WebNet

WebNet

sexta-feira, 3 de junho de 2016

2ª Edição da "Feira Municipal da Agricultura Familiar" Acontece Neste Domingo (05)



A prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura realizará, no próximo domingo (dia 05 de junho) no bairro do Caterpila, em frente à praça do referido bairro, a II edição da Feira Municipal da Agricultura Familiar. A segunda edição traz como novidades a participação de um maior número de famílias e comunidades.


A primeira edição da feira municipal ocorrida no dia 1° de maio no bairro areal, contou com a participação de seis comunidades rurais, da Casa Familiar Rural, famílias do bairro Cohab e as famílias do Projeto Social das Mil Casas. O faturamento da última edição passou dos R$6.000,00.


A Feira Municipal de Chapadinha tem como objetivo incentivar o pequeno produtor rural do município a produzir cada vez mais e garantir a venda de seus produtos direto ao consumidor final, sem a presença do atravessador, gerando mais renda e maior circulação da produção local.


Depois do grande sucesso da primeira edição da feira municipal, temos a expectativa de que esta segunda edição seja ainda melhor. Inclusive, teremos a participação de outras comunidades com os seus diversos produtos. Portanto, convidamos a todos do bairro caterplia e bairros vizinhos a prestigiarem esse grande evento”, ressaltou o secretário municipal de Agricultura de Chapadinha, Antônio José.


A feira é uma iniciativa da prefeitura de Chapadinha, com organização da secretaria municipal de agricultura, em parceria com a demais secretarias municipais e apoio de vários órgãos, como STTR, AGED, AGERP E SEBRAE, com a participação de técnicos e consultores.


Publicidade



Bem-Vindo à BIBLIOTECA ALTERNATIVA HERBERT LAGO CASTELO BRANCO



Fundada em 13 de dezembro de 2006, a Biblioteca Alternativa Herbert Lago Castelo Branco é uma instituição sem fins lucrativos e nasceu do desejo que nutre seu idealizador, o poeta e escritor Herbert Lago Castelo Branco de contribuir para o desenvolvimento social e cultural dos habitantes da cidade de Chapadinha, especialmente às crianças e jovens – com foco na formação de leitores, estimulo aos estudos e promoção da cidadania.


O nosso acervo contém mais de 10.000 mil exemplares para todas as idades, Temos livros dos temas mais diversos desde História, Geografia, Português, Matemática, Ciências, Biologia, Química, Física, Direito, Informática, Medicina, Saúde, Enfermagem, Recursos Humanos, Auto-Ajuda, Artes, Religião, Literatura, Filosofia, Misticismo, Antropologia, Pedagogia, Sociologia, Geologia, Engenharia, Meio Ambiente, Turismo, Agricultura, Agronomia, Zootecnia, Ciências Sociais, Psicologia, Inglês, Francês, Espanhol, Esportes, Política, Economia, Contabilidade, Espiritismo, Gibis, Teatro, Comunicação e Marketing, Maranhencidade, Enciclopédias, Revistas, Apostilas para concursos e etc. Indispensável para aqueles que buscam a biblioteca para pesquisas acadêmicas, teses de mestrado, monografias de conclusão de curso superior e trabalhos escolares. Acervo este, doando por voluntários de todas as idades, sexos, profissões e níveis de escolaridades, que aderem regularmente e contribuem para o desenvolvimento sociocultural de jovens e adultos de nossa cidade.


Além da realização de empréstimos de livros a Biblioteca Alternativa realiza saraus poéticos, encenação de artes cênicas e atividades culturais.

Hoje a Biblioteca esta num processo de modernização da sistematização do seu acervo, automação e catalogação de seus livros. Dessa maneira, os já catalogados, aproximadamente 2.500 obras, servem para que os usuários (as) possam acessar e buscar a existência e a disponibilidade do livro de seu interesse.


MISSÃO
Oferecer um espaço de desenvolvimento sociocultural a comunidade local – especialmente às crianças e jovens – com foco na formação de leitores, estimulo aos estudos e promoção da cidadania e o hábito da leitura como forma de lazer.

