WebNet

WebNet

sábado, 16 de junho de 2012

PM Recebe Homenagem da Câmara Municipal de Chapadinha



Uma sessão solene, realizada na última quinta-feira (14), pela Câmara Municipal de Chapadinha, homenageou a Polícia Militar do Maranhão, através da 4ª Companhia Independente que completa neste domingo (17) - 176 Anos. A solenidade foi presidida pela presidenta da casa, vereadora Márcia Gomes (PR).


Os vereadores Emerson Aguiar (PR), Hilda Ponte (PR), Francisca Aguiar (PV), Marcelo Meneses (PSDB), Graça Nunes (PV) e Antonio Jorge (PV), também participaram da solenidade que homenagearam  a gloriosa PMMA e o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que é desenvolvido há oito anos em Chapadinha pela 4ª CI.



Representando a Polícia Militar, estiveram presentes os Cabos Claudecir Satil e Ariel Berce, Tenente Dennys Silva e do Capitão Jovan Sampaio, que representou o comandante da 4ª CI, Major Edvaldo Mesquita, que agradeceu as homenagens dos parlamentares.
 

Criada em 1836, por meio da Lei Provincial com o nome de “Corpo de Polícia da Província do Maranhão”, a PMMA era constituída por um Estado-Maior e quatro Companhias de Infataria, com o total de 412 policiais, atualmente a corporação possui cerca de 7.800 policiais.
 

No decorrer desses 176 anos, a PMMA recebeu vários nomes, como: “Batalhão Policial do Estado”, “Força Policial Militar do Estado”e em 1951 “Polícia Militar do Maranhão”, denominação usada até hoje.
 
 

Alunos da Unidade Escolar João Gomes - do bairro Areal, acompanhados da diretora Cássia Sales, estiveram presentes na sessão solene representando os cerca dos 865 alunos da rede municipal de ensino que estão sendo preparados pelo PROERD.
 
 
O PROERD de Chapadinha, é desenvolvido há oito anos e já formou mais de três mil crianças e adolescentes do 5º e 6º ano do ensino médio fundamental em encontros semanais ao longo de um semestre letivo. As aulas são ministradas por policiais militares fardados que orientados por um livro especial, ensinam as crianças como reforçar a autoestima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania. Ao final do Programa, os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.
 

CHAPADINHA: Ladrões Dão Prejuízo de 40 Mil Reais em Loja

Fachada da loja que foi assaltada


Investigadores da Polícia Civil de Chapadinha continuam investigando o furto na loja de confecções Estilo Jovem, localizada na Avenida Raimundo Oliveira - no bairro Areal.
 
Prateleiras da loja ficaram vazias

Em entrevista ao Blog CN1, o proprietário da loja que não vamos identificá-lo, disse que o furto foi praticado por volta das 03h00 da manhã da última quinta-feira (14). “Os ladrões entraram pela porta da frente e escolheram as melhores peças, entre bermudas, calças, camisas pelos meus cálculos o meu prejuízo é da  ordem de 30 a 40 mil reais. Para entrar na loja os ladrões não estouraram os cadeados, eram como se fosse os donos e tivessem cópias de todas as chaves, como eles conseguiram eu não sei, infelizmente levaram praticamente noventa por cento do que eu tinha.... Eu peço a alguém que viu algum movimento estranho, possa me dá alguma pista e me ajudar. Sou um pai de família e preciso trabalhar e no momento não tenho como trabalhar sem a mercadoria, por isso faço esse apelo para quem viu alguma coisa que entre em contato com a polícia e que Deus me ajude recuperar pelo menos um pouco do que perdi", disse a vítima.
 
 
Segundo o delegado George Marques (foto), há participação de outros elementos no furto a loja, na investigação preliminar, os investigadores acreditam que um veículo médio foi usado para transportar a mercadoria.
 

O delegado solicita a colaboração da população do bairro que no momento do crime deve ter visto alguma coisa. Quem tiver alguma informação poderá entrar em contato pelos telefones: 3471-3762 ou 3471-3763 não precisa se identificar.
 

