WebNet

WebNet

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Marido agride esposa grávida de oito meses

Por: Brendha Gomes - Site Local Notícias
No último domingo (24), Andreza Barbosa Lima, 20, grávida de oito meses, foi espancada pelo marido, após o mesmo chegar em casa embriagado. Após ser denunciado, Francisco da Silva Moraes, 23, foi conduzido à delegacia onde irá responder por agressão.

Tumulto em igreja
Ainda no domingo, dois homens, Edílson dos Santos Gomes, 28, e Márcio Geovane dos Santos Araújo, 32, foram detidos acusados de perturbação à ato religioso. Segundo informações da DP os dois, que apresentavam sintomas de embriagues, adentraram a Igreja Mundial quando estava sendo realizado um culto e começaram atrapalhar o ato religioso. A polícia foi acionada e os dois conduzidos à delegacia.

Um favor à oposição e um desprezo ao povo

"É uma vergonha! Pior: uma perversidade, um crime, um atrevimento irresponsável e revoltante. Mensalão para cá, mensalinho pra lá, dinheiro nas meias, na cueca, dinheiro passado para as mãos, para os bolsos, eu sei lá para onde!...
Dinheiro aos montes, aos montões... escândalos políticos, econômicos e até esportivos pipocam por todos os noticiários nacionais e locais. E o resultado final termina sempre: "ninguém é punido!"
E há gente que não tem vergonha nem escrúpulos. Prejudica a sociedade e depois coloca um sorrisinho paripatético, tentando passar por inocente". A sociedade tem que estar alerta e fazer plantão de esforço contra o individualismo egoísta. Este corrói por dentro, inutiliza o trabalho de muitos e fomenta a corrupção na comunidade. Não acredito que possa haver chance de desenvolvimento social ou de promoção pessoal sem honestidade.
O nosso sistema econômico é extremamente competitivo e arrasta a descarregar os desejos em tudo que aparente superioridade. "Eu tenho que estar bem. Os outros que se desenrasquem!". "Primeiro eu, eu, eu ... e os outros que se danem!" E assim a sociedade se transforma em jaula de leões esfomeados. Os que atingem o poder pensarão só em si e desprezarão o bem comum. E o destino de um povo corrupto é o caos. Sim, porque para haver corrompidos tem que haver corruptores. Se há corrompidos de um lado é porque do outro há pessoas que facilitam, que calam, que querem ser beneficiadas.
Impressionante o silêncio perante o que está acontecendo em Chapadinha. Incompreensível a calma da Câmara, terrível a passividade da sociedade, injustificável o desinteresse dos partidos políticos, incongruente a inoperância da oposição! O único esforço, bem planejado, atuante e notório é o da atual administração que está dando oportunidades, o máximo de chance para qualquer se colocar como alternativa... pois não se vê o que está fazendo.
Esta passividade e incompetência são mais perigosas que os gritos de alerta que se começa a ouvir. Como vamos entrar em Chapadinha e andar pelo interior quando começar a chover? Quem dá responsabilidade e obriga a trabalhar não são os votos do povo, mas a posse aceite com consciência e outorgada por lei, já que estamos em estado de direito.
Queixava-se Rui Barbosa (1849-1923) num desabafo que parece atual e que resulta sempre em revolta da sociedade e descrédito das autoridades:"de tanto triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus... o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto".

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Moradores protestam em Chapadinha

Matéria extraída do blog do Décio Sá (Imirante.com) - na íntegra
Moradores e comerciantes de Chapadinha fizeram hoje pela manhã (segunda-feira, 25) um grande protesto na cidade. Organizado pela Associação Comercial e Clube dos Diretores Lojistas, o movimento parou o município das 7h30 às 10h. A BR-222 foi interditada durante 1 hora. Os manifestantes atearam fogos em pneus em ruas e avenidas. Houve até foguetório.

A manifestação foi pacífica. A PM acompanhou tudo. Segundo os organizadores 200 carros, 2 mil motos e 2 mil bicicletas participaram da carreata que marcou o protesto. Moradores saíram às ruas em apoio.

