WebNet

WebNet

sábado, 6 de dezembro de 2014

Loja Maçonica 31 de Março Promove Curso de Confeite de Bolo


Com o objetivo de ensinar conceitos e técnicas para que o aluno aprenda a produzir bolos decorados, a Loja Maçônica 31 de Março promoveu um Curso de Confeite de Bolo, nos dias 02 (terça), 03 (quarta) e 04 (quinta-feira) do corrente mês, que contou com a participação de 13 alunas, e foi ministrado pelas Samaritanas da loja, Lúcia, Fátima, Luiza, Suelene, Joana e Eliane Pestana.



No curso foi ensinado procedimentos básicos para a elaboração de bolos decorados, que incluem desde a parte de higiene de instrumentos e ambiente, como o preparo de receitas para a massa, a calda e o recheio, até técnicas revestimento de bolos, tanto redondo como quadrado. O foco do curso foi aprendizados para decoração.

Embora seja um curso livre, sem pré-requisitos - no entanto, é desejável noção básica de culinária, o mesmo foi elaborado tanto para aqueles que desejam ter os primeiros contatos com essa arte, como para os que almejam se transformar em um confeiteiro capaz de produzir bolos decorados belíssimos.


Publicidade



Criada a Primeira Cooperativa de Quebradeiras de Coco Babaçu do MA



Cerca de 100 mulheres quebradeiras de coco babaçu do município de Itapecuru-Mirim, assinaram dia 21, o estatuto da Cooperativa de Quebradeiras de coco babaçu de Itapecuru-Mirim – COOBAVIDA. Um momento histórico para o movimento das quebradeiras no Estado, pois até então elas estavam organizadas em Associações. Como cooperativadas as quebradeiras agora poderão desenvolver melhor o extrativismo vegetal, a cadeia produtiva e a comercialização do coco babaçu e dos produtos derivados dele.

Para Maria Isabel, quebradeira aposentada, que atualmente desenvolve atividade de beneficiamento do óleo do coco, muita coisa vai mudar na vida das trabalhadoras a partir da Cooperativa. “Comecei antes dos sete anos a quebrar coco, minha mãe e avó eram quebradeiras. Vamos agora poder oferecer mais qualidade para os nossos produtos. Vamos produzir mais e melhor, gerar mais renda e atingir um número maior de trabalhadoras”, refletiu Maria Isabel.

As quebradeiras contaram com o apoio da Fundação Vale para a criação da Cooperativa. A partir também da consultoria do Instituto maranhense Ecovida, foram oferecidos cursos para o melhoramento e adequação do sabonete, do óleo e outros produtos derivados do coco babaçu, compatíveis com as exigências de mercado.

Maria Domingas Pinto Marques, quebradeira eleita democraticamente como Presidente da Cooperativa, compartilhou com as cooperativadas o sentimento de coletividade que deverá ser reforçado a partir de agora. “A gente não está só nesta história. A cooperativa vem unificar o trabalho que já temos através da União do Clube de Mães e da Associação de Quebradeiras de Coco de Itapecuru-Mirim. A gente sabe o amor que a gente tem por isso aqui. Para tudo dar certo precisamos ter energia, companheirismo, confiança, responsabilidade, união e amor. Nós em conjunto chegaremos aonde nós queremos chegar”, disse a quebradeira.

Durante o evento de assinatura do Estatuto da Cooperativa as quebradeiras elegeram os seus conselhos administrativo e fiscal. Uma das exigências das cooperadas foi que todos os cooperados fundadores fossem mulheres. Os homens poderão se cooperativar a partir das próximas assembleias.

A Cooperativa que pretende atender a todo o Vale do Itapecuru e o estado do Maranhão é de natureza mista, podendo vender, além do coco babaçu e seus derivados, hortifrutigranjeiros, peixes, produtos de panificadora, entre outros. Atualmente as quebradeiras comercializam hortaliças, frutas, mesocarpo, pães, bolos e biscoitos, que inclusive são utilizados na merenda escolar do município, através de convênio com o PNAE( programa Nacional da Alimentação Escolar ), do Governo Federal.

Para as quebradeiras de Itapecuru-Mirim – que mesmo em frente a dura realidade da quebra do coco babaçu, seguem sonhando – ser uma cooperada é a realização de um antigo desejo.

Agradeço a Deus por estar realizando este sonho. Nosso movimento plantou uma semente que gerou uma árvore que precisa ser regada e é isso que vamos fazer”, concluiu Maria Domingas.

