WebNet

WebNet

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Diretores de Escolas Municipais Participam de Reunião com Secretário de Cultura

Por: Sousa Neto - Na manhã desta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Cultura reuniu-se com diretores das escolas que integram a rede municipal de ensino e alguns representantes de quadrilhas e danças juninas interessados em participar do Arraial 2010 de Quadrilhas Juninas realizado pela Prefeitura Municipal de Chapadinha. O encontro com os grupos culturais serviu para apresentação das novidades e ajustes na programação do Arraial.

As novidades agradaram os representantes das quadrilhas juninas, principalmente o cuidado da Secretaria em chamar os grupos para esclarecer os detalhes e demais mudanças e discutir a programação junto com quem faz o trabalho para o público.

Segundo o secretário municipal de Cultura, William Fernandes (foto), com isso a prefeitura mostra que está valorizando o trabalho dos grupos de São João. “Nunca houve uma aproximação tão boa do poder público com as quadrilhas juninas e movimentos culturais de Chapadinha como estamos tendo nesta gestão, o que contribui para eventos cada vez mais bonitos para a população. A gente procura fazer um bom trabalho e sempre procurando melhorar para fazer um grande espetáculo”, afirma.

Francisca Aguiar Solicita Pavimentação de Via do Bairro Boa Vista

Sempre atenta as necessidades da população, a vereadora Francisca Aguiar colocou para apreciação no Palácio Legislativo Francisco Almeida Carneiro, no último dia 11 do corrente mês, a indicação de Nº 25/2010, que dispões sobre a implantação de pavimentação poliédrica na avenida São José de Ribamar, bairro Boa Vista.

A indicação da parlamentar recebeu aprovação unânime de todos os vereadores que compõem o legislativo municipal.

Francisca Aguiar usou como justificativa o fato da via ser de suma importância para a comunidade do referido bairro e por ser o principal acesso a uma das associações mais importantes e conhecidas de Chapadinha, a Associação Recreativa Tiradentes, da Polícia Militar.

Além do excesso de poeira no verão, outro problema enfrentado pelos moradores é o excesso de lama no período chuvoso, principal reclamação dos populares.

A indicação foi encaminhada ao executivo e se depender da vontade e esforços da parlamentar será executada o mais breve possível, amenizando a vida das pessoas que trafegam pelo local.

Texto e foto: Antenor Ferreira - Blog Interligado

Diário Máximo: alguns impedimentos graves, dentro e fora da Copa

*Por: Pe. Pedro José Correia
O recente ‘pasquim’ xerocado e comentado em plena rua, é mais que uma bola “furada ou roubada”, no meio da multidão que assiste ao jogo da vida. As pessoas não são descartáveis. Muito menos quando se trata de figuras ou autoridades públicas, ou pessoas (in) vulneráveis pela idade, formação, cultura, condição física, psicológica ou de outra ordem.

Ninguém deve fazer justiça pelas próprias mãos, através da língua (suja ou limpa), refugiando-se no dinheiro (ao serviço do poder ou da função), em meios torpes, para fins ainda indefinidos, mas necessariamente indignos; em campanhas rasteiras e altamente perigosas, etc.


Deve haver repúdio imediato, perante quem é intolerante e covarde; sobre quem destrói violentamente as regras mínimas da convivência, num estado de direito democrático. Quem trata o próximo como se fosse lixo; prova que não tem o que fazer... e faz do “luxo-de-ser-livre” um perigoso lixo não reciclável.


Liberdade de expressão não é fazer lixo (ódio jogado à coletividade institucional...) nem apenas ter mais um luxo (anarquia individualista...) é direito/dever comunitário ao respeito, à boa-a-fé, à inocência até julgamento justo, entre outros requisitos inafiançáveis e invioláveis.


A Ética (no âmbito da comunicação) como o cimento na construção da Cidadania não pode ser arruinada, "pervertida" pelo espírito anárquico (refugiado no anonimato invisível ou no terrorismo visível...) que submete tudo à lógica do anti-poder, transformando o mundo de certezas e tolerâncias em aparências e desfigurações horríveis.


