WebNet

WebNet

sábado, 17 de janeiro de 2009

Zé Cláudio e convidados no Parque Aquático Torre do Sol

Neste domingo (18), a partir do meio-dia, o Parque Aquático Torre do Sol, terá uma atração a mais, pra lá de especial, diga-se de passagem, para seus frequentadores. O saxofonista Zé Cláudio (foto), irá se apresentar no local, acompanhado de convidados, redimensionando assim, a divulgação de seu mais recente trabalho, o show Zé Cláudio - Grandes Momentos, que resultou na gravação de seu primeiro Dvd (ao vivo!).
Imperdível.

Parabéns, aniversariante Telésforo Júnior!

Na foto, o aniversariante Telésforo Júnior ladeado por sua esposa e seu filho
O empresário Telésforo Júnior, proprietário da loja Mundo das Tintas, que aniversariou na última quarta-feira (14), irá comemorar a data com um churrasco "privê" regado a "geladas", com familiares e um seleto grupo de amigos, neste sábado, dia 17, a partir das dez horas da manhã, no Balneário Pantanal, de propriedade da família do aniversariante.
Acusamos, ao mesmo tempo que agradecemos, o convite feito pelo anfitrião para que possamos abrilhantar junto com o mesmo, seus familiares e amigos, esse magnífico momento!
Confirmamos nossa presença, para registrar os "clicks" e posteriormente postarmos em slide aqui neste blog e no jornal (impresso) Correio Regional.

Programa de modernização de bibliotecas públicas

O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, torna público a lista de municípios a serem contemplados com ações de Modernização de Bibliotecas Públicas do Programa Livro Aberto, implementado pelo Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura. A cidade de São Bernardo foi um destes municípios contemplados e vai receber em breve, um Kit para modernização de sua Biblioteca (foto ao lado), composto por 1.500 livros, 01 Telão, 01 Data-Show e 11 computadores para o Tele Centro. Parabenizamos o prefeito de São Bernardo por incluir aquele município em programas desta natureza, trazendo para os bernardenses mais Cultura e Educação.

Em Chapadinha, embora tenha sido construído um Farol da Educação (foto), mas sua obra nunca foi finalizada e inaugurada, e continua fechado até hoje. Esta foto foi tirada no dia 13 de dezembro de 2008 (veja detalhe no canto inferior esquerdo, na cor verde), ou seja, cerca de um mês atrás.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Jornal Correio Regional (Edição nº 04) circula hoje

A edição nº 04, do Jornal Correio Regional, estará circulando hoje, sexta-feira (16), em Chapadinha e região.

Dentre as manchetes de capa, está:

- Fotos dos novos secretários municipais de Chapadinha;

- Após tentativa frustrada de furto homem é perseguido e preso no centro de Chapadinha;

- Detran entrega carro, PC e celular corporativo à 6ª Ciretran de Chapadinha;

- HAPA tem novo diretor administrativo hospitalar...

Dentre outros assuntos.
Solicite seu exemplar pelo fone: (98) 9127-6568 (Sousa Neto)

TRE determina volta de Grachal em Mata Roma

Ontem, quinta-feira (15), o TRE determinou o retorno do prefeito Lauro Pereira Albuquerque, o Grachal (PDT - foto), à Prefeitura de Mata Roma ao julgar recurso ajuizado por seus advogados. No entanto, o pedetista só deverá voltar a ocupar efetivamente a prefeitura na próxima semana porque o TRE ainda encaminhará ofício à juíza de Chapadinha para revalidar seu diploma.
O caso porém ainda está longe de seu desfecho final. Os advogados da socialista Carmem Neto (PSB) prometem recorrer da decisão e apelar novamente ao TSE. O deputado Paulo Neto, marido de Carmem, garantiu ao blog que no período em que esteve à frente do município ela não fez um saque sequer das contas municipais. Segundo ele, a prefeitura tem em caixa R$ 530 mil.
Durante a sessão a presidente em exercício da Corte, Nelma Sarney, leu ofício da Câmara de Vereadores do município comunicando ao tribunal ter empossado a vereadora Raimunda Nonata Ferreira Diniz, a Nata (PDT), como prefeita até que a Justiça Eleitoral definisse a questão. Ela encaminhou o caso à Polícia Federal para abertura de inquérito por tratar-se de um grave desrespeito à Justiça.

