WebNet

WebNet

sábado, 9 de abril de 2011

U.I. TANCREDO NEVES Desenvolve Projeto Pedagógico de Combate a Dengue


Dengue, quando não mata, maltrata. E só na coletividade que podemos eliminar essa doença, que é transmitida pelo vetor Aedes aegypti.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Para conscientizar nada melhor do que a escola para tomar essa iniciativa, repassando o conhecimento à comunidade, principalmente do bairro da Corrente, cuidando e policiando melhor as suas residências para não deixar criatórios do mosquito e ensinar as crianças desde cedo os problemas e soluções existentes contra o dengue, uma doença que pode levar a morte.  


Nosso objetivo principal é Conscientizar toda comunidade escolar sobre a importância da prevenção da dengue, sobretudo no Bairro da Corrente, envolvendo a comunidade nas atividades da escola U. I. Tancredo Neves, visando assim, desenvolver hábitos preventivos no combate do mosquito da dengue e de outras doenças” rassaltou a gestora da escola, Profª Odilene Bastos


O projeto foi desenvolvido durante toda a semana com construções de cartazes, pesquisas realizadas pelos alunos, composições de músicas e paródias etc. Na quinta-feira foi realizado um passeio (arrastão) pelas proximidades da escola, em que alunos levavam martelos especiais para furarem recipientes que poderiam acumular água nas ruas e servirem de “berço” para as larvas do mosquito.


É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
O trabalho de conscientização da comunidade através de informações, foi realizado com apóio de carro de som e de palestras realizadas por profissionais da área da saúde.


AGRADECEMOS AOS PARCEIROS DO PROJETO:

- Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
- Secretaria Municipal de Saúde
- FUNASA
- Sistema Mirante de Comunicação/local
- Blog ChapadinhaSite.com
- Loja MAIS ELETRO

Vereador Emerson Aguiar participa de encontro com o deputado federal Sarney Filho

Vereador Emerson Aguiar
Em recente viagem à Brasília, parlamentar esteve acompanhando membros do executivo em busca de melhorias para o município.

O parlamentar Emerson Aguiar, vice-líder do governo na câmara municipal, está se destacando por seu incansável empenho na busca de recursos e melhorias para o município, assim como o acompanhamento direto de ações do executivo, e eventuais cobranças.

Recentemente o parlamentar esteve em Brasília acompanhando a prefeita do município, Danúbia Carneiro, onde na oportunidade esteve reunido com o deputado federal Sarney Filho (PV). Na ocasião o parlamentar fez várias cobranças e sugeriu ações que sanem vários dos problemas enfrentados pelo município de Chapadinha.

O jornalista Antenor Ferreira (Blog Interligado) esteve pessoalmente com o parlamentar que orgulhoso mostrou-lhe as documentações que comprovam a conquista de inúmeros benefícios para Chapadinha, dentre os quais a perfuração de vários poços artesianos, solicitados por ele. Essa medida pretende amenizar a falta de água potável em várias comunidades do município.

Emerson ainda destacou que foi firmada a parceria com o deputado federal em questão, onde está previsto a destinação de emendas e recursos para execução de várias obras de pavimentação asfáltica e poliédrica, dentre outras melhorias na área da infra-estrutura do município.

O vereador ainda aproveitou para agradecer o apoio dado pelo Blog Interligado que já tem divulgado outras ações de suma importância por ele desenvolvidas.

Wizard/Chapadinha inicia campanha para páscoa


Banner da campanha
A franquia da escola de idiomas WIZARD de Chapadinha, deu ínicio a uma campanha de solidariedade para páscoa. O objetivo é arrecadar ovos de páscoa, caixas de chocolate e barras, independente de tamanhos e marcas. Os produtos arrecadados deverão ser doados a entidades carentes do município, tais como a casa de passagem.

Apesar de ser uma ação isolada da escola toda sociedade pode participar. Faça suas doações na própria escola de segunda a sexta, no horário das 8h ao meio dia e das 14h às 20h. No sábado as doações serão recebidas das 8h às 12h.

Os interessados em participar dessa campanha solidária podem se dirgir a sede da WIZARD à Rua Celina Araújo, 392 - Centro, ou ligar para o (98) 3471-3804, para obter maiores informações.

Participe e ajude na realização de uma páscoa especial para muitas crianças carentes de nosso município.
 
Extraído do Blog Interligado

Prefeitura inicia "Operação Cidade Limpa"

A prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro realizou, na última terça-feira (5), pela manhã, uma reunião para tratar da limpeza do município. Estavam presentes o novo coordenador da limpeza pública, Levi da Silva Mota, o "Murici", o assistente do departamento, Chico Prata, o diretor da Guarda Ambiental, Costa, o vereador França Nilo e alguns órgãos da imprensa local.

Danúbia disse que a partir de agora, o município irá punir quem causar sujeira na cidade com a colocação de entulhos em vias públicas e lixo doméstico em horário e locais inadequados.