Caluniar não é apenas pecado grave é, sobretudo, crime judicial. Há noticias que o povo não precisa de saber: quando se trata de notícias não comprovadas pela Verdade dos fatos, mas afirmadas na suposição de opiniões que fedem a doentia diarréia mental. Há tratamento e medidas já conhecidas para quem sofre dessa indisposição social. Melhor seria aceitar isso, do que escolher o risco da imposição pela força da Lei e do Direito.

*
PARA LER MAIS:
http://pedroc72.spaces.live.com/

Ficha Limpa vale a condenados antes de a lei ser publicada

O relator da consulta feita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a validade da Lei da Ficha Limpa, ministro Arnaldo Versiani, votou pela aplicação da norma para políticos condenados antes e depois da publicação da lei. Ele citou decisões anteriores do Supremo Tribunal Federal (STF) nas quais a inelegibilidade não foi considerada uma pena e, portanto, pode ser aplicada a fatos anteriores à vigência da lei.

O projeto, de iniciativa popular, foi aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 7 de junho.

Aprovação - O Projeto Ficha Limpa surgiu da iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reuniu mais de 1,6 milhão de assinaturas de eleitores desde o lançamento da proposta, em setembro do ano passado. O projeto foi o quarto de iniciativa popular a virar lei.

Leia mais...

"Delícia" de Aula

Além de muito importante para contribuição ao aprendizado, foi desenvolvido pelos alunos do 2º Ano C, do turno vespertino da Unidade Integrada Dr. Otávio Vieira Passos (Colégio Bandeirante), um projeto intitulado "O Brasil antes do Brasil", com o subtítulo: "As Sociedades primitivas do Brasil", sob a monitoria da profª Maria dos Santos.

As partes mais gostosas do projeto foram as comidas típicas indígenas apresentadas pelos alunos que expuseram detalhadamente a composição e a história de cada prato e ao final da exposição todos os pratos foram degustados. Diga-se de passagem uma delícia.

Parabéns à professora e aos alunos que desenvolveream o projeto.

Blog da Escola

Lista dos aprovados para o Campus IV/UFMA de Chapadinha pelo Sisu

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (17) a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona candidatos para universidades públicas. As matrículas deverão ser feitas em 23 e 24 de junho.

Abaixo, a relação dos aprovados para o curso de Ciências Biológicas (Licenciatura), do Campus IV/UFMA, de Chapadinha:

ADRIANA CRISTINA DA CRUZ RIBEIRO
ALESSANDRA VALERIA DE SOUSA FARIA

ALVARO FRANCISCO LOPES DE SOUSA

AMANDA BEATRIZ MATTOS DE PAULA

AMANDA LIMA PINTO

ANA CLARA BOLZON SANTOS

ANA LARISSA ANDRADE ARAUJO

ANNE CAROLINE DA COSTA OLIVEIRA

ANNE CAROLINE PEREIRA MATIAS

ANTONIO LOURENCO DA COSTA NETO

ANTONIO MARCOS SILVA PEREIRA

CARLIANY DE MOURA SANTOS

CAROLINA FERREIRA LIMA SOBRAL

CAROLINE VIEIRA LONGHINI

EDUARDO FRANCO DE ALMEIDA
FYAMA
CRISTINA ARAUJO MELLO

GEOVANE FERNANDES MUNIZ

GERALDINA DOS SANTOS DE SOUSA

HOMERO DA SILVA PEREIRA

JIMMY CARLOS MATEUS RIBEIRO

JOSIMARA SANTANA

KAROLINE SANTOS ANDRE
LARISSA LELLIS DE PAIVA

LARISSA MAIA SANTOS
LEOKADIO DOS SANTOS BARROSO
LEONARDO ICARO SANTOS DE ALMEIDA
MADSON OLIVEIRA LIMA

MARIA ANIELE PEREIRA LIMA

MARIA ARIANE DUARTE DA SILVA

NATALIA NEVES SILVA
NEILIANE MARIA ALENCAR

PAULO VITOR GOMES ALBUQUERQUE

RAFAEL FABRICIO KRAIEVSKI TEIXEIRA

RAFAEL LOPES SANTOS

RENATA ANDRESSA SILVA

ROBERTA MARIA RIBEIRO GARCIA

SAMIRES BARBOSA DE ALMEIDA

VIVIANE MARTINS DE SOUSA

WELLINGTON SANTOS DE SOUSA

YASMIN ABREU FERNANDES


Foram oferecidas ainda, vagas para Bacharelado em Agronomia e Zootecnia. Confira a relação dos aprovados no site do Sisu.

