WebNet

WebNet

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Chapadinha Recebe o 2º Lote Referente à Segunda Dose da Vacina D2 - Coronavac

Além do novo lote com a segunda dose, a Secretaria Municipal de
Saúde de Chapadinha (Semus) também recebeu 440 doses
da vacina de Oxford/Astrazeneca

Chapadinha (MA) - Sábado, 06.Fevereiro.2021

Secom

Na manhã desta sexta-feira (05), Chapadinha recebeu o segundo lote referente à segunda dose da vacina D2 - Coronavac, destinadas às categorias do grupo prioritário. Mais 537 unidades da vacina foram recebidas nesse segundo lote, completando o ciclo de imunização contra o coronavírus daqueles que já receberam a primeira dose. A segunda fase de imunização inicia na próxima quarta-feira (17).

Além do novo lote com a segunda dose, a Secretaria Municipal de
Saúde de Chapadinha (Semus) também recebeu 440 doses
da vacina de Oxford/Astrazeneca

Além do novo lote com a segunda dose, a Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha (Semus) também recebeu 440 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca, que serão destinadas às equipes de atenção primária, agentes de saúde, funcionários de saúde das clínicas particulares e laboratórios, agentes de endemias, pacientes oncológicos em tratamento e pacientes que realizam hemodiálise. A primeira fase da imunização com a vacina de Oxford/Astrazeneca, inicia ainda nesta sexta-feira (05).


CHAPADINHA GÁS
( Publicidade )



MA | Ex-Prefeita Recolhia o Dinheiro dos Consignados dos Servidores e Não Repassava para o Banco

O MPMA requer a condenação de Cristiane Damião por improbidade
administrativa, cujas penas incluem ressarcimento integral do dano;
perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio;
perda da função pública, se houver; suspensão dos direitos políticos
de cinco a oito anos; pagamento de multa civil de até cem vezes
o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público (...)

Chapadinha (MA) - Sábado, 06.Fevereiro.2021

Por irregularidades no repasse de parcelas de empréstimos consignados de servidores, o Ministério Público do Maranhão ajuizou na última quinta-feira (4), uma Ação Civil de improbidade administrativa contra a ex-prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Campos Damião Daher.

A manifestação ministerial foi assinada pelo promotor de justiça Felipe Augusto Rotondo. Bom Jesus das Selvas é termo judiciário da comarca de Buriticupu.

Segundo relatório do Tribunal de Contas da União, após o desconto do valor das prestações em folha salarial para pagamento dos empréstimos consignados dos servidores, o Município de Bom Jesus das Selvas deixou de realizar o devido repasse à Caixa Econômica Federal.

Em razão da ausência do repasse, o Município celebrou um acordo reconhecendo a dívida com a instituição financeira e se comprometeu com um novo cronograma de pagamentos.

Ao reter os valores descontados dos servidores que contratualmente deveriam ser repassados à Caixa, o gestor municipal que o fez supostamente praticou ainda os crimes de apropriação indébita (ou peculato-desvio) […] e improbidade administrativa”, diz um trecho do relatório do TCU.

Em 10 de janeiro de 2018, foi julgada parcialmente procedente uma ação de cobrança da Caixa, na qual a Justiça condena o Município de Bom Jesus das Selvas a pagar as prestações não cumpridas do convênio (10/2017 a 12/2017 e 01/2018), no valor de R$ 461.475,95 corrigidos monetariamente e acréscimos de juros.

Verifica-se existirem provas do cometimento de atos de improbidade administrativa e crime de desvio/apropriação de verba pública pela ex-prefeita de Bom Jesus das Selvas, tendo sido, inclusive, possível quantificar os prejuízos ao erário, razão pela qual se faz necessário o ajuizamento da presente ação”, afirma Felipe Rotondo.

PEDIDOS

O MPMA requer a condenação de Cristiane Damião por improbidade administrativa, cujas penas incluem ressarcimento integral do dano; perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; perda da função pública, se houver; suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos; pagamento de multa civil de até cem vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.



Publicidade


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

ANAPURUS | Prefeitura em Parceria com a FAP Lança Bolsa PROFAP com Cursos Superiores


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 05.Fevereiro.2021


A sua oportunidade chegou: A Prefeitura de Anapurus em parceria com a Faculdade do Baixo Parnaíba-FAP (localizada em Chapadinha) lança bolsa PROFAP com cursos superiores.

