WebNet

WebNet

sábado, 9 de janeiro de 2016

Nova Diretoria do Boa Vontade (ABV) Será Empossada Neste Domingo (10)



A nova diretoria da Associação Boa Vontade, que tem como presidente o sócio “Ziza da Caema”, será empossada na manhã deste domingo, dia 10, em concorrida cerimônia a ser realizada na sede da entidade. Diversas autoridades locais, entre elas a prefeita Ducilene Belezinha, confirmaram presença no evento.

A programação terá início às 8h, com bênçãos e ação de graças, por representantes da igreja Católica e da Presbiteriana; às 8h30, acontece a solenidade de posse; por volta das 10h haverá um café da manhã.

Haverá também, segundo o novo presidente, programação musical. Ziza informou, ainda, que já está promovendo reuniões com os membros da diretoria para tratar da programação do carnaval 2015. A nova diretoria terá um mandato de dois anos.


Associação Boa Vontade


Jovem Chapadinhense Precisa Urgentemente de Sangue, em SL


Jéssica tem leucemia e está internada no Aldenora Belo, na capital do estado


A jovem Jéssica, de Chapadinha, está internada em São Luís e precisa com urgência de sangue. No início da próxima semana haverá um ônibus disponível para levar os voluntários a São Luís, com todas as despesas pagas.

Os interessados em doar sangue para Jéssica, devem manter contato com Edileusa, que mora no Bairro Novo Castelo. Telefone para contato: (98) 98178-1327.

Jéssica já trabalhou no comércio do Detinho, no Mercadinho São Marcos e, por último, no Milk Shake, próximo ao Chapadinhense Hotel.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha e Sebrae Reafimam Parceria


Por: Sousa Neto

Fortalecer parcerias e programas de cooperação entre a prefeitura e o Sebrae, tem se destacado na atual gestão do município de Chapadinha.

Na manhã da última quinta-feira (7) a prefeita Ducilene Belezinha esteve reunida, em seu gabinete, com o Diretor Superintendente do Sebrae/MA, João Martins, e a Gerente da unidade regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite. Esteve acompanhando o encontro o secretário municipal de Indústria e Comércio, Armando Brito.

No ano de 2015, aconteceram várias capacitações do Sebrae em parceria com a Sala do Empreendedor, inaugurada em março do ano passado. Este ano a parceria se fortalece, e o foco do encontro foi a consolidação  e a continuidade dos trabalhos. 

A prefeita destacou que a parceria com a entidade continuará promovendo o desenvolvimento de nosso município. “Temos aqui uma importante parceria público-privada para promover o desenvolvimento do nosso município, mas um desenvolvimento com outro padrão, mais equilibrado, com melhor distribuição de renda e com o fortalecimento das pequenas e micro empresas. Eu acredito que essa parceria que estamos reformalizando hoje representa muito para Chapadinha no sentido de ter um desenvolvimento econômico mais vigoroso, mais inclusivo, e por isso o aporte, a inteligência e a expertise do Sebrae são fundamentais” - disse.

O Diretor Superintendente do Sebrae/MA, João Martins, ressaltou que Chapadinha possui um grande potencial para que se tenha um ambiente legal que favoreça não somente os microempreendedores individuais, mas também os pequenos empresários. “Chapadinha tem um potencial a ser trabalhado ainda mais, que tem tudo para se desenvolver. O que estamos articulando aqui tem a especificidade do ambiente legal, que é necessário para poder florescer a criatividade e o empreendedorismo que certamente são muito fortes na cidade”, salientou.

As pequenas e micro empresas são as maiores geradoras de emprego e renda do Brasil. Essa parceria com o Sebrae é fundamental para fortalecermos as iniciativas do setor privado, o empreendedorismo e o desenvolvimento mais equilibrado, com uma visão de inclusão social. No momento em que a cidade resgata a sua autoestima, com as perspectivas que nós temos de integrá-la, é necessário, evidentemente, trabalhar estratégias de fortalecimento das micro e pequenas empresas”, finalizou a prefeita, Ducilene Belezinha.


