WebNet

WebNet

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

AGED Realiza o IV Encontro Técnico, Administrativo, Financeiro e Operacional com Gestores Regionais

O gestor regional da Aged/Chapadinha, Dr. Carlos Henrique Marques (na foto, de camisa vermelha, à esquerda) esteve presente no Encontro


A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAGRIMA), realizou nos dias 15 e 16, no Praia Mar Hotel, o IV Encontro técnico, administrativo, financeiro e operacional, para os chefes das unidades regionais, que representam a agência em 18 escritórios no Maranhão.

O objetivo do encontro foi apresentar os resultados das atividades de sanidade e defesa animal e vegetal, inspeção, fiscalização, demais ações da política de defesa agropecuária do Estado, no exercício de 2015 e apresentar o planejamento para o ano de 2016, mantendo o alinhamento com o novo contexto do Governo do Estado.


Durante o evento foram realizadas palestras expositivas que envolveram as temáticas do planejamento estratégico da AGED, envolvendo todos os seus setores, tais como: Projeto de Regionalização de Matadouros, Mais Sementes e Licença Ambiental; Métodos de Comunicação; Diagnóstico de Avaliação da 1ª Supervisão Técnica nas Unidades Veterinárias Locais (UVL’s); Mecanismos de Arrecadação; DAF Avaliação 2015 e metas 2016; ASPLAN/ Metas Físicas e Metas Financeiras 2015 e 2016; Relatórios Técnicos/ Assessoria Técnica, DDISV/Avaliação 2015 e metas físicas 2016; CIPA/Avaliação da Supervisão e Metas Físicas 2015 e 2016; CESAC/ Avaliação 2015 e Metas Físicas 2016; CDA e DDISA /Avaliação 2015 e Metas Físicas 2016.

O secretário adjunto de Agricultura e Pecuária (SAGRIMA) Edjahilson Sousa, que apresentou o Projeto de Regionalização de Matadouros, Mais Sementes e Licença Ambiental, falou da importância da realização do encontro como forma de criar um alicerce na execução e avaliação de ações no Estado. “Um encontro com este serve para uma maior aproximação entre os setores da agência, mantendo uma conformidade de ações para o benefício de todos”. Declarou o Secretário.

A chefe da unidade regional de Caxias, Nádia Oliveira Medeiros, avaliou positivamente o encontro. “O mais positivo para mim, foi o repasse das metas físicas, porque assim, nós pudemos avaliar o trabalho que foi realizado até agora e também planejarmos as metas para o próximo ano”. Esclareceu a chefe da regional.

O presidente da AGED, Sebastião Anchieta, que abriu e encerrou o encontro, falou da satisfação em receber todos os gestores das regionais, parabenizando o trabalho de cada um e pedindo ainda mais emprenho em 2016. ”Este dois dias foram de avaliação de nossas ações neste primeiro ano de gestão e o planejamento para o próximo, onde o nosso compromisso será o de melhorar o quadro, criar metas e termos ainda mais comprometimento com o serviço de defesa agropecuária do Estado, para que a sociedade continue reconhecendo o efeito do nosso trabalho. Aproveito também para desejar a todos um feliz natal e um ano novo de muitas realizações”. Finalizou o presidente.


Publicidade



PROERD - Prefeita Belezinha e Secretários Participam da Formatura de 527 Alunos em Chapadinha


*Com informações do Blog do 16ºBPM/Chapadinha

Na manhã desta sexta-feira (18) foi realizada no ginásio poliesportivo Raimundo Nonato Vale, em Chapadinha, a Formatura do PROERD - de 527 (quinhentos e vinte e sete) alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal.

Os referidos alunos receberem durante 16 semanas o acompanhamento dos Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), o 3º Sargento Ariel (primeiro à esquerda na foto) e o Cabo Satil (centro da foto).

Ao longo do Programa, as crianças foram ensinadas a como resistir às drogas, jamais experimentar nenhuma delas, sabendo dos riscos que vão correr caso venham a usá-las, não ceder as pressões de falsos amigos e colegas, controlar a tensão, ajudando os outros com o que aprenderam e sabendo obter ajuda através da rede de pessoas em quem podem confiar.


