WebNet

WebNet

sábado, 1 de agosto de 2009

Começa HOJE o FESTIVAL DE VERÃO DE CHAPADINHA

PROGRAMAÇÃO:

Sábado
- 21h00 -Tenda Eletrônica com Dj. Arsênio Filho (foto);
- 22h00 (no Palco) - Pagodão SL/Formato A-5
- 00h00 - Chicabana

Domingo
- Tenda Eletrônica: Dj. Arsênio Filho;
- No Palco: Sambauê e Forró Remexe
Fone para contatos: (98) 3471-1854
Realização: Bloco BCC

AGORA É PRA VALER ! ! ! PARALIZAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS



O SINDCHAP - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha-MA, em Assembléia Geral na última sexta feira, dia 31 de julho de 2009, decidiu em plenária realizar Paralização do Funcionalismo Público Municipal, a partir desta segunda feira, dia 03 de agosto de 2009, por tempo indeterminado, até que se tenha uma posição oficial da senhora prefeita acerca do não cumprimento do acordo de maio/2009, referente ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha-MA (fotos).
______________________________
por: Professor Jânio - Secretário Geral do SINDCHAP

Quadrilha assalta Banco do Brasil da cidade de Brejo

O assalto foi realizado por volta das 11h desta sexta. Uma pessoa foi baleada.
áudio
Por volta das 11h desta sexta-feira (31), aproximadamente dez bandidos fortemente armados invadiram a agência bancária do Banco do Brasil da cidade Brejo, a 72km de Chapadinha.

Segundo informações da polícia, os criminosos utilizaram dois veículos, uma van e um Honda Civic, ambos tomados de assalto.

Os assaltantes abordaram e renderam o motorista e os passageiros da van, na cidade de Brejo. Após a abordagem, os criminosos se dirigiram à agência bancária no veículo levando todos os integrantes da van como reféns.

Ao chegarem ao banco, os criminosos fizerem inúmeros disparos dentro da agência. Pelo menos uma pessoa foi baleada. Trata-se do sub-gerente do banco identificado apenas como Eliezer, que foi atingido com um tiro na barriga.

Os assaltantes roubaram todo o dinheiro do banco, mas a quantia levada pelos criminosos ainda não foi revelada pela agência. Na fuga, os bandidos levaram seis reféns, sendo três funcionários da agência bancária e três vigilantes. Entre as pessoas levadas pelos assaltantes, está o gerente do banco, o chapadinhense Arapuã de Jesus (foto).

Após o assalto, os bandidos fugiram na van e no Honda Civic, mas os automóveis foram abandonados em seguida. A polícia acredita que a quadrilha continuou a fuga em uma Saveiro.
A polícia já realiza buscas para prender todos os integrantes da quadrilha. O Grupo Tático Aéreo (GTA) auxilia na procura dos bandidos.
Outro assalto
Parte da quadrilha que assaltou a agência bancária do Banco do Brasil de Brejo também realizou um assalto a uma loja de eletroeletrônicos (Landry Móveis), daquele município.
Fonte: Imirante.com
Imagem (acima) meramente ilustrativa / Foto: Sousa Neto

Seduc capacita técnicos dos 217 municípios do MA

Na foto, a UI Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirantes) em Chapadinha
Técnicos das áreas de pedagogia, informática e infra-estrutura (engenheiro, arquiteto ou técnico em edificações) dos 217 municípios do Maranhão participam da capacitação para o Levantamento da Situação Escolar (LSE). O evento é uma promoção da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). O secretário estadual de Educação, César Pires, e a secretária adjunta de Ensino, Graça Tajra, estarão presentes na solenidade de abertura, segunda (3), no Hotel Praia Mar, em São Luís. A capacitação prossegue até o dia 12 no Hotel Praia Mar.

O LSE - tecnologia de gestão da rede pública de educação desenvolvida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - é um instrumento de coleta de informações sobre a situação das escolas de Educação Básica, que tem por objetivo planejar a educação nos estados e municípios.