Levi Pontes Reafirma Apoio da 3ª Via a Danúbia Carneiro


Em sua entrevista, na tarde desta sexta-feira (15) pela Rádio Mirante de Chapadinha, o médico e ex-candidato a prefeito Leví Pontes (foto) falou dos motivos que levaram o grupo da Terceira Via a declarar apoio à reeleição da prefeita Danúbia e fez um relato histórico sobre os últimos 26 anos da história política de Chapadinha.

A fala de Leví Pontes foi extensa, teve críticas bombásticas ao grupo de Isaías e o blog  (do Alexandre) precisará, portanto, de tempo e de mais que uma matéria para repercutir a entrevista. Mais detalhes nos próximos posts. (Aguardem)!

Do Blog do Alexandre Pinheiro
Foto: Luís Carlos Jr.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Importância de Levar seu Animal ao Médico Veterinário

Imagem meramente ilustrativa
*Por: Giselle Cutrim de Oliveira
Com o crescente aumento do número de animais e de sua expectativa de vida e com sua adoção como “membros da família”, tornou-se de substancial importância que os proprietários zelem pela integridade do seu animal, priorizando cuidados com a saúde e com a higiene. A saúde dos nossos animais de estimação está diretamente ligada à nossa e doenças que são comuns aos homens e animais, só poderão ser evitadascom a adoção de medidas preventivas. É nesse contexto que surge o Médico Veterinário como agente promotor da saúde animal.

 
Da mesma forma que procuramos médicos para fazer “check-ups” anuais, é muito importante que os animais visitem o Médico Veterinário pelo menos uma vez ao ano, tornando-se esse fato ainda mais relevante para os animais mais velhos. Muitos problemas podem ser diagnosticados precocemente através de exames clínicos e laboratoriais e, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maior a probabilidade de sucesso.



Esquemas de vacinação tanto para cães como para gatos devem ser adotados, sendo este um dos cuidados mais importantes que devemos ter com os nossos animais, pois a vacina é uma forma de proteger o animal contra uma série de doenças infecciosas, estando os animais sujeitos a adoecer a qualquer momento quando não vacinados. É importante ressaltar que os animais devem ser revacinados anualmente, porque por mais que o animal tenha sido vacinado por vários anos, ele fica desprotegido rapidamente. Para que seu pet esteja protegido corretamente, segue tabela com o esquema de vacinação:

CÃO:
45 dias de vida
1ª dose da múltipla
21 dias após a 1ª dose
2ª dose da múltipla
21 dias após a 2ª dose
3ª dose da múltipla
4 meses
Raiva

GATO:
2 meses
1ª dose da múltipla
21 dias após a 1ª dose
2ª dose da múltipla
4 meses
Raiva


Além das vacinações regulares, outros cuidados devem ser tomados com a saúde dos nossos animais, entre eles as vermifugações, que deverão ser feitas a partir de 15 dias de vida, o controle de ectoparasitas vetores (carrapatos e pulgas), o cuidado com zoonoses (doenças transmitidas do animal para o homem) como a leishmaniose (calazar), toxoplasmose, leptospirose, garantindo, dessa forma, um animal sadio e incapaz de fornecer risco àqueles com os quais convivem. Portanto, devemos sempre ter o hábito de levar nossos animais de estimação ao Médico Veterinário garantindo, dessa forma, não só a saúde do nosso pet como também de nossa família.

*Giselle Cutrim de Oliveira - CRMV/MA 1408
Médica Veterinária Pós-Graduanda em Ciências da Saúde
 
INFORMOU:



CHAPADINHA: Guarda Municipal Socorre Vítima de Acidente

O acidente aconteceu na tarde desta quinta-feira (14) por volta das 15h50, no cruzamento da avenida Presidente Vargas com a rua Coronel Pedro Mata, onde há um semáforo que, na teoria, seria para evitar acidentes se as pessoas o respeitasse.

A vítima, uma mulher que conduzia uma moto YAMAHA modelo CRYPTO, pela Presidente Vargas sentido Liquigás/Praça do Povo, colidiu violentamente com um carro segundo informações de populares, seria um VW modelo GOL, que trafegava na direção Fórum/Rua Gustavo Barbosa. Ainda segundo as informações, a motociclista estava sem capacete e teria avançado o sinal vermelho do semáforo.