Acesse a página eletrônica do Sisu

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Márcia Gomes em Defesa das Empresas de Pequeno Porte

Vereadora Márcia Gomes com o vice-governador, João Alberto
Em sessão plenária na Câmara Municipal de Chapadinha a Vereadora Márcia Gomes ressaltou a importância da Lei Complementar Nº 11/2010, que o Poder Executivo encaminhou ao Legislativo. Para ela o tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte é de relevante importância para que os pequenos empreendedores e os microempreendedores individuais tenham a condição de participarem do mundo dos negócios de forma legal e mais justa.

A Lei Complementar estabelece normas gerais conferindo tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte, em especial ao que se refere aos benefícios fiscais dispensados, a preferência nas aquisições de bens e serviços pelo poder público, à inovação tecnológica e a educação empreendedora, ao incentivo à geração de empregos; ao incentivo à formalização de empreendimentos, dentre outros.

Desde do ano passado quando o SEBRAE apresentou os benefícios que esta Lei iria trazer para Chapadinha fiquei muito interessada, e hoje fico muito feliz pois a mesma já foi aprovada na Câmara Municipal, com isso conseguiremos beneficiar centenas de trabalhadores chapadinhenses como mecânicos, pedreiros, borracheiros, costureiras, entre vários outros, que terão direito a aposentadoria, por exemplo ”, destacou a Vereadora Márcia em discurso.

A Lei Complementar já foi analisada e aprovada pelo Plenário da Câmara na última segunda-feira (14) e já foi encaminhada para sanção da Prefeita Municipal.

Ascom/Gabinete da Parlamentar

Polícia prende ex-vereador acusado de abusar de menores

A polícia cumpriu, nesta quinta-feira (17), o mandado de prisão preventiva contra o ex-vereador da cidade de Paulino Neves, Edivaldo Oliveira Marques, suspeito de abusar menores naquele município. De acordo com a polícia, o ex-vereador matinha relações sexuais com adolescentes. Em troca, Edivaldo Oliveira Marques dava dinheiro às vítimas.

Em depoimento à polícia, dois jovens de apenas 14 anos de idade, denunciaram os abusos cometidos pelo ex-vereador. Em entrevista à Rádio Mirante AM (São Luís), a delegada da Polícia Civil de Barreirinhas, Viviane Fontenelle, disse que existem fortes indícios de que Edivaldo tenha realmente cometido os abusos sexuais.

Segundo a delegada, houve várias contradições do ex-vereador durante seu depoimento à polícia. Isso porque, Edivaldo Oliveira Marques disse que dava dinheiro aos garotos apenas como ajuda financeira, negando assim, que o dinheiro fosse para “pagar” relações sexuais com a vítima.

A delegada Viviane Fontenelle disse, ainda, que pode haver pelo menos mais um garoto que sofria os abusos sexuais por parte de Edivaldo. Segundo a delegada, o ex-vereador dava quantias que variavam de R$ 20 a R$ 40.

Em 2004, Edivaldo Oliveira Marques foi investigado pela CPI da Pedofilia, também por estar envolvido em abusos sexuais contra adolescentes.

Paulo de Tarso Jr./Imirante

Ausência Atrevida

Por: Almir Moreira - Advogado
Extraído do Blog do Alexandre


Escondido por trás de um panfleto, um verme assacou contra honra de muita gente em nossa cidade. Muita gente, porque da forma como faz termina por atingir toda a sociedade. Não poupa: padre, político, empresário e etc. Igualmente a um cachorro com o mal da raiva morde a quem quer que seja. Não critica e nem aponta solução, e o pior, se esconde como um bicho na toca – ou será numa banca? Não se propõe a nada, não põe a sua cara a tapa como fazem todos os que foram achincalhados. Todos nós erramos, não somos santos, mas todos os atingidos pelo veneno destilado por esse verme agem às claras e participam dos eventos mais importantes do Município – quer seja de ordem econômica, política ou cultural.

