WebNet

WebNet

sábado, 27 de maio de 2017

CHAPADINHA - Câmara Municipal Homenageia Dr. Sebastião com Nome de Maternidade Municipal



Por iniciativa do vereador Júnior Carneiro / PV, a Câmara Municipal de Chapadinha aprovou, por unanimidade, projeto de lei que homenageia o saudoso médico Sebastião Pinheiro com o nome da maternidade municipal.


O médico e ex-deputado estadual faleceu há exato um mês, no dia 26 de abril de 2017 e na sessão do último dia 25 de maio recebeu a homenagem da Câmara. Com a aprovação do Projeto de Lei a nova maternidade passa a se denominar Maternidade Municipal Dr. Manoel Sebastião Pinheiro.

Ao defender o nome do Dr. Sebastião, o vereador Júnior Carneiro destacou a trabalho dele como médico com quase 5 décadas dedicadas à saúde do povo de Chapadinha e também ressaltou da trajetória de Manoel Sebastião como político e homem público.

Manoel Sebastião Pinheiro, nascido em Peri-Mirim – Maranhão, em 21 de novembro de 1929, formou-se médico na Faculdade de Medicina da Bahia, em Salvador, onde se especializou em obstetrícia e cirurgia geral. 
Chegou em Chapadinha no ano de 1969, por ocasião da inauguração do Hospital Antônio Pontes de Aguiar – HAPA. Ingressou na política em 1974 ficando na suplência de deputado estadual e assumindo mandato em 1976. Se reelegeu deputado em 1978 e ocupou uma cadeira da Assembleia Legislativa até 1982. No mesmo ano de 1982 foi agraciado com a Cidadania Chapadinhense pela Câmara Municipal. 
Participou ativamente da vida política sendo candidato a prefeito por duas vezes e dedicou 47 anos de sua vida à saúde do povo de Chapadinha. Faleceu no dia último dia 27 de abril, aos 87 de anos de idade”, relatou o vereador Júnior Carneiro.

Pela medida aprovada, o prédio que será construído pela prefeitura para abrigar definitivamente a maternidade de Chapadinha também vai se chamar Maternidade Municipal Dr. Manoel Sebastião Pinheiro.


Publicidade



sexta-feira, 26 de maio de 2017

CHAPADINHA - Baleco Protocola na Câmara Informações Sobre Locação de Prédio do Corpo de Bombeiro



O vereador Nonato Baleco (PDT) - líder do governo na Cãmara Municipal, protocolou na mesa diretora daquela Casa, os pedidos de informações feito pelo vereador Alberto Carlos (PR), sobre os trâmites legais do contrato firmado com o aluguel do prédio onde funciona o Batalhão do Corpo de Bombeiro de Chapadinha.

Baleco, disse que o governo municipal trabalha de forma transparente e que em momento algum teve a intenção de esconder algo do administrativo. Para esclarecer, ele destacou que, o contrato foi firmado entre a prefeitura de Chapadinha com o proprietário Fabrício Silva Pessoa (filho do ex-deputado Vagner Pessoa). O contrato tem o prazo de 01 ano, com valor de R$ 6 mil/mensal.


Baleco destacou que "A escolha do prédio foi de acordo com o Corpo de Bombeiro, onde foi feito um estudo do local, da área e a boa estrutura, que oferece espaço para acomodar todos os veículos e outros", disse.

O líder do governo disse, ainda, que o governo municipal arca com alimentação e combustível para o bom funcionamento do Corpo de Bombeiro.


Publicidade



CHAPADINHA - (Mais!) 02 Revólveres são Apreendidos por Policiais Militares



Mais 02 (dois) revólveres são retirados das ruas por Policiais Militares, o que vem demonstrando o empenho de todo aqueles que compõe o efetivo do 16º Batalhão no enfrentamento a criminalidade, são várias barreiras policiais, blitz e abordagens realizadas em toda a área da Unidade, e o resultado acontece diuturnamente.



