WebNet

WebNet

sábado, 27 de novembro de 2021

D. MARIA DAS NEVES - Família Convida Para Visita de 7º Dia, Neste Domingo (28)


Chapadinha (MA) - Sábado, 27.Novembro.2021

A Família de D. MARIA DAS NEVES ALMEIDA EVARISTO, ainda bastante consternada com o seu repentino falecimento, convida familiares, parentes e amigos para a Visita de 7º Dia, que acontece neste Domingo (dia 28 de Novembro), assim sendo:

* 06h00 - Visita no Cemitério Central Nsa. Sra. das Dores (ao lado do Bradesco);
* 08h00 - Missa na Igreja Matriz (Centro).

A Família agradece antecipadamente a todos que comparecerem nesse ato de fé, solidariedade e piedade cristã.


sexta-feira, 26 de novembro de 2021

SBRP | Prefeitura Realiza I Fórum Municipal do Selo Estadual "Município Sem Trabalho Infantil"

Prefeito Wallas Rocha esteve presente ao evento

São Benedito do Rio Preto na luta contra o Trabalho Infantil

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 26.Novembro.2021

Na manhã desta sexta-feira (26), a Prefeitura de São Benedito do Rio Preto/MA por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com as Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), e em parceria com a Escola Estadual Luiz Pinho Rodrigues e Secretaria Municipal de Educação, realizou o I Fórum Municipal do Selo Estadual "Município Sem Trabalho Infantil", com o tema: Protagonista Infantil-Juvenil Frente às Ações de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.





Estiveram presentes no evento o prefeito Wallas Rocha; a secretária municipal de Assistência Social, Rosiane Costa; a coordenadora da Atenção Básica, Marta Rocha; o secretário municipal de Educação, Prof. Antônio José; a gestora adj. da Escola Luiz Pinho Jesus Vieira; a coordenadora do CRAS, Elaine Cavalcante; a vereadora Sandra; e os gestores da Rede Pública de Ensino.




A ação contou com várias atividades culturais e com público infanto-juvenil no qual protagonizou e levantou discussões e debates acerca da temática, tendo ainda a contribuição na palestra os seguintes convidados: Padre Isaque Marques (Pároco da cidade); Andréia Maia (Assistente Social-CRAS); Alane Moraes (Psicóloga- CREAS); e a articuladora do Selo, Sabrina Costa (Assistente Social - AEPETI).

Diga NÃO, ao TRABALHO INFANTIL.

*Com contribuição da Assecom


Publicidade


MATA ROMA | 16º BPM: Dupla é Presa e Conduzida à Delegacia de Chapadinha por Tráfico de Drogas


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 26.Novembro.2021


Durante patrulhamento ostensivo de rotina por volta das 20h25min, do último domingo (dia 21/11), no Bairro do Açude - em Mata Roma/MA, a guarnição de serviço avistou dois indivíduos em atitude suspeita trafegando em uma motocicleta de cor azul. Ao fazer abordagem, buscas pessoal e veicular, foi encontrado com os mesmos varias porções de substância análoga à droga, pronto para comercialização.


Diante do flagrante, os dois foram apresentados na Delegacia de Chapadinha junto com o material apreendido, para os procedimentos cabíveis.

MATERIAL APREENDIDO:
- 03 (três) papelotes de substância análoga à cocaína;
- 18 (dezoito) pedras de substância análoga à crack;
- 02 (dois) cordões, cor (prata);
- 01 (uma) motocicleta Honda Titan, azul, chassi 9C2JC30102R227454;
- 40,00 (quarenta reais) em dinheiro.


Publicidade


SBRP | Prefeito Wallas Rocha Participa de Posse da Presidente Reeleita do STTR

Prefeito Wallas Rocha durante a sua fala na solenidade

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 26.Novembro.2021

Na noite da última quinta-feira (25/11), aconteceu a cerimônia de posse da presidente reeleita Teresa Macedo, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), em São Benedito do Rio Preto/MA.

