WebNet

WebNet

sábado, 10 de novembro de 2012

Acadêmica Chapadinhense Participa de Congresso Mundial de Administração no RJ

 
Por: Sousa Neto
 
Neste sábado, dia 10 de novembro, estamos estreiando nossa coluna Diário de Bordo - que tem por finalidade divulgar viagens, seja a passeio e/ou compromisso, de chapadinhenses, pelo Brasil ou outros países a fora. Neste primeiro momento, iremos conferir a participação da acadêmica de Administração, Camila Lobo, no  XXII ENBRA - Encontro Brasileiro de Administração e do VIII Congresso Mundial de Administração, ocorrido no Rio de Janeiro-RJ.
 
 
Entre os dias 5 e 7 de novembro, foi realizado no Rio de Janeiro-RJ, o XXII ENBRA - Encontro Brasileiro de Administração e do VIII Congresso Mundial de Administração - com o tema "Pacto Global: a contribuição da administração para uma sociedade mais justa e sustentável".
 
 
 
 
Dentre os 2 mil congressistas que participaram do evento, estava a acadêmica da UFMA, a chapadinhense Camila Lobo. Além do curso de Administração, ela também frequenta o curso de Técnico de Contabilidade, pela UEMA, ambos na capital São Luís.
 
 
Camila em família: com seus pais Zeneide Lobo e Zezinho Veras; e sua mana Emília Veras
 
Camila aproveitou a viagem para conciliar com um passeio pela cidade maravilhosa, onde conheceu vários pontos turísticos e de "quebra", ainda realizou um grande sonho: sobrevoar o Rio a bordo de um asa delta. O salto aconteceu na Rampa de Voo Livre da Pedra Bonita (São Conrado - Parque Nacional da Tijuca).
 
 
 
 
 
Abaixo, confira mais fotos do tour desta chapadinhense, pelo Rio de Janeiro...
 
 
Aeroporto
 
Praia de Copacabana
 
Praia de Copacabana
 
Bondinho
 
Orquidário
 
Corcovado - Cristo redentor
 
Jardim Botânico
 
Jardim Botânico
 
Frente a sede do Flamengo
 
Praça Paris
 
Lagoa Rodrigo de Freitas
 
Frente ao Copacabana Palace Hotel
 
 

Alek Sandro & Fernanda: Cegonha á Vista!!!

 
COLUNA SOCIAL
 
Nos congratulamos com a bióloga Fernanda Almeida e o militar Alek Sandro Costa, pela boa nova: o anúncio da primeira gravidez do casal.
 
 
Fernanda ladeada de sua mãe Conceição e seu irmão Fernando (com sua noiva Simone Pontes) por ocasião da festa de sua formatura pela UFMA
 
À família de ambos, nossos votos de felicitações, rogando a Deus, que abençoe essa união e continue a iluminar a todos!
 

Ministério Apostólico Internacional Shalom Comemora 8 Anos em Chapadinha

Na noite deste sábado (10) a partir das 19h, o Ministério Apostólico Internacional Shalom (M.A.I.S.), situado no bairro Campo Velho, comemora seu 8º aniversário. Sob a liderança do pastor Adão e da missionária Paula Câmara, a igreja receberá centenas de pessoas para a comemoração.
 
O evento será realizado neste sábado (10) e domingo ( 11), com a participação do pregador, Pastor Ronaldo Guimarães e do casal de levitas, Miriam e Júnior, do Ministério Alfa e Ômega, que farão uma linda apresentação com os mais belos cânticos.
 
Todos estão convidados para esse evento de louvor e honra a Deus.
 
 
 

Chapadinha e Outros Dois Municípios Maranhenses Receberão Recursos para Combate à Seca

As cidades de Chapadinha, na região do Baixo Parnaíba, Pinheiro, na Baixada Maranhense, e Tutóia, no Litoral Norte, vão receber R$ 39,9 mi para desenvolverem projetos para amenizar o período da estiagem e aumentar a oferta de água. A liberação dos recursos foi anunciada diretamente pela presidente Dilma Rousseff, durante reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Salvador.

Os recursos serão liberados através do Ministério das Cidades, para a construção e ampliação de adutoras, barragens, sistemas de abastecimento e outros empreendimentos.