Na Av.: Ataliba V. de Almeida - Bairro Terras Duras / CHAPADINHA

Na noite desta quinta-feira (25), por volta das 22h30, Policiais Militares de serviço na Equipe Águia, quando realizavam policiamento ostensivo na Avenida Ataliba Vieira de Almeida, no bairro Terras Duras, avistaram uma dupla em uma moto POP, e ao realizarem a abordagem e revista pessoal, os Policiais encontraram com Joel Vieira de Almeida, um revólver calibre 38, com duas munições intactas, além de uma arma branca (faca). O conduzido, juntamente com as armas apreendidas, foram apresentados ao plantão central da Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha-MA, para conhecimento e as providências que o caso requer.



Na Localidade Palestina - Zona Rural de BREJO

Na tarde desta quinta-feira (25), por volta das 14h30, quando estava acontecendo a "Operação Brasil Central Mais Seguro" - no povoado Palestina, zona rural de Brejo-MA, a equipe da Força Tática ao realizar abordagens naquele local, foi apreendido um revólver de marca Taurus, calibre 38, com 06 (seis) munições intactas, que estava sendo conduzido por Raimundo Agostinho Pressi, 54 Anos de idade, que foi preso em flagrante, e em seguida conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Brejo-MA, para conhecimento e as providências atinentes ao caso.


Publicidade



CHAPADINHA - Em Flagrante: Moto Roubada é Recuperada pela Polícia Militar



No final da tarde desta quinta-feira (25), por volta das 17h30, quando uma patrulha Policial Militar realizava patrulhamento pelas ruas de Chapadinha-MA, e ao avistarem um indivíduo pilotando uma motocicleta com atitudes suspeitas, foi realizada uma revista pessoal ao mesmo, após consultarem a procedência do veículo foi constatado que a mesma era produto de roubo.


Foi preso em flagrante, Thiago Silva de Sousa, vulgo "Thiaguinho", 21 anos de idade, e recuperada uma motocicleta de marca Honda, modelo Bros 150 NXR, de cor preta, Chassi nº 9C2KD03308R057686, que pouco tempo depois foi localizado o proprietário da mesma, bem como reconheceu como sendo, Thiaguinho, o autor do assalto.

O conduzido foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha-MA, para conhecimento e as providências cabíveis.


Publicidade



ANAPURUS - Jovem Morre Após Levar Choque Elétrico



Um jovem conhecido como ''Nenzinho", de 30 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (26), por volta das 10h30, ao ser atingido por um choque elétrico, enquanto trabalhava em uma máquina na colheita de soja, no processo de secagem.

De acordo com informações, ele e outras pessoas estavam trabalhando juntos quando o acidente aconteceu.

"Nenzinho" era morador do Bairro Santo Antonio em Anapurus.

Na oportunidade, prestamos nossas condolências e solidariedade aos familiarese amigos.


Publicidade



MA - Encontro de Vereadores e Vereadoras Tem Inscrições Prorrogadas Até a Segunda-Feira (29)



As inscrições para o Encontro de Vereadores e Vereadoras foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (29). Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), o evento ocorre no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana no próximo dia 30.

Com o tema ‘Cidades com Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental’, o encontro é uma oportunidade para vereadores e vereadoras maranhenses se aproximarem das ações do Estado e conheceram mais sobre as plataformas de governo.

Vereadores interessados podem acessar www.ma.gov.br/encontrodevereadores e clicar na opção ‘Inscrição’ e preencher o questionário. Na programação, temas importantes para o crescimento do estado, como gestão ambiental, Plano Mais IDH e apresentações de casos bem-sucedidos para troca de experiências.

Segundo o secretário de estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, o evento vai promover o diálogo do governo estadual com parlamentares dos 217 municípios maranhenses. “Estreitar laços e ouvir o que os representantes do povo têm a dizer é uma forma de construir uma política cada vez mais voltada para o cidadão”, afirma.

