WebNet

WebNet

sábado, 15 de outubro de 2016

Preparativos para a III Semana da Balaiada, em Chapadinha


O Projeto Balaiada se prepara para realizar a III Semana da Balaiada, a ocorrer no período de 7 a 13 de dezembro de 2016.

Por: Prof. Jânio Ayres* - Do Blog da Balaiada

Iniciada em 2014, a Semana da Balaiada ocorre sempre a partir do dia 7 de dezembro, véspera do festejo de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos balaios, e vai até o dia 13, marco de início da Balaiada.

A semana se constitui em um momento de vivência cultural de resgate tanto da história do movimento, ocorrido no século XIX, quanto da história dos municípios por onde ele passou, de forma integrada e através de temas transversais, como sustentabilidade socioambiental, cultura, turismo, igualdade etnico-racial, dentre outros.

A programação está sendo preparada para preencher os 7 dias da Semana. Há também iniciativas específicas que extrapolam o período da Semana, como a AGRITEC, do Governo do Estado, que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, onde o Projeto Balaiada terá um stand de exposição e momentos de apresentação de seu conteúdo. Também o CE Dr Otávio Vieira Passos, escola estadual, terá um dia especial dedicado à Semana da Balaiada, mas no dia 17 de dezembro.

Destaca-se o fato de que, neste ano, o Sistema Municipal de Ensino promoverá um dia dedicado à Balaiada, 9 de dezembro, com a "Feira Cultural da Balaiada", onde os professores passarão trabalhos de pesquisa e produção de apresentações de cunho pedagógico-cultural para os estudantes apresentarem nesse dia, com stands, peças teatrais, paródias, cartazes, poesias e muito mais.

As melhores apresentações tanto das escolas municipais quanto estaduais serão convidadas a se reapresentarem no final de semana nas praças da cidade e no Seminário da Balaiada, a ocorrer no dia 10 de dezembro.

A Sociedade Esportiva Real Brasil propôs-se a realizar uma noite cultural dedicada à Semana da Balaiada o que vai enriquecer ainda mais o evento, tratando-se da Sociedade Civil participando da programação.

Em breve divulgaremos a programação e as últimas notícias dos preparativos da III Semana da Balaiada.

*Jânio Rocha Ayres Teles - Coordenador


Publicidade



BRASIL - "Horário de Verão" Começa à Meia-Noite Deste Sábado (15) Sem Afetar o MA



O horário de verão começa à meia-noite deste sábado (15), quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, que vai até o dia 19 de fevereiro de 2017, atinge 11 unidades da Federação: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.

A mudança é para aproveitar melhor a luminosidade do dia nesta época do ano, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas.

A mudança no horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando coincide com o feriado de carnaval. No Brasil, o horário de verão tem sido aplicado desde 1931, com alguns intervalos.

O horário de verão só é aplicado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porque nesses Estados o consumo é maior e é onde os melhores resultados são alcançados. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a aplicação no Norte e no Nordeste teria poucos benefícios em termos de economia de energia, por causa da proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias nessas regiões não tenha mudanças significativas ao longo do ano.

A medida também é adotada em diversos países, como forma de usar energia de forma mais eficiente, especialmente nos países com geração termelétrica, ou de racionalizar o uso da infraestrutura energética. Nos Estados Unidos, por exemplo, é adotado “Daylight Saving Time”, geralmente entre março e novembro.


Publicidade



VIVA e Procon Entregam Brinquedos Mais de 300 Crianças em São José de Ribamar e Chapadinha



O Procon e o VIVA encerraram nesta sexta-feira (14) a campanha “Doe Brinquedos, Doe Amor” com a entrega dos brinquedos ao projeto Sonho de Aline, em Panaquatira. A meta de 500 brinquedos foi superada e foram arrecadados mais de 600 brinquedos, que fizeram a alegria das crianças atendidas pelo projeto. No último dia 11, a mesma ação foi realizada com crianças pela unidade de Chapadinha.


Durante a ação em São José de Ribamar, o presidente do Procon/MA e diretor geral do VIVA conversou com as crianças e também distribuiu os brinquedos arrecadados.