O condutor do automóvel não socorreu a vítima e evadiu-se do local com o veículo. A ambulância foi chamada mas foi informado (do Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar - HAPA) que no momento não havia nenhuma disponível pois estavam para São Luís.



Também foi acionada a Guarda Civil Municipal (GCM) que imediatamente chegou ao local do acidente e prestou socorro à vitima e a conduziu na própria viatura (VTR) da corporação e encaminhada ao HAPA para ser medicada.

A motocicleta ficou destruída e também foi conduzida pela GCM.

Dupla Acusada de Assaltos Tem Preventiva Decretada pela Justiça de Chapadinha

João Batista Trindade Junior - Francisco das Chagas Santos

Francisco das Chagas Santos, o “Chaguinha”, 21 anos e João Batista Trindade Junior, o “Loucão”, 22 anos, tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça de Chapadinha, os dois são acusados de praticarem diversos assaltos na cidade.


De acordo com os policiais do Serviço de Inteligência da 4ª CI e Investigadores da 3ª DRC – Delegacia Regional de Polícia em Chapadinha que efetuaram a prisão dos elementos, as motocicletas eram o alvo principal da dupla, eles abordavam as vítimas e tomavam de assalto os veículos.


Ainda segundo a polícia, João Batista – o “Loucão” tem passagem pela polícia e estava na condicional.



Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil Ocorre Neste Sábado (16)

Foi anunciada esta semana pelo Ministério da Saúde a Campanha Nacional Contra a Poliomielite. Todas as crianças menores de 05 anos de idade devem tomar as duas gotinhas da vacina contra a paralisia infantil.

Em parceria com estados e municípios a campanha terá início no próximo sábado (16) e se estenderá até o dia 06 de julho.



Em Chapadinha - As Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) já estão preparadas para receber o público alvo no "Dia 'D' de Mobilização Contra a Pólio".
A partir de agosto deste ano, as crianças que estão começando o esquema vacinal, ou seja, nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), a quarta dose (aos 15 meses) e os reforços continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.


Do Blog Ações e Destaques



ANAPURUS: Homem é Encontrado Morto em Avançado Estado de Decomposição

Imagem meramente ilustrativa
Foi encontrado por volta das 17h30, da última quarta-feira (13) em estado de decomposição, o corpo de Joselan Diniz Teixeira, de 31 anos de idade.


O corpo foi localizado pelo irmão da vítima, Nelton Alves Diniz, em uma área de mata, no povoado Vereda, no município de Anapurus-MA.


Segundo relatos da família às policias civil e militar, Joselan Diniz Teixeira, estava desaparecido há mais de 24 horas. Os familiares só iniciaram as buscas após receberem uma mensagem via celular, de uma mulher, possivelmente ex-namorada da vítima, dizendo que eles deveriam ter bastante atenção com Joselan, pois o mesmo poderia tentar contra a própria vida.

 
Ao chegarem ao local onde o corpo foi localizado, as policias encontraram a motocicleta de propriedade da vítima, frascos de bebida alcoólica e outras substâncias, ainda não identificadas.

 
Devido ao elevado estado de decomposição e, a pedido da família, o corpo não foi encaminhado ao hospital local, sendo velado e sepultado na própria localidade rural Vereda, onde Joselan Diniz Teixeira residia com os pais.

 
A principal linha de investigação é a de suicídio, haja vista que, não foi encontrado nenhum sinal de violência no corpo da vítima.


*Com informações do Sargento Reginaldo - Polícia Militar

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Curso de Aperfeiçoamento - Vagas Limitadas!


A UNIVERSO EDUCACIONAL - Consultoria e Assessoria, promoverá no próximo dia 24 de junho, OFICINA DE JOGOS PARA ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO.

O curso consta de duas partes, sendo a primeira com foco na fundamentação teórica (embasamento) sobre a importância e o uso de jogos em sala de aula, modo de utilização, objetivos, formas de avaliação e implicações práticas para a alfabetização, com base no construtivismo e na perspectiva do letramento e, a outra parte, por meio de oficinas de confecção dos jogos. Venha participar conosco!