Programação (sujeita a alterações)

Data: 30 de maio de 2017

Local: Centro de Convenções Pedro Neiva, Multicenter SEBRAE (Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n – Altos do Calhau)

Manhã 8h às 9h20 – Credenciamento e recepção dos participantes – Abertura dos stands com exposições, cases de sucesso, informações, programas e ações nos municípios- Abertura oficial

9h30- Dispositivo de autoridades à mesa de abertura com a presença de secretários de estado e da diretoria do Instituto Brasileiro de Administração Municipal

10h às 12h- Reuniões setoriais simultâneas:a) Planejamento de Gestão Ambiental no Bioma Amazôniab) Gestão de Recursos Hídricos nas Bacias do Rio Itapecuru e do Rio Parnaíbac)

Governança Metropolitana na Grande São Luís) Campos Naturais Inundáveis: Contenção de água doce e dessalinizaçãoe) Plano Mais IDH: Combate à pobreza e desenvolvimento sustentávelf) Desenvolvimento socioambiental na ferrovia dos Carajás

Tarde 12h às 13h45 – Intervalo

14h – Apresentação dos relatórios das reuniões setoriais simultâneas- Mesa Técnica- Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema)

14h30 – Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc)- Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM)- Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE)

16h – Palestra Magna: Cidades com desenvolvimento econômico, social e ambiental – Governador Flávio Dino

17h30 – Encerramento

Durante o evento 8h às 16h – Stands com exposições, cases de sucesso, informações, programas e ações nos municípios.


Publicidade



Mulher é Presa com 10 kg de Maconha em Itapecuru-Mirim; O Destino da Droga Seria Vargem Grande/MA


Do G1-MA

Uma mulher foi presa transportando mais de dez quilos de maconha prensada em um ônibus em Itapecuru Mirim, município a 117 quilômetros de São Luís. A droga estava em papel presente para que o odor da droga não fosse percebido pelos demais passageiros.

A prisão de Maria de Fátima Andrade, de 35 anos, aconteceu depois que a Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC) recebeu denúncias anônimas informando que a suspeita estava transportando a droga de Imperatriz para a cidade de Vargem Grande.

De acordo com o delegado Luciano Bastos, a suspeita confessou ter feito anteriormente o transporte de drogas para outros lugares do Maranhão. Ela desembarcaria no povoado 'Entroncamento', pertencente à cidade de Itapecuru-Mirim e de lá iria para a Vargem Grande, onde entregaria a substância entorpecente para distribuição.

Devido as circunstâncias apresentadas, a conduzida foi encaminhada a sede da Senarc onde foi autuada por prática de crime de tráfico ilícito de drogas, em seguida, foi encaminhada ao presídio feminino do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde ficará à disposição da justiça.


Publicidade



VARGEM GRANDE - Jovem é Assassinado com Tiro de Espingarda no Bairro Campo de Aviação



Na noite desta quinta-feira (25), por volta das 21h, um jovem identificado como Antônio Alberto Silva Filho, de 21 anos e morador do bairro Alto Alegre (Alagadiço), foi assassinado com tiro de espingarda nas proximidades do cemitério dos Alemães, no Bairro Campo de Aviação, em Vargem Grande/MA.

Contatos da PM/Chapadinha

"Gaguinho", como também era conhecido a vítima, foi socorrido, levado ao Hospital Municipal Benito Mussoline e transferido para São Luís, mas nas proximidades do povoado Mato Grosso, na BR-222, não resistiu e faleceu. O autor do crime e os motivos que o levaram a tomar tal atitude ainda não foram identificados.


Publicidade



SANTA QUITÉRIA/MA - PMs Prendem Dupla de Estelionatários



Na noite da última segunda-feira (22), por volta das 21h10, os Policiais Militares de serviço na cidade de Santa Quitéria-MA, foram informados pelo senhor Rafael Alves da Conceição (vítima), de que dois indivíduos chegaram em sua residência se passando por oficiais de justiça do estado do Ceará, alegando que estavam de posse de uma mandado de busca e apreensão para o seu veículo, uma Hilux Toyota de placas HWY 4000. Que segundo a vítima um dos indivíduos estaria encapuzado e aparentemente armado, que após várias ameaças a vítima cedeu e entregou o veículo em tela.

Veículo recuperado e outro apreendido

Após tomar conhecimento do acontecido, os Policiais Militares avisaram a guarnição da Policia Militar de serviço em São Bernardo/MA, que juntamente com Policiais Civis seguiram em diligências pela MA 034, ao avistar os Policiais os indivíduos abandonaram a Toyota Hilux, e empreenderam fuga em um Reanult Sandeiro, mas algum tempo depois foram interceptados já na estrada que da acesso a cidade de Magalhães de Almeida/MA. Foram presos em flagrante Zeronildes Francisco Silva Rocha, 36 anos de idade, e Francisco Das Chagas Lima, 39 anos de idade, ambos residentes na cidade de Picos-PI.