Ao todo, o governo federal anunciou a liberação de R$ 1,8 bi para 77 obras em municípios do Nordeste e norte de Minas Gerais, regiões sujeitas a estiagem frequente. A execução dos serviços será feita pelos estados e municípios e a supervisão das obras ficará a cargo da Caixa Econômica Federal.

As obras, indicadas pelos governos estaduais, devem ter a primeira etapa útil concluída em até 18 meses.

De acordo o Ministério da Integração Nacional, o Maranhão tem 70 municípios em situação de emergência, afetando diretamente 326.683 pessoas.
 
 
Do G1/MA.
 

Homem Falece Após Acidente na Zona Rural de Chapadinha

Benedito Borges Carvalho, 51 anos, sofreu um acidente no dia 02 de Novembro, Dia de Finados, na localidade Boa Hora, zona rural de Chapadinha.

O acidente aconteceu por volta das 13h, quando colidiu com outro motociclista, que estava em alta velocidade. Benedito Borges foi encaminhado ao Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) e logo após foi levado para São Luís, onde ficou no Hospital Socorrão, por 8 dias.

Benedito faleceu nesta sexta-feira (9), por volta das 14h30. Seu corpo está sendo velado no Bairro Corrente, na Rua Juscelino Kubitschek próximo ao Farol de Educação, e será sepultado no cemitério do Bairro Boa Vista.
 
 
 

SEDUC: Ex-Gerente Regional de Chapadinha, Tadeu Lima, Assume Coordenação das UREs

Tadeu Lima quando Gerente Regional do Baixo Parnaíba
Ao apresentar sua equipe de auxiliares na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aos funcionários de diversos setores, o secretário de estado de Educação, Pedro Fernandes, destacou que a prioridade de sua gestão será a melhoria da qualidade de ensino e dos indicadores educacionais do Maranhão.

Durante o encontro com os servidores, no auditório da Seduc, Pedro Fernandes anunciou os nomes dos novos auxiliares que irão somar para garantir a oferta de educação de qualidade na rede estadual de ensino.

Pedro Fernandes e Tadeu Lima
A equipe será composta por Carlos Sampaio (Assessor Especial), Conceição Andrade (secretaria-adjunta de Programas Especiais), Tadeu Lima (secretário-adjunto de Coordenação das Unidades Regionais-UREs) e Consuelo Borges de Sousa Magalhães (secretaria-adjunta de Suporte ao Sistema Educacional).

Integram, também, a equipe do novo secretário Lívio Jonas Correia (ajunto de Planejamento), Pedro Barbosa (Unidade Gestora de Atividades Meio) e José Carlos Coimbra Lopes (Superintendência Financeira).

Depois de anunciar a equipe, Pedro Fernandes, que antes comandava a secretaria de Estado de Cidades, reafirmou que seu foco principal vai ser a melhoria da qualidade do ensino, oferecendo condições de trabalho aos profissionais da educação para melhorar os índices educacionais.


O gestor regional de Educação de Chapadinha, Jânio Ayres, esteve na solenidade de posse do novo secretário de Educação, Pedro Fernandes

Fernandes ressaltou, ainda, que está aberto o canal de diálogo com todos os profissionais da Seduc para aprimorar os serviços oferecidos pelo Estado para a população maranhense e afirmou que irá trabalhar com dedicação para superar os desafios que surgirem.


Com informações da Ascom/SEDUC

SBRP: Justiça Concede a Indisponibilidade dos Bens do Prefeito José Creomar


Em 08 de agosto último, o Ministério Público do Maranhão deu entrada em processo contra o prefeito de São Benedito do Rio Preto-MA, José Creomar de Mesquita Costa (foto), por enriquecimento ilícito.

Trata-se da ação nº 6612012 da comarca de Urbano Santos:


Clique na imagem para ampliá-la

Vejamos as partes no processo:


Clique na imagem para ampliá-la

Nesta sexta-feira, 09 de novembro de 2012, há exatos 60 (sessenta) dias após a abertura do processo, a juíza Odete Maria proferiu despacho, com o seguinte deferindo "o pedido formulado pelo Ministério Público, para conceder a medida cautelar de INDISPONIBILIDADE DOS BENS DO SR. JOSÉ CREOMAR DE MESQUITA COSTA, ocupante do cargo de Prefeito do Município de São Benedito do Rio Preto/MA, durante o curso deste processo, forte no art. 798 do CPC c/c o art. 7º da Lei 8.429/92. Com vistas ao cumprimento desta ordem, determino a expedição de ofício às seguintes repartições: 1. Aos cartórios de Registro de Imóveis da comarca de São Luís/MA, bem como das cidades de São Benedito do Rio Preto/MA e Barreirinhas/MA, determinando a averbação da inalienabilidade dos bens ou direitos, nas matrículas dos imóveis, porventura existentes em nome do requerido. 2. Ao Detran/MA, para que proceda ao registro da inalienabilidade dos veículos porventura existentes em nome do requerido. 3. À Receita Federal, a fim de que forneça cópia da última declaração de Bens e Rendimentos do requerido, a fim de que, nos limites do permissivo legal, sejam alcançados pela medida acautelatória. Ademais, determino o bloqueio de eventuais ativos financeiros existentes em nome do requerido, através do Sistema Bacen-Jud do Banco Central do Brasil".


Vejamos a íntegra do despacho:


Clique na imagem para ampliá-la



Equipe da URE/Chapadinha Visita Comunidade Vila das Almas em Brejo



Nesta sexta feira, 09, a comunidade de Vila das Almas, no município de Brejo-MA, celebrou a última noite do festejo de Nossa Senhora de Aparecida.

O leilão da noite tinha a participação do polo do ensino médio da Vila das Almas e o Gestor Regional, professor Jânio Ayres, juntamente com a professora Hildamar e o professor Alcides Pereira foram até a comunidade para prestigiar as festividades e confraternizar-se com a comunidade, os alunos e os professores.

A coordenadora do polo, professora Ana Léa, estava presente e demonstrou bastante entusiasmo com a participação da escola nas atividades da comunidade.

Mais uma vez a Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha conseguiu demonstrar para a comunidade seu esforço de aproximação e compartilhamento de processos vivenciais coletivos.

Em visita à escola, a equipe da URE ainda constatou algumas dificuldades como a situação do abastecimento da água para a escola, a pouca iluminação na rua da escola bem como a ausência do laboratório de informática, este último tendo sido assumido como compromisso imediato do Gestor para com a escola.

A visita à comunidade e à escola ocorreu nesta sexta feira (9), das 19 às 22 horas, turno de atividade letiva da escola.

A equipe avaliou como positiva a ida da equipe da URE à escola, tendo em vista a ratificação da sintonia com a comunidade.



Forró Pegado na Arena Hall Terá Top Dj's


A Leal & Associados, que há 12 anos promove as melhores atrações da região Baixo Parnaíba, reabre sua casa de shows Arena Hall, próximo dia 16, a partir das 22h, com apresentação da banda Forró Pegado.

Segundo os organizadores, os ingressos antecipados estarão à venda a partir da próxima terça-feira (13) na loja Noroeste (Av. Oliveira Roma - Centro) ao preço promocional de R$ 20,00. A abertura da noite será animada por uma balada eletrônica com Top Dj's.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Empresa de Chapadinhense é Premiada à Participação no GP de Fórmula 1 em SP

 
Por: Sousa Neto
 
A ROMA TELECOM - Agente Autorizado CLARO em São Luís, de propriedade do jovem empresário chapadinhense Mário Filho, foi premiada como o MELHOR AGENTE AUTORIZADO CORPORATIVA NO BRASIL.

 
 
Banner da Campanha
 
Ocorreu uma campanha dos agentes autorizados CLARO EMPRESAS CORPORATIVO no BRASIL, quando nos meses de SETEMBRO E OUTUBRO 2012, foram de avaliação, e a ROMA TELECOM foi agraciada como o MELHOR AGENTE AUTORIZADO CORPORATIVA NO BRASIL - e a CLARO, como premiação, irá bancar a  participação da equipe vencedora no GP FORMULA 1 em SP, com direito a visita aos boxes da FERRARI, dias 24 e 25 de Novembro 2012.

 
Equipe da ROMA TELECOM
 
 
 
 
 

Aniversariantes do Dia...

 
Aos Aniversariantes do Dia! - desta sexta-feira, dia 9 de Novembro, nossas congratulações, em especial, aos nossos leitores que ilustram este post. Felicidades!