Local: Centro de Ensino "Raimundo Araújo" - (Chapadinha-MA)

Data: 24 de junho de 2012

Valor: R$ 50,00
Inscrições: Profª Kati Alyne Ribeiro (na FAP/Cresu)

Turma: máximo de 45 alunos (corra que as vagas são limitadas!)


CONTATO: (98) 8457-0029
GARANTIA DE ENTREGA DE CERTIFICADO AO FINAL DO CURSO!

Homem é Preso Acusado de Assaltos em Anapurus e Urbano Santos

Acusado Carlos Eduardo da Silva - Foto: Blog CN1


Depois de ter assaltado um posto de gasolina na cidade de Anapurus, a polícia civil descobriu que Carlos Eduardo da Silva, vulgo “Macaquinho” - de 19 anos, tinha um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça da Comarca de Urbano Santos, acusado de ter praticado assalto ao ônibus da empresa Cisne Branco que faz a linha São Luís/Barreirinhas.

 
De acordo com o delegado Jairon Timbó (foto) o assalto ao posto de gasolina foi praticado por Eduardo e outro elemento que também foi preso. O delegado vai solicitar ao juiz da comarca de Brejo (MA) a prisão preventiva de Carlos Eduardo da Silva, relativo ao assalto na cidade de Anapurus.

O acusado foi recambiado para delegacia de Urbano Santos onde ficará a disposição da justiça daquela cidade.
 

CHAPADINHA: Loja Maçonica Pede Reativação de Posto da PRF em VG

A Loja Maçônica Oliveira Roma, de Chapadinha, solicitou por meio de uma carta, assinada pelo venerável Delmar Carneiro Pessoa (foto) e demais membros, a reativação do posto da Polícia Rodoviária Federal que funcionava na BR-222, no povoado Paulica, município de Vargem Grande, que foi fechado há alguns meses.

Leia a íntegra da carta:

Chapadinha, 30 de maio de 2012

Sr. Superintendente,
 
Como deve ser de vossa Sª, o posto de Polícia Rodoviária Federal (PRF), localizado no povoado Paulica, Município de Vargem Grande-MA, foi recentemente desativado, cujos motivos não foram publicado a sociedade Maranhense.



Considerando que o mesmo constituía-se no único posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que atendia aos municípios da região do Baixo Parnaíba, e por se constituir numa área rodoviária que dá acesso entre os Estados do Maranhão ao Piauí e de outras regiões do país, acreditamos que o funcionamento é de vital importância para garantir os serviços de patrulhamento das ridovias federais, afim de indentificar veículos em situação irregular; coibir o transporte de produtos ilícitos, como drogas, armas, madeiras extraídas irregularmente, tráfico de animais, responsabilizar-se pelas ocorrências de acidentes de trânsito nas rodovias, assim como desenvolver ações educativas e preventivas por meio de blitz e de outras estratégias de ação que possibilitem a segurança do tráfego nas rodovias federais e interestaduais.

Diante do exposto, os membros da loja Maçônica “Oliveira Roma”- Ordem de Chapadinha-MA, vem mui respeitosamente requerer a V.Sª a possibilidade de reativação do referido Posto de Polícia Rodoviária Federal no Povoado paulica, município de Vargem Grande, pelos motivos já apresentados.

Na certeza de contarmos com a atenção e coloboração de VSº, agradecemos antecipadamente e aguardamos vossa mainifestação quanto ao nosso pedido.

Atenciosamente
Delmar Carneiro Pessoa
Venerável da loja Maçônica “Oliveira Roma” Ordem de Chapadinha-MA

Iim°. Sr.
Valcir Correia Ortins
Superintendente do Departamento de Polícia Rodoviária Federal-18ª SPRF
São Luís-MA

...........................................................................................

*Extraído do Blog do William

São João 2012 - Abertura do Arraial da Chapada Acontece Nesta Quinta (14)


Léo Magalhães fará o show de abertura do Arraial de Chapadinha
Considerado o melhor São João da região, os festejos juninos de Chapadinha estão gerando grande espectativa para a sua abertura, nesta quinta-feira (14) com um show de Léo Magalhães, a partir das 23h, na Praça do Povo. Às 21h, começam as apresentações culturais, com danças de Chapadinha e de São Luís. Eney Célia, secretária municipal de Cultura, disse que serão poucas apresentações para não atrasar o show.