Certamente, o verme escrevente está longe de amarrar as sandálias dos que figuram no seu panfleto de mau gosto. Como um anônimo pode tisnar figuras como: Padre Neves, baluarte nas lutas populares e na formação cristã do nosso Povo, Ivandro Coelho, intelectual, educador e artista de respeito, Alexandre Pinheiro, intelectual e jornalista sério, Samuel Nistron, vereador de seis mandatos, Graça Nunes, filha de ilibada família chapadinhense, Magno Bacelar, ex-prefeito municipal, consagrado por ter implantado mudanças importantes na administração do município, Danúbia Caneiro, atual Prefeita, corajosa para esta empreitada ou a família do ex-prefeito Isaias Fortes, este reconhecido como uma das lideranças políticas mais importantes daqui?

Francamente, no que me atinge não dou importância nenhuma. Sei que toda ausência é atrevida, e neste caso o escrevente indubitavelmente é uma pessoa – um verme – recalcada, covarde e medrosa. O maior mal que faz com esta vociferação pejorativa não é contra quem elencou no seu Panfleto de meia tigela, é na verdade contra a própria sociedade, pois em última analise cultiva a desinformação, a alienação e a maldade.

Cuidado, verme escrevente, porque agora, embora seja recorrente no uso deste expediente, sobretudo próximo a período eleitoral, extravasaste por completo, lançou lama contra as autoridades do Judiciário e do Ministério Público. A Juíza Andrea Lago e os Promotores de Justiça Fábio Meneses e Doracy Moreira, estes últimos conhecidos no Maranhão como intransigentes na defesa da Lei, foram taxados de corruptos. Decerto investigações estão sendo feitas.

Os “detetives da Praça Cel. Luis Vieira” já começaram a dá a sua contribuição, dizem que o verme estar alojado em outras Praias, cuidado para não chegarem ao escritório do seu chefe, pois desta vez deixaste muito rastro.

Chapadinha sedia "Dia da Agricultura Familiar"

Imagem meramente ilustrativa
Durante todo o dia de hoje (quinta-feira, 17) Chapadinha será palco do Encontro de Agricultores da Região do Baixo Parnaíba. O evento que está sendo organizado pelo Ministério do
Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Banco do Nordeste (BNB), em parceria com o Governo Municipal de Chapadinha, Associações e Sindicatos da região pretende reunir centenas de pessoas ligadas à agricultura bem como os representantes de cada município da região.

Na ocasião serão apresentados stands dos municípios, oficinas, palestras e a Feira de Produtos da Agricultura Familiar, um momento aguardado por muitos.

Centenas de pessoas se aglomeraram logo cedo pela manhã na porta do Aldeota Clube, onde o encontro está sendo realizado, para realização da ficha de inscrição. O encontro que além de promover a troca de experiências entre os municípios integrantes também tem por objetivo apresentar e divulgar os programas tanto do MDA quanto do BNB.
Por: Brendha Gomes - Ascom/PMC

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Erick Marinho Deve Apoiar Edmilson Carneiro

Tudo indica que o advogado Erick Marinho apoiará o candidato a deputado estadual pelo PT Edmilson Carneiro (foto). Edmilson, que trabalhou pela indicação do petista Anselmo Raposo na Educação do Estado, foi decisivo na permanência de Erick como Superintendente Jurídico da SEDUC.

Além retribuir ao Partido dos Trabalhadores pela manutenção no cargo, Marinho deseja se filiar ao PT para tentar o sonho de ser prefeito de Chapadinha e vê no apoio a Edmilson Carneiro uma porta de entrada na agremiação.

Programa Escola Ativa Realiza 5º Microcentro

Profª Ruth, Coordenadora do Programa fazendo abertura do encontro
O Programa Escola Ativa do Ministério da Educação busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

No que toca a questão de capacitação para professores, são realizados periodicamente Microcentros, encontros esses que além de servir para formação continuada e planejamento, é uma estratégia do Programa Escola Ativa que proporciona a troca de experiências, oportunidade para educadores se organizarem e construírem novos conhecimentos, bem como, discutirem dificuldades.

Em Chapadinha, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou na última sexta-feira (11), na Biblioteca Pública Municipal, mais um Microcentro para formação dos professores que atuam nas turmas multisseriadas da rede pública de ensino da zona rural. O Microcentro, em Chapadinha, está dividido em 3 grupos e conta com a participação de 136 professores e 14 supervisores onde está sendo compartilhada a experiência e a estratégia Metódologica Escola Ativa.