 
 
 
 
 

SÃO BERNARDO: Mecânico de Motos é Esfaqueado

 
O mecânico de motos Mário de Jesus Aguiar, 20 anos, residente à rua Nonato Vaz, n° 161 bairro Faveira na cidade de São Bernardo-MA, foi agredido com uma facada na barriga desferida pelo elemento conhecido por “Tupã”. O fato aconteceu por volta das 16h de hoje (8), no terminal rodoviário de São Bernardo-MA.

O agressor foi preso pela Polícia Militar e a vítima deu entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI, onde foi submetida à cirurgia.
 

 

Por que Magno perdeu? (parte 1)

Danúbia Carneiro e Magno Bacelar
 
Ex-prefeito da pequena Aldeias Altas, de onde trouxe o apelido "Nota 10", e deputado estadual mais votado no interior, Magno Augusto Bacelar Nunes conquistou a prefeitura de Chapadinha em 2000 com amplo apoio das classes política e empresarial.

Com pouco mais de 1.400 votos de vantagem, Magno derrotou o então candidato a reeleição Isaías Fortes, que disputou a eleição em outubro sem sequer pagar os salários de setembro do funcionalismo municipal, e iniciou os 12 anos de domínio do seu grupo político.

Durante os 96 meses que esteve na prefeitura, Magno Bacelar organizou a administração municipal, manteve os salários em dia, investiu na formação dos professores da rede municipal de ensino e melhorou a infra-estrutura da cidade.

Imposta ao grupo político e à cidade, que não a elegeu no voto, Danúbia Carneiro foi a escolhida para sucedê-lo e dar continuidade à administração bem avaliada de Magno. Se não houve ruptura política entre criador e criatura, por que a avaliação que a população faz das duas administrações é tão diferente? Por que Danúbia não pôde disputar a reeleição? Por que Magno Bacelar perdeu com uma vantagem nunca antes vista nas disputas chapadinhenses?

As respostas não são óbvias e necessitam de profunda avaliação, que buscarei fazer nos próximos textos. Como já disse anteriormente, avaliar estes erros e corrigi-los é condição preliminar para o grupo derrotado nesta eleição pensar em voltar um dia ao poder, com ou sem cassação de Belezinha.
 

URE/Chapadinha: Gestor Jânio Visita a Comunidade COCEIRA em Santa Quitéria

 
Na noite desta quinta-feira (8), o Gestor Regional, professor Jânio Ayres, a convite dos alunos, viajou para a comunidade que fica há 80 quilômetros de Chapadinha e 60 de Santa Quitéria do Maranhão, em direção à zona rural, para reunir-se com os professores e alunos a fim de ouvir as demandas e motivar a comunidade para o desenvolvimento das aulas com tranquilidade, rumo à qualidade da educação.

O Gestor solicitou do Major Edivaldo um apoio da Polícia Militar, o que foi prontamente atendido, sendo encaminhados dois policiais militares junto à equipe da URE com vistas a garantir a segurança do grupo no trajeto.

 
 
Na ocasião foram apresentadas pelos professores e alunos as demandas da comunidade, como o cumprimento da carga horária de trabalho, calendário escolar e conteúdos.

Os lançamentos no SIAEP foram uma preocupação dos alunos, pois as aulas começaram tarde para algumas disciplinas.

 
 
O Gestor assegurou que os alunos não podem ser prejudicados pelas dificuldades do Sistema de Ensino.

 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dr. Galdêncio Gomes Lança Chapa para Reeleição da OAB de Chapadinha

Galdêncio Gomes e Mário Macieira
A chapa “Dr. Tomé Gomes Lima” liderada pelo atual presidente da OAB em Chapadinha, Dr. Galdêncio Gomes, promove no próximo sábado (10) o lançamento de campanha com um almoço no espaço Pantanal.

A subseção de Chapadinha compreende os municípios de Magalhães de Almeida, Araioses, Tutóia, São Bernardo, Santa Quitéria, Brejo, Vargem Grande, Buriti e Urbano Santos, e tem pouco mais de 40 advogados aptos para votar nessa eleição.

O evento contará ainda com a participação do presidente da Ordem, Dr. Mário Macieira, que também está concorrendo a reeleição.

Toda a classe está convidada para o evento.
 