Publicidade



Agricultura - Parceria Entre Secretarias Visa Melhorar a Vida do Homem do Campo


*Por: Sousa Neto

O secretário municipal de Agricultura, Antonio José, representando a Prefeitura de Chapadinha, esteve reunido com o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, buscando parcerias importantes para continuarmos melhorando a qualidade de vida do homem do campo.

A parceria tem como objetivo melhorar, ainda mais, a qualidade de vida do homem do campo através da aproximação com as comunidades rurais. São oferecidos diversos serviços e planejamento de ações que beneficiem o agricultor familiar.

Antonio José, destaca a importância da parceria para o fortalecimento das ações da Secretaria Municipal de Agricultura e as vantagens dessa aproximação para os pequenos agricultores. “Vivemos em um novo momento, com um governo municipal que olha de fato para o homem do campo, apoiando e valorizando sua produção, através de projetos voltados para a subsistência e comercialização destas famílias, que pode ser referência para outros municípios” - ressaltou o secretário municipal.

... e falando nisso...


Continuamos avançando e levando alternativas para melhorar a qualidade de vida da nossa gente!

A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou coleta de solo no povoado Poço de Pedra, para análise química e posterior correção e adubação baseada no diagnóstico da fertilidade do solo e nas existências nutricionais da mandioca. Pois esse é um fator decisivo para a produtividade.


Esses levantamentos dos insumos, se fazem necessários para proporcionar mais produtividade na mandiocultura.

*Com colaboração de Alberto Carlos.


Publicidade



ELZA DRINKS - Neste Sábado (9) Tem a Danadinha do Funk no Aniversário de 03 Anos!


Informe Publicitário

A maior e melhor casa noturna de Chapadinha e região (Baixo Parnaíba) - ELZA DRINKS - celebra neste sábado (09), seus 03 ANOS de criação do local. Para comemorar o aniversário, o adult space receberá a Danadinha do Funk - Derlane Silva, que já se encontra no recinto desde a última quinta-feira (07).

À noite, ainda terá um som automotivo, conhecido no cenário da música eletrônica regional como um dos mais requisitados - pra abalar as estruturas da ELZA DRINKS!!!



VARGEM GRANDE - Fundação Palmares Certifica 03 Comunidades Quilombolas

A comunidade quilombola de Barro Vermelho, no 
município maranhense de Chapadinha


Título Original - Fundação Palmares certifica 12 comunidades quilombolas no MA

Doze comunidades rurais quilombolas do Maranhão foram certificadas pela Fundação Cultural Palmares, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União de 30 de dezembro. No estado, agora, são 426 as comunidades rurais quilombolas certificadas pela Palmares.

No município de São João Batista oito comunidades foram certificadas: Boa Fé, Bom Jesus, Palmeral, Ilha dos Poços, Carão, Capim-Açú II, Beirada e Quiriri. Em Vargem Grande são três comunidades: Santa Bárbara, Lagoa da Maria Rosa e Ferrugem; e no município de Turilândia, a comunidade de Guajará.

As comunidades realizaram a assembleia e se autodefiniram como remanescentes de quilombos, conforme processo em tramitação na Fundação Palmares. Para a gestora de Igualdade Racial de São João Batista, Ana Márcia Araújo, as comunidades deram um grande passo em se autodefinirem como remanescentes de quilombos. “Agora fica mais fácil o acesso às políticas públicas do governo federal e do estadual e o município se compromete em fazer ações para o desenvolvimento dessas comunidades”.

O gestor de quilombos da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir), Eduardo Filho, disse que as certificações são resultado da luta das comunidades. “Também refletem o empenho da nova gestão da Seir, na pessoa do secretário Gerson Pinheiro e equipe, que muito tem trabalhado para levar o desenvolvimento social e econômico para as comunidades quilombolas do Maranhão”.

