WebNet

WebNet

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Um Jovem Empreendedor de Sucesso em Chapadinha

Empresário Eduardo Sá em família!

Histórias de quem abriu a própria empresa e conseguiu um lugar ao sol
Eduardo Sá
Os segredos do empreendedorismo podem ser descobertos por qualquer pessoa e de qualquer idade. Não é incomum sonhar em seguir as próprias ordens e cuidar do próprio nariz. Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo, contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento.

Para Eduardo Sá, o empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. "Antigamente, imaginávamos que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje sabemos que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada."
Quem deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de mais nada. É preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial. "O empreendedor precisa aprender sempre. Conhecer seu ramo de atividade. Dominá-lo", ressalta Eduardo Sá.

Parte desta capacitação, vem da organização dos recursos do negócio. Todos eles: humanos, financeiros e materiais. Um exemplo. O empreendedor não pode confundir o dinheiro da empresa com o seu dinheiro pessoal. Segundo Eduardo Sá, esse é um erro comum.


É preciso atentar, também, para a escolha do sócio, discutir as expectativas e o papel de cada um no empreendimento. "Às vezes é mais complicado que muito casamento", brinca o jovem empreendedor Eduardo Sá.

As principais características de um empreendedor de sucesso

Eduardo Sá apontou as principais características que um empreendedor deve ter, se preza pelo sucesso de seu negócio. São elas:

1. Iniciativa: a busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar;

2. Perseverança: as dificuldades vão acontecer, até porque o empresário de micro e pequena empresa muitas vezes é solitário. "Não se pode desistir", insiste Eduardo Sá;

3. Coragem para correr riscos: arriscar-se faz parte do ato de empreender. Eduardo Sá ressalta que correr riscos é diferente de correr perigo. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Se tem as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado;

4. Capacidade de planejamento: ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio. Monitorar, corrigir e rever. "Isso pressupõe que se avalie as melhores alternativas para alcançar seus objetivos estabelecidos durante o planejamento", afirma Eduardo;

5. Eficiência e qualidade: as pequenas empresas dispõem de menos recursos, então precisam garantir que eles sejam bem aproveitados. É preciso conquistar o cliente, o público alvo e direcionar os esforços;

6. Rede de contatos: é importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos. "A gente começa a desenvolver nossa rede de contatos com a família, amigos, vizinhos e antigas experiências”, diz Eduardo. “Deve-se trazer isto para a sua realidade de negócio."


7. Liderança: "O empreendedor deve ser o líder na sua empresa", afirma Eduardo. Ele deve ser um bom ouvinte e deve saber estimular permanentemente a equipe, motivá-la e deixá-la comprometida. "Ele deve também ser um gestor de pessoas", completa o jovem empresário Eduardo Sá.


Por: J. Rodrigues - Blog do J. Rodrigues

.........................................................................

NOTA RELACIONADA


O ator global Gil Coelho (Malhação) ladeado pelo casal em premiação na capital SL

Recentemente, o empresário Eduardo Sá (leia-se Grupo Eduardo Sá) e sua esposa Ilza Sá (proprietária da loja exclusiva Ortobom) foram premiados na capital São Luís. O evento teve a participação especial dos globais, ator Gil Coelho (o Guido, da novela Malhação) e do diretor de telenovelas, Carlos Manga; os quais, fizeram a entrega da premiação ao casal de empresários.


Eduardo e Ilza Sá posam ao lado do diretor de telenovelas (TV Globo) Carlos Manga


*Com informações do Blog do Foguinho

Arquivo do blog