Ela reconhece que está havendo desordem no município. "Tenho notado que muitas pessoas colocam o lixo após a passagem do carro que faz a coleta. Vejo também que temos uma grande quantidade de entulhos nas ruas do Centro e da periferia da cidade. Não temos obrigação de recolher galhos de árvores e restos de construções. A responsabilidade é de quem produz", disse a prefeita.

Multa para os "sujões"
Danúbia disse que foi montada uma comissão para coordenar as ações de coleta do lixo, a fim de manter a cidade limpa. "Criamos uma comissão composta pelo Levi Mota, Chico Prata, Jesusmar e pela Guarda Municipal, que irá multar quem desrespeitar as normas estabelecidas daqui pra frente. Vamos dar um prazo para as pessoas recolherem o entulho ou o lixo doméstico colocado em lugares impróprios. Quem não cumprir: multa!", disse a prefeita.


Mas antes de começar a agir com mais dureza, a prefeita determinou que fosse feita uma limpeza geral de todo o entulho existente na cidade. O "arrastão" começou na terça-feira, dia 5. A prefeita pede à própria população colabore, denunciando quem não colaborar com  limpeza da cidade, ligando para os números do "DISK DENÚNCIA":

* 3471 3753 - Prefeitura
* 9143 2311 - Murici
* 9174 1561 - Chico Prata 

 

Iluminação pública será melhorada em 5 bairros de Chapadinha

A prefeita Danúbia Carneiro visitou na manhã da última sexta-feira (8) o almoxarifado do Departamento Municipal de Iluminação Pública, para conferir o material que acaba de chegar e que será utilizado na recuperação de alguns pontos onde a iluminação está precária.

Foram comprados mais de 150 mil Reais em equipamentos, conforme levantamento feito pela equipe responsável pelo setor, informou a coordenadora Cléa Mendes, que atende reclamações de moradores de Chapadinha, na ante-sala do gabinete da prefeita.

Danúbia disse que espera diminuir o numero de reclamações. “Solicitamos que a equipe fizesse um levantamento minucioso em todos os bairros, a fim de sabermos a real necessidade de cada um. O material foi comprado com base nesse levantamento e agora, esperamos diminuir o número de reclamações dos moradores que se sentiam prejudicados”.


A recuperação dos pontos precários priorizará alguns bairros conforme o diagnóstico feito pelos técnicos e, atendendo ainda, solicitação do vereador Émerson Aguiar e da vereadora Francisca Aguiar, que acompanhou a prefeita na vistoria aos equipamentos.

Estamos aqui, em nome dos vereadores da bancada do governo, atendendo uma reivindicação da comunidade e viemos vistoriar a chegada deste material. Vamos continuar cobrando e acompanhando a colocação dos equipamentos. Com certeza a prefeita irá comprar muito mais para atender às necessidades dos outros bairros”, disse a vereadora Francisca Aguiar.

Os bairros a serem atendidos primeiro, pela ordem, são Cohab, Areal, Corrente, Campo Velho e Centro. Os demais serão atendidos posteriormente, pois não é possível fazer tudo de uma só vez”, esclareceu  a prefeita.

Danúbia disse que está feliz por poder proporcionar a recuperação  da iluminação pública do município, que realmente está necessitada e fez questão de lembrar que se faltar material, a responsabilidade será da equipe que fez o levantamento, pois ela deu todas as condições para que fosse comprado tudo o que estivesse faltando com o objetivo de oferecer uma iluminação de boa qualidade à população de Chapadinha.

“Estão cobrando para instalar lâmpadas”
A prefeita fez um alerta à população. Ela disse que ficou sabendo que tem gente cobrando para instalar lâmpadas e outros equipamentos nos postes. “Tivemos uma reunião ontem, no gabinete e fiquei sabendo que tem determinadas pessoas que não são do setor de iluminação e estão indo aos bairros, cobrando para instalar lâmpadas, reatores e papeiros. Esse serviço é gratuito. Não pague por um serviço que é um direito da comunidade”, alertou.

Danúbia pediu também, a colaboração da comunidade, para vigiar, não deixando que vândalos destruam nossa iluminação pública e não causem prejuízo ao próprio contribuinte, já que, só em material, a prefeitura investiu mais de 140 mil Reais.

Atendimento
Qualquer cidadão de Chapadinha pode solicitar serviços de iluminação pública pessoalmente na prefeitura, na ante-sala do gabinete da prefeita, com Cléa Mendes, ou através do telefone do gabinete: 3471 3753.

Além da iluminação das ruas, a prefeitura está intensificando a limpeza da cidade, retirando entulhos e lixo doméstico de ruas e avenidas. Quem colocar entulho em logradouros públicos será notificado e, posteriormente, multado, caso não retire no prazo estabelecido pela fiscalização municipal.

Carro de ex-vereadora pega fogo em Chapadinha

A ex-vereadora Leide Ponte levou um grande susto na  manhã da última terça, 5. O carro dela, um Ford Fiesta, pegou fogo, na Travessa Manoel Machado da Ponte, por trás do Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar-HAPA, quando ela trafegava em direção ao Centro da cidade, logo após sair de  casa, a cerca de 300 metros do local.