Eduardo Filho falou ainda do Programa Maranhão Quilombola, recentemente criado pelo governador Flávio Dino. “É uma iniciativa que prevê estratégias e ações que garantem melhores condições de vida à população quilombola, como acesso a terra, garantia de direitos, infraestrutura, desenvolvimento local, inclusão produtiva, os Sisteminha, as antenas de Wi Fi entre outros benefícios resultantes de políticas públicas planejadas e bem executadas”.

A representante regional da Fundação Palmares no Maranhão, Ana Mélia Mafra, informou que as comunidades Bom Jesus e Boa Fé, no município de São João Batista, não preencheram totalmente os requisitos necessários para a certificação, mas que já enviara comunicação oficial à FCP informando o fato para a devida correção.

Sobre a certificação

Para obter a Certificação da Fundação Cultural Palmares é necessário que a comunidade forme um processo com os seguintes documentos: Solicitação de Reconhecimento como Comunidade Remanescente de Quilombo, relato histórico com fotos, reportagens e estudos que tratem da história do grupo e suas manifestações culturais e ata de assembleia com aprovação unânime da autodefinição.

Após o recebimento da documentação, a Palmares abre processo para análise técnica, com visita in loco da comunidade para sanar dúvidas, conhecer a realidade e elaborar relatório conclusivo. Finalizada essa etapa, a Palmares publica no DOU uma portaria de reconhecimento da comunidade como remanescente de quilombo.


Publicidade



Vagas para Chapadinha - UFMA Está com Inscrições Abertas Para Concurso Público

CCAA/UFMA - Campus Chapadinha


A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizará concurso público para provimento de cargos técnico-administrativos em educação para o quadro de pessoal permanente. As inscrições começaram no último dia 4 de janeiro, e vão até o dia 4 de fevereiro de 2016.

VAGAS
As vagas serão distribuídas entre os cargos de nível de classificação “D”, correspondente aos cargos de Assistente em Administração; Desenhista de Artes Gráficas; Técnico de Laboratório; Técnico de Tecnologia da Informação; Técnico em Agropecuária; Técnico em Contabilidade; Técnico em Enfermagem; Técnico em Nutrição e Dietética; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Som e os cargos de nível de classificação “E”, correspondentes aos cargos de Administrador; Assistente Social; Auditor; Bibliotecário-Documentalista; Diretor de Produção; Editor de Publicações; Engenheiro; Farmacêutico Bioquímico; Odontólogo; Pedagogo; Psicólogo; Químico; Regente; Secretário Executivo e Zootecnista com lotação dos candidatos nomeados nos campi de São Luís, Imperatriz, Chapadinha, Codó, Bacabal, Pinheiro, Grajaú, São Bernardo e Balsas.

INSCRIÇÕES
Será admitida a inscrição somente via Internet, no endereço eletrônico www.concursos.ufma.br. As taxas de inscrições para os cargos de nível de classificação “D” custam R$ 54 reais e para os cargos de nível de classificação “E”, R$ 91 reias.



Publicidade



Governo Discute com UFMA Adesão ao "Plano Mais IDH"

Foto UFMA recebe secretário de Direitos Humanos para discutir adesão ao Plano Mais IDH


A reitora Nair Portela recebeu nesta sexta-feira (08), o secretário de Direitos Humanos do Estado, Francisco Gonçalves, que estava acompanhado da secretária adjunta de promoção do IDH, Arácia Carvalho. Atendendo a um pedido da reitora, Gonçalves apresentou ações do Plano mais IDH e convidou a Universidade Federal do Maranhão a contribuir com o Plano, que visa à melhoria dos indicadores socioeconômicos dos municípios maranhenses.