As inscrições foram realizadas nos dias 25 a 29 de janeiro, na Secretaria Municipal de Educação - de Anapurus.

A prova acontecerá neste domingo (07), às 07h30 na Escola Nesci Monteles.

Para a prefeita Vanderly, os descontos são importantes para garantir oportunidade aos jovens Anapuruenses interessados em cursar o ensino superior, contribuindo para o crescimento do município e da região. “A parceria é fundamental para que no futuro tenhamos jovens bem mais capacitados e especializados, e assim, melhor prepararado para o mercado de trabalho." - disse Vanderly.

Vanderly comprometeu-se, ainda, em subsidiar o transporte universitário de Anapurus a Chapadinha.


Publicidade


CHAPADINHA | 16º BATALHÃO/PM Apresenta Resultados Positivos no Mês de Janeiro/2021


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 05.Fevereiro.2021


O 16° Batalhão da Polícia Militar (BPM) encerrou o mês de janeiro com resultados bastante expressivos. A soma dos esforços em ações preventivas, ostensivas e repressivas de todos os Policias Militares do Batalhão, resultaram num aumento das apreensões de veículos, armas de fogo e entorpecentes. Contabilizamos 23 apreensões de arma de fogo, 64 veículos roubados recuperados e apreensão de 1.7 kg de entorpecente diversos, alem de 185 conduções à Delegacias de Polícia Civil.


Esses números positivos foram conquistados graças à implementações e otimizações na atividade policial, bem como o esforço de todos os oficiais e praças do 16 Batalhão, informou o Tenente Coronel Nelson, Comandante do Batalhão.

16⁰ BPM - PROTEGENDO O CIDADÃO E COMBATENDO O CRIME!


Publicidade


ÁGUA DOCE/MA | Thalita Dias se Reúne com AGERP, Secretaria Municipal de Agricultura e Outras Entidades


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 05.Fevereiro.2021

A prefeita de Água Doce do Maranhão esteve reunida na manhã da última quarta-feira (03), com membros da AGERP (UR/Chapadinha), Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Agricultores de Água Doce do Maranhão e empresas vinculadas ao Estado, para discutir sobre a regulação de pequenos e médios produtores do município, através do Cadastro Ambiental Rural (CAR), com o intuito de facilitar o acesso a financiamentos e a regulação de áreas.



Ainda na reunião, foi realizado o balanço das conquistas e avanços dos últimos anos e projetos de ações conjuntas em fomento à agricultura familiar.

*Com informações do Facebook da prefeita Thalita Dias


CHAPADINHA GÁS
( Publicidade )


SÃO BERNARDO | 'Raimundinho' é Atingido por Bala de Fuzil em Troca de Tiros com Policiais e Está Foragido


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 05.Fevereiro.2021

*Com informações do portal Romério Carvalho

Uma Operação da Polícia Civil do Maranhão (PCMA), por meio das Delegacias de Santa Quitéria, São Bernardo, Tutóia e Superintendência do Interior resultou em confronto, nesta quinta-feira (dia 04.02.2021), com o meliante conhecido por Raimundo Pio Fontenele Filho, o “Raimundinho”. Após troca de tiros, o mesmo foi alvejado com tiros fuzil e acreditasse que ele esteja recebendo auxílio para ser removido para hospitais próximos.

Contato/zap da Polícia Civil/Chapadinha

A PCMA pede ajuda da população no sentido de, tendo notícias do paradeiro dele, informar às delegacias locais ou a polícia militar, para a respectiva captura. 'Raimundinho' tem ao menos 7 mandados de prisão em aberto pelas por comarcas diversas da região Baixo Parnaíba maranhense. Na ação foi apreendida uma pistola e uma moto roubada.


Publicidade


16º BPM: Suspeito de Duplo Homicídio em Anapurus é Preso pela Polícia Militar em Mata Roma

Foto: Divulgação/Polícia Militar

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 05.Fevereiro.2021

*Com informações da SSP/MA

Policiais Militares do 16º Batalhão prenderam no final da manhã de quarta-feira (3), um homem suspeito de cometer um duplo homicídio na cidade de Anapurus (MA). A prisão aconteceu na cidade de Mata Roma (MA) e resultou na apreensão de uma arma de fogo e drogas.

