WebNet

WebNet

sexta-feira, 27 de junho de 2014

CHAPADINHA - Empresa Recebe Curriculum para Contratação Imediata


Empresa que atua no sistema prisional está recebendo curriculum de homens e mulheres. Os candidatos devem ter experiência em informatica e conhecimento na área de Tecnologia da Informação.

Os interessados devem entregar curriculum na portaria do Centro de Detenção Provisória (CDP) - de Chapadinha, até a próxima segunda-feira, dia 30 de junho.



Inaugurada Sala para a Defensoria Pública no CDP/Chapadinha


Por: Luiz Carlos Jr. - Blog CN1

Numa cerimônia simples e rápida, foi inaugurada nesta quinta-feira (26) no interior do Centro de Detenção Provisória-CDP, uma sala para a Defensoria Pública Estadual – Núcleo Chapadinha.

A iniciativa de criar um espaço para atender a população carcerária no CDP/Chapadinha, partiu do Defensor Público Noé Meneses Junior. “O início foi fazer com que a prestação jurisdicional, fosse dada a população carcerária de Chapadinha, num tempo mais curto possível. Esse atendimento, poderemos evitar rebeliões, e assim, manteremos a ordem e a harmonia na unidade prisional de Chapadinha, um modelo para o estado do Maranhão”, frisou Dr. Noé Meneses.

Na foto da esquerda para direita:

Raimundo Peres, Dr. Cristiano Simas, Dr. Noé Meneses, 
 Dr. Nelson Zamba e Dr. Gustavo Dias

O juiz da Vara de Execuções Penais de Chapadinha, Cristiano Simas, afirmou que o espaço é uma conquista muito importante, não só para a Defensoria. “O objetivo dessa sala, é aproximar a prestação jurídica aos internos no local da custódia, isso facilita o acesso dos presos. A Defensória Pública, democratiza a justiça, e permite que o preso possa ter o seu direito reconhecido por muito mais tempo. Nós obviamente, Ministério Público e a Direção do CDP, achamos por bem apoiar, porque é uma excelente iniciativa da Defensoria”, disse Dr. Cristiano Simas.

O representante do Ministério Público Gustavo Dias, parabenizou a iniciativa. “Todo trabalho no sentido de aumentar a assistência judiciária aos presos, logicamente é uma atitude bem vinda. O MP como um órgão encarregado de fiscalização da lei, principalmente numa área tão sensível como é a questão da assistência judiciária, ficamos felizes com a iniciativa do Dr. Noé Meneses”, declarou Dr. Gustavo.

Raimundo Peres diretor do CDP, disse que essa ação também ajudará na melhoria da gestão prisional. “A Defensoria desde que chegou a Chapadinha, vem prestando essa assistência, mas esse espaço, ajudará em muito gestão prisional. O interno ficará sabendo que está sendo assistido no local onde se encontra preso”, destacou Raimundo Peres.

Dr. Edson Zamba, realiza a primeira entrevista na sala da Defensoria no CDP

O Defensor Público Edson Zamba, chegou a poucas semanas em Chapadinha, e vai assumir o lugar do Defensor Noé Meneses. "A sala vai garantir segurança e tranquilidade nos trabalhos, além de agilizar as entrevistas. Eu quero aqui congratular o Dr. Noé pela iniciativa, juntamente com a direção do CDP, judiciário e ministério público, para que possamos trabalhar mais próximos com a população carcerária, de forma efetiva”, afirmou Dr. Edson Zamba.

PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Jovem Conhecido por "Gordo" Morre Após Acidente de Moto


Informações do Blog do Foguinho

O jovem David, conhecido por “Gordo” morreu na madrugada desta quinta-feira (26) no Hospital Socorrão I, em São Luís.

“Gordo” sofreu um acidente de moto no último sábado, dia 21, próximo ao Jardim "Branca de Neve". O jovem pilotava uma motocicleta Pop e colidiu com outra moto, ele ficou em estado grave, deu entrada no Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) e em seguida levado para São Luís. Ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbto.

O corpo, está sendo velado na Travessa do Mocambinho, próximo a Praça do Povo.


quinta-feira, 26 de junho de 2014

CHAPADINHA - Polícia Prende Homem que Matou o Primo na Localidade Água Fria

"Ele apontou uma baladeira contra mim e eu atirei nele", 
disse o lavrador Moacir, que matou o primo
 (Foto: Mauro Queiroz)


O lavrador Moacir Xavier Viana, de 57 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (26) e confessou ter assassinado o primo, Luis Ferreira Xavier, 66, com um tiro de espingarda bate-bucha, na tarde desta quarta-feira (25) na localidade Água Fria. Os dois já tinham rixa, segundo relatos.