Dança Country Encanto Juvenil - de São Luís, que se apresentará na Praça do Povo, na abertura do São João 2012 - Foto: Blog do William

Para que tudo fique pronto a tempo, uma equipe de mais de 20 pessoas vem trabalhando dia e noite nos preparativos. Barracas de palha e a ornamentação já dão um formato ao Arraial da Chapada das Mulatas - Ano IV.

Uma das atrações do Arraial, o Parque de Diversões São Francisco começou a chegar na tarde da última terça-feira (12) e deve ficar pronto para a abertura do Arraial. Gerardo, proprietário do parque, já esteve no local com representantes da prefeitura e com os organizadores do arraial, definindo o posicionamento dos brinquedos que irão alegrar adultos e crianças.


........................................................................................

Contatos:
As danças de Chapadinha e outras cidades que queiram se apresentar no Arraial de Chapadinha devem ligar para: (98) 9128 1922 - Falar com Helena

.......................................................................................



quarta-feira, 13 de junho de 2012

TRE Retira Magno Bacelar e Mais Três da Lista dos Inelegíveis


Após o envio de documento retificador pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE), o Tribunal Regional Eleitoral retirou os nomes de José Sisto Ribeiro Silva (ex-prefeito), Alcir Mendonça da Silva (ex-secretário municipal), Ulcilas Batista de Carvalho (ex-presidente da Câmara) e Magno Augusto Bacelar Nunes (ex-ordenador de despesas) da relação de gestores que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas julgadas irregulares e/ou que receberam parecer prévio do órgão pela desaprovação nos últimos 8 anos.


Nenhum deles é, portanto, ficha sujam, pelo menos segundo o TCE.


Segundo o documento retificador do TCE entregue ao TRE nesta quarta-feira (13), nos processos dos quatro houve “equívoco gerado por inconsistência no registro das decisões do TCE”. Imediatamente após dar ciência do feito, a presidente da Casa, desembargadora Anildes Cruz, o encaminhou para a Corregedoria e Ministério Público, além de determinar sua publicação à imprensa.


Os processos aos quais os nomes de cada um foram retificados, respectivamente, são: 2850/2007-TCE, referente à prestação de contas da Prefeitura de Bacurituba – exercício 2006; 3144/2007-TCE, referente à prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde de Zé Doca – exercício 2006; 3324/2005-TCE, referente à prestação de contas da Câmara Municipal de Rosário – exercício 2004; 7307/2007-TCE, referente à prestação de contas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Chapadinha – exercício 2002.


*Com informações do TRE

Irmão Gomes Anuncia Pré-Candidatura de Vice na Chapa de Danúbia Carneiro


Na tarde desta quarta-feira (13) o ex-candidato a deputado federal pelo PSB e um dos líderes do Bloco Político Terceira Via, Irmão Gomes, participou do programa “Direto ao Assunto” (apresentado pelos radialistas J. Rodrigues, Léo Castro e Luiz Carlos Jr.) da Mirante AM/local, quando na oportunidade anunciou sua pré-candidatura a vice-prefeito na chapa da prefeita Danúbia Carneiro.

 
*Com informações do Blog do Alexandre Pinheiro

ANIVERSARIANTES DO DIA!


Nos congratulamos com todos os ANIVERSARIANTES DO DIA! - desta quarta-feira, dia 13 de junho, em ESPECIAL aos nossos leitores que ilustram esta postagem. Felicidades!






#FotoBônus




Esta COLUNA SOCIAL tem o oferecimento especial da Loja...




Um Jovem Empreendedor de Sucesso em Chapadinha

Empresário Eduardo Sá em família!

Histórias de quem abriu a própria empresa e conseguiu um lugar ao sol
Eduardo Sá
Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Não é incomum sonhar em seguir as próprias ordens e cuidar do próprio nariz. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.

Para Eduardo Sá, o empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. "Antigamente, imaginávamos que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje sabemos que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada."
Quem deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de mais nada. É preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial. "O empreendedor precisa aprender sempre. Conhecer seu ramo de atividade. Dominá-lo", ressalta Eduardo Sá.

