WebNet

WebNet

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Petistas do Baixo Parnaíba hipotecam confiança em Monteiro

Raimundo Monteiro
Blogue do Braga
O Encontro de Diretórios Municipais do PT do Baixo Parnaíba aprovou por consenso a seguinte moção de apoio ao presidente do Diretório Estadual da legenda, Raimundo Monteiro:

MOÇÃO DE APOIO, CONFIANÇA E SOLIDARIEDADE

Nós, militantes do Partido dos Trabalhadores do Maranhão presentes ao encontro dos diretórios municipais do Baixo Parnaíba realizado na cidade de Brejo neste dia 26 de fevereiro de 2011, manifestamos nosso apoio, nossa confiança e nossa solidariedade ao companheiro Raimundo Monteiro, presidente do diretório estadual do PT.

Conhecedores da trajetória e do compromisso de Monteiro, defendemos que as investigações da Polícia Federal sobre supostos desvios do Incra-MA sejam aprofundadas, que se punam todos os culpados e somente os culpados.

Confiamos em Monteiro e compreendemos os ataques sistemáticos à sua figura como ataques a todo o partido. Assim, nos manteremos firmes tanto na defesa de Monteiro quanto do projeto político que vem mudando o Brasil e é representado pelo PT.

Diretórios Municipais presentes:
Anapurus 
Araioses
Belágua
Brejo
Buriti
Chapadinha
Magalhães de Almeida
Mata Roma
Nina Rodrigues 
São Bernardo
Tutóia

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"Novo Mundo" virá para Chapadinha

Secretário Municipal de Trabalho,  Zezinho Lima
Blogue do Braga
Mais uma boa notícia para Chapadinha. A rede de lojas de móveis e utilidades "Novo Mundo" está chegando na cidade.

A previsão é de que a loja começará a funcionar ainda no mês de março, mas desde já estão sendo recebidos currículos pela agência do Sine (Sistema de Informação Nacional de Emprego) para preencher as vagas criadas. A agência, que  fica localizada na Rua Beijamin Ferreira, nº 520, fica aberta das 8h às 18h todos os dias úteis. Os interessados também podem conseguir informações pelo telefone 3471-2639.

Segundo o coordenador do Sine e secretário municipal de Trabalho e Renda, Zezinho Lima, há vagas de gerente de loja, gerente trainee, encarregado administrativo, vendedor, conferente, empacotador, faxineira, caixa, analista, cobrador externo e montador. As entrevistas estão prevista para começar logo depois do carnaval. "Esse é mais um momento de oportunidade para a nossa população. A Secretaria e o Sine estarão sempre disposição para ajudar a concretização destes projetos", garante Zezinho Lima.


Sobre a Novo Mundo
A "Novo Mundo" é uma rede de lojas de varejo com mais de 54 anos de história. Tem forte presença na região Centro-Oeste do país e vem buscando ampliar sua área de atuação. Atualmente, são mais de cem lojas e três mil colaboradores. Mais informações aqui.

Direitos Humanos quer reforçar atuação dos conselhos tutelares e fortalecer municípios

Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, titular da pasta de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse que será lançada campanha contra exploração sexual. 
Foto: Antonio Cruz/ABr

Manter políticas de atuação permanentes, reforçar a atuação dos conselhos tutelares e qualificar cada vez mais os municípios para lidar com a questão da violência são, na opinião da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, a melhor alternativa para proteger crianças e adolescentes. A ministra fez esta afirmação em entrevista ao programa ‘Bom Dia Ministro’, transmitido pela Rádio Nacional. Segundo a ministra, hoje não se pode mais falar de exploração sexual de crianças é exclusivo apenas nas capitais, como antigamente, porque o problema acontece também nas pequenas e médias localidades.
“Antigamente havia uma visão muito equivocada, que percebia a violência contra crianças apenas na região litorânea brasileira. Hoje sabemos que no interior do Brasil nós temos uma responsabilidade muito grande. Assim como nas capitais, nas grandes metrópoles, é preciso compor estratégias que dialoguem com as populações locais.”
A respeito da campanha que será lançada amanhã (25/2): “Proteja as nossas crianças e adolescentes. Violência sexual é crime. Denuncie. A bola está com você”, Maria do Rosário explica que esse tipo de iniciativa durante o carnaval já é uma tradição no governo federal, mas a ideia é que o assunto persista ao longo do ano, reforçando a divulgação do Disque Denúncia (Disque 100) em todo o território nacional.
“Em todo carnaval a gente chama a atenção para isso, porque o momento das festas nacionais é um momento de maior vulnerabilidade”.
Na opinião da ministra, as campanhas sozinhas não são suficientes, mas elas mobilizam a população. Só que isso tem que ser feito junto com políticas de atenção à criança e à família, para que se possa tirar as crianças dessa condição, explica ela.

