WebNet

WebNet

sábado, 3 de julho de 2021

ANAPURUS | Governo do Estado Fará Entrega de 06 Cadeiras de Rodas para o Município


Chapadinha (MA) - Sábado, 03.Julho.2021


No início da tarde da próxima segunda-feira (5), às 13h, a Prefeitura de Anapurus - através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), fará a entrega de 06 cadeiras de rodas, adquiridas por meio de parceria com o Governo do Estado, e destinadas a adultos, idosos, e pessoa com deficiência motora.

O momento da entrega será realizada no Auditório Lenir Garreto, e contará com a presença do secretário de estado da Saúde, Carlos Lula; da prefeita Profa Vanderly Monteles; da secretária municipal de Saúde, Carine Monteles e de toda equipe de governo do Município de Anapurus.

Objetivo é proporcionar mais qualidade de vida para pacientes e familiares, contribuindo para a melhoria da mobilidade, visto que as cadeiras de rodas propiciam à acessibilidade em  ambientes público e de lazer e o processo de reabilitação, permitindo assim, a liberdade de movimentos do corpo, colaborando com a capacidade e o direito de poder ir e vir da pessoa com deficiência, como sinônimo de real expressão de autonomia.


É de suma importância melhorar a qualidade de vida das pessoas que tem restrição de mobilidade. E com essa parceria da prefeitura com o governo do estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estaremos atendendo as necessidades do usuário, permitindo que ele tenha o maior benefício possível”, - destacou a prefeita, Profa Vanderly.


A secretária municipal de Saúde, Carine Monteles ressaltou a importância da ação que tem o objetivo de devolver autonomia de locomoção aos pacientes. “A cadeira de rodas se faz necessária e garante um adequado posicionamento corporal. Uma ação essencial de prevenção aos problemas gerados pela má postura, bem como contribuiu para a melhoria da mobilidade. Essas ações de cuidado do poder público com os mais necessitados  contribuem para a autoestima dos usuários às suas atividades de vida diária, laboral e social, constituindo assim melhores perspectivas de qualidade de vida”. - disse.

Confira abaixo, a lista com os nomes das pessoas que serão beneficiadas:





Publicidade


SBRP | Secretaria Municipal de Saúde Emite 'Nota de Esclarecimento' Sobre Suposta Aplicação de Vacinas Vencidas


Chapadinha (MA) - Sábado, 03.Julho.2021

A Prefeitura de São Benedito do Rio Preto - através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vem por meio deste tornar público uma Nota de Esclarecimento, depois de divulgada a informação de que o referido município estaria na lista daqueles onde, supostamente, foram aplicadas vacinas vencidas no Maranhão, da marca AstraZeneca/Fiocruz.

CONASS e CONASEMS se manifestaram, também, 
por meio de Nota Oficial

Confira a Nota de Esclarecimento:

A Prefeitura de São Benedito do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vem a público esclarecer as informações publicadas na última sexta-feira (02) no Jornal Folha de São Paulo e replicadas em alguns veículos de imprensa. O jornal errou ao afirmar que o município de São Benedito do Rio Preto/MA teria supostamente aplicado duas doses vencidas da vacina AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Reiteramos que não houve aplicação de vacinas fora do prazo de validade no município, o que supostamente teria ocorrido seria um erro no sistema do Ministério da Saúde.

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de SBRP ressalta que possui o controle de todos os prazos das vacinas armazenadas e distribuídas aos munícipes e que jamais distribuiria vacinas que não estivessem em conformidade com todas as normas de segurança para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e com isso, a Secretaria tranquiliza a população e reafirma o compromisso com a verdade e a saúde pública dos são-beneditenses.

Prefeitura de São Benedito do Rio Preto/MA
Administrando para o Povo!


Publicidade


ANAPURUS-MA: Prefeita Vanderly Monteles Assina Termo de Adesão ao 'Selo UNICEF 2021-2024'

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o 
compromissode manter a agenda de suas políticas públicas 
pela infância e adolescência como prioridade.

Chapadinha (MA) - Sábado, 03.Julho.2021


A prefeitura de Anapurus/MA vem implementando políticas públicas de atenção às crianças e adolescentes do município, buscando alternativas e caminhos para o fortalecimento dessas ações.