Segundo a Coordenadora do Programa, Profª Ruth, o microcentro é uma estratégia do Programa Escola Ativa que proporciona a troca de experiências dando oportunidade a construírem novos conhecimentos entre os professores que atuam nas escolas da zona rural. “O encontro é importante para que os docentes possam enriquecer seus conhecimentos, através da troca de informações”, afirmou a Coordenadora.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Profª Enir Ferreira Lima, são finalidades do programa em Chapadinha “diminuir a evasão escolar, a distorção de idade por série e a repetência, afinal,
o Programa é uma estratégia metodológica que visa a melhoria dos indicadores educacionais e a elevação da qualidade da Educação oferecida às classes multisseriadas da zona rural".

"Um dia muito especial, pois também é um momento para interação entre os participantes onde nos apresentam sugestões, realizamos oficinas pedagogicas e estudo para entercambiar, avaliar e promover atividades em prol da aprendizagem de nossos alunos" ressaltou o Profº Antonio Marcos Cunha, um dos participantes.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Paulo Neto Desiste da Reeleição

Fonte do Palácio dos Leões informa que o deputado Paulo Neto (foto) teria finalmente desistido de concorrer à reeleição devido aos problemas de saúde que vem enfrentando.

Quanto à escolha de quem apoiar para estadual, que esteve bem próximo de ser Vagner Pessoa, parece que a opção será o deputado Tatá Milhomem.

Milhomem
deve ser votado pelo grupo de Paulo Neto em Mata Roma e Chapadinha.


Blog do Alexandre

CRAS, do Nossa Senhora de Fátima, promove atividades com idosos

Texto e Foto: Brendha Gomes - Ascom/PMC

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Nossa Senhora de Fátima vem desenvolvendo diversas atividades com os idosos do bairro a fim de melhorar não somente o condicionamento físico, como proporcionar um envelhecimento mais saudável.
As reuniões, que acontecem sempre as terças e quintas, no período da manhã, com o grupo da “Melhor Idade”, reúne cerca de 30 idosos que são assistidos tanto pela coordenadora do projeto, a Assistente Social, Jarlene Nogueira, como pela fisioterapeuta Tairine Miranda e outros psicólogos.

De acordo com Tairine, o objetivo principal das reuniões é proporcionar um envelhecimento ativo e saudável, detectando as necessidades do grupo e ressaltando a prevenção de doenças, osteomuscular e sistêmicas.

Nos encontros são realizadas diversas atividades côo condicionamento físico, dinâmicas e bingo, sendo que este último tem por objetivo estimular a atenção dos participantes.

Os interessados em participar do programa devem procurar a sede do CRAS no bairro Nossa Senhora de Fátima e informar-se com a coordenadora.

COPA UNIÃO: Iape bate o Moto outra vez

Deu Iape outra vez. O Canário da Ilha voltou a vencer o Moto, na segunda partida da decisão do 2º turno da Copa União e definitivamente garantiu o título do returno e o direito de decidir a Copa União. Depois do massacre na semana passada quando goleou o Moto por 5 a 0, o Iape nem precisou jogar muito para fazer 3 a 1, na noite desta segunda-feira (14), no Nhozinho Santos.

O Moto Club abriu o placar aos 30 minutos do 2º tempo com Serginho Cobrando pênalti. O Iape empatou com Paulo César, aos 34 minutos. Vanvan ainda marcaria para o Iape aos 41 e 44 do 2º tempo.

O Iape vai decidir o título da Copa União em dois jogos contra o JV Lideral. O Iape leva a vantagem e joga por dois resultados iguais. A primeira partida será na próxima quinta-feira (17), às 20h30, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia. O jogo de volta será na segunda-feira, às 20h30, no Nhozinho Santos.

Blog Zeca Soares - Imirante.com

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Vereadora Márcia Gomes Solicita Criação de Creches

A Vereadora Márcia Gomes, preocupada com a educação das crianças chapadinhenses solicitou que seja providenciada a criação de creches nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Terras Duras, Caterpila e Boa Vista. Segundo ela a Indicação visa garantir acesso às Políticas Públicas educacionais para a primeira infância.