Sobre o número de crianças em situação de rua no país, Maria do Rosário afirmou que isso tem cada vez mais relacionado com o consumo de crack e outras drogas, de um modo geral. Segundo ela, é preciso, junto com os municípios, identificar o histórico dessas crianças, saber quem é sua mãe, seu pai, sua família, onde mora, para que se possa identificar como apoiar essa família com políticas de renda mínima e acompanhamento social e a criança tenha para onde voltar.

Maria do Rosário falou, ainda, da questão da violência e da tortura nos presídios e da situação de desumanidade que o preso encontra nesses locais. De acordo com a ministra, a Secretaria de Direitos Humanos pretende consolidar e apresentar um mecanismo nacional de combate à tortura, que será formado por 11 peritos de diversos saberes e áreas de conhecimento. Esses peritos poderão entrar em qualquer uma das casas fechadas do país, não apenas presídios, mas manicômios judiciários, por exemplo. O papel dos ativistas de direitos humanos dentro das prisões é, segundo ela, resgatar a humanidade dos que estão lá dentro, fazendo a violência cessar e oferecendo condições para que as pessoas voltem ao convívio da sociedade.

“Os direitos humanos dizem respeito a todos os cidadãos e cidadãs, a todo ser humano, independentemente de quem seja.”

Medida judicial obriga Estado a descontar imposto sindical de servidores

Os 6.047 servidores públicos estaduais que tiveram descontos indevidos no contracheque de janeiro foram ressarcidos este mês. O desconto é referente a contribuição sindical estabelecida por Mandado de Segurança nº 11251/2006, impetrado pela Confederação de Servidores Públicos do Brasil (CSPB), englobando os anos de 2007, 2008, 2009 e 2010.

Este mês, os servidores públicos estaduais que exercem cargo em comissão também estão tendo descontada a contribuição sindical, que corresponde a 20% de um dia de trabalho – com acumulado de 80%, referentes aos anos em que o imposto não foi descontado (2007, 2008, 2009 e 2010).

A referida contribuição sindical está prevista nos artigos 578 a 591 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), sendo de natureza tributária e é recolhida compulsoriamente de todo cidadão que exerce atividade econômica ou profissional e de acordo com o disposto na Instrução Normativa/MTE nº 01/2008, que estabelece que os órgãos das administrações públicas federal, estadual e municipal, direta e indireta, independentemente do regime jurídico a que pertençam, deverão recolher a contribuição sindical de todos os servidores e empregados públicos.

Todos os servidores do Estado terão a contribuição sindical, referente a este ano, descontada em seu salário de março.

Carpinteiro "Sr. Didi" Morre Aos 86 Anos

Morreu nesta quinta-feira, dia 24, às 13h30, na própria residência, Raimundo Leal Duarte, o “Sr. Didi”, um dos mais velhos carpinteiros de Chapadinha. Seu Didi já vinha sofrendo, há pelo menos 10 anos, com problemas de “coração grande”. Nos últimos dias ele estava com a saúde bastante debilitada.

Ele é pai das professoras Ângela, Higina, Sélida e de Leila (ex funcionária do Armazém Paraíba).

O carpinteiro, que foi um dos primeiros a exercer a profissão em Chapadinha, de forma artesanal, tinha 86 anos. Ele era natural de São Bernardo/MA. Torcedor do Galo da Chapada, fazia de tudo para não perder uma partida da equipe no estádio Lucídio Frazão.

Mesmo com a saúde bastante afetada, Didi não perdia uma oportunidade de mostrar seus dotes artísticos, como cantar, por exemplo. Foi o que fez uma vez no estádio Lucídio Frazão, no intervalo de um jogo decisivo com o Sampaio Correa, quando pegou o microfone de uma bike-som e soltou a voz. Foi bastante aplaudido. Ele fez o mesmo em seu aniversário, em outubro do ano passado. Momentos bons e alegres, que ficarão marcados para sempre na mente dos amigos e familiares.

O velório esta acontecendo em sua casa, à Rua Cunha Machado, Bairro da Cruz. O sepultamento será nesta sexta, às 16h, no Cemitério São Judas Tadeu, o “Sozinho”.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aula Inaugural do Colégio FAC 2011

 
O pontapé inicial para uma nova etapa aconteceu, na segunda-feira dia 21 de fevereiro, em que mais de 200 alunos do Colégio Francisco Almeida Carneiro - FAC, estiveram presentes na aula inaugural dando início oficial as atividades escolares do ano letivo de 2011. Estes representaram os mais de 700 alunos que vestem, com orgulho, a camisa do Colégio FAC. A escola estava preparada para receber a todos, desde o portão de entrada passando por todos os ambientes, até o local onde aconteceu o evento, no auditório do Colégio. 
 
Faixas de boas vindas, mensagens diversas e a presença de toda a equipe pedagógica deixaram bem claro a cada aluno que chegava a escola que era especial e todos transmitiam a alegria e o compromisso de fazer um ano letivo diferente.
 