Parte desta capacitação, vem da organização dos recursos do negócio. Todos eles: humanos, financeiros e materiais. Um exemplo. O empreendedor não pode confundir o dinheiro da empresa com o seu dinheiro pessoal. Segundo Eduardo Sá, esse é um erro comum.


É preciso atentar, também, para a escolha do sócio, discutir as expectativas e o papel de cada um no empreendimento. "Às vezes é mais complicado que muito casamento", brinca o jovem empreendedor Eduardo Sá.

As principais características de um empreendedor de sucesso

Eduardo Sá apontou as principais características que um empreendedor deve ter, se preza pelo sucesso de seu negócio. São elas:

1. Iniciativa: a busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar;

2. Perseverança: as dificuldades vão acontecer, até porque o empresário de micro e pequena empresa muitas vezes é solitário. "Não se pode desistir", insiste Eduardo Sá;

3. Coragem para correr riscos: arriscar-se faz parte do ato de empreender. Eduardo Sá ressalta que correr riscos é diferente de correr perigo. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Se tem as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado;

4. Capacidade de planejamento: ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio. Monitorar, corrigir e rever. "Isso pressupõe que se avalie as melhores alternativas para alcançar seus objetivos estabelecidos durante o planejamento", afirma Eduardo;

5. Eficiência e qualidade: as pequenas empresas dispõem de menos recursos, então precisam garantir que eles sejam bem aproveitados. É preciso conquistar o cliente, o público alvo e direcionar os esforços;

6. Rede de contatos: é importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos. "A gente começa a desenvolver nossa rede de contatos com a família, amigos, vizinhos e antigas experiências”, diz Eduardo. “Deve-se trazer isto para a sua realidade de negócio."


7. Liderança: "O empreendedor deve ser o líder na sua empresa", afirma Eduardo. Ele deve ser um bom ouvinte e deve saber estimular permanentemente a equipe, motivá-la e deixá-la comprometida. "Ele deve também ser um gestor de pessoas", completa o jovem empresário Eduardo Sá.


Por: J. Rodrigues - Blog do J. Rodrigues

.........................................................................

NOTA RELACIONADA


O ator global Gil Coelho (Malhação) ladeado pelo casal em premiação na capital SL

Recentemente, o empresário Eduardo Sá (leia-se Grupo Eduardo Sá) e sua esposa Ilza Sá (proprietária da loja exclusiva Ortobom) foram premiados na capital São Luís. O evento teve a participação especial dos globais, ator Gil Coelho (o Guido, da novela Malhação) e do diretor de telenovelas, Carlos Manga; os quais, fizeram a entrega da premiação ao casal de empresários.


Eduardo e Ilza Sá posam ao lado do diretor de telenovelas (TV Globo) Carlos Manga


*Com informações do Blog do Foguinho

Arraial 2012 - Contagem Regressiva!


Está chegando a hora de mais um espetáculo com muita festa, ritmos, cores e muita alegria. A programação do São João da Chapada das Mulatas foi desenvolvida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura e em parceria com a Secretaria de Educação (SEMED).



Entre as atrações do nosso Município, destacam-se as apresentações e participação das Escolas da Rede Municipal de Ensino que já estão se preparando para este momento especial. Na abertura de 2011, as escolas fizeram bonito e deram show de criatividade, tendo sido marcada por um grande carreata que reuniu as principais quadrilhas com centenas de estudantes e professores que traziam suas faixas, carroças enfeitadas e carros de som, contagiando a todos por onde passavam.
 
 

Pelo ritmo que a SEMED, através da Secretária Professora Enir Ferreira Lima, com toda sua equipe está organizando o evento podemos esperar mais uma grande participação das Escolas Municipais. Assim convidamos a todos no dia 20 de junho para fazer parte deste momento cultural se divertindo com todos os que estão organizando este maravilhoso Evento.
 
 
 

O Novo Inimigo dos Sarneys é a TV Globo


*Por: José Reinaldo Tavares

É até engraçado o que acontece. A grande aliada do passado agora recebe impropérios a boca pequena, talvez porque os resultados do Maranhão são tão ruins que não dá mais para não divulgar.


