WebNet

WebNet

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

CHAPADINHA | Prefeita Belezinha Participa de 'Audiência Pública' para Escolha de Cursos do IEMA


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 05.Novembro.2021

Secom

A prefeitura de Chapadinha por meio da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, através de comissões representativas dos alunos do 9° ano da rede municipal de ensino, participaram na tarde desta quinta-feira (04) da Audiência Pública para a escolha de cursos técnicos da Unidade Plena do IEMA para 2022.


O momento foi realizado no auditório do Centro Educa Mais 'Raimundo Araújo' em parceria com o IEMA (Instituto Estadual de Educação), a SEDUC (Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado) e Governo do Maranhão.



A prefeita Ducilene Belezinha, acompanhada da secretária municipal de Educação, Nara Macêdo e vereadores participaram da Audiência Pública.

Belezinha falou sobre a importância de investir na Educação e da luta para trazer o IEMA para Chapadinha - "É mais uma conquista sendo realizada. Com o terreno já doado para a construção do prédio, antes por nome Cetecma hoje IEMA se efetiva uma grande oportunidade aos nossos jovens que não têm condições de cursar uma faculdade" - Enfatizou a prefeita.




Entre os cursos propostos para a escolha dos jovens chapadinhenses estão:

EIXO TECNOLÓGICO DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:

• Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
• Técnico em Rede de Computadores
• Técnico em Computação Gráfica

EIXO TECNOLÓGICO DE AMBIENTE E SAÚDE:

• Técnico em Análises Clínicas
• Técnico em Enfermagem
• Técnico em Farmácia

EIXO TECNOLÓGICO DE CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS:

• Técnico em Manutenção Automotiva
• Técnico em Mecânica
• Técnico em Refrigeração e Climatização

EIXO TECNOLÓGICO DE GESTÃO E NEGÓCIOS:

• Técnico em Logística
• Técnico em Administração
• Técnico em Marketing

Os cursos serão oferecidos para jovens entre 15 e 16 anos de Chapadinha e municípios vizinhos.


Durante a Audiência Pública os estudantes presentes responderam a um questionário que foi recolhido ao final do evento e após os dados serem tabulados a equipe do IEMA entrará em contato com a equipe do gabinete da prefeita que divulgará os resultados.


Publicidade


quinta-feira, 4 de novembro de 2021

CHAPADINHA | Prefeita Belezinha Realiza Vistoria nos Serviços de Terraplanagem para Implantação da Pavimentação Asfáltica, no Bairro Recanto dos Pássaros

(Fotos: Kim Pereira / Secom)

Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 04.Novembro.2021

Secom

Nesta quarta-feira (03), a prefeita de Chapadinha Ducilene Belezinha (PL), acompanhada do secretário municipal interino de Infraestrutura e Urbanismo, Peres Galvão e dos vereadores Nildinha Teles, Alberto Carlos, Antônio Tote, Nildo Santos e Marinete Lima, esteve vistoriando o início das obras de pavimentação asfáltica, que contemplará pouco mais de 3 quilômetros de vias urbanas, no bairro Recanto dos Pássaros.




Os serviços que fazem parte dos investimentos do Governo do Estado, através do Programa Mais Asfalto, acontecerão em, aproximadamente, 2 ruas do bairro, a Avenida Primavera que é o principal acesso ao bairro e um trecho da Rua Manoel Pereira.






Durante a visita, a prefeita garantiu aos moradores do bairro que fará, com recursos próprios, a Rua Gonçalves Dias (que liga o bairro Novo Castelo ao bairro São José), além de apresentar um projeto para outras ruas daquela localidade que serão beneficiadas com revestimento de bloquetes, provenientes da fábrica que está se instalando na cidade, com suporte da prefeita, que cedeu um terreno particular para que a mesma fosse construída.



"Uma obra muito importante para nossa cidade, em parceria com o Governo do Estado, que vai trazer a revitalização para essa Avenida Primavera e algumas outras avenidas aqui do Recanto dos Pássaros" - Ressaltou o secretário municipal interino de Infraestrutura e Urbanismo, Peres Galvão.




"Desde de 2013 que a gente luta por essa obra. No primeiro mandato não foi possível, fizemos o projeto, mas não conseguimos o recurso. Agradecemos a Deus em primeiro lugar e ao povo que nos outorgou pela segunda vez e já é um bom início, um bom caminho ter esses 3km de asfalto aqui nessa avenida" - Destacou a prefeita.


Publicidade


CHAPADINHA | SAÚDE: Prefeitura Investe Mais de R$ 400 Mil em Equipamentos Modernos para o HAPA

(Fotos: Kim Pereira / Secom)

HAPA recebe mais de 400 mil reais em equipamentos e passa a ter aparelhos modernos vistos apenas nos maiores hospitais do estado.

Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 04.Novembro.2021

A Prefeitura de Chapadinha por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) adquiriu novos e modernos equipamentos para melhor atender as necessidades do Hospital Municipal Antônio Pontes de Aguiar (HAPA).




Contudo, foram adquiridos um Aparelho de Anestesia com Monitor Multiparâmetros, para verificação dos sinais vitais em tempo real, garantindo intervenção clínica em tempo hábil; Bomba de infusão da B Braun, equipamento de marca conceituada, considerada uma das melhores do mercado, utilizada para administração controlada em gotas de: medicações vasoativas quimioterápicos, alimentação enteral e parenteral.