Com esse objetivo, a prefeita do município, Profa Vanderly assinou o Termo de Adesão junto ao Selo Unicef para participar da nova edição 2021-2024. Com isso, o município garante a participação na edição e se compromete a assegurar os direitos de crianças e adolescentes, por meio de apoio e implementação à políticas públicas voltadas à área.

Prefeita Vanderly assinando o Termo de Adesão
(Fotos: Secom)


Vale ressaltar que a administração municipal já conquistou o Selo (2017/2020) - na primeira gestão da prefeita Profa Vanderly, e desta feita, a mesma aceita o desafio para conquistar mais uma vez o Selo, reafirmando assim o compromisso em fortalecer ainda mais as políticas públicas ligadas aos direitos das crianças e adolescentes em Anapurus.

Profa. Vanderly durante sua fala no encontro, realizado 
na Prefeitura de Anapurus/MA

Ao fazer uso da palavra durante a reunião, a gestora municipal ressaltou que a assinatura desse termo demonstra a preocupação do município com a implementação de políticas públicas que abordem o crescimento e o desenvolvimento humano das Crianças e Adolescentes de Anapurus.

Ela destacou, ainda, que é muito importante tratar dessas ações que têm o objetivo de cuidar das crianças e dos adolescentes, pensando no futuro da população e no desenvolvimento da cidade. - "É necessário esse compromisso de todos nós que fazemos a gestão municipal com a construção das ações que protegem as crianças e os adolescentes para que o futuro dessas pessoas e de nosso município seja sempre melhor", disse o prefeita.


O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.


Publicidade


Josimar Anuncia a Chegada de Mais 11 Prefeitos ao PL

Josimar de Maranhãozinho, líder do Partido Liberal (PL-MA) 

Chapadinha (MA) - Sábado, 03.Julho.2021

O deputado federal Josimar de Maranhãozinho, líder do Partido Liberal (PL) no Maranhão, anunciou a chegada de mais 11 prefeitos à sua base. Com isso, o partido que ficou em segundo lugar nas eleições de 2020, se tornará o maior partido do Maranhão em número de prefeitos.

Em 2020, durante as eleições municipais, o PL, sob o comando de Josimar conquistou 41 prefeituras em municípios maranhenses. Com a chegada de mais 11 prefeitos, o partido passará a contar com 52 prefeitos, dez partidos a mais que o PDT, partido que liderava o ranking prefeituras no Maranhão.

Recorte/print da postagem do parlamentar
em suas redes sociais

Sem divulgar muitos detalhes, Josimar não afirmou qual seria os prefeitos que estariam com o "pé dentro" do PL, mas conforme também antecipamos, a maioria desses prefeitos poderão ser do PCdoB, partido que corre o risco de ser extinto no Maranhão.



Publicidade


sexta-feira, 2 de julho de 2021

CHAPADINHA | 'Pacto pela Aprendizagem': SEMED é Contemplada com Kits Literários e Pedagógicos


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 02.Julho.2021

A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) foi contemplada com kits literários e pedagógicos, em ação que faz parte do Pacto pela Aprendizagem do Governo do Estado. Os kits referentes ao nosso município, foram recebidos pela secretária municipal de Educação, Profa Nara Macedo das mãos do secretário de estado da Educação, Felipe Camarão, em solenidade realizada na última quarta-feira (30/junho), no Centro de Ensino de Educação Especial (CEEE) em São Luís.

Os kits darão apoio à alfabetização na idade certa e preparação para o possível retorno as aulas presenciais.

O material recebido é compostos por: acervo de literatura maranhense e literatura brasileira, com quatro estantes para espaços de leitura. Cada município também recebe o kit aluno, constituído por 25 caixas com 300 kits individuais, contendo: 3 cadernos, 1 grafite, 4 canetas azuis, 1 vermelha e 1 preta, 2 caixas de pontas de grafite, 1 calculadora com pilha e 1 régua.


Publicidade


16º BPM: Motocicleta de Chapadinha com Registro de Roubo/Furto Foi Recuperada em Urbano Santos

Veículo recuperado pela guarnição da PM

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 02.Julho.2021


Durante policiamento ostensivo e preventivo no centro da cidade de Urbano Santos, por volta das 9h, desta sexta-feira (dia 02/07), a guarnição de serviço fez abordagem a uma motocicleta Honda /POP 100, de cor preta, placa OJN-0258 (Chapadinha-MA).