Em Chapadinha, as equipes dos dois órgãos, em parceria, entregaram brinquedos a cerca de 20 crianças em processo de adoção e moradoras da Casa-Abrigo do município. Assim como em Ribamar, em Chapadinha as crianças também participaram de brincadeiras e aprenderam noções de direito do consumidor de forma lúdica.

Ações como essas ajudam a vida de crianças como Inadriele dos Santos, 8 anos, que gostou tanto do brinquedo quanto da visita. “A melhor parte foi ter aprendido a olhar a validade dos produtos, e o telefone do Procon, que vou ligar toda vez que desrespeitarem meu direito”, afirmou a menina.

A programação em comemoração pelo Dia das Crianças do PROCON/MA e do VIVA ainda não acabou. No próximo dia 19, crianças que participaram do projeto Procon Mirim (em São Luís) serão levadas ao supermercado para colocar o conhecimento aprendido em prática e fazer as compras do mês de verdade para suas casas. A ação conta com a parceria do Mateus Supermercados.

*Post resumido. Leia na íntegra - Clique aqui.


Publicidade



sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Show de AVINE VINNY Acontece Dia 04 de Novembro, na Associação Cangaia, em Chapadinha


Conteúdo Publicitário

partir desta sexta-feira (14), começa as vendas dos ingressos antecipados (com preço promocional) para o grande show do momento, do cantor Avine Vinny, que será realizado no próximo dia 04 de Novembro, a partir das 22h, na Associação Cangaia. A abertura ficará por conta da banda Farra da Marcinha!

Não fique de fora dessa: Na compra do ingresso promocional antecipado - ao preço de R$ 25,00 - você ganha de brinde o novo CD do Avine Vinny!!! Venha e garanta o seu ingresso na loja Joy Joy (Praça Coronel Luis Vieira - Centro).

Realização: Netinho do Vale - Produções & Eventos



AVINE VINNY – O cantor Avine Vinny é uma das novas vozes da música que vem conquistando o Brasil. O seu primeiro sucesso foi o hit “Namorando escondido”, em seguida muitos outros foram surgindo e ganhando aprovação do público, como “Melhor que eu”, “Vai novinha”, “Segura coração”, “A fila parou” e a nova febre das festas e rádios no país, o hit “Tô limpando você da minha vida”, com participação da bailarina Lorena Improta.

Agora o jovem de Sobral (CE), traz a Chapadinha seus novos sucessos, as canções, “Vida de playboy” e “Amor na praia”, que já encontra-se na playlist dos maranhenses e nas rádios do Brasil.


Publicidade



"Ouvidoria Itinerante" do Detran-MA Esteve Nesta Quinta (13) e Sexta (14), na 6ª Ciretran/Chapadinha



Título Original - Governo intensifica ações de ‘ouvidoria itinerante’ nas Ciretrans



A ‘ouvidoria itinerante’ do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) continua com ações pelas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), distribuídas por todo o Estado. A equipe permaneceu, nesta sexta-feira, (14), na cidade de Chapadinha recolhendo opiniões, sugestões e críticas dos usuários e funcionários da Ciretran.


De acordo com a chefe da Ouvidoria do Detran, Sue Ellen Farias, um dos objetivos do projeto é divulgar os serviços do órgão e ampliar o diálogo da gestão do Departamento com os usuários. “Neste primeiro dia de atendimento percebemos que muitas pessoas desconheciam o canal, apesar de ter necessidades como esclarecer dúvidas ou realizar reclamações”, afirmou.


Os funcionários da Ciretran de Chapadinha receberam treinamento sobre a Lei de Acesso à Informação e, afirmam que a experiência irá melhorar o atendimento e o relacionamento com os usuários. “As ações mostram que a Direção Geral do órgão está comprometida com os servidores. Nossa intenção é qualificar o atendimento aos nossos usuários”, ressaltou Nuby Suzenne Silva Costa, Coordenadora de Educação para o Trânsito da 6° Ciretran.



Todas as Ciretrans receberão a equipe da Ouvidoria Itinerante até o mês de dezembro. As visitas permitirão a divulgação dos canais de comunicação da Ouvidoria com o público, que hoje, não faz apenas o atendimento presencial na sede do Detran-Ma, mas, também, possui duas plataformas on-line, por meio dos sites: www.ouvidorias.ma.gov.br/ e www.e-sic.ma.gov.br/.