O motivo foi a situação precária das ruas (tão vendo, não é só São Luís!), principalmente da Avenida Ataliba Vieira de Almeida, a principal de Chapadinha. A alegação é que a prefeita Danúbia Carneiro (PR) recebeu convênio no valor de R$ 900 mil e está fazendo apenas uma operação tapa-buracos e não uma recuperação completa. Hoje (segunda-feira, 25) é o aniversário da prefeita.

No entanto, por trás do ato, está a velha rivalidade política no município. Para quem não lembra, a eleição foi vencida pelo ex-prefeito Isaías Fortes (PP). Ele foi cassado no TSE porque tinha contas rejeitadas no TCU. Apesar de alertado por aliados, insistiu na candidatura confiante nos conhecimentos jurídicos do ministro aposentado Edison Vidigal (PSDB). Quebrou a cara.

Danúbia assumiu e, também por ser mulher e ainda não ter acertado o passo, vem enfrentando resistência dos adversários. Eles aproveitaram um protesto da avenida esburacada para mostrar a cara. Foi isso que aconteceu na Chapada.

Defesa
A assessoria da prefeita entrou em contato com o blog para prestar alguns esclarecimentos. De acordo com aos assessores, apenas 56 carros, entre 100 e 150 motos participaram do movimento. Informaram também que o protesto foi organizado pelos empresários Dulcilene, conhecida como Belezinha, e Cledivaldo, ligados ao ex-governador Jackson Lago (PDT) e ao ex-chefe da Casa Civil Aderson Lago (PSDB). Os veículos que participaram da carreata eram das firmas dos dois empresários, disse a assessoria.
Os assessores também negaram que a administração municipal tenha recebido qualquer recurso para recuperar a avenida.

Governo do Estado realizará concurso público para áreas diversas

Em cumprimento a mais uma etapa do Programa de Valorização do Servidor, o Governo do Estado autorizou a realização de concursos públicos para atendimento da demanda de pessoal de nível médio e superior em vários órgãos. O número de vagas a serem oferecidas ainda está sendo levantado, mas deve ser superior a dois mil.

Segundo informou o secretário de Administração e Previdência Social, Luciano Moreira, os concursos foram aprovados pelo Comitê de Gestão Orçamentária e Financeira e de Política Salarial, em reunião realizada dia 20 último.

Serão realizados concursos para as Secretarias de Saúde (SES), Administração e Previdência Social (Seaps), Planejamento e Orçamento (Seplan), da Fazenda (Sefaz) e Controladoria, bem como para a Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac).

As demandas de vagas desses órgãos são direcionadas aos cargos efetivos de médico, enfermeiro, analista de planejamento, auditor do Estado, auditor e técnico fiscal da Receita Estadual, administrador, bibliotecário, comunicólogo, nutricionista, assistente social, psicólogo, advogado, fiscal de defesa animal e vegetal, entre outras áreas.

O Comitê também está analisando a realização de concursos para as Secretarias de Segurança, de Desenvolvimento Social (Sedes), de Desenvolvimento Agrário (Sedagro) e de Cultura (Secma), e ainda para a Fundação Nice Lobão e Instituto de Terras do Maranhão (Iterma).

Prefeitura de Chapadinha começa a definir programação do carnaval 2010

Ascom
A prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro e o secretário municipal de Cultura, William Fernandes, estiveram reunidos na tarde desta terça, 26, na prefeitura, com membros da Comissão Organizadora do Carnaval 2010, representantes dos blocos Cangaia/Agitus e BCC, e representantes da PM e da Guarda Municipal.

A reunião foi realizada no gabinete da prefeita e serviu para definir os locais de realização da folia momesca em Chapadinha, bem como a atuação da Guarda e da PM no esquema de segurança e os itinerários e ordem de chegada dos blocos no “Corredor da Folia”, que neste ano, será na Praça Irineu Galvão.

Locais de folia
Além da Praça Irineu Galvão, haverá, de acordo com programação da Secretaria Municipal de Cultura, apresentação de bandas locais todas as tardes, a partir de domingo, nas praças da Bíblia e Coronel Luis Vieira.