Contatos da PM/Chapadinha

Na consulta pelo sistema, foi constatado que a motocicleta possui registro de roubo/furto. Em seguida, o veículo e o condutor foram apresentados na Delegacia, para os procedimentos cabíveis.


Publicidade


CHAPADINHA | Secretaria Municipal do Meio Ambiente Participa da Abertura da Campanha "Maranhão Sem Queimadas 2021"


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 02.Julho.2021

Secom

Na manhã desta sexta-feira (02), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Chapadinha (Semma), participou da abertura da campanha "Maranhão sem Queimadas".


O evento, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), aconteceu no auditório da UFMA/Campus Chapadinha e contou com a presença do secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Lucas Costa; o Analista Ambiental, Francisco Ferreira; além do Corpo de Bombeiros de Chapadinha e de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Pesca (SAGRIMA).

Na ocasião, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) fez a entrega de materiais para ajudar no combate as queimadas no município.

............................................

Matéria Relacionada:


Governo do Estado Realiza Campanha 'Maranhão Sem Queimadas 2021', em Chapadinha

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), realizou, nesta sexta-feira (02), a campanha Maranhão Sem Queimadas 2021, no município de Chapadinha. A campanha, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), objetiva o combate e a prevenção de queimadas e dos focos de fogo por todo o Maranhão.


Queimadas deixam o solo mais pobre, causam desertificação e aumentam o aquecimento global, prejudicando assim o meio ambiente e a economia. Além disso, problemas respiratórios se agravam e, neste momento, com o aumento do número de casos da covid-19, elas ficam ainda mais perigosas. Pensando nisso, na ocasião, a SEMA fez a doação de diversos equipamentos necessários para auxiliar no combate às queimadas no município, como enxadas, foices, pás, entre outros materiais, que auxiliarão as equipes em campo dentro do Programa.


De acordo com a Supervisora de Combate e Controle ao Desmatamento e Queimadas, Scarleth Vieira, “o Programa Maranhão Sem Queimadas é uma ação estratégica do Governo do Estado que visa, principalmente, a prevenção e o combate às queimadas e os incêndios florestais no Estado. Através dessas ações, que contamos com parceria do CBMMA, Defesa Civil e o BPA, nós realizamos as campanhas visando a diminuição dos focos de queimadas e incêndios florestais no Maranhão. É uma ação muito importante tendo em vista que eles podem resultar em diversos impactos ambientais negativos ao meio ambiente e, por isso, é importante que tenhamos a iniciativa de tentar contribuir ao máximo para a redução deles”, frisa.

Para o secretário adjunto de Recursos Ambientais, Júlio Portela, “o município de Chapadinha foi fundamental para a realização do evento. Hoje, a população tem que aprender a se conscientizar sobre o programa de combate às queimadas e também sobre a conservação do nosso ambiente, por isso estamos aqui realizando essas atividades”, ressalta.

A campanha Maranhão Sem Queimadas 2021 em Chapadinha contou com o apoio da 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (5ª CIBM) de Chapadinha e da Universidade Federal do Maranhão – Campus de Chapadinha.

Fonte:‌‌ ‌Assessoria‌ ‌de‌ ‌Comunicação‌
Texto:‌ ‌‌Thalia‌ ‌Lemos‌ 
Arte: Natália Macedo


Publicidade


CHAPADINHA | 16º BPM: 'Esquadrão Águia' Apreende Pacote com Drogas, no Bairro Caterpilar

Material apreendido

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 02.Julho.2021


O Esquadrão Águia fazia patrulhamento ostensivo preventivo no Bairro Caterpila - em Chapadinha, por volta das 11h, do último dia 25 (junho), quando observou dois indivíduos em atitude suspeita em um matagal, local de difícil acesso.

Contatos da PM/Chapadinha

Os suspeitos observaram a aproximação da guarnição e empreenderam fuga deixando pra trás um pacote com 35 (trinta e cinco) trouxas de substância similar a maconha, ainda foram feitas rondas para localizá-los, porém sem êxito. O material foi entregue na Delegacia para as providências cabíveis.


Publicidade


CHAPADINHA | 16º BPM: Guarnição Prende Indivíduo por Porte Ilegal de Arama de Fogo, no Bairro Areal

Material apreendido

Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 02.Julho.2021


Durante barreira policial realizada na Avenida Bela Vista, Bairro Areal - em Chapadinha,  por volta das 11h, da última quarta-feira (dia 30/06), a guarnição de serviço realizou abordagem a um indivíduo em atitude suspeita, na busca pessoal foi encontrado com ele um revólver Rossi cal. 38 e 11, com munições do mesmo calibre intactas.