Por sorte, havia muita gente nas proximidades e todos ajudaram a apagar o incêndio. O fogo que ficou apenas na parte da frente do veículo, deixou o motor completamente destruído. "Ainda bem que o fogo não se alastrou e o prejuízo foi apenas material. Isso é o de menos. O mais importante é que minha mulher nada sofreu", disse Carlos, esposo de Leide Ponte.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Parabéns, Paulo Araújo!

Nesta foto: Pedro, Bruno, Paulo, Danilo, Belmira,
Soraiah e Jamilly

No início da noite da última terça-feira, dia 5, estive na residência de minha irmã Belmira para congratular-me com meu cunhado Paulo Araújo, pela passagem de seu aniversário! Foi um momento bem família, sem convidados. Para o "comes e bebes", apenas um simbólico bolo confeitado acompanhado de uma torta gelada e "refri". A boa conversa foi um aparte do momento.

Além dos filhos do casal (Bruno e Danilo Sousa Araújo) estavam presentes, eu (Sousa Neto), meu pai Pedro, minha esposa Soraiah e minha filha caçula LurdMayrla Jamilly.

Abaixo, deixo uma mensagem de carinho e estimação ao Paulo, que além de cunhado e amigo, o considero um 'grande' irmão:

"Caro cunhado, lhe admiro, considero e estimo muito, 
porque quando alguém que gostamos passa por um momento feliz,
é inevitável que nos sintamos felizes também.

Está é mais uma conquista, certamente você enfrenta
situações difíceis, instantes tristes, mas Deus soube
te proteger, no entanto você está aqui, acrescentando
na sua vida mais sabedoria e amor aos que te rodeiam.

Não lhe falta nada, mas não poderíamos deixar
de desejar a realização de todos os sonhos
porque só estaríamos bem se pudermos ver em seu rosto,
um belo sorriso.

Que Deus, continue a guiar, guardar e abençoar seus caminhos,
lhe mostrando o caminho da felicidade, 
com muita Paz, Saúde e Amor no coração;
Que você possa continuar sendo esse ser maravilhoso,
que tanto gostamos!"

NOTA - SEDUC

Caro Jornalista Sousa Neto, 
Solicitamos a gentileza de divulgar NOTA DA SEDUC, destacando decisão do STF sobre a greve dos professores da rede estadual.
 
ATT
URE-CHAPADINHA

NOTA - SEDUC

STF confirma ilegalidade da greve dos professores 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a ilegalidade da greve de professores, nesta terça-feira (5), em decisão do ministro Ricardo Lewandowski. O STF negou seguimento da reclamação nº 11.488 do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma) contra a decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que declarou o movimento ilegal no dia 16 de março. 

Ao tomar conhecimento da decisão do STF, a secretária de Estado de Educação, Olga Simão, reafirmou que o governo mantém aberto o canal de diálogo para negociação com a categoria, e espera o retorno mais breve possível à normalidade das aulas da rede estadual de ensino. Uma demonstração dessa disposição, segundo a secretária, foi o fato de a Seduc ter participado de reuniões com o Sindicato e ter se comprometido a implantar neste ano o Estatuto do Educador, contemplando, inclusive, revisão salarial da categoria. 

A Seduc também demonstrou ao Sinproesemma, com total transparência, o limite das possibilidades de aumento de remuneração em 2011 sem o comprometimento do investimento e do custeio da rede pública de ensino do estado, pois o governo foi até o limite do que é legal e do que é possível honrar. 

Decisão do TJMA 
A reclamação do Sinproesemma diz respeito à decisão do Tribunal de Justiça, que julgou ilegal o movimento dos grevistas. A Procuradoria Geral do Estado (PGE-MA) impetrou junto ao TJMA ação ordinária de pedido de antecipação de tutela, acatado com a decretação da ilegalidade da greve. De acordo com a ação, a Sindicato decretou greve por tempo indeterminado, sem que atendesse aos preceitos legais: deflagração da greve no início do processo de negociação prévia com o Governo do Estado e a ausência de comunicação prévia sobre a greve, que deveria ocorrer com 48 horas de antecedência, segundo Lei 7.783/1998. 

Com a decisão do TJ, o Sinproesemma deveria orientar os professores a retornarem às salas de aula imediatamente sob pena de terem cortado o ponto e de pagamento de multa diária estipulada em R$ 50 mil. Em obediência à decisão judicial, a Secretaria de Estado de Educação ordenou o corte no ponto dos professores que continuam fora da sala de aula.

Data: 06/04/2011 
Fonte: Secom

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dupla é presa por roubar casa em Chapadinha

Foto/Créditos: Sousa Neto
Delegado Jairon Timbó

Dois homens foram presos pela Polícia Militar no município de Chapadinha após cometerem assalto a uma residência no bairro Aldeia. Manoel dos Santos da Cruz, de 21 anos; e José da Silva Rodrigues, de 22 anos; na companhia de uma terceira pessoa não identificada, renderam e assaltaram o dono da residência.