Na Praça Irineu Galvão haverá estrutura particular de camarotes (falar com Manoelzinho – fone: 9136 3084), várias bandas nacionais e locais no palco e banheiros químicos, além de barracas de bebidas e lanches. Já existe no local uma praça de alimentação com bares e lanchonetes.

O trânsito de veículos será interrompido em todas as ruas ao redor da Praça Irineu Galvão. Não será permitido o estacionamento de veículos, visando oferecer mais espaço para os foliões.

Percurso e ordem de chegada dos blocos
Os blocos terão percursos diferentes. O BCC vai se concentrar em frente à CEMAR, na Avenida Senador Vitorino Freire. O bloco vai subir a avenida até o Posto Alvorada 1 e retornará pela Avenida Ataliba Almeida, dobrando na Travessa 15 de Novembro (Beco do Aldeota) e depois, pegando a Avenida Presidente Vargas, até chegar à Praça do Irineu Veras. O percurso será de 2,3 km.

O Cangaia/Agitus terá um percurso menor. O bloco vai sair da Praça da Bandeira em direção ao Centro, passando pela Praça Coronel Luis Vieira e seguindo pela Avenida Presidente Vargas até o corredor. O trajeto é de cerca de 1,1 km.

A definição sobre a ordem e chegada dos blocos no corredor foi feita por meio de sorteio e ficou da seguinte forma:

- No sábado (dia 13), apenas o BCC vai desfilar e deve chegar ao corredor às 2 horas da manhã de domingo.

- Domingo (dia 14)
1h - Cangaia/Agitus
2h – BCC

- Segunda (dia 15)
1h – BCC
2h – Cangaia Agitus
- Terça (dia 16)
1h - Cangaia/Agitus
2h – BCC
Outros blocos
Além dos dois grandes blocos que, juntos, deverão arrastar mais de 5 mil pessoas por noite, ainda existem outros blocos menores, como o da Terceira Idade, o ‘X’ e o do Galo. A prefeita Danúbia anunciou que pretende criar um bloco para as crianças. O bloco deve se chamar “Algodão Doce” e as datas para os desfiles são domingo e terça, a partir das 16h, saindo da Praça Coronel Luis Vieira e encerrando na Praça Irineu Galvão, puxado por um trio elétrico e uma banda local.

Trio Naja, que irá "sacudir" a galera do Bloco BCC no Carnaval 2010!
Bandas
Por enquanto, apenas os blocos divulgaram suas atrações. O BCC terá em cima do Trio Naja (foto acima), as bandas Asa de Águia Cover (RN), Marabaiano (MA), Triballis (PI), e Sacudido Elétrico (CE).

O Cangaia/Agitus terá o Trio Bessa e as bandas Axebalada (BA), Casadões Elétrico (CE) e Swing da Cor (BA).

A prefeitura deverá anunciar os nomes das bandas para o corredor somente nesta quarta-feira (27), à tarde.

Vendas de abadas:
BCC
– 3471 1854 / 9137 5109 / 9156 1086
Cangaia/Agitus – 9112 4045 / 9138 9737 / 9116 3666

Camarotes:
Manoelzinho – fone: 9136 3084
Matéria extraída do Blog TvMirante

Quando a Covardia Serve à Incompetência e Vice-Versa

Por Alexandre Pinheiro - www.alexandre-pinheiro.blogspot.com
Não podendo me acusar de condenação penal por ter agredido alguém sem chance de defesa, sem ter como me atribuir roubo de urnas, nome encardido em tribunais, usado pessoas humildes para abrir firmas e endividá-las, não poder dizer que deixei salários dos servidores em atraso...

O ghost writer do vereador Marcelo bate na velha tecla do meu passado de divergência com o ex-prefeito Magno como se ele e família nunca tivessem esculhambado a governadora Roseana, até em nível pessoal, numa época em que isso rendia algumas obras e cargos no governo balaio. Dias depois lá estão na briga por boquinha jurando amor (eterno) a todos os Sarneys.

Mas, o que salta aos olhos no blog do vereador é que num passe de mágica ele passou a se expressar melhor ali que na tribuna da Câmara, deixando patente que aquilo não passa de psicografia barata. Põe-se um irresponsável metido a violento para assinar textos de um pusilânime. Isso não é seqüela transversal é opção de vida medíocre. E pena mesmo é não haver transplante de cérebro, elixir contra a incompetência do vereador Cavalo-de-Santo ou intervenção pra diminuir a covardia do Espírito Oculto.