Enlace Matrimonial de Érika e Lourivan

"Ainda que eu tenho o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que possua a fé em plenitude, a ponto de transportar montanhas, se não tiver AMOR nada sou. Um dia nos encontramos nos conhecemos e percebemos que algo mágico existia entre nós, o tempo foi passando e descobrimos que o que movia nossos corações era um GRANDE AMOR!
Acusamos, ao mesmo tempo que agradecemos, o convite para o casamento de Érika Almeida Lima e Lourivan Almeida, a ser realizado próximo dia 30, às 19h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Após a cerimônia matrimônial, o casal recém-casado e suas respectivas famílias irão recepcionar os convidados no Ginásio Francisco Coutinho de Almeida (leia-se Escola O Pequeno Príncipe). A data ficará marcada, pois será o dia em que foi selada a união matrimonial para os dois que diante de Deus, familiares e amigos, irão dizer um para o outro, SIM! onde os pais de Érika, Amélia Filha Almeida Lima e Evaldo Cruz Lima, e os pais de Lourivan, Maria Almeida da Costa Oliveira e Lourival Cassimiro de Oliveira (In Memorian), juntamente com padre celebrante abençoarão o casal.
Ao belo casal, nossos mais sinceros votos de Felicitações com bençãos de Deus!
Na foto ao lado, Érika e Lourivan selam o noivado durante comemoração de aniversário dele, ocorrido em junho do ano passado.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Após tentativa frustrada de furto de bicicleta homem é perseguido e preso

por Sousa Neto
O desocupado Itamar dos Santos foi preso na tarde de ontem, quarta-feira (14), por volta das 15h30, nas proximidades da praça São Raimundo, próximo a UE Dr. Paulo Ramos, no centro de Chapadinha, após uma tentativa frustrada de furto de uma bicicleta que se encontrava em frente a uma loja de departamentos. Ao desconfiarem da presença suspeita do meliante próximo a bicicleta de uma cliente que acabara de entrar na loja, funcionários ficaram a observá-lo discretamente, quando de repente, ele se evadiu do local levando o objeto. Então, alguns funcionários com auxílio de populares saíram correndo atrás do desocupado. A polícia foi chamada.
Itamar, que é morador do povoado Brejo do Meio e aqui em Chapadinha estaria na casa de um amigo, na Rua Nova - bairro Vila Isamara, "passando férias", ao perceber que estava sendo perseguido por populares, abandonou o material furtado. Mesmo assim, não conseguiu fugir, sendo alcançado e detido por policiais militares em um terreno ermo. Autuado em flagrante por tentativa de furto (Art. 155 combinado com o Art. 14 - Inciso II), Itamar foi encaminhado para a 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Chapadinha, onde foi interrogado pelo delegado Jairon Timbó, e posteriormente conduzido à uma das celas do CDP de Chapadinha. A bicicleta foi devolvida à dona, Nilvana Brito da Costa Santana, moradora do bairro Cohab/Areal.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

"Sr. Binde" morre aos 68 anos

É com grande pesar que informamos o falecimento do sr. Benedito Martins Filho, mais conhecido como "sr. Binde" , ocorrido por volta das 23h30 da última terça-feira (13), no Hospital São Domingos, em São Luís, onde estava internado havia alguns dias. O corpo foi velado na residência da família, na Travessa 15 de Novembro - Centro, próximo a Escola Amélia Almeida - e sepultado por volta das sete horas da manhã desta quinta-feira (15), no Cemitério Central (ao lado do Banco Bradesco).
O funcionário aposentado do extinto Banco do Estado do Maranhão (BEM), Sr. Binde, como era carinhosamente conhecido, era casado com a professora Rosirene Cunha Martins (foto à direita), com quem teve dois filhos: Marcos (que é professor e proprietário do grupo musical Som Brasil) e Bindinho (ex-gerente regional da Coca-Cola, em Chapadinha; e proprietário da extinta B&G Gráfica e Papelaria). Há outros três filhos adotivos: Kátia, Camila e Júnior (JR Gráfica)
Este blog e toda a família chapadinhense se solidariza à dor da família e amigos nesse momento de profundo pesar.