O fato é que quando precisa mostrar o que não funciona no país, basta vir ao Maranhão, pois aqui encontrarão o que é pior no país.


O que mais irritou ao Clã Sarney foi o último programa da série Profissão Repórter da rede Globo. E na verdade o programa, sem nada distorcer, a emissora apenas mostrou a bizarrice que é o suspeito programa ‘Saúde é Vida’, o único do governo Roseana. Ou seja, um programa que é todo errado, sem sentido e contrário à orientação do Ministério da Saúde.


É apenas um grande programa de obras e eleitoreiro e nada mais.


Quem primeiro o denunciou, logo que foi lançado, foi o presidente do Conselho Estadual de Saúde. O Conselho considerou tudo equivocado, comparando o programa a uma iniciativa sem hierarquização e desprovido de sentido. Tentou alterá-lo, mas evidentemente nem foram ouvidos.


Além do Conselho de Saúde, o Crea considerou o programa totalmente ilegal, pois detectou licitações ao arrepio da lei, já que os hospitais nem terreno definido tinham, o que tornava as licitações impossíveis de serem realizadas. Isso sem contar as estapafúrdias dispensas de licitação, aditivos ilegais, gastos com consultoria exagerados e duplicidades de pagamento. Tudo errado.


O governo pensava em fazer os prédios, colocar equipamentos e entregá-los aos prefeitos, que deveriam sustentar o seu funcionamento. Nenhum deles aceitou e o governo, para evitar a desmoralização completa, passou a custeá-los não se sabe até quando. Portanto, é possível prever que dentro de pouco tempo estejam todos, ou quase todos, fechados.


Tudo isso foi constatado pelo programa Profissão Repórter.


A reportagem do programa esteve em sete dos famigerados hospitais, e só encontrou um deles funcionando: o de Barreirinhas, esta sim uma cidade polo, mas igualmente com os seus custos bancados pelo governo.


A maioria das cidades visitadas possui uma população muito pequena, variando entre 5 a 10 mil pessoas. O Profissão Repórter visitou Sucupira do Norte, Mirador, Jatobá, Sucupira do Riachão, Barreirinhas, Paulino Neves e Tutoia. Em Jatobá, 8,8 mil pessoas, encontraram o hospital aberto, estava tudo limpo, equipado, amplo e vazio. Em Sucupira do Riachão, 4,6 mil habitantes, o hospital inaugurado há dois meses estava vazio. Até hoje realizaram apenas 3 partos e uma cirurgia, com 30 funcionários que nada fazem. A diretora informou que custa R$ 120 mil por mês ou R$ 1,4 milhão por ano. O mais chique é que tem um heliponto que só foi utilizado na inauguração pela governadora.


O de Paulino Neves, 14 mil habitantes, inaugurado há alguns meses está fechado. Igualmente ao de Mirador, 20 mil habitantes, que também está fechado e fica em frente ao antigo hospital, também abandonado. Dos novos estabelecimentos visitados pelo programa, como informei acima, só o de Barreirinhas estava funcionando e cheio. É uma cidade polo que recebe doentes da redondeza e tem uma população de 56 mil habitantes.


Por fim, Tutoia, com 50 mil habitantes, não recebeu hospital novo e o antigo, superlotado, funciona precariamente sem lençol ou roupa de cama, sujo, sem ventiladores e com poucos remédios. Vai ver que o prefeito não reza na cartilha da oligarquia…


Esse retrato sem retoques, independente e mostrado em programa da rede Globo e da Mirante, mostra e comprova o desastre que é a administração de Roseana Sarney e seu programa de propaganda enganosa.


O chefão do Clã elogia o maravilhoso programa de sua filha e diz que aqueles que não vêm o grande governo da filha e divulgam os terríveis dados sociais do estado precisam ser internados em sanatório. Evidentemente a começar pelos técnicos do IBGE, IPEA, etc., que fazem e divulgam as estatísticas brasileiras…


Ele pode ter mais um grande aborrecimento, pois, devido ao governo da filha, o Maranhão vai, infelizmente, ocupar o último lugar em renda per capita do país, atrás, pela primeira vez, de Alagoas e Piauí.


Vai dar sanatório geral…


*Extraído do Blog do John Cutrim

Arquivo do blog