O momento da solenidade foi marcado pela presença muito especial do Gestor Geral da Escola professor Nonato Carneiro, da Gestora de Finanças Professora Meire Carneiro, do Gestor pedagógico professor João Damiani e das Coordenadoras de cada segmento de ensino: Jacira Siqueira - Ensino Médio, - Vanderléia Oliveira Ensino Fundamental maior, Raildes Aguiar - Ensino Fundamental menor e Márcia Andrade - educação infantil. Marcaram presença também, os professores de todos os segmentos e que na oportunidade foram apresentados aos alunos e muito aplaudidos pelos mesmos.
 
Além da Equipe Pedagógica nossos convidados especiais, estiverem presentes à solenidade. A Prefeita Municipal de Chapadinha e ex-aluna do Colégio Fac Danúbia Loyanne Carneiro e O Deputado Estadual Magno Bacelar. Ambos destacaram a importância de estar numa escola como o FAC e como cada um pode realizar seus sonhos e expectativas. “Estudar no FAC é ter a oportunidade de se preparar para a vida de forma diferenciada, pois aqui se preparam os grandes homens do futuro de Chapadinha e do nosso País”. 
 
Estiveram presentes também ao evento o Dr. Alexandre Bacelar que é odontólogo e que deu seu testemunho quando estudante de como superou os desafios para se tornar o profissional bem sucedido de hoje. Outra presença marcante foi a do Locutor e ex-aluno do FAC Wiliam Fernandes que com sua capacidade de comunicador animou e coordenou a aula inaugural.
 
Além das palavras de incentivo e estímulo para os alunos a manhã foi marcada pela música O Grão de Areia e a Gota D’água. Todos os presentes cantaram com muita alegria e animação. A partir da música algumas reflexões foram realizadas destacando a importância de cada um na grande família FAC.
 
Estamos trabalhando para que o compromisso, alegria e a esperança que embalaram nossos primeiros momentos de 2011 possam estar presentes durante toda a nossa caminhada.
 










Destaque: Chapadinhense Waldecy, o "Rei das Embaixadas", no GloboEsporte.com

Comercial-PI   Roupeiro Waldecy (Foto: Diego Ribeiro/ GLOBOESPORTE.COM) 
Comercial-PI tem roupeiro como estrela das embaixadinhas (Foto: Diego Ribeiro/ GLOBOESPORTE.COM)
 
"Se tiver de escolher entre a rouparia e a arte, vou ficar com a arte"
Wal, roupeiro do Comercial-PI

No Comercial-PI, o mais habilidoso com a bola nos pés não é um atacante, ou um meio-campista de criação. No Bode dos Carnaubais, apelido do clube, quem tem o maior domínio da bola é o roupeiro Waldecy de Souza Carvalho, ou simplesmente Wal. Aos 45 anos, este chapadinhense sobrevive há 12 fazendo apresentações de embaixadinhas em estádios, ginásios, festas... Como roupeiro, a experiência é de apenas um mês. Ele foi contratado para ajudar na logística da equipe para o jogo contra o Palmeiras, nesta quarta-feira, em Teresina, pela Copa do Brasil.

O controle de bola é mesmo impressionante. Durante um treino da equipe na última segunda-feira (21), Wal pegou a bola e deu uma volta completa no gramado sem deixar a bola cair. E a cada pedido, seja de torcedor ou repórter, ele mostra com o maior prazer o que diz fazer de melhor. O "ofício", no entanto, tem incomodado alguns jogadores e o técnico Aníbal Lemos.

- Já me falaram que preciso escolher entre a rouparia e a arte. Se acontecer isso mesmo, fico com a arte. É o que sei fazer de melhor, é um dom, então não posso largar isso. Há 12 anos me apresento em todo o Nordeste, não posso parar assim - destacou Wal.

No Nordeste, ele já se apresentou no Maranhão, Piauí e Ceará. No Norte, Pará e Amapá. Até para São Paulo Wal já foi, dando seu show no intervalo de jogos da Copa São Paulo de Juniores, quando foi convidado pelo Chapadinha-MA para integrar a delegação. Ele é natural da cidade de mesmo nome, no Maranhão. O objetivo é conquistar novos "mercados" no Sul e Sudeste.

Comercial-PI   Roupeiro Waldecy (Foto: Diego Ribeiro/ GLOBOESPORTE.COM) 
Recorde de Wal é de 35 mil embaixadinhas
(Foto: Diego Ribeiro/ GLOBOESPORTE.COM)

Para o jogo da próxima quarta-feira (dia 2 de março), o sonho é conseguir um patrocínio para fazer suas embaixadinhas no intervalo de Comercial x Palmeiras. Como o jogo será transmitido para todo o Brasil, é a chance de ele aparecer mais e conseguir novos contatos. Wal não tem preconceitos: apresenta-se até em lojas populares, aniversários de prefeitos... O cachê ele não quer revelar, mas diretores do clube garantem que Wal não dá seu show por menos de R$ 300.

