Os novos membros do CMDCA.
A secretária municipal de Assistência Social, Isalena Aguiar, representando o prefeito de Chapadinha, Magno Augusto Bacelar Nunes (PV), empossou na tarde desta quarta-feira (26), a nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para biênio 2017-2019. Após a cerimônia - realizada no auditório do Fórum de Justiça - os novos membros do órgão se reuniram para votar a nova mesa diretora, que estará à frente dos trabalhos da entidade nos próximos dois anos. O CMDCA é um órgão colegiado, composto por representantes da sociedade civil e do poder público municipal, com atribuições importantes como desenvolver o respeito aos direitos da criança e do adolescente; propor e garantir uma política compatível com as reais necessidades dos mesmos.
Isalena Aguiar
Sec Municipal Assistência Social
A secretária municipal, Isalena Aguiar, discorreu sobre a responsabilidade requerida pelo cargo e desejou êxito no exercício da função aos empossados. “A partir desta posse os conselheiros, são pessoas públicas e serão cobrados com relação ao exercício de suas funções. Toda criança e adolescente tem direitos e eles devem ser respeitados. E vocês foram indicados para fazer valer esses direitos” - Disse a secretária.
Uma das principais competências do CMDCA é a formulação da política municipal dos direitos da criança e do adolescente, definindo prioridades e controlando as ações de execução.
Os conselheiros municipais desenvolvem várias habilidades, como a interação com indivíduos, famílias, organizações, poder público e a comunidade em geral. Tais atividades devem ser desenvolvidas livres de preconceitos, atitudes discriminatórias, respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em defesa da população infanto-juvenil.
A escolha da nova diretoria
Representando o Poder Legislativo, as vereadoras, Nildinha Teles e Missecley Araújo, ressaltaram a importância do Conselho e dos novos conselheiros, escolhidos para dar prosseguimento à aplicação das políticas públicas que asseguram os direitos da criança e do adolescente na cidade de Chapadinha. Além das vereadoras, também estiveram presentes os secretários municipais Edjones Lima (Cultura) e Maria Aparecida (Igualdade Racial), e membros do Conselho Tutelar.
Composição da mesa
Vice-presidente do CMDCA,
Oseias Lopes Filho (Manim)
O vice-presidente do CMDCA, Oseias Lopes Filho (Manim), destacou que a missão dos novos conselheiros é fortalecer e qualificar os serviços que garantem os direitos das crianças e dos adolescentes. “Quero parabenizar os novos membros do conselho que tomam posse neste momento, lembrando que eles são co-participantes cabendo a cada um a responsabilidade para a assegurar que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam rigorosamente cumpridos. Este é um momento importante para o CMDCA, onde o Conselho está em processo de renovação, com avanços e conquistas”, pontuou.
Adj. da SEMAS, Wégilla Viana; secretária Isalena Aguia;
e a suplente Elimarene Sousa Maia
Os conselheiros municipais empossados para atuar no município de Chapadinha, foram :
Representantes do poder público:
* Representando a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas):
- Titular: Samya Rosanne de Araújo dos Santos Costa
- Suplente: Silvana da Silva Costa
* Representado a Secretaria Municipal de Educação (Semed):
- Titular: Helideny Chaves de Almeida
- Suplente: Keyla de Araújo Rodrigues
* Representado a Secretaria Municipal de Sáude:
- Titular: Reginaldo Luso Correia
- Suplente: Elimarene Sousa Maia
* Representantes da sociedade civil:
Representando a Sociedade Esportiva Real Brasil
- Titular: Oseias Lopes Filho( Manim)
- Suplente: Abraão Nascimento da Silva
* Representado a Associação Boa Vontade:
- Titular: Francisco Borges Carvalho-
- Suplente: Berila Maria de Jesus Souza Coelho
* Representando a Igreja Católica:
- Titular: Márcia dos Santos Silva
- Suplente: Maria de Fátima Machado Lira
Publicidade