WebNet

WebNet

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Termo visa a constituição de outra Reserva Extrativista na região do Município de Chapadinha

Bacurizeiro na época de frutificação (arquivo Fórum Carajás)
Um dos eixos de intervenção do Fórum Carajás dentro do Programa Territorio Livre é o fomento à criação de Unidades de Conservação (UC), juntamente à atividades de tutela das àreas prioritárias para a biodiversidade. Por isso foi realizado uma primeira etapa de um processo que no longo termo visa a constituição de outra Reserva Extrativista na região do Município de Chapadinha. Essa primeira fase de atuação, cujo resultado consta nesse documento, consistiu em um levantamento junto as comunidades dos dados necessários a caracterizar a área como adequada à criação de uma reserva baseada nos critérios do extrativismo efetuado por comunidades tradicionais. Tal levantamento foi conduzido por, Amanda Freire e Mayron Brito Borges
 
O conteúdo desse documento portanto se configura como:

1. Documentação, relaboração e sintetização dos dados coletados, cuja finalidade é demonstrar a importância da preservação de áreas de Cerrado caracterizadas por alta densidade de bacurizeiros considerando o forte vínculo de dependência que existe entre a sobrevivência e reprodução das comunidades e o meio ambiente.

2. Descrição dos elementos chaves da àrea proposta para Reserva Extrativista, com a finalidade de demostrar a viabilidade da proposta e a necessariedade de uma UC .

3. Demonstração e relato sobre os estragos causados pela devastaçao já avançada de grande parcelas do Cerrado Maranhense.

4. Instrumento para a divulgação e a pressão política, a ser usado em prol das comunidades na luta contra os interesses econômicos dos latifundiários e dos lobbies especulativos.

Veja documento na íntegra no link: http://www.scribd.com/Resex-no-Maranhao-1/d/39153007

Arquivo do blog