Calendário da Ouvidoria Itinerante:

13 e 14/10 - 6ª Ciretran de Chapadinha

17/10 - 7ª Ciretran de Pedreiras

18 e 19/10 - 3ª Ciretran de Codó

20 e 21/10 - 5ª Ciretran de Bacabal

25 e 26/10 - 8ª Ciretran de Pinheiro

31/10 e 01/11 - 10ª Ciretran de Timon

07 e 08/11 - 2ª Ciretran de Caxias

09/11 - 15ª Ciretran de São João dos Patos

21 e 22/11 - 9ª Ciretran de Santa Inês

23 e 24/11 - 11ª Ciretran de Açailândia

25 e 28/11 - 1ª Ciretran de Imperatriz

29 e 30/11 - 4ª Ciretran de Balsas

12/12 - 12ª Ciretran de Presidente Dutra

13/12 - 13ª Ciretran de Barra do Corda

14/12 - 14ª Ciretran de Grajaú


Publicidade



SEBRAE - Artesã Chapadinhense se Destaca em Homenagem aos Micros e Pequenos Empresários


Conteúdo Publicitário

No mês de comemoração do Dia da Micro e Pequena Empresa, o #SebraeMA presta homenagem a vários proprietários de pequenos negócios que foram ou ainda são atendidos por nós, demostrando que a sucesso no mercado chega para os que persistem, se adaptam, se melhoram e se capacitam.

Hoje contamos a história da artesã chapadinhense, Gracioneth Costa, que atua com a confecção de sacolas, almofadas e outros utensílios para casa, decorados com estampas com motivos que evidenciam a cultura maranhense, como os santos juninos e personagens do bumba-meu-boi.


Ela lembra que depois de passar por diversos cursos do Sebrae, como o "Mulher Empreendedora" e o "Aprender a empreender", dentre outros, a artesã de aprendeu a planejar melhor a produção de suas peças, além de pensar preços mais justos com o conhecimento completo dos custos de produção.

Ascom/Sebrae


Publicidade



Casal de Chapadinha/MA é Preso ao Tentar Comprar Drogas em Coroatá/MA



A Polícia Militar de Coroatá recebeu informações de que um casal estaria vindo do município de Chapadinha-MA para comprar drogas de um traficante conhecido como Manga Rosa, em Coroatá. Rapidamente a guarnição do “Esquadrão Águia” se deslocou para o bairro da Vila Cilene e conseguiu abordar os suspeitos, Rafael Machado Oliveira e uma menor de 17 anos, das iniciais L. C. P.



No interior do veículo foi encontrado um revólver calibre 38, nº 248802, com sete munições intactas, além de R$ 2.163,25 e um cigarro de maconha.

Os dois foram encaminhados para a sede provisória da Delegacia de Polícia de Coroatá para os procedimentos cabíveis.


Publicidade



IV Semana do Bebê - Em Chapadinha, Abertura Oficial Acontece Na Próxima Segunda-Feira (17)


Secom/PMC

A comissão organizadora da IV Semana do Bebê informa que a abertura oficial do evento foi adiada para a manhã da próxima segunda-feira, dia 17, às 8h, no Cras Areal.

Agradece a compreensão de todos.

Att: Raimunda Portela (Prof. Dadá) - Articuladora do Selo UNICEF.


Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) Convida para "Semana Acadêmica"


A Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP, convida estudantes das diversas áreas do conhecimento, professores, coordenadores, gestores escolares e demais interessados a participar da Semana Acadêmica - com o tema: Formação Profissional e Direitos Humanos, que será realizada entre os dias 26 e 29 de outubro, na própria instituição.

O evento contemplará minicursos, oficinas, exposições, palestras e uma vasta programação cultural.

Inscrições e programação disponível no site: www.fapeduca.com


Publicidade



Colisão Entre Caminhão e Micro-Ônibus de Araioses-MA Deixa Vários Feridos no Ceará



Segundo informações da polícia de Camocim-CE, o violento acidente aconteceu por volta das 11h00 da manhã desta quinta-feira (13), deixou várias pessoas feridas na CE-364, há 07 km da saída de Granja em direção ao distrito de Campanário. Um caminhão de cor azul que transportava cimento colidiu de frente com micro ônibus de turismo que transportava 28 passageiros de Araioses do Maranhão à cidade de Canindé-CE.