Polícia procura suspeito de praticar duplo homicídio em Anapurus

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Cidadã (Sesec), divulgou imagens de um homem procurado pela polícia, acusado de cometer duplo homicídio, no interior do estado. De acordo com informações, ele é gerente de uma fazenda de agricultura de soja e tratorista.
A Polícia de Anapurus (18Km de Chapadinha) está procurando Eloir Tochetto (foto), 39. Natural de Pérola d’Oeste-PR, Tochetto é acusado de ter praticado um duplo homícidio que teve por vítimas suas ex-companheira e o sobrinho dela. Ele também é suspeito de ter tentado um terceiro assassinato, contra uma vítima não identificada.
Tochetto teve a prisão preventiva decretada pela juíza da Comarca de Brejo.
Qualquer informação do paradeiro do procurado, entrar em contato pelo telefone (98)-3481-1020 OU 98-3214-3728.
O Imparcial Online

Ex-detento de Pedrinhas é encontrado morto.

por: Brendha Gomes
da equipe LocalNotícias
Morreu no último final de semana, José Rodrigues Marques, conhecido por "Ceguinho". Ele foi encontrado caído na porta de uma residência no bairro do Campo Velho. Até agora a polícia ainda não conseguiu identificar o autor do crime.
Ceguinho era ex-detento da Penitenciária de Pedrinhas. Ele foi um doa autores do assalto à residência da empresária Creuza Lopes, há alguns anos atrás. Ele foi alvejado com um tiro no pescoço e teve morte instantânea.
Fim de semana violento
Tentativa de homicídio - Durante uma festa no povoado Cabação, Antonio Monteiro da Silva foi preso por tentativa de homicídio. Após uma discussão ele feriu a golpes de facas Gean Ferreira da Costa, que foi conduzido para São Luís em estado grave.
Porte ilegal de arma e drogas - O gaúcho João Antonio Machado foi preso em flagrante com porte ilegal de arma e 3 gramas de cocaína. Na hora da prisão João encontrava-se no Restaurante Blumar, na BR 222.

Paralisação total na DP em Chapadinha a partir desta quinta

por Brendha Gomes
da equipe LocalNotícias
Nesta quinta-feira (15) a 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Chapadinha vai paralisar suas atividades por completo. Por 48h os delegados irão aderir à greve que os agentes civis estão mantendo há sete dias. A determinação de apoiarem os manifestantes partiu depois de uma assembléia que aconteceu sexta-feira (9) na capital maranhense com a classe do delegados. Apenas 30% do efetivo estão na ativa, como determina a lei em caso de greve.
No sábado (17), os delegados voltarão a atender normalmente, mas caso o governo se negue a firmar um acordo, eles prometem parar de vez.
Em Chapadinha a delegacia conta com um quadro de quatro delegados, nas 48h que estarão de braços cruzados, apenas um delegado ficará de plantão para atender o casos especiais, como homicídio, flagrantes e crime contra idosos e crianças.

Chapadinha e o Caso “Devolve, devolve”

por Alexandre Pinheiro
O suposto envolvimento de um político chapadinhense no caso da compra de liminar e do posterior pedido de devolução da propina, episódio que expôs a promiscuidade de setores do judiciário do Maranhão, ainda tem grande repercussão em Chapadinha.
Segundo Décio Sá a personagem dessa história seria Isaías, já o site Colunão de Walter Rodrigues cita Magno Bacelar e, por último o Jornal Pequeno sugere a participação de um ex-prefeito da região de Itapecuru-Mirim.
A investigação sobre o caso está sob forte sigilo e os próprios jornalistas da capital confirmam a carência de informações precisas e a sensação de que os nomes e as circunstâncias exatas do fato não ficarão esclarecidas.
O ex-prefeito Magno já disse não ter nada com o assunto e que sequer conhece o magistrado alvo da denúncia. Além da declaração, a lógica colaboraria com Magno por não ter tido ele, ao fim de tudo, nenhum interesse contrariado por corte ou juiz algum. Como alguém poderia ficar descontente com resultado plenamente favorável?