As aulas são ministradas obrigatoriamente por policiais militares, fardados, e que, além de trabalhar as lições contidas no Livro do Estudante PROERD, desenvolvem a autoestima e uma cultura de paz, estabelecendo um elo de amizade e confiança com as crianças participantes.



Os Policiais Militares desenvolvem um trabalho educativo de Prevenção, de forma voluntária, pois além de suas atividades de policiamento, contribuem semanalmente com parte de seu tempo, na busca da construção de um futuro melhor, principalmente, para nossas crianças. O PROERD é mais uma estratégia de prevenção às drogas e à violência, que conta com a parceria entre Policia Militar, Escola e Família.


Estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: Coronel José Mariano Almeida Neto, representando o Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão; o Tenente Coronel Glauber Miranda, Comandante do 16º Batalhão; a Prefeita de Chapadinha, Maria Ducilene Pontes Cordeiro; a Secretaria de Educação do município, Professora Maria Coelho Pimentel Gomes; a Sra. Graciane Monteles Carvalho, representando o Conselho Tutelar de Chapadinha; o Secretário de Agricultura, Sr. Antonio José do Nascimento Almeida; o Secretário de Infra-Instrutura, Sr. Aluísio de Sousa Santos; o Secretário Adjunto de Esporte, Sr. Antonio Herasmo Nunes; o Comandante da Guarda Municipal de Chapadinha, Sr. Raimundo Peres da Silva Filho; a Secretária da Mulher, Sra. Nildinha Teles; o Sargento Raposo acompanhado do cabo Enivaldo, ambos policiais de São Luís e representando o Comandante do PROERD do Estado, além dos professores e diretores da Rede Municipal e pais de alunos.


O evento teve mensagens de incentivo dos policiais, professores, pais e autoridades presentes, leitura de redações, juramento dos alunos que prometeram manterem-se longe das drogas e violência, entrega de certificados de formados no PROERD e ao final todos entoaram a canção do PROERD com alegria e entusiasmo.


Ao final do curso todos os alunos escreveram uma redação, falando sobre os conhecimentos adquiridos. As dezessete melhores redações foram premiadas com placas, onde três crianças fizeram a leitura da redação, a aluna Ana Cristina Monteles, representou a escola Tancredo de Almeida Neves, o aluno Wilky Tiago, representou a escola Aldalina Silva Machado e o Sargento Ariel fez a leitura da redação da aluna especial Tamires Dourado.


Na ocasião foram homenageados com a placa AMIGO DO PROERD, Maria Ducilene Pontes Cordeiro, Prefeita de Chapadinha; Maria Coelho Pimentel Gomes, Secretária de Educação; e Romênia Mendes Lima Silva, Coordenadora Pedagógica, por todo apoio fornecido ao longo do PROGRAMA.

Durante a formatura esteve presente o mascote DARE, que cantou e encantou os alunos.




No fim da do cerimonial os alunos receberam os certificados que simbolizam, não somente a participação no programa, mas, principalmente a compromisso de dizer "não às drogas e a violência".

Representando as turmas, o aluno Andersons da escola Coronel Joaquim Nunes proferiu o juramento do PROERD (Na foto, ao lado do instrutor Cb/PM Claudecir Satil).


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha: ‘Natal em Família’ Acontece Nesta Sexta (18) e Sábado (19)


Secom/PMC

A Praça da Bandeira será o palco do segundo Natal em Família - “Celebrando o Nascimento de Jesus”, que a Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza nesta sexta-feira (18) e sábado (19).

O evento está com uma programação diversificada, com apresentação teatral, corais, bandas marciais, fanfarras e cantores religiosos. É logo mais às 19h, aberto ao público.


Publicidade



quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

VARGEM GRANDE - Homem é Executado com Dez Tiros na BR 222



Edmilson Gomes da Silva, de 54 anos, foi executado com vários tiros no início da noite desta quarta-feira (16). Segundo populares, era aproximadamente 20h quando Edmilson retornava do matadouro público, onde exercia a função de pesador. Após fazer a pesagem do gado, despachou o carro para a entrega da carne e em seguida saiu em sua moto.