Foi constatado pelos Policiais que tratava-se de crime de estelionato, foi recuperado o veículo Hilux Toyota e apreendido um veículo Reanult Sandeiro, além da quantia R$ 1.000,00 (Mil reais) em espécie. Os conduzidos foram apresentados juntamente com os veículos e o dinheiro no plantão central da Delegacia de Polícia Civil de Santa Quitéria-MA, para conhecimento e as providências atinentes ao caso.


Publicidade



CHAPADINHA - PMs Prendem Dupla com Arma de Fogo, Próximo ao "Recanto da Juçara"



Na última quarta-feira (24), por volta do meio-dia (12h20), quando a equipe de Força Tática realizava policiamento ostensivo na área urbana da BR 222, nas proximidades do balneário Recanto da Juçara, avistaram dois indivíduos em atitudes suspeitas, ao procederem uma revista pessoal em ambos, os Policiais encontraram com os mesmos, uma arma de fogo de fabricação caseira (Garrucha) municiada, 02 (dois) relógios, 02 (duas) mochilas, 01 (um) aparelho celular e R$ 40,00 (quarenta reais) em dinheiro.


Foram presos em flagrante Tharllys Braz Oliveira Silva, 21 anos de idade, e Thayron Braz Oliveira Silva, 20 anos de idade, ambos residentes em Chapadinha-MA, os conduzidos, juntamente com a arma de fogo apreendida, foram encaminhados e entregues no plantão da Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha-MA, para conhecimento e as providências que o caso requer.


Publicidade



CHAPADINHA - Prefeitura e SEMAS Entregam Veículos ao Conselho Tutelar



Uma solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (24), marcou a entrega de veículos ao Conselho Tutelar de Chapadinha. O evento realizado na sede da entidade, reuniu secretários, vereadores, membros da sociedade civil organizada e integrantes do Sistema de Garantia de Direitos.


Representando o prefeito Magno Bacelar, o secretário municipal de Governo, Eduardo Sá,  destacou a importância do momento para tornar o trabalho do Conselho Tutelar mais efetivo.


Agora teremos um carro à disposição 24hrs do Conselho Tutelar, corrigindo um déficit que perdurou durante anos que as diligências muitas vezes ficaram comprometidas por falta de garantias de locomoção. Mesmo com todo o esforço do atual governo em melhorar as condições, tínhamos consciência que precisávamos avançar e hoje estamos colhendo o resultado desse compromisso. A parceria do governo com o Conselho Tutelar está assegurada”, afirmou Sá.



Falando em nome da Câmara de Vereadores, o líder do governo Nonato Baleco destacou entre outras coisas a importância da participação da sociedade na causa da criança e do adolescente. “Nesse momento o governo cumpre mais um compromisso de trabalho ao oportunizar que o Conselho Tutelar trabalhe de forma mais autônoma e assim será com todos os segmentos da administração pública. A população tem que está presente e nos ajudar nessa tarefa diária de proteger nossas crianças e adolescentes. E esse é um ato de compromisso e reconhecimento do trabalho do Conselho”, destacou o parlamentar.


Ao fazer uso da palavra, a secretária de Assistência Social Izalena Aguiar aproveitou para fazer agradecimentos e destacar a importância da aquisição.

Agradecemos em primeiro lugar ao prefeito Dr Magno por ter nos ouvido e ter aceito ao nosso apelo quando solicitamos dele uma viatura para o Conselho Tutelar. Todo esse tempo em que não tínhamos um veículo exclusivo, ainda assim envidamos esforços para que o trabalho do órgão não fosse prejudicado e hoje avançamos com a efetivação dessa conquista. Agradeço ao prefeito, aos vereadores, aos secretários, a equipe do CRAS, CREAS, Casa Abrigo, Casa Inclusiva e a todos os presentes nesse evento."

Em seguida, a secretária Izalena Aguiar, acompanhada da Presidente do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, Samya Costa, fizeram a entrega oficial das chaves do carro e da moto que serão usados exclusivamente pelo Conselho Tutelar.