O levantamento serve para identificar as condições físicas dos prédios escolares e a disponibilidade de mobiliário, equipamento, material didático e escolar existente, no intuito de verificar se as unidades escolares públicas estão adequadas aos padrões mínimos de funcionamento estabelecidos pelo Ministério da Educação, além de certificar a rede física prevista nos Planos de Ações Articuladas (PAR).

Os técnicos serão capacitados em três fases que englobam teoria, prática (aplicação de formulário em escolas) e apresentação do sistema e inserção de dados. Ao final, os profissionais estarão habilitados a promover os levantamentos, no decorrer do ano, em seus respectivos municípios, e inserir os dados no Sistema LSE (www.fnde.gov.br/lse).

A capacitação, que ocorrerá somente no período matutino, tem também a participação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/MA) e da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).
Fonte: Seduc

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Anapurus Para Cristo Já!

Vem aí, mais um grande evento na região do Baixo Parnaíba, é o ANAPURUS PARA CRISTO JÁ! Com a participação do Pr. WASHINGTON LUÍS, das Bandas Acorde Celeste e Ágape, e dos cantores SILVAN SANTOS e VALDECY NASCIMENTO (ex Banda Acordes)além de outros nomes.
Local: Praça de Eventos José Pires Monteles

Data: 20 a 23 de Agosto 2009.
Organização: ADORAR'T PRODUÇÕES E EVENTOS - ASSEMBLEIA DE DEUS EM ANAPURUS - Pr. JOSÉ DE ARIMATÉIA (Pastor Presidente).

Escola do SUS capacita técnicos do município de Mata Roma


Imagens meramente ilustrativa
A Escola Tecnica do SUS (ETSUS-Ma) está promovendo o Curso de Auxiliar Técnico em Saúde Bucal em São Luís para técnicos da área de saúde bucal dos municípios de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Morros, Lima Campos e Mata Roma (distante 30km de Chapadinha).

O objetivo do curso, cuja carga horária é de 1.200 horas, é desenvolver conhecimentos científicos e técnicos, competências e habilidades específicas de forma a preparar o técnico e também o auxiliar em saúde bucal para o mercado de trabalho. A meta da ETSUS, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), é qualificar 108 técnicos.
Fonte: Ses

Programa de Inclusão Digital da SEDUC capacitará funcionários ligados a URE/Chapadinha

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Administração de Recursos Humanos (Sarh), conclui, nesta sexta-feira (31), o curso de capacitação na área de tecnologia da informação direcionado aos 19 gestores das Unidades Regionais de Educação (UREs) do estado.

Trata-se do Programa de Inclusão Digital, desenvolvido pela Seduc com o objetivo de capacitar o corpo de gestores, supervisores escolares e demais servidores para utilização da informática como ferramenta indispensável no desempenho das atividades no sistema educacional, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem na rede pública.

Além dos gestores regionais, um total de 1.106 gestores escolares, 1.106 adjuntos, 789 supervisores e 900 secretários escolares serão capacitados para o uso da informática na rede pública estadual. Os cursos se estenderão de forma itinerante por todo o estado. Os municípios de São Luís e Peritoró foram os primeiros a sediar o programa de Inclusão Digital.

Os cursos serão ministrados em quatro módulos práticos, com carga horária de 48 horas, abordando conhecimentos de programas como Windows, Word, Excel e Internet com foco na utilização de correios eletrônicos.

Sagrima e MDS investem em projetos agroecológicos no Maranhão

Cultivo de hortaliças, frutas, criação de peixes e pequenos animais. Tudo ao mesmo tempo. Assim serão as hortas comunitárias a serem instaladas em 30 municípios maranhenses, até novembro de 2009. Os projetos utilizarão o sistema agroecológico de produção, que permite a diversificação da economia rural, oferecendo ao agricultor produtos com mais qualidade nutricional, além do aumento da renda. A ação é financiada pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), com contrapartida da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), no valor total de R$ 544.700,00. O projeto vai beneficiar 450 famílias em 11 regiões maranhenses.

Cada município receberá um módulo, que corresponde a duas hortas comunitárias. O projeto prevê a participação de 15 famílias por módulo. Além dos equipamentos para a instalação dos projetos, como moto bombas, carros de mão, pulverizadores, balanças, materiais elétricos e hidráulicos, entre outros, os agricultores beneficiados terão total apoio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão vinculado à Sagrima.