Contatos da PM/Chapadinha

O infrator foi conduzido e entregue na Delegacia para as providências cabíveis.


Publicidade


CHAPADINHA | Prefeitura Emite Novo Decreto Prorrogando as Medidas do Anterior para Enfrentamento e Prevenção da Covid-19

Novo Decreto de Nº 039/2021

Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 1º.Julho.2021

Secom

A Prefeitura de Chapadinha, nesta quarta-feira (30), emitiu um novo Decreto de Nº 039/2021, prorrogando as medidas do decreto anterior, com exceção do Art. 2°, que diz:

- Do dia 01.07.2021 ao dia 12.07.2021, atividades de aspecto coletivo como as desenvolvidas por restaurantes, bares, clubes, áreas de lazer (comuns), lanchonetes, delicatessen e congêneres poderão funcionar com até 30% (trinta por cento) da capacidade máxima de ocupação, respeitando o limite de horário até às 22h, podendo funcionar por meio de DELIVERY (entrega) até as 23h.

Demais medidas a serem observadas no Decreto.

Cópia/print do novo Decreto (Nº 039/2021)

Cópia/print do novo Decreto (Nº 039/2021)

Cópia/print do novo Decreto (Nº 039/2021)

Cópia/print do novo Decreto (Nº 039/2021)

Havendo descumprimento das medidas estabelecidas neste Decreto, as autoridades competentes devem apurar a prática das infrações, penalizando o infrator.

O novo Decreto entra em vigor a partir desta quarta-feira (30/junho).


Publicidade


quarta-feira, 30 de junho de 2021

NINA RODRIGUES | Prefeitura, em Parceria com SENAR, Oferece Capacitação com Curso "Transformação da Mandioca"

Fotos: Sedcap/Nina Rodrigues-MA

Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 30.Junho.2021


A Prefeitura de Nina Rodrigues/MA - através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o SENAR, iniciou nesta terça-feira, dia 29 de junho de 2021, a realização de mais uma capacitação de agricultores e agricultoras na cadeia produtiva da mandioca, com o Curso "Transformação da Mandioca", realizado no Assentamento Vila Esperança.

Estiveram presentes na abertura o secretário municipal de Agricultura, Alberto Araújo; Anildo de Moraes, Lucas Lima e membros da comunidade para participarem de quatro (04) dias de capacitação.


Iniciativas como tratos culturais adequados, dias de campo e capacitação contínua vêm, a cada dia, estabelecendo a cadeia produtiva da mandioca como uma das principais fontes de alimentação e renda do município.

Além da mandioca em si, derivam-se outros itens, como a farinha d’água, farinha de tapioca, goma de tapioca e tucupi’.


A mandioca é fundamental na economia, na cultura, na sociedade de Nina Rodrigues. É uma mola propulsora. É alimento na mesa, é geração de renda, é desenvolvimento sustentável para o município e para a região” - destacou o prefeito Rodrigues.

Por meio de cursos de capacitação elaborados pelo SENAR, muitos dos agricultores já foram atendidos pela parceria deste com o poder público municipal.


A capacitação pretende ajudar no orçamento das famílias do grupo. Porém esse não foi o único motivo para iniciar o projeto. Essa ação desenvolve um papel social na comunidade.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Alberto Araújo a concepção da experiência também foi “pensando como ato social, de incentivo dentro da própria comunidade, incentivando aquilo que a comunidade é capaz de fazer, de produzir a partir dos próprios moradores da comunidade” - explicou.


Publicidade


CHAPADINHA | Aluízio Santos se Reúne com Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 30.Junho.2021

O secretário municipal de Articulação Política, Engº Aluízio Santos usou suas redes sociais para destacar que na última terça-feira (29)  recebeu em seu gabinete  a visita do Sr. Antônio Odilon, atual presidente do Sindicato do Trabalhadores Rurais de Chapadinha.

"Tratamos de assunto do interesse dos trabalhadores rurais de nosso município. Sempre fortalecendo o compromisso com nosso povo", - ressaltou Aluízio Santos.


Vale frisar, que Odilon já exerceu o supracitado cargo em anos anteriores, e já ocupou o cargo de vereador na Câmara Municipal de Chapadinha.


Publicidade


Arquivo do blog