No vídeo acima (produzido pelo blogueiro Antenor Ferreira e auxílio técnico de Lucas Nascimento), - além de apresentar os aparelhos, o secretário municipal de Saúde, Richard Wilker e o diretor administrativo do HAPA, Gláuber Gonçalves mencionaram a importância dos investimentos, que vão garantir mais eficiência e segurança nos atendimentos gerais e principalmente de parturientes.


Os investimentos fazem parte do nosso projeto de melhorias na qualidade da assistência prestada aos usuários da Saúde do nosso município, com garantia no acesso e na humanização do atendimento prestado, seja no HAPA, UPA, Benú Mendes ou nas Unidades Básicas.” - Destacou a prefeita Ducilene Belezinha.

*Com contribuição da SECOM e Antenor Ferreira


Publicidade


NINA RODRIGUES | Prefeitura Contrata Ortopedista e Cardiologista para Atender Demandas da População


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 04.Novembro.2021

Sabendo da importância da qualidade no atendimento e para atender as demandas da comunidade, a prefeitura de Nina Rodrigues/MA, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem aumentando os serviços nas especialidades.

Agora Nina Rodrigues já conta com Ortopedista e Cardiologista, que irão atender a população mediante encaminhamento e agendamento, evitando que os cidadãos Ninenses tenham que se deslocar para outras cidades para receberem tais atendimentos.


A Ortopedia se dá por agendamento no Hospital Municipal Madalena Braga e, para o Cardiologista, o agendamento se dá na Secretaria Municipal de Saúde, ambos necessitam de encaminhamento. Atualmente o município já conta com as especialidades de Pediatria, Ginecologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Assistente Social e Ultrassonografia.

Como ressalta o secretário municipal de Saúde, Jorge Neto - "a gestão municipal, por meio do prefeito Rodrigues, está sempre buscando os melhores serviços para ofertar a nossa população, com muita responsabilidade e respeito aos nossos usuários, tanto na atenção primária, quanto na área hospitalar".

*Com contribuição do Blog do Alpanir Mesquita


Publicidade


CHAPADINHA | IEMA Realiza 'Audiência Pública' para Escolha de Cursos, Nesta Quinta (04)


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 04.Novembro.2021

Na tarde desta quinta-feira (04), a partir das 14h, no auditório do colégio C.E. Raimundo Araújo, localizado na Avenida Presidente Vargas - bairro Corrente, acontecerá uma Audiência Pública para escolha dos Cursos Técnicos que serão ofertados pelo instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), à população chapadinhense, em 2022.

A equipe da reitoria do Instituto comandará a Audiência onde serão apresentados o modelo institucional e a infraestrutura da unidade que funcionará em Chapadinha, com oportunidades para todos os jovens que desejam uma formação profissionalizante.


Publicidade


terça-feira, 2 de novembro de 2021

NINA RODRIGUES | Prefeitura Realiza Encontro com Beneficiários do Bolsa Família no Encerramento do "Outubro Rosa"


Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 02.Novembro.2021

A prefeitura de Nina Rodrigues/MA através da Secretaria Municial de Assistência Social (Semas) - por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou um encontro com os beneficiários do programa Bolsa Família, em alusão à Campanha "Outubro Rosa.



A Prefeitura do município promoveu durante todo o mês de outubro, ações para orientar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.



O Outubro Rosa é uma campanha anual em escala mundial, que busca a prevenção e conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional.




Essa retomada, esse evento, e a conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero é muito importante, afinal, com esses últimos anos em pandemia, a busca por exames estava um pouco comprometida, difícil, e a prefeitura está retomando essa atenção. Hoje é um dia de festa, nós estamos finalizando a Campanha Outubro Rosa, mês em que as nossas secretarias trabalharam de forma integrada com esse objetivo e com toda uma estrutura montada para atender à população, além de diversas parcerias que fizemos. Estamos fazendo um momento  festivo, de encerramento da campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, entretanto vale ressaltar, que os cuidados continuam”, - enfatizou o prefeito Rodrigues.



A realização do evento aconteceu seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.


Publicidade


São Benedito do Rio Preto: Prefeitura Mantém Limpeza de Cemitério para o "Dia de Finados"

O Dia de Finados - nesta terça-feira, 02 de novembro, terá bastante
movimentação no cemitério da cidade. Para dar mais comodidade
aos que prestam homenagem aos entes queridos nessa data,
a Limpeza Pública intensificou o trabalho de manutenção no local .

Chapadinha (MA) - Terça-Feira, 02.Novembro.2021

Desde o último sábado (30/Out.), a prefeitura de São Benedito do Rio Preto deu início aos preparos de limpeza e está tudo pronto no Cemitério Municipal São Pedro para receber as pessoas que vão homenagear seus entes queridos nesta terça-feira (2 de novembro) - 'Dia de Finados'.


Foi feita a manutenção do local com o serviço de varrição e capina, além da iluminação e demais reparos onde havia necessidade.


A Prefeitura Municipal preocupa-se em cuidar dos espaços públicos, com o objetivo de oferecer um ambiente mais limpo e confortável para aqueles que desejam comparecer ao cemitério neste feriado e prestar suas homenagens.

Nossa objetivo é permitir que as famílias e amigos daqueles que já partiram tenham mais segurança ao irem prestar suas homenagens póstumas, visitando os túmulos daqueles que já faleceram. Um espaço mais limpo, seguro e organizado traz mais comodidade nesse momento de dor”, - destacou o prefeito Wallas Rocha.

*Com contribuição do Blog do Alex Ramos


Publicidade


Arquivo do blog