- Meu recorde é de 35 mil embaixadinhas em seis horas. Não posso cobrar qualquer dinheiro, senão acham que estou ali de favor. Não é assim. Sou humilde, claro, mas não vou ficar vendendo minha arte por qualquer coisa - avisou o roupeiro.

Os sonhos são interrompidos pelo apito de Aníbal Lemos. Em tom de brincadeira, o técnico dispara: "Para de graça e vai trabalhar". Aí, Wal sai correndo para recolher as bolas e coletes dos jogadores ao final do treino. A embaixadinha, por enquanto, fica para depois.

Copa do Brasil - Massagista que dá cambalhotas vira atração em Palmeiras x Comercial

 . Foto: Yala Sena/Especial para Terra
Daniel "Bomba" ganhou até abraço de Felipão
Foto: Yala Sena/Especial para Terra
"Ele agora é celebridade", brinca o técnico do Comercial-PI, Anibal Lemos, sobre o assédio dos torcedores e imprensa ao massagista do clube, Daniel de Sousa Araújo, 36 anos, o Daniel "Bomba", logo depois do jogo entre Palmeiras e Comercial, no Estádio Albertão, em Teresina, na noite desta quarta-feira (23), pela Copa do Brasil.

Na partida, o massagista roubou a cena e foi uma das atrações. Ele corria toda vez em que um jogador se machucava e dava uma cambalhota antes de fazer o atendimento. A torcida respondia com gritos e aplausos. Ele conta que as piruetas são uma forma de divertir a torcida do Comercial. "Eu me divirto e alegro a torcida do meu coração", disse Daniel, que durante o jogo ganhou até um abraço do técnico Luiz Felipe Scolari.

No estádio valeu tudo. Vaias, gritos, xingamentos a juiz, torcedor com máscara do Tiririca e faixa para seus ídolos. Para o universitário Carlos André Gomes, 25 anos, o Palmeiras ganhou a partida ( 2 a 1, sem eliminar o jogo de volta), mas não convenceu. "O time perdeu muitos gols e poderia ter vencido por 4 a 0 contra o Comercial", disse.

Mais de 15 mil torcedores foram para o Albertão assistir ao jogo, segundo cálculos da Federação Piauiense de Futebol. A torcida palmeirense, com balões brancos e bandeiras, fez muito barulho. O primeiro gol, de Adriano "Michael Jackson", irritou a torcida do Comercial, que gritava "timinho" em resposta.

A médica Liége Cavalcante comparou a disputa do Palmeiras contra o Comercial a uma briga entre a "formiga e o elefante". Ela conta que o time do Piauí estava há sete meses sem jogar, mas mostrou garra em campo, garantindo o próximo jogo.

A comerciária Lenita Gomes Pereira, 23 anos, disse que estava muito emocionada por ver pela primeira vez seus ídolos do Palmeiras tão de perto. "São tantas emoções. Agora só fiquei impressionada com o tamanho do Adriano 'Michael Jackson'. Eu pensei que ele fosse mais alto", disse.

Um torcedor que também ficou emocionado foi o estudante Jonas Pereira Lima, 18 anos, que conseguiu pegar uma lembrança de Valdivia, quando o jogador saiu de campo. O meia chileno jogou a camisa para o público e, numa disputa entre torcedor, o estudante saiu vencendo. 

VIVA LA VITA – A Festa de Maio!

Colunista Celso Lopes Produções – Apresenta

Já se encontra em fase de organização para o dia 21 de Maio, momento de contemplação da vida da Sociedade Chapadinhense. O evento marcará o retorno das festas já realizadas pelo Colunista, oferecido ao nosso público com muito sucesso! Aguardem programação, acompanhando este blog.

Afonso Cunha: Prefeito Leane Deve Ser Expulso do Partido

Do blog do Gilberto Léda
O único prefeito do PC do B em todo o Maranhão, José Leane de Pinho Borges (foto) de Afonso Cunha (distante 160 km de Chapadinha), deve ser expulso do partido por infidelidade partidária. O processo de expulsão foi aberto dia 10 de fevereiro e foi entregue a ele via Correios.

José Leane será punido por ter declarado apoio à governadora Roseana Sarney (PMDB) nas eleições de 2010. O candidato a governador dos comunistas era o ex-deputado federal Flávio Dino (PC do B).

No comunicado de abertura do processo, o partido argumenta que a votação obtida pela peemedebista em Afonso Cunha – 2.562 votos – foi “o suficiente para que não houvesse segundo turno”.

Roseana venceu as eleições no primeiro turno, com uma diferença de 4.877 votos a mais que a soma de todos os outros concorrentes.