Ao chegar nas proximidades do Bar do Quiabo, na BR-222, no bairro dos Macacos, recebeu dois tiros pelas costas e ao cair foi alvejado com mais oito tiros, o que caracteriza execução. Mesmo assim, os criminosos ainda levaram a moto da vítima, o que especialistas no assunto acreditam que seja para confundir a investigação.

A polícia fez os primeiros levantamentos e trabalha com várias linhas de investigação. A família contou a nossa reportagem que não tem informações de inimigos dele. Testemunhas não quiseram falar sobre o caso, porque naquelas imediações impera a lei do silêncio.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Complementa Asfalto da Avenida Bela Vista


William Fernandes - Secom/PMC

Mais asfalto chegando ao bairro Areal. Na tarde desta quinta-feira (17), a prefeitura de Chapadinha - através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu continuidade nos trabalhos  de pavimentação asfáltica: cerca de 700 metros no complemento da Avenida Bela Vista até a Escola João Gomes.


A Prefeitura de Chapadinha não pára de trabalhar nem debaixo d'água. Mesmo com a chuva, os operários continuaram a colocar o asfalto. Isso se chama compromisso.


Publicidade



Indulto de Natal - No MA 344 Presos Serão Beneficiados com Saída Temporária

Foto: Arquivo/Divulgação

Título Original - Vara de Execuções Penais divulga portaria de saída temporária de presos

A juíza Ana Maria Almeida Vieira, titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís, assinou portaria na qual dispõe sobre a saída temporária de natal de presos. O documento ressalta que os presos listados na portaria estarão aptos a sair para passar o natal em casa com familiares, caso não estejam presos por outros motivos.

De acordo com a portaria os presos sairão no dia 23 de dezembro, devendo retornar à prisão até as seis da tarde do dia 29 de dezembro. Ao todo, 344 detentos do sistema prisional do Maranhão receberam o benefício da Justiça. Os presos beneficiados com a saída atendem aos requisitos dos artigos 122 e 123 da Lei de Execução Penal.

Os artigos versam que os condenados que cumprem pena em regime semi-aberto poderão obter autorização para saída temporária do estabelecimento, sem vigilância direta, nos seguintes casos: visita à família; freqüência a curso supletivo profissionalizante, bem como de instrução do 2º grau ou superior, na Comarca do Juízo da Execução; participação em atividades que concorram para o retorno ao convívio social.

A autorização será concedida por ato motivado do Juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária e dependerá da satisfação dos seguintes requisitos: comportamento adequado; cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena, se o condenado for primário, e 1/4 (um quarto), se reincidente; compatibilidade do benefício com os objetivos da pena. A autorização será concedida por prazo não superior a 7 (sete) dias, podendo ser renovada por mais 4 (quatro) vezes durante o ano.

Ao conceder a saída temporária, o juiz imporá ao beneficiário as seguintes condições, entre outras que entender compatíveis com as circunstâncias do caso e a situação pessoal do condenado: fornecimento do endereço onde reside a família a ser visitada ou onde poderá ser encontrado durante o gozo do benefício; recolhimento à residência visitada, no período noturno; proibição de frequentar bares, casas noturnas e estabelecimentos congêneres.

Michael Mesquita
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão


Publicidade



Aprovados Novos Membros para as Turmas Recursais de Chapadinha, Imperatriz, Bacabal e Balsas

Prédio do Fórum de Chapadinha

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) escolheu, na última sessão administrativa do ano, realizada nesta quarta-feira (16), membros titulares e suplentes das turmas recursais que atendem aos juizados especiais de Imperatriz, Bacabal, Chapadinha e Balsas.

Para membros titulares da turma recursal, com sede na comarca de Imperatriz, foram indicados, pelo critério de merecimento, os juízes Débora Jansen Castro Trovão e Joscelmo Sousa Gomes, e Joaquim da Silva Filho, pelo critério de antiguidade.