VISÃO
Ser reconhecida como disseminadora do conhecimento e da cultura.

OBJETIVO
Proporcionar à população o acesso ao conhecimento, a capacitação à informação para estudo, pesquisa, incentivar o habito da leitura, bem como o desenvolvimento intelectual e o crescimento pessoal.

Venha nos visitar e saber mais sobre a Biblioteca Alternativa.
Estamos em Chapadinha-MA, na Rua do Comércio, 1161 – Centro (próximo a Torre da TIM) – CEP: 65500-000

CONTATO:

Telefone: (98) 99150-6313


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Promove 6ª Conferência Municipal das Cidades

CONVITE CONFERENCIA



A Prefeitura de Chapadinha, conforme orientação do Conselho Nacional das Cidades, realizará na próxima quarta-feira (08), a 6ª Conferência Municipal das Cidades, no auditório da Prefeitura, às 8h da manhã.

Nessa edição o evento traz como tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade”, que expressa a importância do interesse coletivo. E lema: “Cidades Inclusivas, Participativa e Socialmente Justas”, que proclama o caráter igualitário e equânime qualificando o significado do tema.

É fundamental suscitar a compreensão do conceito da função social da cidade e da propriedade ainda pouco assimilado pela sociedade. Por isso, entre os objetivos da conferência, está a sensibilização e mobilização da sociedade local e seus diversos segmentos para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentamento dos problemas existentes no município. Além disso, o evento irá propor a formulação de proposições e realização de avaliações sobre a função da cidade e da propriedade.

A conferência desenvolverá também, trabalhos envolvendo aspectos das políticas a nível Nacional, Estadual e Municipal, e servirá como etapa preparatória para o evento a nível estadual. Para isso serão eleitas entidades que atuam no âmbito municipal para compor, por meio de suas representações, o Conselho Municipal das Cidades pelo período de 4 anos.


Publicidade



"VII Semana Municipal do Meio Ambiente" Será Realizada em Chapadinha

13256022_1020286061392706_6450634491530640693_n


Frente aos diversos problemas ambientais que comprometem a qualidade de vida da população chapadinhense e dado importância recorrente ao tema, a Prefeitura de Chapadinha - por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove durante os dias 6 a 10 de junho de 2016 a VII Semana Municipal do Meio Ambiente, com o tema “Meio Ambiente: direito de ter, dever de cuidar! ”.

A VII Semana do Meio Ambiente, visa incluir a sociedade na discussão de pontos que tratam da preservação do patrimônio natural. Tendo como principal objetivo a conscientização da sociedade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas existentes.

A abertura do evento acontecerá na próxima segunda-feira (dia 06 de junho), às 8h da manhã, no Ginásio Poliesportivo Raimundo Nonato Vale (Ranovale), com palestra do Batalhão de Polícia Ambiental, Aged, Departamento Epidemiológico de Chapadinha, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim e UFMA/Campus Chapadinha, todos parceiros da iniciativa.

Entre os temas a serem tratados durante a abertura, e toda a semana, destaca-se o uso e gestão da água, o perigo dos vetores: Aedes Aegypti, Leishmaniose e Leptospirose, o uso correto dos defensivos e a forma adequada de descarte das embalagens para que não prejudique o meio ambiente, e legislação ambiental.

Palestras, oficinas e mutirões de limpeza, fazem parte da programação da 7ª Semana Municipal do Meio Ambiente, e serão realizadas tanto na zona rural como urbana. Vários bairros da cidade receberão as iniciativas alusivas ao evento, tudo para a busca por soluções viáveis para os desafios ora enfrentados.

Para a prefeita de Chapadinha Ducilene Belezinha, o tema proposto nos leva a entender que dependemos dos recursos naturais para sobreviver. “A promoção de atividades sobre a importância da conservação do meio ambiente é um dos passos importantes para que tenhamos o uso correto dos recursos naturais”, destacou a prefeita.