Tendo em vista a participação de V.Sa. no apoio e campanha da candidata da Coligação Maranhão Não Pode Parar, cujo resultado foi de 2.562 votos para a citada candidata, enquanto o candidato do seu Partido, Flávio Dino obteve apenas 525 votos, os votos que a Candidata conseguiu no seu município foi o suficiente (sic!) para que não houvesse segundo turno, prejudicando frontalmente a candidatura do Partido ao qual V.Sa. é filiado, dirigente e Prefeito Municipal eleito pela sigla do referido Partido [...]. Considerando que as infrações cometidas por V.Sa. são de caráter extremamente graves, a Comissão de Controle, com fundamento no Capítulo IX, Artigo 48 do Estatuto Partidário decide instaurar processo de EXPULSÃO de Vossa Senhoria”, diz o texto do documento.

O blog ainda não conseguiu contato com José Leane.

MATA ROMA: Pagamento de multa à Fazenda Estadual é solicitada pelo Ministério Público

Solicitando o pagamento de multa no valor de R$ 1.072,27, o Ministério Público do Maranhão ajuizou, em 17 de fevereiro, Ação Civil Pública, de execução forçada, contra Lauro Pereira Albuquerque, ex-prefeito de Mata Roma (termo judiciário da Comarca de Chapadinha, localizado a 26 km desta comarca). O promotor de Justiça Douglas Assunção Nojosa, autor da ação, requer o pagamento da dívida, no prazo de 24 horas, acrescida de juros e correção monetária.

Lauro Pereira Albuquerque cometeu irregularidades no exercício financeiro de 2007 e foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) - conforme Acórdão PL-TCE nº 023/2009 - ao pagamento da referida multa.

BURITI: Ministério Público exige criação de abrigo para crianças e adolescentes em risco

A promotoria de Justiça de Defesa da Comarca de Buriti (a 74 Km de Chapadinha) ajuizou Ação Civil Pública no último dia 16, requerendo que a prefeitura daquele município, formule com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em 15 dias, programas de proteção e acompanhamento destinados à Infância e Adolescência, entre eles a criação a estruturação de abrigo para crianças e adolescentes em situação de risco no município.

O Ministério Público exige, ainda, a manutenção de equipe técnica capacitada (assistente social, psicóloga e pedagoga, entre outros profissionais) para atuar no atendimento a crianças e adolescentes no município, com base na reintegração à família ou em colocação em família substituta.

De acordo com a promotora de Justiça Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira, 20 anos depois da entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o município de Buriti ainda não oferece os recursos e programas determinados pelo ECA, não fornecendo a crianças e adolescentes carentes o mínimo necessário em termos de atendimento. A determinação está expressa no artigo 86 do ECA.

“Buriti está localizado numa das regiões mais pobres do Maranhão e não possui economia expressiva, fazendo com que crianças e adolescentes sofram as consequencias da falta de recursos, deixando de ir à escola, a fim de ajudar o orçamento doméstico, ou ficando abandonadas pelos pais que vendem sua mão de obra por remunerações que costumam não atingir o valor do salário mínimo”, reforça a promotora.

Falta de recursos - Patrícia Fernandes destaca que um das medidas mais adequadas e mais eficazes para combater o problema de crianças e adolescentes em situação de risco é a colocação em abrigo, mas a falta de aparato recursos materiais e humanos impedem a aplicação efetiva da legislação.

Um fator agravante é a inexistência de vagas para abrigar crianças e adolescentes de Buriti nas cidades vizinhas nas quais a rede de atendimento a crianças e adolescentes já está estruturada.

O Ministério Público não pode deixar de agir, na espera que o Poder Executivo municipal de Buriti, diante de sua conveniência e oportunidade, providencie a criação de abrigo e de programas efetivos de acompanhamento familiar a crianças e adolescentes”, finaliza a promotora de Justiça

Redação: CCOM - MPMA

Jogador Chapadinhense "Barata" é destaque em jogo contra o Palmeiras

Bastante elogiado pelo comentarista da Rede Bandeirantes de Televisão, o jogador filho de Chapadinha Cleison, mais conhecido como "Barata", foi o destaque do primeiro e segundo tempo do time do Comercial do Piauí contra o Palmeiras pela Copa do Brasil. Barata que foi revelado em Chapadinha pelo Barcelona (Miguel), depois foi destaque pelo Chapadinha Futebol Clube.
 
Fotos Blog: Willian fernandes
Jogando como lateral, Barata fez um jogo do mais alto nível técnico, com jogadas bem feita; o atleta foi bastante elogiado pelo narrador Luciano do Vale, além do reporter Fernando Fernandes
 
O jovem Barata, que mora próximo a minha casa, nos deixa bastante feliz e orgulhoso, lembrando dos bons tempos de Chapadinha FC.
 
Vários jogadores que atuaram na partida já atuaram pelo Galo da Chapada, como Tony, Ivan, mas um dos xodos da torcida foi o massagista "Bomba", que com suas cambalhotas encataram a todos, sendo entrevistado por Fernando Fernandes, e ganhou atenção especial de todos, chagando a ganhar uma camisa do tecnico do Palmeiras. 
 