Em discurso a Vereadora Márcia Gomes enfatizou que a Indicação vem em consonância com Lei Nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que em seu Art. 29. dispõe: A Educação infantil primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.

Matéria resumida - Leia mais no blog da parlamentar

Abertas vagas para juiz em Chapadinha e Balsas

O Tribunal de Justiça do Maranhão está recebendo inscrições para promoção de magistrados para cargos vagos na comarca de Chapadinha e Balsas, ambas de entrância intermediária. Os magistrados poderão se inscrever no prazo de cinco dias, a contar da publicação no Diário da Justiça.

Estão abertas inscrições para promoção de juiz para a 1ª Vara da comarca de Chapadinha, a ser provida por antigüidade e, para o Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Balsas pelo critério de merecimento.

O anúncio das vagas está nos editais nº 31 e 32, assinados em de 9 de junho de 2010 pelo presidente do TJ. As inscrições obedecerão às regras do artigo 144 do Regimento Interno do Tribunal de Justiça, com a redação dada pela Resolução nº41 de 2008.

Ascom/TJ-MA

Na foto acima: Fórum Ministro Edson Carvalho Vidigal - Chapadinha-MA

Endereço
Av Cel Pedro Mata,s/nº,Centro
CEP: 65500-000

Telefone(s)
(98) 3471-1993 (Geral)
(98) 3471-1535 (1ª Vara)
(98) 3471-1023 (2ª Vara)
(98) 3471- 1161(Juizado)

Padronização de serviços é tema de treinamento na Comarca de Buriti

A comarca de Buriti (a 78 quilômetros de Chapadinha), realizou na última quarta-feira, 9, atividade especial para os servidores do Fórum. Na pauta, explicações sobre treinamento das rotinas da Secretaria Judicial, a fim de que os serviços possam ser praticados de forma padronizada.

A juíza titular da comarca, Vanessa Ferreira Lopes (foto), explicou que o treinamento tem o objetivo de garantir maior agilidade e eficiência na execução dos serviços prestados pelo judiciário à população. "Percebemos que os servidores estão motivados. Eles, e a gente também, sabem que todos têm a ganhar com isso, tanto o serviço público quanto a sociedade", enfatizou.

Participaram da atividade a juíza, a secretária, dois técnicos, dois auxiliares e uma funcionária cedida pela Prefeitura, num total de sete pessoas.

Entre as funções das secretarias judiciais dos fóruns estão: o de assegurar o expediente, bem como autuar e regular a correta tramitação dos processos pendentes, nos termos estabelecidos na respectiva Lei Orgânica, em conformidade com a lei de processo e na dependência funcional do magistrado competente.

Incumbe à secretaria a execução dos despachos judiciais, cumprindo-lhe realizar oficiosamente as diligências necessárias para que o fim daqueles possa ser prontamente alcançado.

Ascom/TJ-MA

A Ocupação Urbana sem Controle e o Desmatamento para o Agronegócio Ameaçam as Bacias de Águas de Chapadinha

Imagens meramente ilustrativa
O problema de abastecimento de água em Chapadinha não é ocasionado somente pela escassez da chuva. A intensa expansão urbana dos últimos anos e o desmatamento irregular da chapada pelo agronegócio sulista na região de Chapadinha, autorizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, está gerando consequências graves para o meio ambiente, comprometendo as microbacias de água que abastece nossa cidade, apresentando índice inferior ao necessário para utilização no abastecimento, chegando-se ao limite da relação entre o consumo e a produção de água.

Liberada para o plantio de soja, a chapada maranhense, um dos ecossistemas mais preciosos, está ameaçada pelo desmatamento e vai se transformar num deserto. A soja domina, o bacurizeiro, que é conhecido com orgulho como o simbolo da chapada, está desaparecendo, um complexo sistema de drenagem com diversas nascentes de riachos no alto da chapada estão secando.

Todos tem direito a ter uma casa, mas a proliferação de residências em locais impróprios também tem sido um desastre do ponto de vista ambiental.

Até agora nem o IBAMA e nem tampouco os órgãos estaduais e municipais, tomaram qualquer providência relacionada à ocupação desordenada e à destruição das encostas das nascentes d'água, bem como a derrubada indiscriminada de palmeiras, bacurizeiros, piquizeiros e as queimadas no município.