 

Notícias da Paróquia de Chapadinha

Fotos: Kim Pereira
 
1- No dia 30 de Outubro, último, foi inaugurado mais um espaço em Chapadinha para somar esforços à democratização do acesso de todos aos direitos humanos: um Núcleo da Defensoria Pública do Estado com dois Defensores jovens (Drs Jorge e Noé) que têm como compromisso ajudar quem é menos favorecido, economicamente, a ter possibilidades de defender seus direitos. É o 16º Núcleo no Estado. No dia 26 de Novembro abrirá outro em Vargem Grande. Congratulamo-nos com o evento e desejamos o maior êxito a este serviço público de que tanto estávamos precisando no Município. Funciona por trás da Prefeitura.

2- O Dia de Finados decorreu com pouca gente a participar nos atos litúrgicos e com enorm,e queima de velas nos cemitérios. Mas melhorou a participação, graças a Deus. Cemitérios deviam ser espaços mais cuidados e até visitados pelos familiares dos que aí foram enterrados. Só no dia de Finados é pouco! Porque se pensa tão pouco na morte se valoriza tão pouco a vida!


3- Terminou no domingo (28.Out.) o Sínodo dos Bispos em Roma. Foi a reunião mais participada (cerca de 260 bispos vindos de todo o mundo) desde sempre. Tratou sobre a necessidade de evangelizar os novos ambientes do nosso tempo, onde Deus está cada vez mais ausente. Talvez a palavra “preocupação” tenha sido a mais escutada na aula sinodal. O agnosticismo, o relativismo e o secularismo influenciam o mundo moderno onde a ciência e a tecnologia orgulham de tal maneira o ser humano a ponto de fazer desprezar o mistério de Deus. Mas notou-se nas intervenções que a grande causa de tudo isso é a vida tíbia, morna, a falta de entusiasmo na fé dos cristãos. Foram entregues 58 propostasde sugestão retiradas de todas as intervenções que houve para agora a Santa Sé elaborar um único documento, uma Exortação Pastoral e enviar a todas as dioceses.


4- A Diocese vai realizar uma Assembleia Diocesana nos dias próximos dias 14 a 17 deste mês em Brejo. Para preparar a nossa participação nessa reunião, pedimos que quarta feira próxima nos reunamos no Centro com representantes de todas as pastorais e movimentos paroquiais para analisarmos como estamos respondendo aos objetivos pastorais que foram marcados o ano passado a nível de Diocese.


5- Pe. Marcelo Rossi inaugurou um megatemplo, idealizado por ele, com a capacidade de acolher 100.000 pessoas. 50.000 dentro e 50.000 na parte externa. A área e a construção são fruto dos recursos das obras de Pe. Marcelo e doação generosa do empresário Antônio Ermínio de Moraes.


6- A Jornada Mundial da Juventude no Rio 2013 tem um site (
www.rio213.com) com o intuito de oferecer voz às dioceses do Brasil, envolvendo-as no plano da Semana Missionária e em tudo que for preparação para a Jornada.
 
CHAPADINHA - Entre nós, faremos no dia 19 de Dezembro um dia para a Juventude com passeata, show na Praça e celebração festiva.


7- A Igreja no Areal, nas mil casas, vai começar esta semana. O terreno vai ser limpo e a construção demarcada na próxima terça-feira (13). O poço que vai fornecer água para a construção já está a ser aberto.


8- A construção do Centro Catequético no bairro de Nª Sª de Fátima está completo. Agora apenas alguns cuidados de alisamento do terreno, plantação de árvores para sombra e deslocamento de restos de material de construção.


9- Na semana passada, foram visitadas as comunidades do interior: Centrão, São Joaquim dos Siqueira, Soledade, Centro dos Lopes, Matinha dos Elenos.


10- Mais uma vez lembramos que quem deseja assinar o Jornal Litúrgico, Domingo ou a Liturgia Diária não se descuide. Faça sua assinatura quanto antes. Também lembramos que chegaram cerca de 200 camisetas da festa da Padroeira para satisfazer a imensos pedidos que tínhamos.


11- No Areal, a comunidade está preparando o festejo em honra de Cristo Redentor.


12- A comunidade de Nª Sª de Fátima vai usar a lanchonete da praça da Matriz para arrecadar algum dinheiro para fazer o altar para o SS.mo Sacramento que querem ter, perpetuamente, na sua capela. Agradece o interesse de todos.
 
 
 

Arquivo do blog