O juiz Jairon Ferreira de Moraes (1ª Vara de Vitorino Freire) foi indicado como membro titular da turma recursal, com sede na comarca de Bacabal, pelo critério de antiguidade.

Os juízes Welline de Souza Coelho (2ª Vara da Comarca de Chapadinha) e Samir Araújo Mohana Pinheiro (Comarca de Urbano Santos) foram indicados como membros titular e suplente da turma recursal da Comarca de Chapadinha, pelo critério de merecimento e antiguidade, respectivamente.

A juíza Elaile Silva Carvalho (1ª Vara da Comarca de Balsas) foi indicada, pelo critério de antiguidade, como membro titular da turma recursal, com sede na Comarca de Balsas.

PERMUTA - Na mesma sessão, foi aprovada, por unanimidade, a permuta de câmaras entre os desembargadores José de Ribamar Castro e Maria das Graças de Castro Duarte. Com a mudança, Ribamar Castro passa a integrar a 2ª Câmara Cível, e Graças Duarte, que tomará posse como vice-presidente do TJMA, torna-se membro da 5ª Câmara Cível.

Orquídea Santos


Publicidade



ARAIOSES - Juiz Divulga Resultados do Projeto "Justiça Itinerante"


O juiz Marcelo Fontenele Vieira, titular da 1ª Vara de Araioses, divulgou os números relativos ao projeto “Justiça Itinerante”, com diversas ações em localidades da zona rural da comarca e do termo judiciário de Água Doce do Maranhão. De acordo com o magistrado, as atividades, realizadas no período de 09 a 15 de dezembro, foram viabilizadas pelo projeto “Justiça Cidadã – Levando Justiça e Cidadania”, genuinamente da comarca e desenvolvido pela unidade judicial.

Marcelo Fontenele informa que o referido projeto tem o objetivo de atender comunidades mais carentes, pro meio de prestação de diversos serviços gratuitos e que geralmente não estão ao alcance dessas pessoas, quer pelas impossibilidades econômicas quer pela dificuldade de acesso. As localidades atendidas foram Carnaubeiras, Placa, Cana Brava, Ilhas Canárias, e o termo judiciário de Água Doce.

Entre os serviços prestados àquelas comunidades, destaque 119 emissões de Registros Gerais (RG), 68 carteiras profissionais, 27 certidões de nascimento, 30 atendimentos com advogados, 24 atendimentos junto ao juiz e 28 junto ao promotor de Justiça, 301 alistamentos eleitorais, 77 transferências eleitorais, além de 12 audiências realizadas.

Os trabalhos realizados no projeto “Justiça Cidadã” tiveram o apoio do Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão, Ordem dos Advogados do Brasil-Maranhão, Prefeitura Municipal de Araioses, Prefeitura Municipal de Água Doce do Maranhão, e a ONG – Maranhense de Defesa do meio Ambiente.

Justiça Itinerante – É um sistema moderno, social e democrático, originário no Brasil. Antes não havia previsão expressa na Constituição Federal do termo Justiça Itinerante. Foi aprimorada pela EC 45 de 09.12.2004, que trouxe esta expressão categórica no bojo da CF para toda e qualquer matéria sem limites no valor da causa.

Justiça Itinerante no seu sentido formal, objeto central desta tese, permite que o magistrado se desloque até o local da demanda para proferir a sentença ou acórdão fora do fórum ou Tribunal. Também busca proporcionar acesso à justiça ao maior número de jurisdicionados carentes de todo o Estado, uma vez que a grande maioria da população não tem acesso à justiça e neste caso o atendimento fica favorecido, mediante o deslocamento da estrutura dos Juizados a essas localidades. Aliado a outros projetos, oferece outros serviços à população, além da assessoria jurídica.

Michael Mesquita
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão


Publicidade



Entrevista: Prefeita Belezinha nas Rádios Cultura FM e na Mirante



A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, concederá entrevista às rádios Cultura FM (87,9 Mhz) e Mirante (AM e FM), respectivamente, nesta sexta-feira (18), às 9h, no programa do Paulo Lima, e na segunda-feira (21), a partir das 14h, no Direto ao Assunto.