Segundo informações do delegado Jairon Timbó, da Delegacia Regional de Chapadinha, os três homens, armados com dois revólveres e uma faca, entraram na residência na noite desta terça-feira (5), amarraram e agrediram o proprietário. Na ação, levaram uma quantia de R$ 130,00 e uma bicicleta. Após o assalto o trio fugiu.

A Polícia Militar foi acionada e, logo após o fato delituoso, conseguiu prender a dupla. A vítima reconheceu os dois na Delegacia Regional onde foram autuados pelo crime de roubo. A polícia está na captura do terceiro envolvido.

Prefeitura de Santana do Maranhão abre concurso para 112 vagas

A Prefeitura de Santana do Maranhão (MA), distante 187 km de Chapadinha, está com as inscrições abertas para realização de concurso público. O concurso de Santana do Maranhão oferece 112 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 2.050,00.

Cargos do concurso Santana do Maranhão


Engenheiro, Médico, Odontólogo, Gestor Hospitalar, Assistente Social, Professor, Agente Administrativo, Controlador, Digitador, Técnico Agrícola, Técnico em Radiologia, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheira, Eletricista e Vigia.
As inscrições serão realizadas até o dia 08 de abril de 2011, no Prédio da Escola Cônego Nestor de Carvalho Cunha, situado à Rua Monsenhor Porcínio, s/n-Centro, no horário de 8h às 17h.

As taxas de inscrições serão entre R$ 30,00 e R$ 50,00.

A prova objetiva será realizada no dia 15 de maio de 2011, em local e horário a serem afixados no quadro de avisos da Prefeitura de Santana do Maranhão – MA, e no endereço eletrônico www.ljconcursos.com.br.
O gabarito será divulgado no dia 16 de maio de 2011, no quadro de avisos da Prefeitura de Santana do Maranhão – MA, e no endereço eletrônico www.ljconcursos.com.br.
O Prazo de validade do concurso de Santana do Maranhão será de 02 anos a contar da data da publicação do Edital de Homologação do Resultado Final do Concurso Público no Diário Oficial do Estado (DOE) – Publicações de Terceiros, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo, por ato expresso do Prefeito de Santana do Maranhão – MA.


CHAPADINHA: UFMA abre processo seletivo para professor substituto

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abre processo seletivo para a contratação de professor substituto. São 24 vagas em mais de dez unidades acadêmicas para os campi do Bacanga (São Luís) e Chapadinha.

As inscrições vão até o dia 12 de abril. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar currículo em plataforma Lattes e original e cópia (ou ainda cópia autenticada) dos seguintes documentos: cédula de identidade (civil ou militar); CPF; comprovante de quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino conforme casos previstos em lei; comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral (título ou comprovante de votação); diploma de graduação acompanhado do histórico escolar correspondente e de pós-graduação, quando for o caso; comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) referente à taxa de inscrição.

Outras informações e lista completa de unidades e sub-unidades acadêmicas abertas para o processo seletivo estão no edital nº 48 da pró-Reitoria da Ensino (Proen).
(Imagem meramente ilustrativa)

Teresa Canto Será Uma das Grandes Atrações da Festa " Viva la Vita"

Cantora maranhense Teresa Canto em recente apresentação em Chapadinha

Depois de confirmar a participação da Miss Maranhão Camila Ribeiro, o colunista e promoter Celso Lopes anuncia que a Festa "Viva La Vita" será animada pela cantora Teresa Canto

 Miss Maranhão Camila Ribeiro

Teresa Canto empolgou o público no último evento que o movimento "Chapadinhamente Nós" promoveu na Praça Coronel Luis Vieira, em julho passado. 

A Festa "Viva la Vita", acontece no próximo dia 21 de maio e Celso Lopes (foto à direita) informa que em breve divulgará o locais de venda antecipada de ingressos e mesas.

RECEITA DO MÊS DE MARÇO/2011

Clique na imagem para ampliá-la.

URE/Chapadinha: CONVOCAÇÃO

Prezado Jornalista Sousa Neto,
Solicitamos a reprodução da Resolução nº 001/2011, que trata da convocação dos professores da rede estadual de ensino, lotados na URE/Chapadinha a comparecerem aos seus locais de trabalho, para o desempenho normal  de sua funções.

ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CHAPADINHA

RESOLUÇÃO Nº 01/2011
O GESTOR REGIONAL DE DUCAÇÃO DE CHAPADINHA, no uso de suas atribuições legais,

Considerando:

que a continuação indefinida da greve dos professores da rede pública estadual, em desobediência à decisão do Egrégio Tribunal de Justiça do Maranhão, que a considerou ilegal, é desnecessária e abusiva;

que a ausência dos professores ao trabalho, em greve ilegal, configura falta grave estabelecida no Estatuto do Servidor do Estado do Maranhão;

que a permanência abusiva dos professores, em greve ilegal, tem causado transtornos à administração da educação nesta Unidade Regional e principalmente prejuízos de difícil reparação aos estudantes;

que é dever do gestor desta Unidade Regional de Educação envidar todos os esforços para que o processo educativo seja desenvolvido em absoluta normalidade e também de conduzir a administração escolar no sentido de obter dos alunos o máximo de aproveitamento;

RESOLVE:
 
Art. 1º – Convocar os professores/servidores da rede estadual, lotados nesta Regional de Educação de Chapadinha a comparecerem aos seus locais de trabalho – Centros de Ensino – para o desempenho normal de suas funções, até o próximo dia 06 de abril de 2011, sob pena de incorrem em falta grave definida no Estatuto do Servidor do Maranhão e nas cominações desta resolução.

Art. 2º - Determinar à Diretoria de Educação desta Unidade Regional, ao Setor Administrativo e à Coordenação de Controle de Exercício Funcional que recolham diariamente dos gestores escolares relatório de frequência dos professores lotados em cada escola, com destaque para os que se ausentaram em desobediência à chamada ao trabalho, desde o dia 21 de março próximo passado, dia imediatamente posterior à citação da decisão judicial de ilegalidade da greve e tomem rigorosamente os seguintes procedimentos:

a – remeter à Superintendência de Recursos Humanos a relação dos servidores em falta com o dever de frequência ao trabalho para que seja cumprida a cominação judiciária de desconto em folha dos dias não trabalhados;

b – destacar os nomes e matrículas dos professores/servidores em estágio probatório que insistem na falta ao trabalho para comunicação ao órgão superior responsável pela avaliação do desempenho funcional, na forma do art. 23 do Estatuto do Servidor, sem prejuízo do desconto dos dias não trabalhados;

c – relacionar os nomes dos professores em regime de contrato temporário que não estão comparecendo à sala de aula, para desconto dos dias não trabalhados e encaminhamento de pedido de cancelamento dos seus contratos, por descumprimento dos deveres aos quais se obrigaram;

d – suspender qualquer processo de requerimento de direitos garantidos pelo Estatuto do Servidor em relação àqueles servidores/professores em falta com o dever funcional de comparecimento ao trabalho;

e – recomendar à Superintendência de Recursos Humanos a suspensão das promoções discricionárias e regulares dos professores que não comparecem ao trabalho, na razão de um mês para cada dia de falta em greve ilegal;

f – solicitar da Superintendência de Recursos Humanos suspensão de portaria que autoriza os delegados do Sindicato da classe, em Chapadinha, o gozo de benefício de isenção de sala de aula e lotá-los em escolas da rede estadual para o exercício de suas funções;

Art. 3º – Instaurar sindicância disciplinar, como medida preparatória, contra os professores/servidores em estágio probatório em situação de greve ilegal, que concluirá seus trabalhos de investigação quanto à apuração sumária de infração funcional – art. 236 do Estatuto do Servidor - de cumprimento do dever de assiduidade, disciplina, produtividade e responsabilidade, e servirá de embasamento para os procedimentos administrativos processuais estabelecidos pelo Estatuto do Servidor do Estado do Maranhão.

Art. 4º – Convocar todos os professores à Unidade Regional de Educação para relotação, em virtude de um novo agrupamento de turmas resultante da transferência de alunos para rede privada.

Art. 5º – Os efeitos desta Resolução serão observados a partir do próximo dia 6 de abril de 2011, para aqueles que se enquadrarem nas faltas ao dever funcional nela relacionadas, a partir daquele dia, exceto quanto ao desconto de dias não trabalhados, segundo ordem judicial.

Art. 6º – Esta resolução foi emitida ad referendum da Senhora Secretária de Estado da Educação, OLGA SIMÃO, que poderá revogá-la, se quiser. A Excelentíssima Senhora Governadora do Maranhão, ROSEANA SARNEY, a tornará sem efeito, por simples e manifesta contrariedade. A qualquer servidor alcançado por esta Resolução, o gestor que a emitiu garantirá recurso administrativo às autoridades supramencionadas.

Publique-se e divulgue-se por todos os meios e modos, inclusive com abundante reprodução para ser distribuída nos Centros de Ensino da Rede Pública estadual de Educação desta Regional.

Chapadinha (MA), 05 de abril de 2011
Almiralice Aguiar Hortegal
Gestora Regional de Educação de Chapadinha

terça-feira, 5 de abril de 2011

Secretária da Sedagro inaugura projetos produtivos em Chapadinha e outros municípios na região Baixo Parnaíba

A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade, esteve nos municípios de Tutóia, Chapadinha, Vargem Grande e Brejo, durante o fim de semana, para inaugurar obras e visitar projetos em fase final de instalação.

No assentamento Santa Rosa dos Tomás, no município de Tutóia, foram inauguradas as Unidades de Processamento de Polpa de Frutas e de Beneficiamento do Caju. As mulheres já participaram de treinamento feito pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e agora estão produzindo de doces de mamão, acerola, abacaxi, banana, abóbora, melancia, carambola e caju, além do licor de maracujá e de caju. Já os homens do assentamento estão se preparando para iniciar o processamento da castanha de caju. Eles já contam com uma área plantada de 400 hectares de caju anão precoce no assentamento.

