria e tempo de contribuição. E em caso de agravamento da deficiência do segurado, este poderá solicitar a realização de nova perícia e a emissão de certidão retificadora.
 
Como funcionaA CNM explica que para os casos de deficiência grave, o limite de tempo de contribuição para aposentadoria integral de homens passa dos 35 para 25 anos. No caso das mulheres, de 30 para 20 anos. Quando a deficiência for moderada, as novas condições para aposentadoria por tempo de contribuição passam a ser de 29 anos para homens e de 24 para mulheres. Caso a deficiência seja leve, esse tempo será de 33 anos para homens e 28 para mulheres.
 
Já a aposentadoria por idade passa de 65 para 60 anos, no caso dos homens, e de 60 para 55 anos, no caso das mulheres, independentemente do grau de deficiência. A condição é o cumprimento de um tempo mínimo de 15 anos de contribuição e comprovada a deficiência por igual período. O projeto segue para a sanção presidencial.
 
 

BURITI: Polícia Prende Assaltantes de Motos e Desvenda Plano de Sequestro

Do blog Correio Buritiense
Imagem meramente ilustrativa
 
- As investigações já ocorriam há 6 meses, depois que se intensificou o roubo de motos em Buriti-MA.

- Relatório do DPM de Buriti aponta a existência de uma quadrilha de assaltantes com ampla atuação na região.

- A ação da PM foi batizada de "Operação Sossego Buriti".
 
 
A polícia de Buriti desmantela quadrilha que realizava assaltos há mais de dois anos em Buriti e em localidades próximas. A caçada aos membros da quadrilha iniciou-se após o assassinato do comerciante da Vila Pitombeira, no último dia 18 (quinta-feira).

Por volta das 19h, do último sábado (20), dois dias após o assassinato, a polícia recebeu a denúncia de que havia duas pessoas suspeitas no povoado Mocambinho. A PM, então, se deslocou para fazer a abordagem dos suspeitos. Um deles se chamava Francinaldo Vieira da Silva (conhecido como "Pila"), 33 anos, que portava um revolver calibre 38, marca Taurus, além de uma moto Fan vermelha, placa NIE 5678, ano 2009. O outro, Carlos Antônio da Silva, tinha um taurus calibre 32, com numeração raspada, e uma moto Biz.

Depois da prisão, os dois suspeitos foram ouvidos e revelaram à PM que aguardavam a vinda de mais três comparsas para, juntos, efetuarem um plano de sequestro do Comerciante Neto Borges, dono do Comercial Casa Borges. De acordo com depoimento deles, seria exigido um resgate no valor de R$ 50 mil reais.

A partir dessa revelação o comandante da PM, solicita reforços à 4ª Companhia da PM, em Chapadinha, que atende imediatamente. A polícia, então, põe em prática um plano de captura dos demais membros da quadrilha que ainda viriam para Buriti (MA).

Na madrugada de sábado para domingo (21), no povoado Poço Verde, quando os três criminosos chegaram, montados em apenas uma moto, foram surpreendidos com a polícia e após o Sgt Florismar dá ordem de prisão dos mesmos, houve intenso tiroteio entre a PM e os bandidos. O comandante da PM, Sargento Florismar, foi atingido de raspão na mão direita durante a troca de tiros e um dos criminosos também foi alvejado. Todos fugiram para o mato, na região do povoado Poço Verde, próximo a residência do senhor Vani.

A partir daí a polícia começou uma caçada contumaz aos fugitivos que só terminou nessa terça-feira (22), por volta de 10h30, com a prisão de dois dos assaltantes feridos que fugiram após tiroteio. Ambos eram do município de Rosário-MA, são eles: José Rodrigo da Silva Viana, 22 anos, e Maurício Feitosa, 24 anos.

Pressionados pela PM, os bandidos ligam da Chapada, onde foram capturados, para os supostos chefes dizendo que o plano havia sido frustrado e que estavam com fome e queriam apoio para fuga. O suposto chefe encaminha dois auxiliares que, supostamente, fariam parte da quadrilha ao local onde estariam os bandidos feridos. O que eles não imaginavam é que a polícia havia descoberto o plano e na chegada à chapada foram prontamente abordados pela PM. Logo em seguida, o suposto chefe também chegaria ao local para dá assistência aos assaltantes. Os três seriam buritienses, entre eles um comerciante, e passaram a ser investigados por darem suporte para fuga dos assaltantes. Eles também foram conduzidos para DEPOL de Buriti para prestarem esclarecimentos.

De acordo com as investigações, todos os criminosos presos fariam parte de uma mesma quadrilha que atuava há pelo menos dois anos, e que foi responsável por vários assaltos ocorridos em Buriti (MA), entre eles ao Comercial Borges, Correios, Lotéricas, Comercial Nena, Casa Nova e até em roubos feitos em Duque Bacelar e em Palestina (município de Brejo-MA). Segundo a polícia a atuação da quadrilha teria impactado um prejuízo em torno de R$ 100 mil reais.

A polícia trabalha com a hipótese de que um dos chefes da quadrilha seria um buritiense.

Ação de inteligência da PM, batizada de Operação Sossego Buriti, contou com a participação do comandante do destacamento da PM em Buriti, Sgt Florismar; os cabos Chagas, Fontinele, Portela (Maranhão), R. Sampaio e o agente civil Muller, além do apoio da força tática de Chapadinha.

A investigação sobre o caso é mantida em sigilo pela polícia e por isso alguns dos nomes não foram revelados.

Magalhães de Almeida e São João Batista Têm Novos Juízes

Guerreiro Júnior com os novos juízes: Alexandre Moreira (Magalhães de Almeida) e
Jaqueline Rodrigues (São João Batista)
 
Jaqueline Rodrigues Cunha e Alexandre Moreira Lima, são os novos juízes titulares das comarcas de São João Batista e Magalhães de Almeida, respectivamente. Eles foram empossados nesta terça-feira (23) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Antonio Guerreiro Júnior. “Muita sorte aos dois nas novas comarcas", disse o presidente.
 
A remoção dos magistrados – que atendeu pedido de permuta entre as varas onde eram titulares – foi aprovada em sessão plenária do TJ-MA, no dia 17 deste mês.
 
Jaqueline Cunha ingressou na magistratura em março de 2010 como juíza substituta na comarca de Açailândia. Foi titularizada em julho de 2011 em Magalhães de Almeida, onde tramitam 596 processos. "Pretendo dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo juiz Alexandre, sempre com o foco de reduzir o quantitativo processual e aproximar o Judiciário da sociedade", declarou.
 
O juiz Alexandre Lima iniciou a carreira como magistrado em maio de 2010 como juiz substituto de Bom Jardim. Atuou em várias comarcas, incluindo Pindaré-Mirim e Santa Inês, até se titularizar em São João Batista, em março de 2012.
 
"Já obtive informações de que a comarca de Magalhães de Almeida está saneada. Quero dar prosseguimento às atividades judicantes já desenvolvidas, assim como ocorreu em São João Batista", afirmou.
 
Redação: Danielle Calvet

Arquivo do blog