Contatos da PM/Chapadinha

Segundo os militares, durante ronda ostensiva no Bairro do Açude, a guarnição deparou-se com dois indivíduos suspeitos. Ao avistarem a viatura eles, empreenderam fuga por vários quintais e residência do bairro. Nas buscas, um dos fugitivos, natural de Urbano Santos e principal suspeito do duplo homicídio ocorrido em Anapurus na última sexta-feira, dia 29/01, efetuou alguns disparos em direção aos militares, que revidaram a injusta agressão.

Em seguida o agressor buscou refúgio em uma residência, porém foi capturado pela guarnição. Foi encontrado com o suspeito uma pistola taurus, modelo 940, calibre .40, com duas munições intactas, dois pacotes de substância análoga a maconha, um pacote de substância análoga a crack e quatro reais em dinheiro.

O conduzido estava com ferimentos de arma de fogo. A guarnição acionou a ambulância para proceder com o socorro e acompanhou até a UPA de Chapadinha. Em seguida, os PM’s apresentaram os materiais apreendidos na DPC de Chapadinha para os procedimentos legais.

Publicidade

MAIS AÇÕES



Apreensão de dinheiro sem origem definida em Chapadinha

No final da noite da última terça-feira, dia 2, durante patrulhamento ostensivo pelo Bairro Campo Velho, em Chapadinha (MA), PM’s da Força Tática do 16º BPM avistaram um individuo em atitude suspeita. Ao perceber a presença policial, o suspeito jogou uma sacola no terraço de uma casa, localizada posteriormente pelos policiais. Na sacola tinha um pacote contendo R$ 18.498,00 (dezoito mil quatrocentos e noventa e oito reais) enrolados em sacolas plásticas e durex. Por já possuir passagem por tráfico ilícito de entorpecentes na região de Chapadinha, o homem foi conduzido à DPC juntamente com o dinheiro para os procedimentos que o caso requer.


Publicidade


NINA RODRIGUES | Prefeitura Oferece 'Curso de Flores' e Capacita Mais de 70 Participantes


Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 05.Fevereiro.2021

A prefeitura de Nina Rodrigues, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, comandada pela secretária Bianca Torres, ofertou inteiramente grátis um curso profissionalizante de produção de flores artificiais. As informações são do Blog Alpanir Mesquita.

Foram mais de 70 pessoas beneficiadas com o curso que teve duração de seis dias e contemplou as participantes com certificados, além da entrega de kits para todas as mulheres do PAIF, ofertado pelo CRAS, assim elas já irão colocar em prática tudo o que aprenderam.

"A iniciativa da prefeitura e da Semas, além de profissionalizar as participantes, vai gerar uma renda extra para as famílias e movimentar o comércio local." - explicou Bianca Torres.


Publicidade


CHAPADINHA | Vereadores Formam Blocos e Câmara Define Comissões Permanentes

Vereadores Dialogam com o Presidente Tote / Foto: Japa

Chapadinha (MA) - Sexta-Feira, 05.Fevereiro.2021


Durante a sessão desta quinta-feira, 04 de fevereiro, os vereadores de Chapadinha se dividiram em dois blocos partidários e elegeram os membros titulares e suplentes das comissões legislativas.

O bloco de apoio à prefeita Belezinha fechou com 11 parlamentares e bloco oposicionista ficou com 4 vereadores.

Comissão de Constituição e Justiça
A comissão de Constituição e Justiça agora é composta pelos parlamentares Isalena Aguiar/PC do B, Nildinha Teles/Republicano e Júnior Carneiro/PV;

Comissão de Finanças
Os vereadores Alberto Carlos/PL e Mateus Nenenzão/Patriota e Monica Pontes / PV foram eleitos para a comissão de Finanças;

Comissão de Obras
A comissão de Obras tem os vereadores Nildo Santos / Avante e Netinho Gedeão / Cidadania como membros titulares;

Comissão de Educação e Saúde
As vereadores Marinette Lima/Avante, Vania Cristina / PTB e Monica Pontes / PV compõem a comissão de Educação e Saúde.

Após a eleição dos membros, o presidente Tote/Avante enfatizou que será rigoroso com faltas, prazos para a tramitação de matérias e com a produtividade das comissões permanentes. “Essa parte do regimento eu farei cumprir. Três faltas eu afastarei o membro da comissão. Estou dizendo isso com antecedência para que depois não digam que o presidente está sendo muito duro. Peço que observemos as regras para não prejudicar os trabalhos da Casa”, alertou o presidente Tote.

Membros do Conselho do IPC
Ainda durante a sessão, as vereadoras Vânia Cristina e Vera Lúcia (ambas do PTB) foram indicadas membros do conselho do Instituto de Previdência de Chapadinha – IPC.