Municípios beneficiados:

•Baixo Parnaíba

São Bernardo do Maranhão

Tutóia

Araioses


•Itapecuru Mirim

Cantanhede

Presidente Vargas

Pirapemas

Vargem Grande


•Centro Maranhense

Arame


•Médio Mearim

Conceição do Lago Açú

Lago Verde

São Luiz Gonzaga

Bom Lugar


•Munim e Lençóis Maranhenses

Cachoeira Grande

Presidente Juscelino

Icatu


•Pindaré

Bom Jardim

Igarapé do Meio

Satubinha


•Cocais

Alto Alegre do Maranhão

Peritoró

Timbiras


•Tocantins

Porto Franco

São João do Paraíso

João Lisboa

Estreito

Vila Nova dos Martírios

Campestre

Montes Altos


•Presidente Dutra

Capinzal do Norte

Santa Filomena do Maranhão

quinta-feira, 30 de julho de 2009

MEC divulga simulado do Enem para a prova de outubro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação que aplica o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgou nesta quarta-feira (29) um simulado da prova que acontece nos dias 3 e 4 de outubro. Em vez das 180 questões, o simulado traz somente 40 questões nas quatro áreas de avaliação: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática.
Veja as provas do simulado por área:





Os gabaritos acompanham os arquivos das provas. Mesmo assim, o estudante não vai conseguir saber que nota tiraria no exame por conta do número menor de questões e do método de correção utilizado pelo Inep, chamado “Teoria de Resposta ao Item” (TRI). Ele vai levar em conta o padrão de respostas do candidato e não apenas o número de acertos.

Cada questão terá um certo grau de dificuldade e o computador vai conseguir saber, de acordo com esse padrão, o quão preparado para dar aquela resposta o candidato estava e se houve um “chute.” O foco será no item, como é chamada cada questão, e não no total de acertos. A teoria é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta.

Assim, o estudante pode até acertar mais questões do que outro, mas poderá ter uma nota menor se tiver acertado questões consideradas mais fáceis. A prova que será aplicada em outubro terá 180 questões, divididas em quatro testes de 45 itens de múltipla escolha. No dia 3, serão aplicados os exames de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No dia seguinte, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.
O resultado final será divulgado nos dias 4 de dezembro (provas objetivas) e 8 de janeiro (redação).

quarta-feira, 29 de julho de 2009

AGERP/Chapadinha Beneficia Pequenos Agricultores com Distribuição de Sementes

Madalena Saraiva, chefe do escritório regional da AGERP do Baixo Parnaíba
A AGERP- Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, irá distribuir 25 mil quilos de sementes de feijão até o final da próxima semana aos pequenos agricultores rurais de Chapadinha e do Baixo Parnaíba.

Em entrevista ao blog, a chefe do escritório regional da AGERP, Madalena Saraiva, fala das dificuldade dos agricultores e de que forma será feita a distribuição das sementes.

Madalena Saraiva - A importância deste ato promovido pelo Governo do Estado, num momento como este é de grande valia, tendo em vista, a situação que se encontra boa parte dos agricultores de Chapadinha e do Baixo Parnaíba. Passamos recentemente por um período onde o inverno ocorreu com muita intensidade, deixando milhares de pessoas em situação de calamidade, principalmente aqueles pequenos agricultores que perderam todo o seu investimento em sua lavoura. Temos aqui em Chapadinha muitos povoados que os agricultores tiveram 100% de prejuízo, como exemplo, o povoado Mangabeira. A situação em outras cidades do Baixo Parnaíba não foi muito diferente. Por isso, não medimos esforços em buscar junto ao Governo do Estado, recursos para a aquisição de sementes que irá beneficiar muitas famílias.
A distribuição das sementes será feita em parceria com os sindicatos e associações de trabalhadores rurais.