Várias pessoas adultas que ocupavam o micro ônibus sofreram lesões de natureza leve e foram socorridos para a UPA 24 horas.


Já o condutor do caminhão ficou preso às ferragens da cabine e recebeu os primeiros socorros dos policiais militares do destacamento de Granja, da Força Tática e da PRE, os quais foram imediatamente ao local do acidente por determinação do Tenente Coronel Artunane.


Somente uma hora e meia depois uma equipe do corpo de bombeiros de Sobral-CE chegou ao local e com os materiais adequados conseguiram resgatar o condutor das ferragens, sendo socorrido imediatamente ao hospital de Granja onde recebeu os primeiros atendimentos e provavelmente será encaminhado para a Santa Casa de Sobral, no entanto, não corre risco de morte.


Publicidade



Homens são Presos em Cumprimento de Mandados de Prisão, em Araioses e Magalhães de Almeida/MA

Davi da Silva Santos


Magalhães de Almeida

Na tarde desta quinta-feira (13), por volta das 16h30, em cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva, Policiais Militares de serviço na cidade de Magalhães de Almeida efetuaram a prisão de Davi da Silva Santos (foto acima), 28 anos de idade, residente no povoado Melancias, zona rural daquele município, em virtude do Processo nº 166-63.2015.8.0095. O conduzido foi entregue no plantão central da Delegacia de Polícia Civil daquela cidade, para conhecimento e providências que o caso requer.

Celso da Rocha Dias

Araioses

No início da tarde desta quinta-feira (13), por volta das 13h, conforme Mandado de Prisão Preventiva, foi preso Celso da Rocha Dias, residente em Araioses, a prisão foi em decorrência do mesmo ter sido acusado de cárcere privado. O conduzido foi apresentado ao plantão central (DP) daquela cidade, para as providências que o caso requer.


Publicidade



GCM Realiza "Ação Social" para Crianças Carentes, do Bairro Liberdade, em Chapadinha

Segundo os organizadores cerca de 500 crianças participaram este ano da ação, onde todas foram presenteadas com brinquedos.

*Fotos: GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM), de Chapadinha realizou na última quarta-feira, 12 de outubro - Dia das Crianças, mais uma ação social em prol de crianças carentes do bairro Liberdade, em Chapadinha.


Este foi o 3° ano consecutivo que essa Ação Social é realizada pela Guarda Municipal, sempre com o objetivo de levar um pouco de diversão e alegria a essas crianças que vivem na periferia da cidade.


Segundo os organizadores cerca de 500 crianças participaram este ano da ação, onde todas foram presenteadas com brinquedos, puderam desfrutar de um delicioso lanche e brincar nos pula-pula, além de se divertir com palhaços .





Parceiros da Ação Social:
Blogues Labareeda Notícias e ChapadinhaSite; Ultra Clínica, Avistão Calçados, Loja Algo Mais Presentes, Mercadinho Cardoso, Joel Meireles, Sapataria Vanusa, ED. Acessórios.

O Blog parabeniza a todos os Guardas municipais de Chapadinha, pelos bons serviços prestados em nossa cidade e pela belíssima ação em prol das crianças carentes de Chapadinha.



Publicidade



16º BPM - Mais 04 Motos Roubadas são Recuperadas por PMs, em Chapadinha


*Com edição de Sousa Neto


Moto encontrada escondida em matagal no povoado Boca da Mata

Na manhã desta quinta-feira (13), por volta das 10h30, após denúncia feita via telefone, o Grupo de Serviço Avançado (G.S.A.) do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Chapadinha, conseguiu recuperar uma moto Honda CG 150 FAN ESI, placa NWW 1346 (foto acima), o referido veículo encontrava-se escondido em um matagal do povoado Boca da Mata, zona rural de Chapadinha-MA, que após consulta ao SINESP foi constatado a ocorrência de roubo/furto do veículo, O mesmo fora entregue na Delegacia de Polícia de Chapadinha, para conhecimento e providências que o caso requer.