Publicidade


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

CHAPADINHA | 16º BPM: Suspeito de Tráfico é Preso com Grande Quantidade de Dinheiro


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 04.Fevereiro.2021


Na noite da última terça-feira (2), quando a Equipe de Força Tática do 16º Batalhão realizava serviço de patrulhamento em uma rua do Bairro Campo Velho - em Chapadinha, avistaram em atitudes suspeitas o indivíduo F. C. S., que é acusado de traficar drogas ilícitas na cidade, que ao avistar a viatura o mesmo jogou uma sacola no terraço da residência, a guarnição ao verificar a referida sacola encontrou a quantia de R$ 18.498,00 (Dezoito Mil Quatrocentos e Noventa e Oito Reais) enrolados em sacolas plásticas e durex.

Contatos da PM/Chapadinha

Indagado sobre a origem do dinheiro, o suspeito não soube informar a procedência, além da quantia de R$ 18.498,00 (Dezoito Mil Quatrocentos e Noventa e Oito Reais), foram encontrados também Smartphone Samsung na cor preta, e por não ter explicado de onde veio aquela quantia, o suspeito foi conduzido juntamente com o dinheiro e celulares a Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Chapadinha.


Publicidade


Show de Prêmios 'Chapada Feliz': O Maior Realizador de Sonhos de Chapadinha e Região Está de Volta!


Chapadinha (MA) - Quinta-Feira, 04.Fevereiro.2021

Conteúdo Publicitário

O maior realizador de sonhos e gerador de empregos e renda de Chapadinha e região está de volta: o Show de Prêmios CHAPADA FELIZ.

A primeira extração acontece próximo dia 28 de fevereiro, então, adquira já sua cartela por apenas R$ 5,00.

Centenas de pessoas já foram sorteadas com carros, motos e dinheiro, sempre com muita transparência e responsabilidade!

Além de dá prêmios, o Chapada Feliz também gera empregos e renda para várias famílias de Chapadinha e região. Sem falar da importante ajuda á entidades como Associação Esportiva Bom Jesus.

Então, compre já sua cartela com um dos vendedores autorizados e boa sorte!!! Confira abaixo os prêmios da primeira Extração - que ocorrerá dia 28 de fevereiro:

1° Prêmio - R$ 500,00 (Quinhentos Reais);
2° Prêmio - R$ 500,00 (Quinhentos Reais);
3° Prêmio - R$ 500,00 (Quinhentos Reais);
4° Prêmio - R$ 500,00 (Quinhentos Reais);
5° Prêmio - 01 Moto Honda Pop 0Km.

*Com contribuição do Blog Wagner Nascimento




quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

ARAIOSES | Governo do Estado Inicia Serviços de Revitalização em Escola Pública no Município

Revitalização do CE Luís Viana, em Araioses,
teve início na última semana

Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 03.Fevereiro.2021

Os serviços de revitalização do Centro de Ensino Luís Viana, localizado na comunidade João Peres, distante 5 km da sede do município de Araioses, tiveram início na última semana. Desde a sua fundação, em 1992, a escola recebeu apenas pequenos reparos, mas ainda não havia passado por uma intervenção do nível atual. Agora, a comunidade escolar pode comemorar a realização dos primeiros serviços de melhoria na escola, que será totalmente revitalizada pelo Governo do Estado.

A revitalização do CE Luís Viana era um desejo antigo da comunidade João Peres e, também, um pleito da gestão municipal. Iniciamos os serviços de melhoria do espaço escolar para contribuir com a educação no município. Em breve, a cidade ganhará mais uma escola digna, que será entregue pelo Governo do Estado ao povo de Araioses”, ressaltou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.

O gestor geral da escola, Rarison Albuquerque, destacou as primeiras ações do Governo do Estado no CE Luís Viana que, hoje, servem para ajudar a população local e ressaltou que o compromisso, assumido pelo secretário Felipe Camarão, foi cumprido.

O secretário Felipe Camarão viu a situação da escola e percebeu que não tínhamos água, pegávamos do vizinho. Água encanada chegava uma vez na vida, e aí o secretário autorizou a construção de um poço e a troca das caixas d’água. Hoje, graças a Deus, esse problema foi resolvido. A escola tem um papel social muito grande dentro da comunidade de João Peres, porque a água de Araioses é salgada e a escola fornece água de qualidade para os moradores e isso é um grande ganho social. Agradeço por estar à frente da gestão da escola e também o nosso secretário Felipe Camarão pelo compromisso assumido e honrado”, expressou.