O encerramento do evento será marcado por caminhada no centro da cidade com saída da Praça Irineu Veras Galvão (Pça do Povo), Feira de Artesanato e apresentações culturais a partir das 17h, do dia 10 de junho.

Todas as atividades da VII Semana Municipal do Meio Ambiente, tem entrada franca. Participe!

CONFIRA TODA A PROGRAMAÇÃO, clicando no link abaixo:




Publicidade



Detran Alerta que Habilitação para Motos ‘Cinquentinhas’ Já é Obrigatória



O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA) alerta que, na quarta-feira (01), começou a exigência pela habilitação para conduzir as motos conhecidas como “cinquentinhas”. O motorista que guiar motocicletas de 50 cilindradas, agora, vai ter que apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A, ou a chamada ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores). O prazo final para regularização era para o dia 29 de fevereiro e foi estendido até o dia 31 de maio.

Segundo a coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, a fiscalização será feita em todo o país. “Muitos motoristas nos procuraram para fazer a habilitação, mas, os Centros de Formação de Condutores exigiram um prazo maior para se ajustarem às novas regras e ofereceram o curso para ACC. A partir de hoje, o prazo para que as autoescolas se preparassem também se esgotou”, explicou.

Para tirar a ACC, o candidato cumprirá um tempo mais rápido nos centros de formação com 20 horas/aula de curso teórico e 10 horas/aula de curso prático, enquanto que a (CNH), na categoria A (motos), a carga-horária é bem maior. Nazaré Nunes lembra que o condutor da categoria A poderá conduzir qualquer tipo de moto, enquanto a ACC é restrita às “cinquentinhas”.

Além da exigência de documentação, os condutores de motos 50cc, também, estão sendo cobrados pelo licenciamento. Até pouco tempo muitas dessas motos não tinham nem placas, mas, o Departamento Nacional de Transito (Denatran) determinou que os Detrans passassem a emplacar os ciclomotores.

As taxas administrativas cobradas pelo Detran-MA ao candidato que pretende obter a ACC são as mesmas da CNH na categoria A. “O Detran-MA está apto para cumprir a exigência pela habilitação para os ciclomotores ou modelos até 50cc”, ressaltou a coordenadora de Habilitação. Quem descumprir a exigência cometerá infração gravíssima, a multa é de R$ 574,62 (o valor é multiplicado por 3) e apreensão do veículo.

Exames de tráfego

O Detran-MA está preparado para o aumento na demanda por CNHs. Desde setembro de 2015, a quantidade de vagas para exames de tráfego oferecidas pelo Detran-MA foi dobrada, de aproximadamente 15.000 exames/mês para 23.000 exames/mês.

A ampliação no número de vagas acabou com a espera pela prova prática. Na sede do Detran/MA, as bancas de exame que eram formadas por cinco examinadores, passaram a contar com sete. O acréscimo no número de examinadores também permitiu a criação de mais bancas volantes em São Luís, Caxias e Imperatriz”, informou Nazaré Nunes. A mudança veio após o seletivo realizado pelo Detran-MA no ano passado para a contratação de 70 examinadores.


Publicidade



Inscrições Abertas: Prefeitura de Chapadinha Promove "Curso de Fibra de Bananeira"


SECOM/PMC
*Com informações da Secretaria Municipal da Mulher

Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Fibra de Bananeira, somente para os moradores do Bairro Mutirão (Boa Vista).

As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal da Mulher, que fica localizada na Prefeitura de Chapadinha.

Realização Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com o SENAR.

Inicio do Curso: dia 07 de Junho de 2016 (próxima terça-feira), uma turma pela manhã e outra pela tarde.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Realiza Palestras Educativas Sobre DST’s

JAP_4557


Dando continuidade às ações rumo ao Selo Unicef, a Prefeitura de Chapadinha, por meio das secretarias de Saúde e Educação (SEMED) realiza, durante o mês de junho, palestras sobre DST’s para um público bem específico: crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. No total serão cinco eventos nas escolas da cidade e Zona Rural.