Em seu depoimento ao delegado do 1º DP de Chapadinha, Jorge Mota Filho, Moacir disse que estava caçando e, por coincidência, encontrou Luis, que teria apontado uma baladeira em sua direção. “Quando ele apontou a baladeira em minha direção eu atirei”, relatou o homicida.

O disparo atingiu a região do peito esquerdo da vítima, que foi encontrada momentos depois, por moradores, em um riacho da localidade.


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - Homem é Assassinado na Zona Rural

Corpo de Luis Ferreira foi encontrado próximo a um córrego, com marca de tiro, na localidade Água Fria
(Imagem meramente ilustrativa)


Foi encontrado, no início da noite desta quarta-feira (25), na localidade Água Fria, zona rural de Chapadinha, o corpo de Luis Ferreira, com marca de tiro, provavelmente, de espingarda. 

De acordo com o delegado Regional Jayron Timbó, já tem o nome do principal suspeito de ter cometido o crime. Há relatos de que a vítima vinha sendo ameaçada por um homem, durante a tarde desta quarta.


quarta-feira, 25 de junho de 2014

Justiça Mantém Concurso Público de Chapadinha


A decisão da justiça em manter o curso público para provimento do quadro geral da prefeitura de Chapadinha foi publicada na manhã desta quinta-feira ( 25 ).

O juiz Titular da 1ª Vara da Comarca de Chapadinha, Cristiano Simas de Sousa, deu parecer favorável ao pedido de revogação da liminar que suspendia temporariamente o certame.

De acordo com a decisão, o concurso ficará suspenso apenas para a candidata Aurilane Mascarenhas de Sousa. Para os demais candidatos, o concurso deve seguir normalmente.

Veja abaixo integra da decisão:

Sob tal norte, manter a suspensão do certame em sua completude seria onerar, demasiadamente, os demais candidatos que lograram êxito classificatório, o que representaria, inelutavelmente, patente violação aos seus direitos fundamentais, notadamente no que se refere à consolidação de uma ordem jurisdicional justa e equânime na relevante função de distribuir a justiça.

É que, reafirmo, quanto aos demais classificados, não existe qualquer ação judicial impugnativa. A única discussão acerca do desempenho dos candidatos deste certame circunscreve-se, unicamente, a candidata Aurilane Mascarenha de Sousa. O ato administrativo que redundou na classificação dos demais candidatos restou hígido, sem qualquer oposição, logo, até este momento, alcançado pelo princípio da presunção de legitimidade dos atos administrativos.

Desta forma, em deferindo o pedido formulado por Valdivan Alves do Nascimento, Kelsianne Henrique Aguiar, Maria do Rosário de Almeida Lima Filha, Mauro Reges Borges Amorim e Rivane Diniz Rego, chamo o feito a ordem para revogar parcialmente a liminar concedida e mantê-la hígida somente em relação à candidata Aurilane Mascarenha de Sousa, devendo o certame, somente em relação a esta, permanecer suspenso.

Quanto aos demais candidatos, determino que o concurso siga seu trâmite normal até seus ulteriores termos.Tal entendimento não causará qualquer prejuízo, já que a candidata Aurilane Mascarenha de Sousa fora classificada na 28ª (vigésima oitava) posição para ocargo a que concorreu, com previsão de 10 (dez) vagas para provimento inicial. Entretanto, caso a municipalidade resolva nomear candidatos além deste número de vagas, determino seja reservada uma, sem qualquer nomeação, até deliberação posterior deste Juízo.

Outrossim, determino seja a contestante Aurilane Mascarenha de Sousa e Adriana de Alexandre Pontes intimadas para que, no prazo de 10 (dez) dias, regularizarem suas representações em Juízo.Após, encaminhem-se os autos ao Ministério Púbico Estadual para os devidos fins.

Intimem-se.
Cumpra-se.

Chapadinha (MA), 25 de junho de 2014. 

Juiz CRISTIANO SIMAS DE SOUSA
Titular da 1ª Vara da Comarca de Chapadinha 
Resp: 95877.

Fonte: Ascom/PMC


Magno Bacelar Fora de Eleições Até 2022, Diz TCU


A relação dos inelegíveis por condenação de contas acaba de ser publicada pelo Tribunal de Contas da União com a inclusão do nome de Magno Bacelar, tira o ex-prefeito das eleições deste ano e o coloca fora de qualquer disputa eleitoral até 2022. veja recorte abaixo. 