Ex-prefeito ou ex-candidato?
Numa matéria publicada na última terça-feira (13), o jornalista Walter Rodrigues (único nome a citar Magno) fala do caso nos seguintes termos: “Na sessão plenária e em declarações à imprensa, Bayma aludiu ao episódio em que um candidato a prefeito interpelara um juiz eleitoral, exigindo-lhe a devolução do dinheiro com que o teria subornado. Fato presenciado pelo procurador regional eleitoral, José Raimundo Leite Filho, que interviera recomendando: “Devolve, devolve”. Repare que o jornalista menciona um candidato como a parte que teria exigido a devolução que não é o caso de Magno que, em segundo mandato, não era e nem poderia ser candidato.

Pequena Geografia
Sobre “um ex-prefeito da região de Itapecuru-Mirim” na codificação do Jornal Pequeno, embora nos bastidores o nome recorrente seja de um “ex-prefeito e candidato da região do Baixo-Parnaíba”, pode ser que mesmo sem que Itapecuru ou qualquer de seus vizinhos tenham pendências eleitorais algum político possa ter interesse em outro município. Ou, ainda, que a informação tenha saído suscetível pelo excesso de zelo governista ou por mera confusão geográfica.

O Rei do Baião
Noutro trecho da postagem de hoje o jornalista Walter Rodrigues inclui um magistrado na trama: “O Colunão identificou o juiz eleitoral Luiz Gonzaga, que reagiu requerendo que a matéria fosse retirada do blogue. O juiz Douglas Amorim concedeu a liminar pleiteada, estabelecendo a censura. Com algum atraso, Leite desmentiu, assegurando que, se tivesse visto a cena, prenderia o juiz e o candidato “em flagrante” e os encaminharia “ao procurador-geral da República”.
Como se vê a justiça deve se pronunciar primeiro sobre se o fato realmente ocorreu ou não. Mas, se confrontarmos as liminares do dia 18 de dezembro – a primeira que mandou diplomar Isaías; e a segunda que, horas depois, voltou atrás – comparando a parte satisfeita na primeira e frustrada na segunda liminar com a mesma autoridade judicial que as proferiu, teremos a certeza de que se for fofoca essa passagem que envergonha o Maranhão ela encaixa como luva em fatos notórios.

Esquemão

Está no Blog do Décio Sá
Os superintendes de instituições financeiras - Banco do Brasil e Bradesco, principalmente - precisam investigar a fundo a relação de seus gerentes com prefeitos do interior. O blog tem recebido informações de que prefeitos empregam parentes de gerentes para ter sua vida facilitada no banco. Existem também acordos com oficiais de justiça para atrasarem notificações feitas por juízes aos bancos oportunizando saques milionários antes do cumprimento da sentença.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Confusão em Anapurus

Confusão agora na manhã nesta terça-feira (13), em Anapurus. A tropa de choque da PM desarticulou movimento de professores e servidores da educação que cobravam salários atrasados. Dois professores chegaram a ser presos e soltos em seguida. O ex-prefeito João Carlos (PDT - foto), segundo os denunciantes, sacou só de recursos do Fundeb (ex-Fundef) no final do ano passado R$ 800 mil e sumiu com o dinheiro. Prometeu o pagamento para ontem, segunda-feira (12). O ex-prefeito estaria no comando da PM em São Luís. Além do dinheiro, desapareceu com documentos e HDs de computadores da prefeitura. Fez o mesmo que o colega de partido Aldenir Santana Neves, de Urbano Santos.