O prefeito Wallas Rocha participou da cerimônia e cumprimenta a presidente reeleita do STTR por mais um mandato conquistado e se compromete em estar junto com a categoria. - "A prefeitura estará de portas abertas para receber e fazer uma parceria produtiva, ajudando a comunidade agrícola familiar do nosso município" - destacou o Gestor Municipal.


Publicidade


SANTA QUITÉRIA-MA | 16º BPM: Guarnição Recupera Motocicleta com Registro de Roubo


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 26.Novembro.2021


A guarnição de serviço realizava rondas na MA-034, por volta das 11h, da última terça-feira (dia 23/11), quando abordou uma dupla que trafegava em uma motocicleta Honda, modelo Bros ES, de cor vermelha, ano 13/14, placa: OJI-5266, no Bairro Passarada - em Santa Quitéria/MA. Ao realizar consulta do chassi via sistema SINESP, foi constatado que o veículo possuía restrição roubo/furto.

Contatos da PM/Chapadinha

Os dois conduzidos e a motocicleta, foram apresentados na Delegacia para os procedimentos cabíveis.


Publicidade


SÃO BENEDITO DO RIO PRETO | MPMA Requer Lotação de Policiais e Reforma de Delegacia


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 26.Novembro.2021

A Promotoria de Justiça de Urbano Santos ingressou, no último dia 10, com uma Ação Civil Pública contra o Estado do Maranhão, na qual requer a lotação de policiais civis e melhorias na delegacia de polícia de São Benedito do Rio Preto (termo judiciário da comarca).

A delegacia não conta com delegado, escrivão nem investigadores de polícia, atuando no município o delegado de Urbano Santos. Mesmo assim, de acordo com o Ministério Público, não há ato formal fazendo essa designação. Seis servidores cedidos pela Prefeitura trabalham na delegacia, o que também é apontado como irregularidade, já que eles não podem prestar serviços policiais.

Em inspeção, o promotor de justiça José Orlando Silva Filho também apontou que não há sistema de vigilância ou monitoramento no prédio, que as instalações não atendem às normas de acessibilidade e que as duas celas existentes não têm condições mínimas para receber detentos. “Essa situação de descaso é antiga, sendo registrada nas inspeções efetivadas desde o ano de 2017 até o presente momento”, afirma, na Ação, o membro do Ministério Público.

Uma Recomendação sobre o tema foi encaminhada, já em 2021, à Secretaria de Estado de Segurança Pública. Em resposta, foi informado que seria impossível a nomeação de novos servidores e que o gerenciamento do quadro existente poderia comprometer outra unidade policial.

Como fornecer segurança à coletividade sem veículo/viatura, sem delegado titular, sem investigadores, sem escrivão, com falta de materiais? Somente há uma resposta: não há como, não existe segurança pública”, aponta José Orlando Silva Filho.

Publicidade

A Ação Civil Pública ressalta, ainda, que a Delegacia de Polícia Civil de São Benedito do Rio Preto foi formalmente criada em 2018, por meio da lei n° 10.824/2018. A necessidade de pessoal e condições materiais de funcionamento estava, portanto, prevista há, pelo menos, três anos.

Quanto às condições da atual sede da delegacia, o titular da Promotoria de Justiça de Urbano Santos ressalta que o pedido de reforma é apenas uma medida paliativa para resolver os problemas estruturais encontrados, visto que o imóvel não foi projetado para o funcionamento de uma unidade policial, não existindo, por exemplo, sala para entrevista reservada com advogado.

PEDIDOS

O Ministério Público do Maranhão requer a concessão de medida liminar determinando ao Executivo Estadual prazo de 10 dias para a designação de um delegado e quatro agentes de Polícia Civil, concursados para os referidos cargos, para a Delegacia de São Benedito do Rio Preto. Em caso de descumprimento da decisão, foi pedida a determinação de multa diária de R$ 5 mil.

Para a nomeação de delegado e investigadores efetivos bem como a construção de um prédio próprio, foi sugerido o prazo de seis meses. Enquanto isso, obras estruturais consideradas urgentes e inadiáveis devem ser realizadas em até 90 dias. Também foi pedida a condenação do Estado do Maranhão a destinar recursos materiais para o funcionamento da unidade policial, como viaturas, combustíveis, armamentos e rádios.