Vagas Para Chapadinha Em Processo Seletivo Para Preenchimento de Vagas Ociosas da UFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através da Pró-reitoria de Ensino (Proen), divulgou Edital nº 154/2009, as normas gerais para preenchimento das vagas existentes nos Cursos de Graduação da UFMA que tratam de Transferência Interna, Transferência Externa, Nova Habilitação e/ou Modalidade e Matrícula de Graduado, no 2º semestre letivo de 2009. São ao todo 1216 vagas ociosas oferecidas nos campus em São Luís, Imperatriz, Chapadinha e Codó.

As inscrições serão realizadas no período de 27 a 31 de julho de 2009, das 08h às 12h e das 14h às 17h, nos locais abaixo:

I. Campus de São Luís: Divisão de Expediente, Protocolo e Arquivo (DEPA) – CampusUniversitário do Bacanga, Prédio Mal.Castelo Branco (Castelão), nesta;

II. Campus de Imperatriz: Secretaria Acadêmica, Rua Urbano Santos, s/n – Imperatriz;

III. Campus de Chapadinha: Secretaria Acadêmica, BR 222, Km 04, s/n – Chapadinha;

IV. Campus de Codó: Secretaria Acadêmica, Rua Professor Fernando de Carvalho, 1586 – Codó.

Para efetuar as inscrições, os candidatos devem apresentar os documentos solicitados e indicados no Edital.

O Processo Seletivo constará de prova específica e/ou prova de redação, em conformidade com os critérios de avaliação, conteúdo e referências bibliográficas especificados no Edital. A listagem inicial de candidatos cujas inscrições no Processo Seletivo foram deferidas será divulgada até 05 de agosto de 2009, no sítio da Universidade na Internet.

A listagem final de inscrições deferidas, bem como as informações referentes aos locais de prova serão divulgadas até 11 de agosto de 2009, no portal UFMA. As provas serão aplicadas no dia 14 de agosto de 2009, com início às 08h30 e término às 12h30.

Ascom / UFMA

Bom Jesus é o campeão chapadinhense 2009


Texto/Foto-Arte: William Fernandes - Blog TvMirante
Depois de empatarem por 2 a 2 no tempo normal, Bom Jesus e Real Brasil decidiram o título do Campeonato Chapadinhense 2009 em cobranças de penaltis. O Bom Jesus levou a melhor e venceu por 4 a 2, conquistando seu sexto título municipal. O Real estava em busca de seu décimo título.
O jogo foi realizado no último sábado (25), às 15h30, no estádio Lucídio Frazão, mas mesmo sendo de portões abertos, o público foi muito pequeno, com menos de 200 torcedores presentes.
Além de belíssimos troféus, os dois times receberam premiações em dinheiro: Mil reais para o campeão e 500 reais para o vice. A premiação foi patrocinada pelo médico Kayle Cunha, filho do presidente da LEC- Liga Esportiva de Chapadinha, capitão Cunha.

FAP inicia processo de formação de alunos

Por: Brendha Gomes - LocalNotícias
A partir desta quarta-feira, 29, a Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP - foto), inicia o processo de formação de sua primeira turma do Curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua, Portuguesa e Inglesa.

Neste dia, a instituição apresenta ao mercado de trabalho maranhense 50 novos profissionais que receberão o grau de licenciatura.

A turma leva o nome da diretora de ensino, da Faculdade, professora Raimunda Nonata Fortes Braga.

Confira os horários da solenidade

Aula da Saudade

Dia: 29/07/2009

Hora: 19h

Local: Auditório Teresa Pflueger (CRESU)


Sessão Solene de Colação de Grau

Dia: 31/07/2009

Hora: 19h

Local: Auditório (CRESU)