Quanto ao placar do jogo foi Comercial-PI 1 x Palmeiras 2, o que leva o Comercial da cidade de Campo Maior para o segundo jogo no Pacaembu na cidade de São Paulo na próxima quarta feira, dia 2 de março.
Por Claudecir Satil - Blog Sala Vip
 
Neto: "Toda hora dão pau nesse Barata"
O comentarista da TV Band, Neto, comentou durante a partida entre Comercial-PI x Palmeiras, que o "Barata" tava apanhando demais. Barata é lateral direito, nascido em Chapadinha, morador do Bairro da Corrente e ex-jogador do Barcelona (do Miguel) e do Chapadinha FC.

O Barata foi o grande destaque do time piauiense no primeiro tempo. A foto acima (sentado no campo) destaca o jogador depois de levar mais uma bordoada. Grande Barata!

Só pra lembrar: Até o massagista era do Chapadinha. É o "Bomba". Ele mora no Bairro Campo Velho. Dá-lhe Chapadinha, rsrs.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Em Chapadinha e Outras Cidades do MA Inscrições do Minha Casa Minha Vida serão revisadas

Projeto em andamento em Chapadinha - Foto/Créditos: William Fernandes

Revisão será em Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Sta. Inês, Codó, Buriticupu e Chapadinha
Milhares de inscritos no programa Minha Casa Minha Vida no Maranhão deverão aguardar mais um pouco para ter acesso à casa própria. A determinação é do Ministério Público Federal, que identificou irregularidades nos modelos padrão de cadastramento para os interessados em adquirir imóveis nos 19 municípios maranhenses com mais de 50 mil habitantes alcançados pelo programa e orientou que fossem revisadas as inscrições com suspeita de irregularidades.

Em caráter emergencial, os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar deverão revisar as inscrições, já que os imóveis estão prontos para entrega. Os demais municípios atendidos pelo programa deverão também fazer correções, mediante utilização da ficha modelo adotada pela Caixa Econômica Federal.

No ano passado, foram realizadas por prefeituras e pelo Estado cerca de 20 mil inscrições de interessados em adquirir a casa própria pelo programa do governo federal em várias localidades do Estado.

O procurador da República no Maranhão, Israel Gonçalves Santos Silva, em entrevista a O Estado, informou que, por lei, existem critérios de prioridades para se inscrever no Minha Casa Minha Vida, como famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar, pessoas idosas, famílias que residem em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigados, entre outros.

Ele informou que o MPF constatou que alguns municípios só solicitaram na ficha de inscrição o nome e o endereço dos interessados, enquanto a legislação que regulamenta o programa Minha Casa Minha Vida estabelece os critérios de prioridades que devem constar na ficha de inscrição. Outra irregularidade verificada pelo MPF foi que alguns municípios dispuseram fichas de inscrição com a logomarca da Caixa, embora os critérios de regulamentação estivessem fora do padrão.

É atribuição do Ministério Público Federal adotar providências para que o cadastramento seja realizado mediante o padrão determinado e se evite o ‘apadrinhamento’, desvirtuando assim o sentido real do programa”, explicou o procurador Israel Gonçalves Silva.

Além de atentar para regularização dos formulários de inscrições, o MPF está de olho, também, se os municípios atendidos pelo programa dispõem de Conselho de Habitação ou Conselho Municipal de Assistência Social, que têm a função de vistoriar o funcionamento do programa dentro dos padrões.

Municípios
Na lista dos municípios convocados a regularizarem os inscritos estão Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Santa Inês, Codó, Buriticupu e Chapadinha.

Em Caxias e Timon, o procurador Israel Gonçalves explicou que caberá à unidade da procuradoria local requerer dos municípios as providências para o cadastramento na forma padrão.

Imperatriz, segundo maior município do Estado, também consta na lista do MPF. Mas o município informou à Justiça, por meio de ofício, que já foi assinado termo de adesão com a Caixa, e que lá deverão ser adotados os formulários padrão do banco.

O procurador Israel Gonçalves informou que serão notificados também os municípios de Bacabal, Barra do Corda, Pinheiro, Santa Luzia e Grajaú. Em São Luís, Açailândia, Coroatá, Itapecuru-Mirim e Balsas a situação já foi regularizada e os imóveis serão entregues no período previsto.

Rubenita Carvalho/O Estado - Extraído do Portal Imirante.com

Caminhão Tomba em Rodovia Próximo a Chapadinha

Um caminhão baú, placa NMP-8837, de São Luís, que faz entrega de cerveja na Região do Baixo Parnaíba, tombou na manhã desta quarta-feira (23), por volta das 5h30, na MA 230, a 7 km de Chapadinha, quando retornava de Mata Roma. Apesar da gravidade do acidente, ninguém se feriu.