A secretária da Sedagro informou que enviará uma equipe técnica para capacitar os produtores de Santa Rosa em empreendedorismo, para que possam fazer a organização e o gerenciamento do próprio negócio.

Em Chapadinha, Conceição Andrade participou do encerramento do Curso de Instrumentalização Tecnológica em Ovinos e Caprinos, com a participação de 40 técnicos e 10 criadores de assentamentos rurais, uma ação de diversos parceiros como Sedagro, Agerp, Associação Estadual de Cooperação Agrícola (Aesca), Sebrae e Ufma, para estimular o crescimento da caprinocultura no Maranhão.

Ainda em Chapadinha, no povoado Água Fria, foi inaugurada a primeira Casa de Farinha mecanizada implantada pela Sedagro no estado. A produção é de 25 toneladas por hectare. Neste processo, à exceção da descascagem que é manual, todas as etapas de produção da farinha são automatizadas. Outra vantagem é a redução no tempo de produção da farinha, que cai de duas para uma hora. São 15 famílias beneficiadas.

Estamos trabalhando para que os agricultores saiam da roça de toco para projetos produtivos mais sustentáveis. Isto vai ajudar no aumento da renda familiar, na diminuição das dificuldades das comunidades rurais e as pessoas não vão ficar tão exaustas como na produção tradicional”, declarou a secretária.

Comunidade modelo
Em Vargem Grande, Conceição Andrade esteve na comunidade quilombola Piqui da Rampa, uma comunidade rural modelo quando se trata de resultados alcançados com os investimentos públicos. Lá a Sedagro tem instalados os programas: Telado, Viva Terra, Geração Futura da Agricultura Familiar, Sistema Agro ecológico Integrado Sustentável (Sais), e o Centro de Inclusão Digital para jovens. Pelo programa Viva Terra são duas áreas com cinco hectares, onde são produzidos milho, abóbora, macaxeira, maxixe, batata doce e cebola de cabeça em um plantio em área de sequeiro, feito com adubação e fertilizantes adequados, com aumento na produção e na produtividade, beneficiando 25 famílias.

“Meus pais já viveram muito tempo na roça do toco e nunca tivemos nada. Agora com hortaliças estamos progredindo, até a nossa saúde melhorou. Diziam que o Maranhão não produzia cebola de cabeça e nós estamos produzindo”, disse o jovem Marcos Vinícius Fernandes, que faz parte do programa Geração Futura.

O Telado é uma área coberta com tela que permite o cultivo protegido de hortaliças contra pragas, doenças e excesso de luminosidade, de água e de vento. O Telado de Piqui da Rampa já está produzindo couve manteiga, pimentão berinjela, beterraba e alfaces americana, crespa e roxa. Em plantio aberto os agricultores também já estão produzindo cenoura. Em conversa com os agricultores Conceição Andrade informou que a Sedagro vai realizar um Dia de Campo e um curso de capacitação em Produção de Hortaliças em Ambiente Protegido para os agricultores de Piqui da Rampa.

Conceição Andrade também esteve no povoado Acampamento, no município de Brejo, para verificar o Telado que acaba de ser implantado pela Sedagro. O Telado já foi montado, está sendo finalizada a instalação do sistema de irrigação e as 12 famílias de agricultores já vão começar a produção das mudas. As famílias envolvidas no Projeto recebem da Sedagro sementes híbridas de alta qualidade e alta produtividade e insumos como cal corretiva de solo, adubos e fertilizantes.  Os agricultores já possuem uma experiência inicial do plantio em área aberta de um hectare irrigado de hortaliças com apoio da Agerp e do Sebrae. 

UI Amélia Mendes Comemora "Dia Mundial da Água" com Passeio pela Itamacaoca

Estudantes ao chegarem na barragem da Itamacaoca

por Sousa Neto - Ascom/SEMED
O Dia Mundial da Água, celebrado anualmente em 22 de março, é um marco internacional para chamar a atenção da sociedade para a conservação de água pura e por um manejo sustentável do recurso. Em 2011, o tema escolhido pela ONU foi "Água para as Cidades: respondendo o desafio urbano".

Durante toda a Semana da Água, a escola municipal Unidade Integrada Amélia Mendes Ferreira, localizada no bairro Areal, desenvolveu atividades lúdicas envolvendo professores e alunos, culminando com um 'tour' nas dependências da Unidade de Negócios Regional da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão-CAEMA, onde conheceram o sistema de tratamento de água em nosso município e; na barragem Itamacaoca, para explanação de informações e conhecimentos  mais relevantes sobre este recurso essencial para a vida na Terra.
 
Estudantes em visita  ao sistema de tratamento de água na Caema

Segundo a diretora da escola, Profª Karla Mylenna, "o objetivo do evento foi de chamar a atenção para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água; ao mesmo tempo, incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas".

