WebNet

WebNet

domingo, 3 de abril de 2011

Pós-Graduandos da UFMA Participam de Curso Sobre Morfologia do Solo

Aula prática de final de curso foi realizada na fazenda Masul, em Brejo

Professores do Campus IV da Universidade Federal do Maranhão, UFMA de Chapadinha, estiveram na fazenda Masul, em Brejo-MA, para participarem de uma aula prática sobre morfologia do solo. As atividades fazem parte do curso de pós-graduação de docentes na área de agronomia, realizado em parceria com a UNESP, Universidade Estadual Paulista, com sede em Jaboticabal-SP.

O experimento prático tinha como objeto a classificação e reconhecimento do solo para fins de uso e manejo, e foi desenvolvido nas duas principais unidades de solo da referida fazenda. A aula foi ministrada pelo professor José Marques.

O instrutor do estudo destacou que a Universidade Federal do Maranhão, Campus de Chapadinha, está localizada de maneira estratégica numa região de inserção de tecnologias, tecnologias de auto nível e impacto, para o pequeno e grande produtor. Essas características fizeram com que a instituição de ensino constituir-se um grupo forte de agroecologia. A inserção de tecnologias e agroecologia são as duas principais linhas de estudo do curso.

Turma de pós-graduandos
José Marques enfatizou ainda acreditar que daqui a alguns anos a UFMA estará colocando no campo de trabalho, cerca de 20 doutores, pesquisadores da região. “Esses certamente estarão contribuindo de maneira efetiva no desenvolvimento tecnológico da agricultura da região”. Disse.

20 alunos participaram da atividade que fez parte do III módulo do curso, sendo que nessas primeiras etapas os estudos são desenvolvidos aqui em Chapadinha. Nos próximos 02 anos haverá vários módulos. Numa segunda etapa os docentes irão se deslocar a Jaboticabal-SP, onde serão submetidos a outras disciplinas.

 por Antenor Ferreira

Arquivo do blog