A gestora fará um balanço de suas ações em 2015 e trará muita informações de interesse geral da população, além de deixar sua mensagem de fim de ano.


Publicidade



III Copa Munim de Futsal Feminino - Final Acontece Neste Domingo (10) em Chapadinha

Equipe do Esporte (Novo Castelo) de Chapadinha

A final da III Copa Munim de Futsal Feminino, acontece na manhã deste domingo, dia 20, às 10h, no Ginásio Poliesportivo Raimundo Nonato Vale - situado na avenida Ataliba Vieira de Almeida - Centro, e será aberto ao público (portões liberados!).

A partida será disputada pelas equipes Seleção de Chapadinha x Seleção de Itapecuru-Mirim.

O Esporte (Novo Castelo), que tem no comando o prof. Carlos Henrique (Gagau), irá representar a Sel. de Chapadinha no confronto.

A competição, que começou no mês de outubro, com a participação de 06 equipes das cidades de Chapadinha, Nina Rodrigues, Itapecuru e Vargem Grande (com jogos realizados nas quatro cidades - ida e volta) - conta com o apoio da Prefeitura de Chapadinha - através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.


Publicidade



Animais na Pista Causam Acidente com Carro da Secretária de Cultura de Chapadinha na BR-222

A frente da picape Ranger ficou totalmente destruída com o impacto


Um acidente ocorrido na noite desta quarta-feira (16), por pouco não terminou em tragédia. Uma picape Ranger, pertencente à secretária Municipal de Cultura de Chapadinha, Nágera Pontes, colidiu contra dois cavalos na BR-222.


No veículo, além de Nágera, estava o esposo, o policial civil Muniz que dirigia a picape. Em entrevista ao Portal de Notícias CN1, a secretária de Cultura, disse que o casal estava seguindo sentido Vargem Grande/Chapadinha, quando se depararam com quatro cavalos na pista, dois deles foram atingidos pelo veículo e morreram no local. 


Segundo Nágera Pontes, não foi possível desviar dos animais, porque existiam abismos nas laterais da pista. O casal nada sofreu.

Esperamos que a Policia Rodoviária Federal providencie a retirada desses animais soltos na BR-222, onde poderá causar outros acidentes.


Publicidade



Society "Os Quarentões" - Seminifinal e Final Acontecem Neste Final de Semana


Na tarde deste sábado, dia 19, a partir das 15h, na Associação Recreativa Tiradentes, acontece a semifinal do Campeonato de Futebol Society "Os Quarentões" - promovido pelo 16º Batalhão da Polícia Militar de Chapadinha (16ºBPM), e apoio da Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.



As partidas serão entre Associação Boa Vontade (ABV) x Polícia Militar (PM) - e, São José x Real Brasil.

A grande final acontece na manhã do dia seguinte (domingo, 20), às 8h.


Publicidade




CCAA/UFMA Campus Chapadinha Promove o I Seminário "Oficinas Educativas do Leite"


Com a temática “Introdução de Inovações Tecnológicas em Propriedades Familiares", o seminário ocorrerá no dia 19 de dezembro, com contribuições de Especialistas de renome nacional


Acontecerá, no dia 19 de dezembro, no campus Chapadinha, o primeiro Seminário "Oficinas Educativas do Leite", promovido pelo curso de Zootecnia do CCAA/UFMA, com a temática “Introdução de Inovações Tecnológicas em Propriedades Familiares".

O seminário é uma das atividades integrantes do projeto de extensão universitária desenvolvido pelo Grupo de Estudo em Pecuária Leiteira (CPLeite - UFMA), coordenado pelo professor Zinaldo Firmino da Silva, que visa apresentar os resultados da pesquisa sobre o perfil da produção de leite das microrregiões de Chapadinha, Codó, Baixo Parnaíba Maranhense e Itapecuru-Mirim, além de trazer para o debate contribuições de Especialistas de renome nacional nos temas de viabilidade econômica da atividade leiteira e a raça girolando.