Culto em Ação de Graça

Dia: 30/07/2009

Hora: 19h30

Local: Primeira Igreja Batista


Missa em Ação de Graças

Dia: 30/07/2009

Hora: 8h

Local: Igreja Matriz


Baile de Formatura

Dia: 01/08/2009

Hora: 21h

Local: Aldeota Clube

Relação dos Formandos

Turma: Profª Nony Braga

Adreane Pereira Barros

Andrea Pereira Barros

Maria das Graças da Rocha Oliveira Almeida

Elias Nunes Ferreira

Maria Francisca Ferreira

Keyla de Araújo Rodrigues

Bruna Michelly Almeida Caldas

Cardeline Amorim da Cunha

Caydilene Mendes Aragão

Priscyla Borges de Castro

Wânia Carvalho Vasconcelos

Welliton Araújo

Auriane Celeste de Mendonça Lobo

Karla Myllena de Aquino

Wânia Vieira Marques

Lúcia Cardoso da Costa

Maria dos Milagres de Lima Silva

Regina Claudia Lima da Silva Abreu

Zélia Maria Vieira Aranha

Ana Paula da Silva Passos Mesquita

Klebiana Nunes da Costa Gomes

Nádya Jakellya dos Santos

Sandra Regina Siqueira

Silvânia Ribeiro Resende

Wesllanne Monteles da Silva

Graciane Monteles de Carvalho Pereira

Elias Araújo Pereira

Aurinete da Costa Pimenta

Dorislânia Araújo Silva

Fabrícia Nunes da Silva Ferreira

Dayanne Nascimento Santos

Maria de Fátima Barbosa Duarte

Maria de Fátima Bezerra Galvão

Maria Girlane Albertins

Radson Ferreira do Vale

Natália dos Santos Reinaldo

Mariluce de Nazaré dos S. Reinaldo

Conceição de Maria Nascimento Ferreira

Higor Heider Almeida Lima

Zilda dos Santos Sousa

Domikleiton Mesquita Araújo

José Niltomar Nascimento

Odemauria Machado de Sousa

Fabricía Louise Cutrim Bogéa

Maria da Conceição Cardoso da Costa

Raimunda Nonata Gomes

Francisco de Assis Fernandes Caldas

Mackson Germano Vieira Porto

Raimunda Araújo Portela de Lima

Priscilla Lyra Meira

Darcy Ribeiro e UAB iniciam aulas em setembro

O vestibular foi realizado no último domingo (26)
Está previsto para o mês de setembro o início das aulas do projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB). O vestibular foi realizado no último domingo (26) para cerca de 40% dos que se inscreveram. Segundo a organização, entre os problemas que levaram a tamanha ausência na prova está o fato de que muitos candidatos não conseguiram confirmar sua inscrição pela Internet.
Agora serão analisadas as provas, e o resultado deve sair daqui a 15 ou 20 dias. O início das aulas está previsto para a segunda quinzena de setembro.

Vagas/Anapurus
Estudantes, na modalidade de ensino a distância, poderão se graduar em Pedagogia, Filosofia e Administração pela Universidade Aberta do Brasil. Todos os cursos terão a duração de 3,5 anos.

terça-feira, 28 de julho de 2009

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA! - 31 DE JULHO DE 2009 - SOBRE O NÃO PAGAMENTO DO P.C.C.R.

O SINDCHAP convoca a todos os seus associados e servidores públicos municipais para uma Assembléia Geral Extraordinária, nesta sexta-feira, dia 31 de julho de 2009, na sede do Siindicato.
Na ocasião será analisado e discutido o não cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, conforme havia sido acordado junto ao Poder Público Municipal em maio.
Pedimos que todos os servidores municipais ajudem a divulgar essa Assembléia Geral a fim de que haja um número expressivo de pessoas a decidir o que fazer.
De já, a Diretoria do SINDCHAP agradece a colaboração e a presença.
por SINDCHAP

Acidente nas proximidades da Barroca da Vaca faz vítima fatal

Por: Brendha Gomes - www.localnoticias.com.br
Na manhã do último domingo, 26, um grave acidente envolvendo uma hilux, placa GGG 2929/São Luís-MA, fez uma vítima fatal e deixou outras duas pessoas feridas.
Lourival Almeida Fortes, não resistiu aos ferimentos e veio a falecer ainda no local, ele que morava em São Luís, estava a passeio na residência de sua mãe, moradora do Bairro Novo. Os familiares estão providenciando sua remoção para a capital. As outras vítimas foram conduzidas ao HAPA e não correm risco de morte.
Segundo informações da Polícia Militar, que socorreu as vítimas, o acidente aconteceu nas proximidades do povoado Barroca da Vaca.

Arquivo do blog