Havia duas pessoas no veículo. O motorista de nome Dênis e seu ajudante, o jovem Heyder dos Santos. A polícia militar foi acionada e rapidamente compareceu ao local. O motorista foi levado à Delegacia Regional de Chapadinha para prestar esclarecimentos sobre as causas do acidente.

No local do acidente não há marcas de frenagens. Há duas versões: a dos ocupantes do caminhão e a de uma testemunha.

DEINT Asfalta Trecho da MA-230 na Entrada de Chapadinha

O Departamento de Infra-estrutura e Transporte do Maranhão-DEINT, está colocando uma nova camada de asfalto num trecho de 600m na MA 230, no Bairro Boa Vista, em Chapadinha.

A obra começou hoje pela manhã e deverá ficar pronta até o final do dia desta quinta-feira (, 24) segundo o encarregado Dermival Costa, da empresa Piripiri, que está fazendo o serviço.

Chapadinha e Outros Municípios Poderão Aderir a uma Greve Geral na Rede Estadual de Ensino

Os professores da rede estadual de ensino vão participar nesta quarta-feira, 23, às 9h, na Fetaema – Praça da Bíblia, de uma assembleia para decidir se a categoria decreta greve geral. A paralisação, segundo o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro (foto), é motivada pela não aprovação do Estatuto do Educador, por parte do governo do Estado.

Júlio Pinheiro informou que as delegacias de Pedreiras, Presidente Dutra e Barra do corda, já aprovaram a greve por tempo indeterminado. No entanto, serão as assembleias de São Luís e de Imperatriz, esta a ser realizada no dia 26 (sábado), que decidirão se a categoria irá parar suas atividades ou não.

Se a greve for deflagrada, os educadores não irão às escolas para iniciar o ano letivo de 2011. Outras regionais também decidiram pela greve: Bacabal, Balsas, Viana, Zé Doca, Pinheiro e Chapadinha. A previsão é que a paralisação ocorra em todo o Maranhão, iniciando no dia 1º de março.

Foto: Júnior Foicinha

SINDCHAP reúne-se com a prefeita Danúbia para discutir pauta de 2011

 
Na semana passada a Diretoria do SINDCHAP reuniu-se com representantes da prefeitura. A reunião foi na sede da administração municipal e contou com a presença de membros da Diretoria da Entidade, além da prefeita Danúbia Carneiro, o sr. José Almeida (secretário municipal de Obras), o sr. Emerson Aguiar (vereador), a professora Jesus Lima (secretária municipal de Administração), sr. Glinoel (responsável pelo setor contábil do município).

 
Dentre os assuntos discutidos ressalta-se: 
- A tabela salarial de 2011; 
- Reajuste salarial do piso nacional profissional do Magistério; 
- Titulações dos técnicos em enfermagem e dos demais servidores (assim como a Guarda Municipal); 
- Insalubridade dos agentes de combate a endemias. 
 
 
Fora apresentada a pauta à prefeita e à equipe da prefeitura que, por sua vez, não apresentou resposta imediata, alegando a necessidade de um estudo de impacto quanto aos elementos apresentados. 

Segundo a prefeita, e a equipe, será necessário ainda o período do mês de março para a análise de todos os pontos reivindicados, quando, ao final, será apresentado parecer para, então, estabelecer-se os pontos a serem atendidos com eficiência e responsabilidade frente aos custos da folha de pagamento e de manutenção da máquina administrativa. 
 
 
Entrentanto, a equipe do SINDCHAP reivindicou maior brevidade na devolutiva da resposta, ficando o poder público encarregado de providenciar o mais rápido possível esse levantamento. Daí, a equipe do SINDCHAP manterá contato frequente com a equipe da prefeitura, participando, inclusive, do levantamento de dados de viabilidade de atendimento aos pontos de reivindicação. 
 
Alertamos aos servidores sindicalizados que se mantenham em alerta para qualquer convocação de Assembléia Geral a fim de discutir pontos da pauta e fortalecer nossa luta pela melhoria das condições de trabalho e de salário de nossa categoria. 

Jânio Rocha Ayres Teles
Secretário Geral

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Danúbia empossa mais cinco secretários municipais

 
A prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, empossou na manhã desta terça-feira (22) mais cinco secretários municipais, em cerimônia realizada em seu gabinete.

Os novos secretários são:
 
Sônia Lucena - Gestora de Programas Especiais
Irineu Nunes de Oliveira Filho – secretário Extraordinário de Desenvolvimento Rural
Kerley Pimentel – Comandante da Guarda Municipal
Joana de Oliveira Leal – Secretária da Mulher
Edilene Oliveira – Chefe de Gabinete

 
Danúbia informou que na próxima quinta-feira (24) será empossado o novo secretário municipal de Assistência Social, Luís Eduardo Braga. A cerimônia será realizada na Secretaria de Assistência, com a presença dos servidores.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A RCC COMEMORA O SUCESSO DA 1ª PRÉVIA DO RETIRO DE CARNAVAL E LANÇAMENTO DO CD DO MINISTÉRIO SOBRE AS ÁGUAS

JUVENTUDE DE CHAPADINHA EM MOVIMENTO!