As ações voltadas para o Plano Mais IDH são planejadas e executadas pelos diversos âmbitos do Governo Estadual, em parceria com Governo Federal, prefeituras, demais poderes e instituições, com efetiva participação da sociedade civil, tendo como foco inicial os 30 municípios maranhenses com pior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

O secretário Francisco Gonçalves realçou o papel estratégico da UFMA como parceira na execução do Plano. “Sabemos que a universidade tem desenvolvido importantes pesquisas na área de desenvolvimento humano que podem ser utilizadas no planejamento de projetos para o enfrentamento da pobreza a serem aplicados nos trinta municípios com menor IDH do estado”.


Segundo a reitora esta reunião é apenas o começo de uma série de iniciativas para ampliar o debate sobre a melhoria do IDH do Estado no âmbito da UFMA. “Ficamos felizes com a presença do secretário, a UFMA está aberta, interessada e empenhada em efetivar essa parceria”. Foi definida a construção de uma agenda com os grupos da UFMA que já trabalham com temas que poderão ser agregados ao Plano Mais IDH, principalmente nas áreas de educação, saúde e agricultura.

Para o professor do departamento de oceanografia e limnologia, Antonio Carlos Leal de Castro, esta parceria é fundamental para propagar e promover as pesquisas realizadas na universidade. “Os professores já vêm realizando projetos com intuito de ajudar as comunidades e a participação da universidade no projeto Mais IDH ajudará esses pesquisadores a fixar os projetos formulados para melhor beneficiar o município”.

Da reunião também participaram o vice-reitor, Fernando Carvalho Silva, o diretor do Centro de Ciências Humanas, Francisco Silva e Sousa, o assessor especial Antonio Luís Amaral Pereira, e a professora do departamento de comunicação, Zefinha Bentivi.


Publicidade



sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

São Bernardo Receberá Praça Esportiva do Programa ‘Mais Esporte e Lazer para Todos’

Secretário Márcio Jardim (D) com o prefeito Coraninho, do município de São Bernardo. 
(Foto: Jean Monteiro/Sedel)


O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, recebeu nesta quinta-feira (7), a visita do prefeito de São Bernardo, Coriolano de Almeida (Coraninho), para oficializar a doação de um terreno para a construção de mais uma praça esportiva do projeto ‘Mais Esporte e Lazer para todos’.

O projeto, que visa levar estruturação física de esporte e lazer para 23 municípios, compreende a construção de praças esportivas, que serão equipadas com pista de ciclismo, área de ginástica, estacionamento, playground, além de ginásio poliesportivo, com área total de 5.691m² por praça, feito de acordo com base nas normas de acessibilidade. “O projeto ‘Mais Esporte e Lazer para todos’ é o maior investimento em praças esportivas do Maranhão, resultado do compromisso do Governo Flávio Dino com o desenvolvimento e a democratização do esporte no estado”, enfatizou o secretário Márcio Jardim, ao falar da missão que a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) tem em ampliar o acesso ao esporte e ao lazer, e gerar maior inclusão de pessoas por meio da prática esportiva.

Durante a visita, o prefeito Coraninho comemorou a contemplação do município de São Bernardo no projeto e destacou a atuação da Sedel. “Nossos gestores estão cada vez mais empenhados em trabalhar para oferecer melhores espaços de lazer e esporte para os maranhenses. Essa praça é o espaço que a gente queria para praticar nosso esporte”, destacou o prefeito.

Estiveram presentes no encontro, o superintendente de Articulação com os Municípios, Maxwell Guerra; o assessor especial da Sedel, Ronalte Marinho; e o assessor técnico da prefeitura de São Bernardo, Jorge Lago.


Publicidade



Nina Rodrigues: Menores de Idade Estão Proibidos de Conduzirem Veículos



Uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (07) em Nina Rodrigues com a presença do responsável pela Delegacia Professor Silva, o comando da policia militar, os guardas municipais e a sociedade civil organizada, ficou decidido que menores de 18 anos estão terminantemente proibidos de conduzirem veículos, seja motos ou carros.

Na referida audiência ficou acordado que os condutores de motos, e também o passageiro, deverão fazer o uso do capacete, item indispensável para a segurança e que salva vidas, diga-se de passagem. O documento deve estar em dias.