O seminário tem contribuído para ampliar o debate brasileiro, e, em especial, o maranhense, sobre a incorporação de inovações tecnológicas no sistema de produção como forma de melhorar a eficiência técnica, reduzir custos e ampliar os retornos econômicos. Este encontro contribui ainda com a formação profissional dos alunos de agrárias da UFMA, campus Chapadinha e com novas demandas de pesquisa em nível de pós-graduação.

O I Seminário "Oficinas Educativas do Leite", busca atingir os produtores de leite e seus filhos, podendo participar, também, estudantes, técnicos e docentes. A taxa de inscrição, até o dia 15 de dezembro, para estudantes, é R$30 reais; e, para os profissionais, R$50 reais. Após este dia, estudante paga R$50 reais; e profissionais, R$80 reais. A entrada é gratuita para produtores. A inscrição será feita presencialmente no local do evento.


Publicidade



quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Prefeita Belezinha Entrega Certificados, Kits e Cestas Básicas no CRAS/Campo Velho

A prefeita Ducilene Belezinha entrega certificados e kits de manicure e pedicure e cestas básicas no CRAS do bairro Campo Velho

Por: Sousa Neto (*Com colaboração de Alberto Carlos)
SECOM/PMC

A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Campo Velho, entregou certificados e kits de inclusão produtiva a concluintes do Curso de Manicure e Pedicure, contendo materiais necessários para o início imediato do trabalho; e cestas básicas.

A prefeita Ducilene Belezinha, que estava acompanhada dos secretários municipais Francisco Paiva (Assistência Social), Nildinha Teles (Mulher) e Chiquinha Pessoa (Igualdade Racial); a coordenadora do CRAS, Lourinalva Carneiro, e demais colaboradores prestigiaram a entrega do material.

Para a população, a entrega dos certificados e cestas às famílias atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social, demonstra o compromisso da Prefeita Ducilene Belezinha com as famílias que vivem em vulnerabilidade social.

Trata-se de mais um projeto que visa contribuir com a renda familiar e a colocação dessas mulheres no mercado de trabalho. Moradoras do bairro e arredores participaram deste curso de iniciação profissionalizante para atuação como manicure e pedicure.

Paiva - sec. mun. de Assistência Social

Estamos sempre procurando atender a demanda com oficinas que possam agregar renda às famílias”, explica Francisco Paiva, secretário municipal de Assistência Social.

Para a prefeita Ducilene Belezinha a parceria com a comunidade é de fundamental importância. Ela ainda pontua que “já realizamos outras atividades semelhantes e há uma grande procura por cursos e sempre procuramos desenvolver as atividades para melhor atendimento de nossa demanda”.


Publicidade



Sebrae Premia Empresários em Chapadinha

Ducilene Belezinha (prefeita de Chapadinha), Larissa Leite (gerente regional do Sebrae/Chapadinha) e Alan Monteles (presidente da CDL local) entregam premiação ao empresário Élcio de Oliveira (centro)

O Prêmio Destaque Empresarial 2015 buscou reconhecer, divulgar e premiar as empresas que aplicaram as ferramentas de gestão e boas práticas, melhorando os processos de desenvolvimento dos seus negócios por meio das consultorias e capacitações do Sebrae.


Cerca de 100 empresários de Chapadinha e de outros municípios de atuação da regional do Sebrae, participaram na última quarta-feira (09), no Espaço Ana Monteles, do Happy Hour Empresarial, que contou com a premiação “Destaque Empresarial 2015”.


O evento foi uma promoção do Sebrae em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município e apoio da Prefeitura Municipal de Chapadinha, através da Sala do Empreendedor. Dentre as autoridades, estiveram presentes a prefeita de Chapadinha Ducilene Pontes, a gerente regional do Sebrae, Larissa Leite, o presidente da CDL Chapadinha, Alan Monteles e demais parceiros e apoiadores do evento.