Nas palestras estão sendo apresentados os tipos de doenças sexualmente transmissíveis, riscos e maneiras de prevenção. O objetivo desse trabalho é informar e também formar, em cada escola, um comitê composto pelos próprios alunos, que se tornarão multiplicadores desse conhecimento.


Na tarde desta quarta-feira (1º de junho), a equipe da coordenação de DST’s de Chapadinha, formada por uma assistente social e dois enfermeiros, realizou uma palestra na escola U.I. Manoel José de Santana e os principais questionamentos, do público presente, foram referentes a AIDS e Sífilis.


O mesmo trabalho já foi realizado na escola U.I. Isaías Fortes, e nesta quinta-feira (02), no Colégio Manoel José de Santana. Ainda acontecerá na escola Nossa Senhora das Dores (bairro Boa Vista/Mutirão) e também nas escolas das comunidades do Baturité e Canto Ferreira.






Zona Rural - Localidade Baturité
Abaixo, imagens da Palestra sobre DST//AIDS, na Zona Rural de Chapadinha. Escola Raimundo Antão, localizada no Povoado Baturité.

CHAPADINHA Rumo ao Selo UNICEF. Mais uma ação realizada!!!



Alunos da Escola Raimundo Antão, localizada no povoado Batutité, que irão participar do comitê de multiplicadores.

A Assistente Social, Jarlene Nogueira







Publicidade


Escolha SEMPRE a QUALIDADE do Laboratório UNILAB!!! Em Chapadinha, 2 unidades: -------- ✅Unidade Central - ao lado da Ultra Clínica (lateral do Banco do Brasil) na Rua Gustavo Barbosa, 102 - Centro - Fones: (98) 3471-1546 / 99171-1500 - Email: unilab.analisesclinicas@hotmail.com -------- ✅Unidade Cemed - Clínica Cemed na Av. Ataliba Vieira de Almeida, 1258 - Centro - Fones: (98) 3471-1038 / 99174-0985


Olympia Fitness Apoia 1ª Corrida Eco Estetic, que acontece Neste Sábado (04)


Conteúdo Publicitário

Chapadinhenses, neste sábado (dia 04 de Junho), às 17h, acontece a Primeira Corrida Eco Estetic Chapadinha e a Olympia Fitness está apoiando esse mega evento.

Convidamos a todos, serão realizadas palestras, haverá estandes, aula de zumba e os Professores da Olympia Fitness estarão presentes ministrando algumas dessas aulas e palestras.

Estamos fazendo as inscrições na Recepção da Olympia (Rua do Comércio - Centro / por trás do Paraíba), custa R$ 5,00, dando direito a um kit com camisa, água durante o percurso e copo. Saída na Praça Irineu Veras Galvão (Pça do Povo) com destino a EcoEstetic (Terras Duras), retornando para Praça do Povo. Vamos incentivar o esporte em nossa cidade!



Apoio:

Olympia Fitness


Chapadinha em Destaque no Portal Oficial de Noticias do Selo UNICEF

cats


A notícia destaque, trata-se da participação do município na III Mostra Internacional das Semanas do Bebê que ocorreu no período de 23 a 26 de maio em Recife-PE. Chapadinha foi um dos 20 municípios convidados a expor suas experiências no evento. No maranhão, apenas Chapadinha e Codó tiveram a oportunidade. A prefeita da cidade, Ducilene Belezinha participou de todo o evento juntamente com a Articuladora do Selo UNICEF de Chapadinha, Raimunda Portela (Prof. Dadá), e pela Assistente Social, Allaine Monteles.