Caso alguém descumpra alguma das orientações e for pego pela fiscalização, terá o veículo apreendido e em seguida recolhido para Itapecuru-Mirim. A liberação só será concedida quando o proprietário pagar os débitos atrasados e as multas. Quanto ao uso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), as autoridades ninenses seguirão a orientação do Governo do Estado que deu prazo até maio deste ano para os condutores se regularizarem.

Atualmente Nina Rodrigues conta com o efetivo de 7 policias militares, 18 guardas municipais e o Professor Silva como responsável pela Delegacia.


Publicidade



Carnaval 2016 : Festa de Lançamento do Abadá do Bloco Labareeda


Informe Publicitário

A menos de um mês para o Carnaval 2016, o BLOCO LABAREEDA anuncia o lançamento oficial do abadá 2016, que será no próximo dia 23 (sábado), na Associação Cangaia, com três super atrações confira:

▶ Banda Bonde dos Pivetes
▶ Paredão Massa Bruta
▶ Paredão DPVAT

O evento ainda contará com a presença de dois modelos que irão apresentar o abadá aos foliões presentes.


E tudo começa a partir das 16h, com os paredões Massa Bruta e DPVAT, a partir das 22h,  sobe ao palco para sacudir a galera, a Banda Bonde dos Pivetes.


INGRESSOS
A diretoria do BLOCO LABAREEDA resolveu fazer uma mega promoção para esta que será a última prévia do bloco antes do carnaval, colocando o preço simbólico de R$ 5,00 reais no valor do ingresso que será vendido somente na hora do evento.

ABADÁ
Você também já pode adquirir seu abadá pelo valor de R$ 40,00 na Telemensagem Loucura de Amor, que fica localizada enfrente ao Fórum ou se preferir pelo Disk Abadá (98) 9121 - 1350.

A compra do abadá lhe dar direito a cerveja, refrigerante e água mineral, inteiramente grátis, no domingo (07) de carnaval, onde o bloco se concentrará em um local reservado onde somente os foliões do bloco, devidamente uniformizados com seus abadás, poderão ter acesso.

BLOCO LABAREEDA - "O bloco do Open Bar"


Juízes Tomam Posse nas Turmas Recursais de Chapadinha e Imperatriz

Corregedora Anildes Cruz e juíza Márcia Chaves, com juízes que tomaram posse nas turmas recursais, e juízas auxiliares da CGJ Sara Gama e Rosária Duarte

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, dia 8, os juízes Samir Mohana, Welinne Coelho e Joscelmo Gomes assinaram termo de posse e exercício como novos membros de turmas recursais. A assinatura dos termos foi presidida pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz, e prestigiada pelas juízas Sara Gama e Rosária Duarte, auxiliares da corregedoria.

Além da corregedora, a juíza Márcia Chaves deu as boas-vindas aos magistrados, ressaltando a importância do engajamento dos juízes das turmas em dar vazão aos recursos. “O Judiciário não tem medido esforços no sentido de ser mais célere. Hoje recebemos esses valorosos magistrados e com a certeza de que darão o melhor”, destacou ela.

IMPERATRIZ
O juiz Joscelmo Sousa Gomes, titular do 1º Juizado Especial Cível de Imperatriz, tomou posso como membro titular da Turma Recursal Cível e Criminal de Imperatriz. “Hoje a turma recursal de Imperatriz está com aproximadamente 4 mil processos pendentes de julgamentos. Nosso intuito é promover reuniões extras no sentido de diminuir drasticamente esse número”, ressaltou ele, que compõe a turma juntamente com os juízes Joaquim da Silva Filho e Débora Jansen.