O Dia Mundial da Água é realizado anualmente em 22 de Março, como forma de concentrar a atenção sobre a importância da água doce e defender o manejo sustentável desta. A cada ano, no Dia Mundial da Água, é destacado um aspecto específico da água doce.
 
Acompanhe os Programas e Ações da Secretaria Municipal de Educação-SEMED, acessando o Blog da SEMED - www.semedchapadinha.blogspot.com

X-TRUME II

Acontece neste final de semana, sábado (09) e domingo (10), a II Edição do X-TRUME na sede da Associação CANGAIA, a partir das 9h da manhã. O torneio será organizado pelos Amigos do Volei.

O evento será disputado na modalidade 4x4, e terá a participação de 06 (seis) equipes. O critério para a formação dos será o seguinte: 06 Cabeças de chaves; 06 Levantadores, 06 jogadores intermediários e 06 estrume, serão sorteados os atletas conforme categorias, ou seja, cada equipe vai contar com um cabeça de chave, um levantador, um intermediario e um estrume.

Os jogos serão em melhor de três sets com 15 pontos cada set, na primeira fase havera 02 grupos com 03 times cadas, na segunda fase os dois melhores de cada grupo enfrentarão os outros dois do outro grupo, de onde vai sair os finalistas.

A segunda edição promete alcançar o mesmo sucesso da primeira. Então, fica o convite aqueles que queiram participar. As incrições custarão R$ 10,00 por atleta e podem ser feitas até 30 minutos antes do evento, o atleta inscrito receberá uniforme personalizado com a logomarca do torneio, participe.
 

PDT/Chapadinha - NOTA OFICIAL


por Zé Baleco
O Partido Democrático Trabalhista-PDT, manifesta seu pesar pelo falecimento do ex-prefeito de São Luís e ex-governador do Maranhão, Jackson Lago.

Jackson Lago inscreveu seu nome na história do Maranhão e do Brasil como um dos maiores líderes políticos da atualidade, cuja trajetória foi marcada pela ética e pelo compromisso com a libertação do povo do nosso estado.

O povo de Chapadinha também reconheceu a importância desse grande homem, quando ajudou Jackson Lago a derrotar nas urnas uma oligarquia que há mais de 40 anos dominava o cenário político maranhense.

Portanto, nesse momento de tristeza para todos nós, registramos nosso lamento e ao mesmo tempo nossa certeza de que o legado de Jackson não será esquecido. A nós compete dar continuidade à sua luta permanente pela democracia e pela liberdade.  

Viva o Maranhão! Viva o Brasil!  
Viva Dr. JACKSON LAGO! (em nossas memórias)

Vem aí: II Copa de Futsal Adulto em Chapadinha


A ll Copa Aberta de Futsal Adulto, será realizada no ginásio da Escola "O Pequeno Príncipe", o evento é uma organização da Academia Wellness,  onde a premiação para o 1º colocado será de R$ 1000,00; 2º de R$ 500,00 e; 3º de R$ 300,00.

A proposta dos organizadores do evento é incentivar a prática da modalidade em Chapadinha, já que o futsal é praticado por poucas pessoas, por falta de espaço público.

O valor das inscrições será de 150,00 reais, o período de inscrição vai até o dia 10 de abril na Academia Wellness, a competição terá em média 3 meses de duração e contará com no máximo de 20 agremiações. As inscrições já se encontram abertas - Contato: Elton Barros  pelo fone: (98) 8716-4822.

O blog Sala Vipp parabeniza ao professor Elton Barros pela bela iniciativa, por ser uma pessoa ligada ao mundo dos esportes. Elton faz o esporte acontecer na cidade de Chapadinha, o que tem que ser aplaudido, e como tantos outros guerreiros que, aos trancos e barrancos, fazem o esporte acontecer na nossa cidade, merecem o nosso reconhecimento.

Professor Jânio e a Greve de professores do Estado do Maranhão: esclarecimentos e mal entendidos(as)...

Prof. Jânio Ayres
Olá! Sou o Professor Jânio

Tenho sido alvo de questionamentos quanto à minha postura frente à greve dos professores do Estado do Maranhão. 

Tem-se questionado se o Professor Jânio, um sindicalista chapadinhense, aderiu ou não à greve e, ainda, se estaria tentando boicotá-la, inclusive instruindo outros companheiros a voltar às aulas. 

Há questionamentos, inclusive, sobre meu real compromisso sindical, o que vem a repercutir em minha possível candidatura à presidencia do SINDCHAP, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha-MA, a ocorrer em maio deste ano. 

Bom, o fato é o seguinte: 

Realmente sou um sindicalista e, por isso, tenho um compromisso com minha categoria. Não posso submeter toda uma coletividade a uma situação de prejuízo salarial e, talvez até funcional (dado o fato de os professores contratados e em estágio probatório estarem à mercê de punições mais severas que aqueles do quadro há mais tempo). 