Menor de idade tentava vender moto POP 100, por R$ 500

No início da tarde desta quinta-feira (13), por volta das 13h, o Grupo de Serviço Avançado (G.S.A.) do 16º Batalhão, após denúncia anônima, conseguiu apreender um menor de idade, que estava tentando vender uma motocicleta POP 100, de cor branca (foto acima) de Chassi: 9C2JB0100GR012006, pela quantia de R$ 500,00 (quinhentos reais). Aos Policiais Militares, o menor confessou que havia comprado o referido veículo na cidade de Timom/MA, onde o mesmo reside. O menor e a motocicleta, foram entregues no plantão central da Delegacia de Polícia Civil da cidade de Chapadinha, para conhecimento e providências cabíveis.


Moto POP 100 de cor preta, com a numeração do chassi e do motor adulterada

Na tarde desta quinta-feira (13), os Policiais Militares de serviço na Viatura 227, quando realizava uma BLITZ, encontraram uma moto POP 100 de cor preta, com a numeração do chassi e do motor adulterada (foto acima). O veículo era conduzido por Denilson dos Santos Rodrigues, 27 anos de idade, morador do residencial "Mil Casas" II. O condutor juntamente com a motocicleta, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Chapadinha, para conhecimento e providências que o caso requer.


Moto foi abandonada momento depois de ter sido tomada de assalto

Na noite desta quinta-feira (13), a Equipe Águia do 16º Batalhão, quando realizava o patrulhamento pelas ruas da cidade de Chapadinha, encontrou uma moto Honda POP 100 de cor vermelha (foto acima), abandonada na Avenida Senador Vitorino Freire - no bairro Terras Duras, de imediato os Policiais Militares comunicaram ao Quartel, que os informou que a mesma tinha sido tomada de assalto minutos antes. O veículo foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, para as devidas providências.


Publicidade



quinta-feira, 13 de outubro de 2016

PASCOM - Noticiário da Paróquia de Chapadinha

Na tarde desta quarta-feira, dia 12 de Outubro, aconteceu, com grande participação de fiéis, a tradicional procissão de encerramento dos festejos de Nsa. Sra. Aparecida (no bairro de mesmo nome). Todo o evento superou as expectativas da Paróquia local. (Foto: Blog o que Rola na City!)

01 - No último domingo (09), houve Adoração ao Santíssimo Sacramento (excepcionalmente adiado, em razão da votação das Eleições 2016, no domingo anterior (02).

02 - Também, no último domingo (09), pela tarde, aconteceu a reunião do CPP, no CBNET.

03 - Lembrete: Fiquemos atentos a renovação da assinatura do Jornal da Celebração “O DOMINGO” e a LITURGIA DIÁRIA.

Todas as quartas-feiras, a partir das 19h30, na Igreja Divino Pai Eterno (comunidade do Bairro Corrente 2), acontece o encontro do Grupo de Oração Divina Misericórdia.

04 - Próximo domingo (16), acontece a reunião das Equipes da Preparação dos Batismos.

05 - No próximo dia 23, acontecerá a reunião para fechar a eleição da Coordenação Permanente do BOTE FÉ e escolha do tema para o ano de 2017. Participe.

06 - Atenção a todos os Conselheiros(as) da Paróquia de Cristo Rei (Bairro Areal): A Reunião do Conselho Paroquial, neste mês de outubro, será na próxima segunda-feira (17), às 7h da noite, no Salão São Camilo.

O tradicional Festejo de Santa Margarida D'youville - da Comunidade do Bairro Novo Castelo teve início na tarde do último dia 06 (sexta-feira) com o levante do Mastro, símbolo da Igreja Católica. O encerramento acontece neste próximo domingo (16), com Missa Solene às 9h da manhã, e a tradicional procissão - a tarde!

07 - Encerrou-se no último dia 04, o festejo de São Francisco - no Bairro da Cruz, com muita participação; Na tarde desta quarta-feira (12), encerrou-se o festejo de Nsa. Sra. Aparecida (no bairro de mesmo nome).



Publicidade



Arquivo do blog