Revitalização do CE Luís Viana, em Araioses,
teve início na última semana

A revitalização envolve revisão geral da cobertura, forro, revestimento de parede, troca de elementos vazados por janela de alumínio e vidro, além da colocação de grades. Os banheiros serão restaurados e toda a escola será pintada. A fachada frontal da escola passará por um processo de adequação para o padrão atual. O CE Luís Viana possui 8 salas de aula, 2 pátios, auditório, entre outros espaços que, após a revitalização, beneficiará 600 estudantes. A previsão de custo é da ordem de R$ 1.230.414,90.



Publicidade


CHAPADINHA | 16º BPM: 'Força Tática' Recupera Motocicleta Roubada

Motocicleta recuperada pela FT

Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 03.Fevereiro.2021


Na manhã da última segunda-feira (1º/fev.), por volta de 06h30min, a Força Tática (FT) foi informada que dois indivíduos passaram na Rua da Itamacaoca - em Chapadinha, em alta velocidade numa motocicleta, em direção da represa.

Contatos da PM/Chapadinha

Após diligências, a guarnição localizou num matagal uma motocicleta Honda Pop, cor laranja. A mesma tinha restrição de roubo/furto. A motocicleta foi entregue na Delegacia de Polícia Civil (DPC) para as providências pertinentes.


Publicidade


CHAPADINHA | 16º BPM: (Mais Um!) Indivíduo é Preso por Tráfico de Drogas


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 03.Fevereiro.2021


Por volta das 05h20min, do último domingo (dia 31/01), na BR-222, próximo ao Mix Matheus, a GU flagrou um indivíduo vendendo drogas. Após proceder busca pessoal, foram encontradas cinco trouxas de substância análoga ao Crack e R$ 184,00 (cento e oitenta e quatro reais) em dinheiro.

Contatos da PM/Chapadinha

Em seguida, o conduzido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Chapadinha com o material apreendido para as providências cabíveis.


Publicidade


CHAPADINHA | 16º BPM: Guarnição Apreende (Mais Uma!) Arma de Fogo


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 03.Fevereiro.2021


Na noite do último sábado (30/jan.), por volta de 23h10min, a GU de serviço foi comunicada (via rádio), que teria um elemento armado no Bar das Empreguetes (próximo ao Posto Vemasa). No local, o suspeito tentou empreender fuga, adentrando no interior do estabelecimento, sendo alcançado no quintal. Feito uma busca pessoal, não foi encontrado a arma.

Contatos da PM/Chapadinha

Em seguida, com o apoio do Esquadrão Águia, foi feito uma busca no perímetro e encontrada a arma de fogo de fabricação caseira cal. 38, com uma munição intacta, escondida em um vaso de planta. Ao ser questionado, o conduzido confessou que a arma era sua. O conduzido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil (DPC) de Chapadinha.


Publicidade


CHAPADINHA | VÍDEO: "Busca Ativa de Alunos" é Demonstração de Empenho da Prefeita Belezinha pela Educação do Município


Chapadinha (MA) - Quarta-Feira, 03.Fevereiro.2021


Há poucos dias de seu 2º mandato, a prefeita Belezinha mostra resultados positivos, a frente do executivo de Chapadinha. Com as secretarias agora bem organizadas e trabalho em todas as áreas.

VÍDEO


Busca Ativa de Alunos

A prova disso é o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Educação, que tem a frente a professora Nara Macêdo - juntamente com demais educadores.


Entre as primeiras ações desenvolvidas com determinação da prefeita, está a ação da 'Busca Ativa por Alunos" da rede municipal de ensino, que tem objetivo maior resgatar alunos de volta aos estudos, conscientizar pais e responsáveis que FORA DA ESCOLA NÃO PODE!


Na última sexta-feira (29/janeiro) foi realizada uma motocada e carreata pelas ruas e avenidas da cidade, levando a mensagem a todos sobre a importância de matricular seus filhos. Educadores e toda equipe de profissionais, estavam em suas motos ou carros e usavam máscaras para evitar a contaminação da Covid-19. Confira mais detalhes na matéria no vídeo acima.

As matrículas e rematrículas já iniciaram. Procure a escola municipal mais próxima de sua casa.










Publicidade


Arquivo do blog