Dona Maria Isabel agora com mais forças para continuar na lida com o babaçu resume o espírito de luta das quebradeiras, estas mulheres que persistem no extrativismo vegetal e vem de geração em geração sustentando suas famílias com esta riqueza da natureza brasileira: “ Eu só vou largar o movimento quando eu morrer”.

A atividade extrativista do babaçu realizada e defendida pelas mulheres quebradeiras de coco é além de geração de trabalho e renda empreendedora, uma prática centenária, que vem protegendo nossas matas e bioma Cerrado, fundamental para a sustentabilidade.


Publicidade



ARAIOSES - Juíza Indefere Pedido de Impugnação Contra Mandado de Prefeita Valéria

Justiça Eleitoral manteve diplomação de Valéria (do Manin)


A Dra. Jerusa de Castro Duarte Mendes Fontenele Vieira – Juíza Eleitoral da 12ª Zona, Comarca de Araioses – julgou improcedente o recurso conta a expedição de Diploma junto a Justiça Eleitoral, de autoria da ex-prefeita Luciana Marão Felix, tendo como réu a prefeita Valéria Cristina Pimentel Leal.

O motivo seria abuso de poder econômico e político e captação ilícita de votos.

A decisão da Justiça Eleitoral não deixa de ser uma resposta às falácias da ex-prefeita que desde que perdeu as eleições em 2012 vem procurando animar seus fiéis seguidores (cada vez em menor número) de que voltaria a prefeitura de Araioses derrubando Valéria do Manin na justiça.

Agora mesmo, na recente campanha eleitoral, talvez sabendo que o julgamento de sua ação estava próximo e acreditando ainda, que o resultado lhe seria favorável ele dizia a esses: Aguardem, vem uma bomba aí!

Da ação
Dra. Jerusa de Castro

A sentença da juíza diz: “Luciana Marão Felix, Maria de Jesus Ribeiro de Carvalho e Leila Maria Soares dos Reis, através de advogado legalmente constituído, ajuizaram o presente Recurso contra expedição de Diploma em face de Valéria Cristina Pimentel Leal, atual prefeita, e Bernardo Pereira Filho, vice-prefeito, alegando em síntese: 1) inelegibilidade de acordo com o inciso I do art. 262 do CE; 2) prática de abuso de poder econômico e político e captação ilícita de sufrágio de acordo com o inciso IV do art. 262 do CE”.

Lendo toda a sentença – o que o leitor poderá fazer clicando nos links abaixo – verifica-se a falta de respeito de Luciana Trinta quando diz ter havido “colaboração” do então Juiz da 12ª Zona, Dr. Marcelo Fontenele Vieira para a candidatura de Valéria do Manin ao proibir o transporte de eleitores no dia do pleito, mesmo tendo sido requisitados pela justiça eleitoral diversos veículos à prefeitura, dentre eles ônibus e embarcações, o que teria lhe prejudicado.

Chega a falar também na utilização de mototaxistas para transporte ilegal de eleitores, identificados com coletes azuis, oriundos da cidade de Santa Quitéria a serviço da atual prefeita.

Menciona ainda farta distribuição de combustível, no dia 12 de agosto de 2012 e na véspera do pleito, no Posto São Francisco, localizado na entrada de Araioses, inclusive em vasilhames, especialmente em garrafas pet’s para utilização futura.

Alega, por fim, ainda a compra de voto do eleitor Carlos Silva por “Manin”, pai da atual prefeita.

Para ler todos os detalhes da decisão clique nos links abaixo:





Publicidade



Prefeita Ducilene Belezinha Oficializa a Abertura da II ExpoChapadinha 2014


Logo na primeira noite as expectativas de público, da organização do evento, já foram superadas. Quase duas mil pessoas visitaram a feira. E hoje tem muito mais!




Programação para este SÁBADO - 06.Dez.2014

- 8h às 10h - Mini-curso: Confecção de Feno com Antônio Lima da Silva Junior/ Mestrando em Ciência Animal UFMA e Clésio dos Santos Costa/ Graduando em Zootecnia;

- 10h30 às 11h30 - Palestra: Raças de Caprinos e Ovinos mais Adaptados para a Região com Karlyene Sousa da Rocha/ Mestre em Ciência Animal pela UFMA;

- 14h às 16h - Mini-curso: Manejo de Pastagens para Caprinos e Ovinos com Marcone Martins Rodrigues/ Doutor em Ciência Animal pela UFPI e Rosane Claudia Rodrigues/ Doutora em Forragicultura e Pastagens;

- 22h – Shows Musicais

Obs: Torneio leiteiro – 1ª Ordenha às 06h00 e 2ª Ordenha às 18h00

Programação para este DOMINGO - 07.Dez.2014

- 8h às 10h - Mini-curso: Formulação de Ração com Ricardo Alves de Araújo/Mestrando em Ciência Animal UFMA e Miguel Arcanjo Moreira Filho/ Doutor em Ciência Animal pela UFPI;

- 10h30 às 11h30 - Palestra: Palestra sobre a Lei da Agroindústria -AGED-MA;

- 22h – Shows Musicais.