Certifiquei-me com lideranças do Sindicato Estadual e fui informado de que não haverá prejuízo nem para os alunos e nem para os professores. Contudo, a informação que chega da Secretaria de Estado da Educação é que haverá prejuízo sim. 

Outra coisa, a greve foi decretada ilegal pela justiça. Isso é incontestável. Até que me prove o contrário e até que o Sindicato Estadual consiga reverter essa situação, o quadro é ainda mais desfavorável à permanência de contratados e em estágio probatório no movimento. 

Sindicalismo não é ativismo automático e imprudente. Deve-se ter estratégia de ação de forma a que se minimize os problemas e que o resultado seja o mais eficiente possível. 

Não posso submeter, tanto a mim, quanto a colegas em situação semelhante, ao risco de prejuízo à estabilidade profissional. Aqueles que afirmam que não haverá punições ou prejuízos são (acredito que em sua grande maioria), professores que já superaram o estágio probatório ou que não são simplesmente contratados. Para eles, quanto mais indivíduos a aderir ao movimento mais força ele vai ter. 

O grande argumento é o de que precisamos lutar para haver um ganho coletivo e igualitário. Concordo! Só que, se o ganho pode ser coletivo e igualitário, o prejuízo não será da mesma forma coletivo e igualitário, pois alguns encontram-se em condição mais fragilizada do que outros. 

Além de tudo isso. Tenho motivos muito pessoais para valorizar a minha situação de servidor do Estado, até mais que minha condição de sindicalista. Entenda: 

No final de 2001 e início de 2002 o Governo do Estado abriu Concurso Público para professor. Contudo, não abriu vagas para professor de filosofia (área em que sou formado). Mesmo assim, eu me inscrevi para a área de história e, vejam, passei em primeiro lugar em Chapadinha-MA, na frente inclusive de pessoas formadas na área. 

Tentei inclusive na justiça tomar posse, mas fui impedido por força legal. Mas tudo bem, Deus sabe para quem Ele havia reservado aquela vaga. 

Contudo, minha mãe, Maria José (conhecida como Mazé Cocal), passou por fase de grande sofrimento devido à minha luta por uma vaga no Estado. 

De tão angustiada e somando-se a problemas de saúde, veio a falecer em 2004, sempre na esperança de eu ser empossado naquele emprego ou, ainda, que o Estado abrisse novo concurso, agora incluindo Filosofia. 

Depois disso, o Congresso aprovou a lei da obrigatoriedade da Filosofia no Ensino Médio, obrigando, assim, a ocorrência de concurso incluindo essa disciplina entre as vagas. 

Assim se procedeu. O Governo do Estado abriu concurso e eu me inscrevi. Novamente passei em primeiro lugar e, assim, ofereci essa vitória à minha mãe que, há alguns anos, havia falecido com a esperança de me ver segundo seus passos de professora do Estado. 

Comecei a trabalhar em meados de abril de 2010 e encontro-me em estágio probatório no Estado. 

Eu e minha esposa estamos casados há sete anos e estamos tentando ter um filho, o que acreditamos ser possível neste ano de 2011 ou início de 2012. Não posso tomar uma decisão extra familiar que, de certa forma, poderá interferir na situação intra familiar. 

Minha esposa também faz parte de minha decisão em participar ou não do movimento, e de como participar. Se ela exige ser levada em consideração nessa decisão, não posso agir pensando que a família não conta. Quantos dos que estão no movimento consultaram suas esposas ou esposos ao aderir?

Por tudo isso, não posso desperdiçar uma chance dada por Deus e dedicada à minha mãe, além de ser a viabiliade de minha estrutura familiar. 

Não posso ceder aos ímpetos impulsivos de meu espírito sindical estando em uma situação de compromisso com minha história e minha família. 

Meu posicionamento pessoal não significa que não considero as reivindicações do Sindicato Estadual plenamente válidas e necessárias. Na verdade, o que não considero correto é a estratégia utilizada e a compreensão limitada de situações específicas e que precisam ser observadas. 

Há hora apropriada para avançar e hora para frear. Não podemos gastar todas as nossas forças em um contexto desfavorável. 
Continuo com meu compromisso com a minha categoria e conclamo à reflexão e ao debate, sem emoções superficiais e nem chavões pré-fabricados. 

O pensamento marxista estava correto em muitos pontos. Só que seu discurso reducionista das relações de trabalho à dicotomia de classes encontra-se superado e precisa haver uma compreensão mais ampla das possibilidades de luta. 

A Guerrilha do Araguaia teve seus méritos enquanto exemplo de vivência ideológica. Sim! Contudo, foi um alerta de que precisamos levar em consideração o contexto mais amplo dos fatos e a nossa capacidade momentânea de implementar as mudanças necessárias. 

Agradeço àqueles que compreenderem minha manifestação e, ainda, declaro meu pesar àqueles que ainda demorarão algum tempo para compreender. 

Obrigado! 

por: Jânio Rocha Ayres Teles
professor da Rede Estadual de Ensino do Maranhão
(via E-mail) 
 
Acesse e conheça o Blog do Profº Jânio

Arquivo do blog