Publicidade


CHAPADINHA | 16° BPM Compõe Comissão Eleitoral que Presidiu Eleição do Conselho Comunitário “PACTO PELA PAZ”


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 26.Novembro.2021


Na última quarta-feira (dia 24 de novembro de 2021), o 16º Batalhão de Polícia Militar, comandado interinamente pela Capitã QOPM Suzanne Deyna Ribeiro Nascimento, presidiu e deu andamento ao processo eleitoral em alusão à eleição dos membros do Conselho Comunitário “Pacto Pela Paz” (CCPP) em Chapadinha-MA, para o biênio 2022/2023.

Na ocasião, a Comissão Eleitoral composta pela Capitã QOPM Suzanne Deyna Ribeiro Nascimento (Presidente da Comissão Eleitoral), o 1º Ten. QOPM José Almir Araújo Neto (Secretário) e o 2º Ten. QOPM Kellen Bonald Almeida da Ponte (Mesário), obedecendo ao art. 33 do Regulamento do CCPP, deu-se início a eleição às 8h30 e término às 12h, tendo como chapa aclamada e encabeçada pelo Sr. Joselito Lopes de Oliveira, tendo em vista a presença e confirmação de apenas uma chapa no certame eleitoral, composta por: Joselito Lopes de Oliveira; (Presidente), Paulo Batista Coelho (Vice Presidente), Maricléia Gomes da Costa (Primeiro Secretário), Leonarda Pereira da Silva (Segundo Secretário) e Francisco Carlos Mendes (Diretor Social de Assuntos Comunitários).

Vale ressaltar que os Conselhos Comunitários 'Pacto pela Paz' são entidades de natureza jurídica privada, auxiliares do Sistema de Segurança Pública, constituídos de grupos de pessoas de uma mesma comunidade, que se reúnem para discutir e analisar demandas de segurança pública e outros direitos sociais, destinados a colaborar na solução de problemas relacionados à pacificação social e difusão da paz, tem caráter consultivo e informativo, vinculados administrativamente à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/MA).


Publicidade


SBRP | Prefeitura Realiza "13ª Conferência Municipal de Saúde"

Prefeito de SBRP, Wallas Rochas durante sua fala na abertura do evento

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 26.Novembro.2021

A Prefeitura de São Benedito do Rio Preto/MA através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã da última quinta feira (25/11), a "13° CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE", abordando o tema: "Saúde Pública em Tempos de Pandemia e os Desafios para Manutenção do SUS de Qualidade".




A conferência é um meio para que a população possa trazer sugestões de melhorias nos serviços prestados pela saúde no município. Na ocasião foi lido o regulamento e com a cooperação da população presente, propostas foram apresentadas e tiveram a oportunidade de contestar ou alterar, trazendo assim, melhores resultados no fechamento do regulamento.




Em seguida, houve palestras de caráter informativo, esclarecendo em qual situação foram encontradas as UBS e materiais utilizados para prestar serviços, foi apresentado também resultados da nova gestão e as metas já alcançadas.



Diante do grande desafio, a gestão tem o compromisso de agilizar essas propostas, atendendo às expectativas da população.

*Com contribuição da Assecom / Fotos: Clemildo Moraes


Publicidade


CHAPADINHA | 16º BPM: "Esquadrão Águia" Prende 02 Indivíduos por Tráfico de Drogas, no Bairro Liberdade

Material apreendido pela Guarnição da PM

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 26.Novembro.2021


Durante patrulhamento ostensivo na BR 222, Bairro Liberdade - em Chapadinha, por volta das 18h, da última segunda-feira (dia 22/11), o 'Esquadrão Águia' da Polícia Militar visualizou dois suspeitos trafegando em uma motocicleta Honda, modelo Pop, de cor laranja, placa: OIZ-3006, logo foi dada voz de parada e realizada busca pessoal nos suspeitos, onde foi encontrado um pacote com substância análoga a maconha com os mesmos.

Contatos da PM/Chapadinha

Motocicleta apreendida na ação policial

Diante do flagrante, os dois foram presos e conduzidos à Delegacia, junto com o material apreendido.