Publicidade



CHAPADINHA - Imagem de Nsa Sra Aparecida Visita a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR)



A imagem de Nossa Senhora Aparecida desde que chegou a Chapadinha, na manhã desta terça-feira (23), tem visitado comunidades, repartições públicas dentre outras e por onde passa tem causado​ muita emoção à população católica da cidade.

E na manhã desta quarta-feira (24), foi a vez da Unidade prisional de Ressocialização(UPR) de Chapadinha, onde foi recepcionada pelos diretores Carlos de Assis (Diretor Geral) e Domingos Sandro (Diretor de Segurança).


Assim que chegou na unidade o clima de fé tomou conta dos funcionários e até mesmo dos internos que também estiveram a oportunidade de ver a imagem da Padroeira do Brasil de perto.


Acompanhado do diretor Carlos de Assis, o padre levou a imagem até a área destinada a visita dos internos que participaram do ato juntamente com seus familiares.


O diretor de segurança, Domingos Sandro, agradeceu os organizadores pela presença da imagem na unidade prisional: "Quero agradecer aos membros da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, padroeira de nossa cidade, por ter trago a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil em nossa unidade, sem dúvida a presença dela é de grande importância tanto para nós quando para os internos que aqui se encontram​ à disposição da justiça" Disse Domingos Sandro.


Publicidade



CHAPADINHA - Prefeito Magno Bacelar Participa da Apresentação do Projeto " Mesa Farta"



Um evento realizado na manhã desta quinta-feira (25), no auditório da prefeitura, marcou a apresentação do projeto "Mesa Farta".

O projeto tem o objetivo de combater a insegurança alimentar com geração de renda no próprio quintal através de ações nas áreas de agricultura, psicultura, horticultura e abastecimento e captação e água.

Durante o evento, o prefeito Magno Bacelar, destacou a importância da iniciativa. “Essa é uma ação que merece reconhecimento pois visa garantir reforço na alimentação e geração de renda com práticas a baixo custo”, destacou o prefeito.


A ação tem o apoio da governo municipal, através das secretarias de Agricultura, Administração e Agricultura Familiar; além da Associação de Pequenos Produtores de Peixes de Chapadinha.


Publicidade



quinta-feira, 25 de maio de 2017

Dr. Sebastião Pinheiro - CONVITE para Visita de 1 Mês, Nesta Sexta (26)


A família do saudoso Dr. Manoel Sebastião Pinheiro, ainda consternada com sua partida, convida parentes e amigos para a Visita de 1 Mês, que acontece nesta sexta-feira (26), com o seguinte roteiro:


* 06h00 - Visita no Cemitério Nsa. Sra. das Dores (Central - ao lado do Bradesco);
* 17h30 - Missa na Igreja Matriz (Centro).

A família agradece pelo o apoio e demonstrações de carinho recebidos; e,  antecipadamente , a todos os familiares, parentes e amigos que comparecerem nesse ato de fé, solidariedade e piedade cristã.


quarta-feira, 24 de maio de 2017

VARGEM GRANDE - (Mais!) Três Motos Roubadas são Recuperadas pela Polícia Militar




O trabalho da polícia militar em Vargem Grande/MA, segue dando resultado. Mais três motos com ocorrências de roubo foram recuperadas. Na tarde da última segunda-feira (22), por volta das 16h, na Travessa São Francisco, no bairro de mesmo nome, os policiais militares apreenderam uma Honda Pop 100 (foto acima).

A referida moto estava na residência de Raimundo Paulo da Silva Rodrigues Filho, de 30 anos, e estava sendo desmontada. O veículo foi levado para a Delegacia, onde, após consultas aos sistemas, foi contatado que a mesma era roubada e que seu proprietário era do município circunvizinho, Nina Rodrigues/MA. O autor do delito foi conduzido para a Delegacia para serem tomadas as devidas providências.


Já na manhã de terça-feira (23), por volta das 7h, na Rua da Baixa Grande, no Bairro Soldadinho, duas motos, sendo uma Honda Fan 125 e uma Honda Titan 150, também foram recuperadas.


Um homem conhecido como Alexandre "Pé de Cachorro" é o suspeito de efetuar o roubo em companhia com mais duas pessoas não identificadas.



Publicidade



Arquivo do blog