CHAPADINHA
A juíza Welinne Coelho, que é titular da 2ª Vara de Chapadinha, tomou posse como membro titular da Turma Recursal Cível e Criminal de Chapadinha. “Nosso objetivo é contribuir para o projeto que já está sendo desenvolvido pelos nossos colegas na turma recursal de Chapadinha, inclusive com distribuição mensal e julgamento mensal da turma. Essa é nossa expectativa”, declarou ela. O outro juiz que tomou posse como membro suplente da turma foi Samir Mohana, titular da Comarca de Urbano Santos. “Chego para contribuir e, ao mesmo tempo, aprender com os colegas. Sempre que for solicitado espero exercer minha função da melhor maneira possível. Vontade não vai faltar”, disse Mohana.

Também presente à solenidade, o juiz Rodrigo Otávio Terças Santos, que preside a Turma Recursal de Chapadinha, ressaltou a chegada dos dois novos membros. “Hoje prestigio aqui a posse desses dois novos juízes. Atualmente, a turma é composta por mim, Welinne Coelho e Mirella Cezar Freitas. É muito bom trabalhar com esses magistrados, da pra ver a qualidade das decisões que eles proferem. Hoje, atingimos o patamar de julgar todos os processos que entram no mês”, observou.

Michael Mesquita
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão


Publicidade



16ºBPM - Homens são Presos com Drogas e Moto Roubada em Brejo



Na noite desta quinta-feira (07), a equipe policial militar efetuava rondas pela cidade de Brejo-MA quando se deparou com 02 (dois) indivíduos trafegando em uma motocicleta em atitude suspeita.

Disque Denuncia

Ao abordar os elementos, constatou-se que Jhony Almeida de Sousa, 18 anos, residente no povoado Santa Maria, e Elisandro Dias Pimentel, 28 anos, residente no povoado Arraial, portavam armas brancas na cintura e estavam com uma quantia de uma substância semelhante a maconha.

Após averiguar a situação do veículo no sistema do SINESP, foi constatado que era produto de roubo da cidade de Timon/MA. Em seguida os mesmos foram encaminhados até a Delegacia para as medidas cabíveis.


Material apreendidos:

02 (duas) Armas branca (facão); 
01 (um) Motocicleta Bros, de cor vermelha;
01 (um) Papelote de uma substância semelhante a maconha.


Publicidade



Em Reforma, Escola "Manoel José de Santana" Terá Salas Climatizadas


Será a segunda escola da rede municipal a ser climatizada!

*Colaboração: Alberto Carlos

A Prefeitura de Chapadinha, preocupada com a qualidade e desempenho dos alunos da rede municipal de ensino, continua avançando com a obra de reconstrução e adequação da escola Unidade Integrada Manoel José de Santana - localizada no Centro da cidade. A exemplo da escola U.I. Almada Lima Filho (bairro Terras Duras), esta também receberá climatização em todas as salas de aula.


Na manhã desta quinta-feira (07), a prefeita Ducilene Belezinha esteve visitando a ampla reforma e adequação da referida escola.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Convoca Barraqueiros para Reunião Referente ao Carnaval 2016


Secom/PMC

A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, convoca todos os Barraqueiros(as) para uma REUNIÃO a ser realizada na próxima segunda-feira (dia 11), no Auditório da Prefeitura, às 19h. A reunião tratará sobre o CARNAVAL 2016.


Maiores informações entre em contato com Allan Carlos, pelo fone: (98)  9-9233-0473.


Publicidade



Secretaria Municipal de Educação de Chapadinha - Nota de Esclarecimento



A Secretaria Municipal de Educação de Chapadinha (Semed), por meio da Coordenação de Educação da Zona Rural, vem a público informar que a escola Antonio Tereza de Almeida, localizada no povoado São Gonçalo, foi desativada no final do ano de 2014 por não haver condições de manter um prédio em funcionamento com apenas três (03) alunos, conforme comprova o documento abaixo (Controle de Matrícula).


Para melhorar o aprendizado desses alunos, os mesmos foram remanejados (ver recortes abaixo), no ano de 2015, para localidades mais próximas, sendo um para o Oiteiro, que tem um ônibus que faz o transporte, e os outros dois para a comunidade do Inhambu, mesmo local para onde as famílias dos alunos se mudaram em 2015.