Audiência
O ex-deputado Oséas Rodrigues (Santa Luzia) e o prefeito cassado de Mata Roma, Lauro Pereira Albuquerque, o Grachal (ambos do PDT), procuraram nas últimas semanas conversar com a senadora Roseana Sarney (PMDB). Não foram atendidos. Roseana quer ficar longe da confusão nestas cidades. Acha que o problema é da Justiça Eleitoral.
Blog Décio Sá - Imirante.com

Atendimento na VT de Chapadinha está suspenso até sexta-feira

Fotos (de um mês atrás) do novo prédio da VT de Chapadinha.
Está suspenso até a próxima sexta-feira (16) o atendimento ao público na Vara do Trabalho de Chapadinha, em virtude da mudança das instalações da VT para a nova sede, localizada na Rua Presidente Juscelino Kubitschek, s/n, Centro. Os prazos judiciais que se iniciarem nesse período (07 a 16) ficarão suspensos até o primeiro dia útil subseqüente. A suspensão do atendimento foi determinada no Ato Geral da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho (005/09), de 07 de janeiro. O titular da VT é o juiz Francisco Tarcísio Almeida de Araújo. A Vara do Trabalho tem jurisdição nos municípios de Chapadinha, Anajatuba, Anapurus, Belágua, Brejo, Buriti de Inácia Vaz, Itapecuru-Mirim, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Urbano Santos e Vargem Grande.
Ascom TRT

Governo divulga tabela anual de pagamento dos servidores

A Secretaria de Estado de Administração e Previdência Social (Seaps) divulgou o calendário de pagamento do servidor público estadual para o ano de 2009.

A exemplo do ano passado, os pagamentos acontecerão ainda dentro de cada mês e não somente no primeiro dia do mês seguinte, como nos anos anteriores.

De acordo com o decreto nº 25.048, receberão os vencimentos de janeiro, no dia 28, aposentados, pensionistas, ativos e reformados, servidores da Casa Civil, DPE, CGE, PGE,COGE, secretarias, Corpo de Bombeiro do Maranhão (CBMA). No dia 29, receberão os servidores das autarquias, fundações e empresas públicas.
Confira em anexo o calendário anual. Clique na palavra Calendário, abaixo.

Secom

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Carros do comandante da PM são incendiados

Em Santa Quitéria, a 120 km de Chapadinha, carros particulares do comandante da polícia foram incendiados no fim de semana. Os veículos eram utilizados no patrulhamento da cidade em função da falta de viaturas. Segundo a Polícia Militar, a suspeita é que uma quadrilha de roubo de carros tenha praticado o crime por vingança. Isso porque, há duas semanas, alguns integrantes do bando foram presos. A mesma quadrilha também é acusada de, há dez dias, ter ateado fogo na casa do prefeito de Santa Quitéria. A Polícia está à procura dos principais suspeitos.
Imirante.com

Pedido de vista de Nelma Sarney provoca impasse em Mata Roma

Município está com duas “prefeitas” desde sexta-feira (9)
No último sábado (10), os advogados Abdon Marinho e Rodrigo Lago lamentaram que a Justiça Eleitoral, em vez de decidir logo quem deve ficar no cargo de prefeito do município de Mata Roma, resolveu adiar o julgamento da questão. O julgamento estava marcado para a quinta-feira passada (8), mas foi prorrogado em razão de um pedido de vista formulado, durante a sessão, pela desembargadora Nelma Sarney (foto).

Em razão do pedido de vista feito pela vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Mata Roma vive uma situação inusitada. O município está desde sexta-feira (9) com “duas prefeitas” no cargo: a presidente da Câmara Municipal, Raimunda Nonata Ferreira Diniz, a Nata" (PDT), e a segunda colocada na eleição de 2008, Carmem Silva Lira Neto (PSB), mulher do deputado estadual Paulo Neto.

“Apesar do caos administrativo, e da eminente possibilidade de conflito diante da situação não decidida e dos conflitos de liminares, o TRE/MA preferiu prorrogar a deslinde da questão, com o pedido de vista da desembargadora Nelma Sarney”, afirmam os dois advogados, Abdon Marinho e Rodrigo Lago, em documento encaminhado à redação do Jornal Pequeno.

