Encontro foi realizado no 2º piso da Confraria |
Entre os dias 10 e 12 de setembro a Rede de Educação Cidadã no Maranhão realizou o seu 3º Encontro Microrregional na cidade de Chapadinha. Além de Chapadinha, o encontro reuniu participantes dos municípios de Caxias, São Bernardo e São Luís, entre educadores(as) contratados(as) e voluntários(as).
Juvenal Neres |
Os dois primeiros dias do encontro foram destinados à discussão dos impactos dos Grandes Projetos no Maranhão, em especial na região do Baixo Parnaíba, e contou com a assessoria do jornalista e assessor técnico do Fórum Carajás, Mayron Régis, e participação do articulador/ASA, o incansável Juvenal Neres.
A partir da discussão feita ficou clara a enorme influência que a implantação dos chamados “Grandes Projetos” no Maranhão tem no quadro de pobreza, miséria, exclusão social e negação/violação dos Direitos Humanos da população maranhense.
A partir da estreita ligação que estes Grandes Projetos têm com o latifúndio comentou-se também sobre o Plebiscito Popular sobre o Limite da Propriedade da Terra, enfatizando-se a importância dos/as educadores/as populares se engajarem nesta iniciativa de defesa da justiça no campo. Aproveitou-se também para colher votos dos/as que ainda não tinham votado no plebiscito.
No último dia do encontro os(as) educadores(as) Gilvan Alves, Joilson José Costa e Terezinha Moura fizeram uma exposição sobre a RECID e sobre a metodologia de educação popular assumida pela mesma. Neste sentido, muito contribuíram dois vídeos do 4º DVD da Comunicoteca da RECID, que foram exibidos aos/às participantes.
A exposição sobre a metodologia de educação popular serviu para subsidiar cada uma das três microrregiões presentes (Baixo Parnaíba, Cocais e Metropolitana) a pensar como intervir na realidade refletida a partir da proposta de educação popular assumida pela RECID.
Joilson José Costa - RECID-MA