MATERIAIS APREENDIDOS:

- 05 (cinco) Papelotes de substância análoga à maconha;
- 01 (um) Celular Samsung A30s branco;
- 01 (uma) Motocicleta Honda, POP, de cor laranja, placa OIZ-3006.


Publicidade


SBRP | "Novembro Azul": Prefeitura Promove Ação Educativa com Prestação de Serviços, na Zona Rural do Município

Novembro é o mês de conscientização e prevenção ao
câncer de próstata, denominado "Novembro Azul"

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 26.Novembro.2021

Organizado pela Prefeitura de São Benedito do Rio Preto/MA através da Secretaria Municipal de Saúde, uma ação foi realizada no povoado Guabirabal - zona rural do município, em alusão a Campanha "Novembro Azul", incluindo palestra com o Dr. Tiago Godinho, a enfermeira Melissa Trinta e a nutricionista Jamily Rocha.





Promover o diálogo em relação ao câncer de próstata e conscientizar a população masculina em relação à importância de cuidar da saúde está sendo desenvolvido pelas equipes da Saúde no município.

O prefeito de SBRP, Wallas Rocha, ressalta que deverá atuar de forma voluntária nas ações e convida os homens da cidade a buscar as unidades: “A saúde do homem é muito importante e precisamos falar sobre isso. Não tenham receio de procurar o médico e fazer a prevenção, que é muito mais eficaz. Queremos que este seja um pontapé para os são-beneditenses passem a ter este cuidado não apenas no Novembro Azul, mas de forma contínua”.



A Campanha visa não apenas incentivar a prevenção e conscientização contra o câncer de Próstata, mas a saúde do homem como um todo, aproximando-os do serviço de saúde através das Unidades Básicas, como aponta a secretária municipal de Saúde, Mariana Mesquita: - “A maior demanda pela procura de serviços nas unidades de saúde são mulheres, elas costumam buscar a prevenção em número muito superior ao homem. Por isso entendemos a importância de facilitar o acesso desses serviços e garantir mais saúde para este grupo através da oferta de atendimentos e exames”.




Além das palestras de conscientização sobre a importância do homem buscar cuidados médicos preventivos, também foi oferecido consultas, puderam aferir a pressão e realizar testes rápidos de Hepatite C/HBSAg/HIV/+SÍFILIS.



Embora a campanha seja direcionada ao público masculino, compareceram mulheres e crianças que prontamente foram atendidos com serviços prestados pela equipe.

*Com contribuição da Assecom / (Fotos: Clemildo MORAES)


Publicidade


quinta-feira, 25 de novembro de 2021

CHAPADINHA | SEMED Realiza Visitas às Escolas da Rede Municipal de Ensino


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 25.Novembro.2021

A equipe da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, de Chapadinha, estar realizando visitas às escolas da rede municipal de ensino, para acompanhar as atividades pedagógicas e dar suporte a equipe escolar e aos alunos. Durante as visitas, a equipe também verifica o andamento das atividades para o encerramento do ano letivo.

A Secretaria de Educação também faz o acompanhamento do desenvolvimento das atividades pedagógicas da Educação Integral.



De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Nara Macêdo, as atividades de encerramento do ano letivo também estão dentro das projeções da administração municipal.

A direção das escolas e toda a equipe escolar tem agido com responsabilidade, as escolas estão funcionando com plena capacidade, a prefeita Belezinha está comprometida com a educação de nosso município e alguns ajustes serão feitos durante o período de recesso escolar para que ao retornar, os alunos possam aproveitar a sua estadia no ambiente escolar com toda a sua dinâmica” - ressaltou a secretária.


Reforma de Escola na Zona Rural

A Unidade Escolar 'Pereira Sobrinho', no povoado Escondido - zona rural do município, passou por uma grande reforma, para receber os alunos daquela localidade num ambiente confortável.

A secretária de Educação, profa. Nara Macêdo e sua equipe, estiveram conferindo o prédio.

Confira no vídeo acima!


Publicidade


Arquivo do blog