Deus e os homens podem prever o que acontecerá com o serrado maranhense.

Herbert Lago Castelo Branco
- Poeta e Escritor Chapadinhense
www.herbertlago.blogspot.com

Chapadinha contra a Poliomielite

No último sábado (12) foi dado largada para a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em todo o Brasil.

Em Chapadinha, todos os treze postos distribuídos tanto na zona rural como urbana, estarão vacinando crianças de 0 a 4 anos. De acordo com o departamento de imunização é previsão é de que em 2010 sejam vacinadas 8 mil crianças.

O departamento alerta ainda que a vacina não possui contra indicação, devendo ser evitada apenas nos casos de hipersensibilidade a alguns dos seus componentes, em crianças imunologicamente deficientes ou quando esta apresenta febre acima de 38 graus, vômitos ou diarréia.

Por: Brendha Gomes - Ascom/PMC

Uso de agrotóxicos em pequenas propriedades será fiscalizado

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) está iniciando um trabalho de fiscalização do uso de agrotóxicos, por amostragem, em pequenas propriedades rurais. A fiscalização já é feita em grandes propriedades, principalmente no sul e no centro-oeste do Estado, onde existem grandes produtores de soja e de cana-de-açúcar.

A informação foi dada pela coordenadora de Defesa Vegetal da Aged, Filomena Antonia de Carvalho. Como são 217 municípios no Maranhão, ela avaliou que o trabalho "será de formiguinha".

Inicialmente, haverá ações educativas que poderão resultar em atos punitivos, inclusive com a fixação de multas, após a abertura de processos administrativos que serão encaminhados ao Ministério Público, "porque alguns devem ser julgados como crime ambiental", disse Filomena Carvalho.

Imagem meramente ilustrativa - Matéria resumida. Leia mais...

domingo, 13 de junho de 2010

As Comunidades de Thayse no Orkut

Thayse Carneiro

Por: Sousa Neto - Ninguém tem dúvidas que a internet é super importante para todos nós, principalmente quando pensamos em divulgar um trabalho artístico ou qualquer outro produto. E foi o que o Rômullo (dono - foto ao lado) e Andréa
(moderadora) fizeram, criando a Comunidade no Orkut da cantora chapadinhense Thayse Carneiro.

"Um dia recebi um recadinho deles dizendo que gostavam muito do meu trabalho e que tinham criado uma comunidade para mim. Fiquei super feliz e emocionada ao mesmo tempo pois aquele gesto pra mim era uma manifestação de carinho e de que o meu trabalho estava chegando até as pessoas" declarou Thayse, que este ano participa da temporada 2010 do programa Ídolos (Rede Record).

Toda sorte do mundo você é uma das estrelas da nossa música local (e se Deus quiser, muito em breve, sucesso nacional), e amada por nós chapadinhenses, você está levando pra fora a mais bela voz de Chapadinha na atualidade e com toda certeza irá abrir caminhos para outros sucessos!

Link para a Comunidade Thayse Carneiro - Ídolos 2010

Outra Comunidade (no Orkut) dedicada a Thayse, foi criada pelo seu amigo Vítor (foto à direita), da cidade de Matriz de Camaragibe, do estado de Alagoas. Eles se conheceram e se tornaram amigos inseparáveis durante a seletiva para o programa.

Link para a
Comunidade Thayse Carneiro Ídolos 2010

Formação Continuada Realiza Sessão de Estudos

Coordenadoras do encontro: Profª Cleide, Profª Josilene e Profª Maria Dias
Na manhã da última sexta-feira (11), foi realizada na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) a sessão de estudos do Formação Continuada, direcionada aos supervisores e especialista da rede municipal de ensino da zona urbana e rural.

O encontro que acontece semanalmente, sempre na sexta-feira, teve como palestrantes as coordenadoras Profª Francilene Lima, Profª Maria Dias Aguiar Nunes, Profª Josilene Aguiar e Profª Cleide. Além do trabalho discursivo sobre o tema Avaliação (sub-tema: "O Nó da Avaliação"), o momento serviu também para tratar de assuntos pertinentes e informes da Secretaria.

Por: Sousa Neto - Ascom/SEMED

Arquivo do blog