Abaixo, veja outras fotos da participação do município de Chapadinha, no evento nacional:






Publicidade



Dia D de Mobilização: Inscrições no CNH Rural Ocorrem Nesta Sexta (03)

De forma totalmente gratuita, eles terão acesso a categoria A da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que permite dirigir motos.
De forma totalmente gratuita, eles terão acesso a categoria A da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que permite dirigir motos. - (Divulgação)


Título Original - Detran-MA realiza dia D para a promoção do Programa CNH Rural


Será realizado, nesta sexta-feira (3), o Dia D de mobilização para as inscrições no Programa CNH Rural. O trabalho de mobilização está sendo coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), e ocorrerá em 211 municípios maranhenses. As ações serão realizadas por meio das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) que intensificarão o trabalho que já está sendo desenvolvido para informar a população sobre o que é preciso fazer para se inscrever no programa e os respectivos benefícios.

O funcionário da AGERP/Chapadinha, Joel do Livramento, em divulgação em programa na Rádio Cultura FM.

CHAPADINHA

Em Chapadinha, os interessados procurarem a Unidade Regional da AGERP de Chapadinha, que fica localizada na avenida Ataliba Vieira de Almeida, S/N - Centro (frente a CAEMA).


Para esta edição, foram abertas 2.100 vagas que vão beneficiar trabalhadores rurais de baixa renda. De forma totalmente gratuita, eles terão acesso a categoria A da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que permite dirigir motos. Para participar do Programa CNH Rural, os candidatos devem ter mais de 21 anos de idade e ensino fundamental completo, além de residir na zona rural do Estado e exercer atividade rural.

As inscrições começaram nesta quinta-feira (2), e vão até o dia 17 deste mês (Maio). Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.detran.ma.gov.br/cnhrural.


Publicidade



terça-feira, 31 de maio de 2016

CHAPADA FELIZ - (FOTOS) Ganhadores da 56ª Extração - Domingo, 29.Maio.2016

Compre já a sua Cartela(s) da 57ª Extração!!!

Ganhadores da da 56ª Extração - Domingo, 29.Maio.2016


1º Prêmio - (R$ 1.000,00 - Mil Reais)
Nome: José de Aguiar Sousa (1º Ganhador)
Cartela: 12786-82
Rua: Francisco Lino de Oliveira, S/N - Bairro: Centro
Mata Roma-MA
Vendedor: Maria do Valdo


Nome: José Pereira de Sousa (2º Ganhador)
Cartela: 16249-35
Rua: 14 de Outubro, Nº 97 - Bairro: Boa Vista
Chapadinha-MA
Vendedor: Rosário Lucas


2º Prêmio - (R$ 1.000,00 - Mil Reais)
Nome: Greyton Silva Coelho
Cartela: 08677-01
Rua: Inácia Vaz, Nº 103 - Bairro: Centro
Buruti-MA
Vendedor: Raimundo Alves Monteles


3º Prêmio - (R$ 1.500,00 - Mil e Quinhentos Reais)
Nome: Ivaniele Gomes da Silva (1º Ganhador)
Cartela: 08063-22
Rua: 3ª Travessa Agustinho Ribeiro S/N
Bairro: Areal
Chapadinha-MA
Vendedor: Edvaldo dos Santos


Nome: Maria Letícia (2º Ganhador)
Cartela: 07791-76
Rua: Aeroporto, S/N - Bairro: Aeroporto
Anapurus-MA
Vendedor: D'jota Silva


4º Prêmio – (R$ 1.500,00 - Mil e Quinhentos Reais)
Nome: Jhonatas Pereira Gomes (1º Ganhador)
Cartela: 08136-11
Rua: Pau Brasil / Quadra B 18 / Nº 07 - Bairro: Mil Casas
Chapadinha-MA
Vendedor: Edivaldo dos Santos


Nome: Joaquina Costa do Nascimento (2º Ganhador)
Cartela: 01720-52
Rua: Miguel Teodoro de Aguiar, Nº 348 - Bairro: Corrente
Chapadinha-MA
Vendedor: Marcelo Costa Abreu


5º Prêmio – (01 - Moto Titan 160 ESD)
Nome: Otoniel Nascimento Barbosa
Cartela: 12923-23
Povoado Barroca da Vaca, S/N - Zona Rural
Chapadinha-MA
Vendedor : Carla Daniele




Arquivo do blog