por Brendha GomesHá dois meses, membros da Primeira Igreja Batista (foto), em Chapadinha, vêm realizando um trabalho evangelista com os detentos da Casa de Detenção Provisória (CDP) e com aqueles que estão em liberdade condicional pagando pena alternativa.
De acordo com o líder da Igreja, Pastor Pedro Villela, o trabalho tem por finalidade re-socializar esses detentos para que eles tenham uma nova perspectiva de vida. A princípio as atividades eram realizadas somente no Fórum Edson Vidgal com palestras para os condenados pela justiça em liberdade condicional.
Com o decorrer do tempo acabou-se tento também a necessidade de fazer um trabalho com os internos da CDP. Todos os domingos, membros da igreja se reúnem no corredor da Casa de Detenção e lá fazem um culto missionário para os setenta e cinco presos.
Ainda segundo o Pastor Pedro, os detentos realizam um trabalho artesanal com canetas em linha. A intenção agora é de incentivarem a comercialização desse produto, doando o material para que eles tenham uma ocupação e não fiquem tão ociosos.
Quando questionado sobre o retorno desse trabalho, o Pastor é enfático ao dizer que: “Não podemos querer um retorno imediato. A salvação é ato, a santificação é um processo. A pessoa escuta a palavra de Deus hoje, e isso vai ficando na sua mente. É como uma semente. Você planta uma semente de laranja hoje e não ver o pé de laranja amanhã. Ela vai crescer, e no tempo certo ela vai dar frutos. Pregar para detentos, é você saber que um dia aquilo vai gerar frutos. E qual é o tempo? O tempo de Deus, que não em o meu tempo”- disse ele.
Doações
Além dos cultos, os detentos recebem doações arrecadadas em roupas, como camisetas, shorts (feminino e masculino), chinelos, absorventes, sabonete e creme dental.
Sabonetes e pastas não podem ser na cor branca, uma vez que podem ser confundidos com drogas. Essas doações são abertas a sociedade.
Quem quiser pode ainda fazer doações me alimentos, pois em todas as reuniões é realizado um lanche com detentos.
Para os interessados em contribuir, as doações podem ser entregues na Igreja Batista, na rua Gustavo Barbosa, Centro.