O prêmio foi criado com o objetivo de reconhecer, divulgar e premiar as empresas que aplicaram as ferramentas de gestão e boas práticas, melhorando os processos de desenvolvimento dos seus negócios por meio das consultorias e capacitações do Sebrae.



O Projeto Atendimento Territorial na regional de Chapadinha durante o ano de 2015 realizou vários cursos de gestão, voltados para atendimento, gestão de pessoas, finanças e tecnologias. As oficinas SEI, desenvolvidas para os microempreendedores individuais e oficinas no campo direcionadas para o pequeno Produtor. Além de várias consultorias individuais e cursos de boas práticas.

Larissa Leite (gerente regional do Sebrae/Chapadinha) e 
Alan Monteles (presidente da CDL/Chapadinha)

Na ocasião, a gerente regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite, relembrou as diversas ações realizadas durante todo o ano como cursos, consultorias, grandes eventos a exemplo do Workshop e-commerce, jornadas empresariais, e enfatizou que durante essas ações muitos empresários se destacaram colocando em prática todo o aprendizado adquirido.

Esse evento foi uma forma de premiar esses destaques, mostrando aos empresários a importância em estar participando de nossas atividades para o fortalecimento do empresariado local”, ressaltou Larissa Leite.



O momento, segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Alan Monteles, marca o convite aos associados e não associados da CDL, para um envolvimento mais próxima com a instituição.


A CDL existe a mais de 10 anos sendo muito importante que todos os empresários participem das reuniões, opinem e façam com que o comércio de Chapadinha fique mais fortalecido. Pretendemos trabalhar o associativismo nas nossas próximas atividades, com o objetivo de fortalecer ainda mais o comércio local”, frisou Monteles.

A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e da Sala do Empreendedor, tem sido um importante parceiro do Sebrae. Segundo a prefeita Ducilene Pontes, a parceria tem somado positivamente no desenvolvimento das empresas.


As atividades do Sebrae, sendo palestras motivacionais, capacitações e oficinas são um grande incentivo aos empresários, que passam a ter uma outra visão de mercado. Percebemos que em Chapadinha muitos empresários tem transformado a crise em oportunidades, gerando emprego”, ressaltou a prefeita Ducilene Belezinha.


Além da premiação, também fez parte da programação do evento a realização da palestra “Comunicação Empresarial: Construindo um relacionamento com o mercado”, ministrada pelo consultor do Sebrae, Josiano César de Sousa, que abordou como as empresas podem massificar o relacionamento com o cliente por meio de uma mudança de comportamento, onde a boa comunicação se faz presente.




Premiação

O Prêmio Destaque Empresarial 2015, buscou reconhecer, divulgar e premiar as empresas que aplicaram as ferramentas de gestão e boas práticas, melhorando os processos de desenvolvimento dos seus negócios por meio das consultorias e capacitações do Sebrae.


A premiação dividiu-se em três categorias, com cinco finalistas em cada uma delas. As categorias foram, Comércio, Serviços e Indústria. Todos receberam certificados e os primeiros colocados, troféu de reconhecimento.

O primeiro colocado na categoria Indústria, Élcio Alves de Oliveira, da empresa GBOI, acreditou no Sebrae e deste o início da construção de seu abatedouro, em 2013, vem sendo acompanhado em todos os detalhes da regulamentação do empreendimento. Já foram feitos testes em relação ao processo e funcionamento do negócio, que atende todas as normas legais, respeitando o meio ambiente, higiene e sanidade e que está na fase final das licenças.

Para mim é uma satisfação muito grande receber o primeiro lugar do prêmio, sabendo que o Sebrae tem sido o nosso grande parceiro desde o início da construção e vem nos ajudando em tudo que é necessário”, contou o empresário Élcio Alves de Oliveira.




A empresária Ana Dalva Almeida Costa, de Itapecuru-Mirim, foi a primeira colocada na categoria Serviços, e a categoria Comércio foi para a empresária Maria do Socorro do município de Brejo.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Comunicação e Marketing
Sebrae/UR Chapadinha


Publicidade



Arquivo do blog