De acordo com a Lei das Inelegibilidades (64/90), os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa – caso do ex-prefeito – ficam impedidos de participar de pleitos eleitorais que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, não pode se candidatar a cargo eletivo.

Com Magno inelegível a ex-prefeita Danúbia Carneiro deve ser candidata, mas ainda existe a possibilidade da ambos apoiarem um nome de fora por indicação da governadora Roseana Sarney.

Outros nomes de Chapadinha e região e mais detalhes da lista dos fichas sujas do TCU, nas próximas postagens. 

Magno Bacelar na Lista dos Inelegíveis



terça-feira, 24 de junho de 2014

CHAPADINHA - Prefeitura Realizará Audiência Pública para Discutir Plano de Saneamento Básico


A Audiência Pública é uma oportunidade importante para que o cidadão possa contribuir na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e controle social das políticas públicas.

SERVIÇOS:
Onde: Auditório da Prefeitura Municipal de Chapadinha
Quando: Sábado (28)
Horas: 8h12

Ascom/PMC


CHAPADINHA - Principal Suspeito Pelo Assassinato de "LILI"" Já Está Preso

"Chipolda" suspeito de matar a própria companheira. Ele tem passagem pela polícia (pelo artigo 157) sendo inclusive condenado, em 2012, a 05 anos e três meses de prisão.

De acordo com postagem do Blog do Chiquinho Carneiro, com informações prestadas pelo policial Sgto Gláugio Dourado, o principal suspeito pelo assassinato da jovem Luziane Lima Leão - conhecida como "Lili", filha da professora Rosimar - que seria o próprio companheiro da mesma, já encontra-se preso.


Reveja a postagem sobre o assassinato - Clique aqui...

O elemento foi capturado na madrugada desta terça (24) - por volta da 2h30, e levado diretamente ao Centro de Detenção Provisória (CDP), uma vez que a população queria linchá-lo no ato de sua prisão. Agora, ele deverá responder pelo crime cometido e com a mais absoluta certeza, com os rigores da lei, por ter cometido tamanha crueldade.

Segundo o Sgto Gláugio, o acusado ainda deixou a arma do crime, em cima do corpo da vítima.


PUBLICIDADE



CHAPADINHA - LILI é Assassinada Pelo Próprio Marido

A jovem "Lili" é filha da Professora Rosimá Leão

A jovem Luziane Lima Leão, 33 anos, foi assassinada com uma facada no pescoço na noite desta segunda-feira (23) por volta das 22h.

O seu irmão Leandro, informou ao Blog do Foguinho, que a jovem teve uma briga com o marido e ele teria deferido uma facada na sua direção, acertando o seu pescoço, com a grande perda de sangue a jovem veio a óbto no local.

O casal morava na Rua Cunha Machado - no Bairro da Cruz.

O corpo de Luziane Lima Leão foi levado ao Hospital HAPA já sem vida.

A jovem é filha da Professora Rosimá, e irmã do Policial Militar Leandro.

Informações do Blog do Foguinho


domingo, 22 de junho de 2014

Motoboys Passam a Ter Direito a Adicional de Periculosidade


BRASÍLIA - Os empregados que utilizam a motocicleta no exercício de suas atividades profissionais agora têm direito a adicional de periculosidade de 30% sobre o valor do salário. A medida, que deve beneficiar motoboys e mototaxistas, entre outros trabalhadores, passou a valer nessa sexta-feira (20) com a publicação da Lei 12.997/2014 no Diário Oficial da União.

A nova lei altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para incluir as “atividades de trabalhador em motocicleta” entre aquelas que ensejam o pagamento do adicional. Atualmente, estão nesse grupo os trabalhadores expostos a inflamáveis, explosivos ou energia elétrica e aqueles que atuam na segurança pessoal ou patrimonial.

Na votação final da proposta no Plenário do Senado, ocorrida no fim de maio, os senadores destacaram os riscos a que os motoboys estão submetidos. O autor da proposta original (PLS 193/2003), senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), observou que há uma morte a cada 20 minutos entre profissionais como motoboys, mototaxistas e carteiros que usam motocicleta na entrega de correspondência. Ele afirmou que o acréscimo na remuneração permitirá que esses trabalhadores invistam mais em equipamentos de segurança.



PUBLICIDADE



Arquivo do blog