*Encerramento e Retirada dos Animais

Obs: Nos três dias acontecerá consultoria para produção de produtos derivados do leite de cabra ( sabonete, queijo, iogurtes e outros).



Abaixo, confira outras fotos da abertura do evento:












Abaixo, imagens do local do evento na manhã deste sábado (6)

Brito (sec. mun. adjunto de Indústria e Comércio), Alberto Carlos Jr. (Coord. do evento) e Dr. Carlos Henrique Marques (médico veterinário e fiscal estadual agropecuário da Aged/Chapadinha)




Alunos do 6º ao 9º ano da Unidade Integrada Nossa Senhora das Dores, 
em visita à exposição agropecuária de Chapadinha.








Secom/PMC




Publicidade




ANAPURUS - Homem Cai de Carreta, é Atingido por Moto e Morre na Hora


Na manhã deste sábado (6), um acidente fatal envolvendo uma carreta aconteceu nas proximidades do povoado Água Rica, município de Anapurus.

Segundo informações recolhidas por testemunhas, dois estivadores (ainda não identificados), que viajavam na carroceria de uma carreta caíram depois que as grades se abriram. No momento uma motocicleta passava no sentido contrário e teria atingindo uma das vítimas em cheio, vindo a óbito ainda no local.

O condutor da moto teve apenas escoriações leves. O corpo da vítima fatal foi levado para o hospital de Anapurus.

Um dos dois trabalhadores veio a óbito no local, onde teve lesões gravíssimas e partes do corpo estouradas e o outro foi encaminhado para o HTB (Hospital do Trabalhador Buritiense) e seu estado até o momento é crítico, não havendo talvez condições de melhoras, onde o médico de plantão não o encaminhou para outra cidade com medicina mais avançada em virtude de não adiantar devido a múltiplas lesões.

Local do acidente

A carreta encontrava-se na Delegacia de Polícia Civil (DPC), onde o motorista prestou depoimento e logo em seguida o veículo foi liberado.



*Com colaboração: Porta Buriti/Foto: Ravel Reis



Publicidade



SANTA QUITÉRIA-MA - Jovem é Assassinada com 17 Facadas

Corpo da jovem ainda no local do crime

Do Blog do Foguinho

O corpo da jovem foi encontrado em um cocal na manhã desta sexta-feira (5).

Uma jovem conhecida como "Laura", aparentemente com 23 anos, foi assassinada com requintes de crueldade na cidade de Santa Quitéria do Maranhão.

O crime aconteceu em uma região de cocal e a jovem recebeu aproximadamente 17 facadas no corpo. A vítima era moradora do Bairro Palmeiras.

No local do crime, o suspeito deixou um aparelho celular e uma faca que possivelmente seja a utilizada no crime. A Polícia está investigando o caso.



Publicidade

Av.: Presidente Vargas, 60 - Centro / Chapadinha-MA
Fones: (98) 3471-1958 / 9 9193-9180 / 9 8281-5533


BODAS DE RUBÍ - Dr. Pedro & Ana Monteles




Na festa de Bodas de Rubi de Dr. Pedro Monteles e Ana Monteles foi inaugurada a mais nova casa de eventos de Chapadinha: Espaço Ana Monteles

Uma festa perfeita, cheia de gente bonita e divertida, para comemorar os 40 anos de casamento do Dr. Pedro Moneteles e Ana Monteles.

A família Monteles comemorou as Bodas de Rubi do casal no último sábado (29), e a cidade de Chapadinha foi que ganhou o melhor presente: o Espaço Ana Monteles, o mais novo local para realização de eventos da cidade, que foi inaugurado na mesma noite.

Tudo perfeito: decoração, mobília, iluminação, que se adequa de acordo com a cor da decoração, buffet e, claro, a receptividade de uma das famílias mais queridas da cidade.

No palco central a festa foi animada ao som de Eugênia Miranda e Tays Moreno e Banda. Já na boate, a música eletrônica fez muita gente dançar.


Parabéns à família Monteles, principalmente ao casal Dr. Pedro e dona Ana por essa linda história de união, companheirismo e respeito.





















































Publicidade



Arquivo do blog