A política educacional de polarização, adotada pela secretaria de Educação, trata exatamente dessa questão, onde o principal objetivo é melhorar o aprendizado de todos os alunos, tanto na sede quanto na zona rural.

Quanto à retirada de material do prédio, que já não funcionava desde o final do ano de 2014, a secretaria esclarece que: o material retirado foi reutilizado em outras escolas da zona rural, onde o retelhamento se fez necessário para o início das aulas desse ano.






Publicidade



quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Mutirão do Glaucoma Realizará 3 Mil Atendimentos na Regional/Chapadinha


Em Chapadinha, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará o mutirão em parceria com a Prefeitura - através da Secretaria Municipal de Saúde, e acontecerá no Centro de Saúde Benú Mendes, dia 16 (Sábado), das 8h às 12h e 14h às 18h.


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizará de 14 a 17 deste mês, o primeiro mutirão deste ano de atendimentos de consultas para diagnósticos e tratamento do glaucoma na regional de saúde de Chapadinha.

Ao todo, 12 cidades receberão o mutirão que faz parte do Programa do Glaucoma, do Ministério da Saúde, gerenciado pelo Governo do Estado, com a parceira da Oftalmo Day Clinic.

Na ocasião, serão realizadas as consultas e exames oftalmológicos e, nos casos diagnosticados de glaucoma ou outras doenças, o paciente receberá o medicamento (colírio) pela SES e fará o tratamento na clínica.

O mutirão estará nos seguintes municípios:

Dia 14 (Quinta-feira)
- Paulino Neves (manhã / Unidade de Saúde Santa Terezinha);
- Água Doce do Maranhão (tarde / Hospital José de Jesus Rocha Rodrigues).

Dia 15 (Sexta-feira)
- Santana do Maranhão (manhã / Centro de Saúde Francisco Das Chagas);
- Araioses (manhã / Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Conceição);
- São Bernardo (tarde / Hospital Municipal Felipe Jorge);
- Magalhães de Almeida (tarde / Hospital Municipal de Magalhães de Almeida).

Dia 16 (Sábado)
- Brejo (manhã / Hospital Municipal Dr. Antenor Vieira de Moraes);
- Santa Quitéria do Maranhão (manhã / Hospital e Maternidade Municipal Dr. Zeca Moreira);
- Chapadinha (tarde / Centro de Especialidades Benu Mendes);
- Milagres (tarde / Secretaria Municipal de Saúde).

Dia 17 (Domingo)
No último dia de atendimento, dia 17, em Mata Roma (manhã / Policlínica Saúde da Família Dr. Luís Brandão) e Anapurus (tarde / Apae Anapurus).

A expectativa de atendimentos por cidade é de 250 pacientes por dia, totalizando 3 mil consultas na regional.

Para participar das consultas, basta comparecer nos horários entre 8h às 12h e 14h às 18h, nos locais de atendimento informados acima, portando cópia da identidade e do cartão do SUS.


Publicidade



Pai e Filho Morrem em Grave Acidente na MA-020, Entre Vargem Grande e Coroatá

O acidente aconteceu por volta das 12h30, na MA-020, 
no Povoado Macaúba, zona rural de Coroatá


As duas vítimas, pai e filho, estavam em uma motocicleta e de acordo com relatos de testemunhas, eles vinham na mesma mão do carro envolvido no acidente, ainda tentaram desviar saindo para o acostamento, mas não evitaram a colisão. Os dois foram arrastados pelo veículo e morreram instantaneamente, com fraturas por todo o corpo, e ambos estavam sem capacete.


Segundo a repórter Cléa Araújo, que esteve no local do acidente, uma mulher ainda não identificada conduzia o veículo. Ela teria pedido parada para uma Van e foi para Coroatá.


Publicidade



Arquivo do blog