De acordo com os advogados, o TRE/MA poderia ter resolvido logo a questão; bastava que terminasse a votação no plenário. Mas a desembargadora Nelma Sarney pediu vista dos autos, adiando a solução da matéria para o próximo dia 19 de janeiro. Em vista deste fato, a Câmara de Mata Roma, em nova sessão, instalada com o quorum legal, empossou novamente a presidente da Câmara Municipal, vereadora Raimunda Nonata, a “Nata”, no cargo de prefeito, porque, segundo os advogados, não há na cidade prefeito regularmente diplomado pelo Poder Judiciário Eleitoral. Os dois que foram diplomados – Lauro Pereira Albuquerque, o “Grachal” (PDT), e Carmem Neto – tiveram seus diplomas cancelados por sucessivas e conflitantes decisões judiciais.

Segundo os advogados, a prefeita regularmente empossada no cargo, a vereadora “Nata”, continuará despachando na sede da Prefeitura. Entretanto, na sexta-feira (9), em uma sala ao lado, no mesmo prédio, a candidata derrotada, Carmem Neto, estava despachando como se também fosse prefeita, embora seu diploma, concedido por força de uma liminar posteriormente revogada, tenha perdido a eficácia, e embora até a presente data não tenha sido empossada pela Câmara Municipal, único órgão com competência constitucional para dar posse aos prefeitos.
Ministro do TSE negou liminar ao prefeito eleito ‘Grachal’

No dia 2 de janeiro passado, o ministro Henrique Neves, presidente em exercício do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou liminar a Lauro Pereira Albuquerque, o “Grachal”, candidato eleito prefeito de Mata Roma, pelo PDT. O indeferimento do pedido, de acordo com o ministro, foi por conta de uma questão técnica – o candidato apresentou ao TSE uma reclamação, uma via não cabível ao caso. “Para que seja viável a utilização da reclamatória, é preciso que a decisão supostamente violada tenha sido proferida na análise de um específico caso concreto”, analisou o ministro.

Henrique Neves salientou constatar “a seriedade dos argumentos” da defesa de Lauro Albuquerque que teve seu registro inicialmente indeferido, pela rejeição de suas contas, sendo a decisão alterada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), que deferiu o registro. O TSE, ao examinar a matéria, indeferiu o registro de Lauro, mas ao julgar outro recurso, determinou a remessa dos autos ao Tribunal Regional para manifestação sobre omissões apontadas nos embargos de declaração naquela instância. Lauro e seu vice foram então diplomados.

No entanto, após a solenidade chegou decisão liminar do Tribunal Regional determinando a diplomação dos segundos colocados. A juíza de primeira instância não convocou Lauro para ser diplomado e afirmou que prevalecia a decisão de diplomação do segundo colocado. No pedido ao TSE, Lauro disse entender que, a partir da decisão do TSE, foi anulado o acórdão do TRE dos embargos de declaração, sendo sua situação alterada de “indeferido com recurso” para “deferido com recurso”, devendo, portanto, ser diplomado e empossado até o julgamento final.

Caso concreto - De acordo com o ministro Henrique Alves, para que seja viável a utilização de Reclamação “é preciso que a decisão supostamente violada tenha sido proferida na análise de um específico caso concreto”, o que não é o caso, pois no julgamento do Recurso Especial, o TSE não se pronunciou sobre o deferimento (ou não) do registro de candidatura, “mas apenas determinou a anulação do acórdão dos embargos de declaração para que a Corte Regional analisasse as omissões apontadas nos declaratórios”.
Jornal Pequeno Online

domingo, 11 de janeiro de 2009

Mata Roma

A prefeita de Mata Roma, Carmem Neto (PSB - foto), dormiu ontem, sábado (10), na prefeitura só para não dar espaço à vereadora Raimunda Nonata Ferreira Diniz, a Nata (PDT), que também se diz “prefeita”. As duas despacham em salas distintas do prédio.
Blog Décio Sá

Arquivo do blog