WebNet

WebNet

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Notícias da Paróquia de Chapadinha

Fotos: Kim Pereira
 
1- No dia 30 de Outubro, último, foi inaugurado mais um espaço em Chapadinha para somar esforços à democratização do acesso de todos aos direitos humanos: um Núcleo da Defensoria Pública do Estado com dois Defensores jovens (Drs Jorge e Noé) que têm como compromisso ajudar quem é menos favorecido, economicamente, a ter possibilidades de defender seus direitos. É o 16º Núcleo no Estado. No dia 26 de Novembro abrirá outro em Vargem Grande. Congratulamo-nos com o evento e desejamos o maior êxito a este serviço público de que tanto estávamos precisando no Município. Funciona por trás da Prefeitura.

2- O Dia de Finados decorreu com pouca gente a participar nos atos litúrgicos e com enorm,e queima de velas nos cemitérios. Mas melhorou a participação, graças a Deus. Cemitérios deviam ser espaços mais cuidados e até visitados pelos familiares dos que aí foram enterrados. Só no dia de Finados é pouco! Porque se pensa tão pouco na morte se valoriza tão pouco a vida!


3- Terminou no domingo (28.Out.) o Sínodo dos Bispos em Roma. Foi a reunião mais participada (cerca de 260 bispos vindos de todo o mundo) desde sempre. Tratou sobre a necessidade de evangelizar os novos ambientes do nosso tempo, onde Deus está cada vez mais ausente. Talvez a palavra “preocupação” tenha sido a mais escutada na aula sinodal. O agnosticismo, o relativismo e o secularismo influenciam o mundo moderno onde a ciência e a tecnologia orgulham de tal maneira o ser humano a ponto de fazer desprezar o mistério de Deus. Mas notou-se nas intervenções que a grande causa de tudo isso é a vida tíbia, morna, a falta de entusiasmo na fé dos cristãos. Foram entregues 58 propostasde sugestão retiradas de todas as intervenções que houve para agora a Santa Sé elaborar um único documento, uma Exortação Pastoral e enviar a todas as dioceses.


4- A Diocese vai realizar uma Assembleia Diocesana nos dias próximos dias 14 a 17 deste mês em Brejo. Para preparar a nossa participação nessa reunião, pedimos que quarta feira próxima nos reunamos no Centro com representantes de todas as pastorais e movimentos paroquiais para analisarmos como estamos respondendo aos objetivos pastorais que foram marcados o ano passado a nível de Diocese.


5- Pe. Marcelo Rossi inaugurou um megatemplo, idealizado por ele, com a capacidade de acolher 100.000 pessoas. 50.000 dentro e 50.000 na parte externa. A área e a construção são fruto dos recursos das obras de Pe. Marcelo e doação generosa do empresário Antônio Ermínio de Moraes.


6- A Jornada Mundial da Juventude no Rio 2013 tem um site (
www.rio213.com) com o intuito de oferecer voz às dioceses do Brasil, envolvendo-as no plano da Semana Missionária e em tudo que for preparação para a Jornada.
 
CHAPADINHA - Entre nós, faremos no dia 19 de Dezembro um dia para a Juventude com passeata, show na Praça e celebração festiva.


7- A Igreja no Areal, nas mil casas, vai começar esta semana. O terreno vai ser limpo e a construção demarcada na próxima terça-feira (13). O poço que vai fornecer água para a construção já está a ser aberto.


8- A construção do Centro Catequético no bairro de Nª Sª de Fátima está completo. Agora apenas alguns cuidados de alisamento do terreno, plantação de árvores para sombra e deslocamento de restos de material de construção.


9- Na semana passada, foram visitadas as comunidades do interior: Centrão, São Joaquim dos Siqueira, Soledade, Centro dos Lopes, Matinha dos Elenos.


10- Mais uma vez lembramos que quem deseja assinar o Jornal Litúrgico, Domingo ou a Liturgia Diária não se descuide. Faça sua assinatura quanto antes. Também lembramos que chegaram cerca de 200 camisetas da festa da Padroeira para satisfazer a imensos pedidos que tínhamos.


11- No Areal, a comunidade está preparando o festejo em honra de Cristo Redentor.


12- A comunidade de Nª Sª de Fátima vai usar a lanchonete da praça da Matriz para arrecadar algum dinheiro para fazer o altar para o SS.mo Sacramento que querem ter, perpetuamente, na sua capela. Agradece o interesse de todos.
 
 
 

Arquivo do blog