A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA- RCC, DE CHAPADINHA comemora o sucesso da 1ª PRÉVIA DO RETIRO DE CARNAVAL E LANÇAMENTO DO CD DO MINISTÉRIO SOBRE AS ÁGUAS

O maravilhoso evento, realizado na última sexta-feira (18) na Quadra do Colégio Batista Chapadinhense, contou com a presença de muitos jovens que cantaram, louvaram e pularam ao som de muita música cristã. Os organizadores do evento atribuíram o sucesso do show à uma mudança de visão e ação por parte da coordenação da Renovação Carismática. E esse show foi só o começo, haverão muitos outros eventos ao longo do ano, com a mesma dedicação e cuidado. Apontando o JOVEM como alvo e meta principal de suas ações.


A presença marcante dos jovens demonstra que a Igreja Católica em parceria com o empresariado local e autoridades competentes, devem buscar a integração e articulação de movimentos cristãos, proporcionando aos jovens e sobretudo as famílias, momentos de descontração, diversão e lazer. Sem deixar de lado a evangelização através da palavra e da música cristã, tão forte e muito marcante em nossas vidas.

Esse grande momento para RCC de Chapadinha, contou ainda com a colaboração (e algumas presenças) de autoridades e empresários locais, como: Profª Enir Ferreira Lima (Secretária Municipal de Educação; Profª Jesus Lima (Secretária Municipal de Administração); Empresário José Filho (Mirante); Radialistas J. Coutinho, Luís Carlos Júnior e Dean Franklin; Delegado Regional Alessandro Gomes; Prof. Nonatinho Carneiro (Colégio FAC), Irmão Irineu; Professor Francejane (Colégio Batista Chapadinhense); Vereadora Márcia Gomes; Profª Ivanilde Pontes; Drª Nazaré; Walterly Nascimento (cobertura do show); Pe. Neves e Casimiro; Waldecy Nascimeto - Cantor, compositor e um dos nossos patrocinadores (GIRO COMPONENTES); Empresário Lindomar (Loja Eletro Mais); Nenenzão Variedades; Empresária Edinalva (Loja Digital Informática); E  nosso amigo, SOUSA NETO que sempre divulga nossos eventos em seu blog - ChapadinhaSite.com - e nos ajuda na propagação da Música Cristã.

Obrigadão a todos!!!!
Ediney Lopes & Odilene Bastos


 
 

Chapadinhense Hilton Aguiar Se Destaca Como Deputado no PA




EM TEMPO
Este blog, congratula-se com o conterrâneo Hilton Aguiar, 47 anos, que tomou posse como Deputado no Estado do Pará. O chapadinhense, que é irmão do empresário do ramo farmacêutico Amilton Aguiar (leia-se Droga Vida) e da ex vereadora e atual gestora regional de educação Licinha Hortegal, antes de assumir uma das cadeiras do legislativo paraense, exerceu o cargo de vereador, pelo município de Itaituba, por três mandatos, sendo que no último, foi presidente da Câmara Municipal.

 Hilton Aguiar ao assumir o cargo

 Hilton ladeado por Amilton, Licinha e Antonia Aguiar

Confira abaixo, algumas matérias de Destaque do Parlamentar:

Hilton Aguiar é membro da Comissão que cria novos municípios no PA

Deputado Hilton Aguiar
No inicio do mês, o Deputado Hilton Aguiar, líder do PSC na casa, foi nomeado para três Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa do Estado do Pará-ALEPA, consideradas de grande importância legislativa. São elas: Comissão de agricultura, terras, indústria e comércio, Comissão de relação do trabalho, previdência e assistência social e Comissão de divisão administrativa do Estado e assuntos municipais.

Essa última, é a responsável pela aprovação de criação de novos municípios no Estado. Além disso, o deputado permanece como suplente em outras três comissões não menos importantes. O trabalho desenvolvido nas comissões permanentes e temporárias da Assembléia Legislativa é o que pode ser definido como a alma da atividade parlamentar.

Nas comissões são debatidos e votados os projetos de lei propostos pelos deputados ou encaminhados à ALEPA pelo Executivo. Após ampla discussão, que pode envolver inclusive a realização de audiências públicas para ouvir opiniões de especialistas e das partes interessadas nas matérias propostas, os projetos são aprovados ou rejeitados. “Acredito que iniciamos um mandato com ótimas expectativas para a região oeste paraense e para os demais municípios. Desenvolvimento sustentável e projetos de cunho social são apenas algumas de minhas bandeiras", declarou o deputado Hilton Aguiar.

Veja matérias relacionadas:
- Deputado Hilton Aguiar Comanda Articulações do PSC na Região

ASCOM – Gabinete
Extraído do Portal O Impacto

Arquivo do blog