Fapema abre edital para seleção de bolsistas

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está com edital aberto, até sexta-feira (29), para seleção de bolsistas para atuarem em atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).
Ao todo, são 121 bolsas, sendo 91 no valor de R$ 724,50, para nível médio e trinta no valor de R$ 1.532,60 para profissionais de nível superior. Os bolsistas atuarão, em conjunto, com os técnicos da Agerp durante 12 meses.
Os interessados podem fazer as inscrições via internet, por meio do preenchimento da ficha de inscrição on-line disponível no site www.fapema.br e do envio, pelo correio, via Sedex, da documentação requerida, Av. Beira-Mar, nº 342, Centro, CEP: 65010-070 - São Luís, Maranhão. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (098) 2109-1400 ou 2109-1429.
Ascom

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Moradores protestam em Chapadinha

Em uma manifestação pacífica, moradores e comerciantes de Chapadinha realizaram na manhã desta segunda-feira (25) um grande protesto na cidade. O movimento foi organizado pela Associação Comercial e Clube dos Diretores Lojistas, e aconteceu durante toda a manhã. Até a BR-222 foi interditada. Os manifestantes atearam fogos em pneus em ruas e avenidas. Houve até foguetório.

A Polícia Militar acompanhou tudo. Segundo os organizadores 200 carros, 2 mil motos e 2 mil bicicletas participaram da carreata que marcou o protesto. Moradores saíram às ruas em apoio.


O motivo foi a situação precária das ruas, principalmente da Avenida Ataliba Vieira de Almeida, a principal de Chapadinha. A alegação é que a prefeita Danúbia Carneiro (PR) recebeu convênio no valor de R$ 900 mil e está fazendo apenas uma operação tapa-buracos e não uma recuperação completa.

Danúbia, também por ser mulher e ainda não ter acertado o passo, vem enfrentando resistência dos adversários. Eles aproveitaram um protesto da avenida esburacada para mostrar a cara. Foi isso que aconteceu na Chapada.
Com informações do Blog Décio Sá - Imirante.com

Chapadinha participará de Mutirão Carcerário de Presos Provisórios

Imagem meramente ilustrativa
Deu início no último dia 20, o III Mutirão Carcerário de Presos Provisórios. Serão contemplados nove pólos onde o número de carcerários é maior e com mais ações jurídicas tramitando. Os pólos são: Timon, Chapadinha, Pinheiro, Santa Inês, Bacabal, Presidente Dutra, Colinas, Balsas e Imperatriz.
A meta estabelecida pelo Mutirão Carcerário é averiguar a situação de todos os sentenciados e ao mesmo tempo virtualizar os processos ali existentes.

O Mutirão se estenderá até 19 de fevereiro, em São Luís. No interior, o evento será realizado entre os dias 22 de fevereiro e 19 de março, pelo TJ/MA, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Defensoria Pública e Ministério Público.
Fonte: TJ/MA

Jovem morre após cair de caminhonete

Texto e Foto: William Fernandes – Blog TvMirante
O jovem Luis Gomes da Silva, mais conhecido como "Luisinho", de 23 anos, morreu no final da tarde do último domingo (24), ao cair da carroceria de uma picape Ranger, pouco antes de chegar a Chapadinha, quando retornava com amigos do balneário Pantanal.

Luisinho andava com o patrão, conhecido por Boni, dono de uma empresa de recapagem de pneus, e alguns colegas de trabalho. Bia, amiga de Luisinho informou que eles passaram no bar dela, no bairro Boa Vista, pela manhã e depois foram ao Pantanal. Ela informou que ele não estava bebendo porque estava tomando remédio para uma inflamação nos olhos.

Ela disse ainda, que os colegas de Luisinho informaram que ele avisou que iria pular do carro e acabou pulando, pegando a todos de surpresa.

Os amigos de Luisinho deixaram o corpo dele no Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) e tomaram rumo ignorado.

Arquivo do blog