WebNet

WebNet

sábado, 3 de dezembro de 2011

Morre D. Fátima - Mãe do Jornalista Alexandre Pinheiro

Morreu neste sábado, por volta das 3h40 da madrugada, aos 58 anos de idade, dona Maria de Fátima Rodrigues Cunha, mãe do jornalista Alexandre Pinheiro, por falência múltipla de órgãos.


O corpo de dona Fátima deverá chegar a Chapadinha por volta do meio-dia e será velado na residência de familiares, na Avenida José Caetano, próximo ao Banco do Brasil, no Centro da cidade.


O sepultamento está previsto para as 9h da manhã deste domingo (4), no Cemitério Central.


Nossas condolências à família enlutada.


Post resumido. Leia-o na íntegra no Blog do William

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Semana de Letras da FAP - 2011


A Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP, através dos acadêmicos do curso de Letras, realiza de 12 a 16 de Dezembro de 2011, a SEMANA DE LETRAS. O evento é parte obrigatória do calendário anual deste curso, e este ano o tema será: "A Cultura Maranhense nas Manifestações Linguísticas: Reflexões Sobre a Construção da Identidade Regional". Segundo os organizadores, serão realizadas Oficinas, Simpósios, Palestras, entre outras atividades. As inscrições já se encontram abertas na instituição de ensino.

SERVIÇO:

- Evento: Semana de Letras
- Data: de 12 a 16 de Dezembro de 2011
- Local: Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP

*Colaboração: Márcio André - Acadêmico

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Aniversariantes do Dia!


Neste 1º de dezembro, nos congratulamos com todos aqueles que aniversariam neste dia, em especial às pessoas que configuram nosso mosaico especial acima. Nossos sinceros votos de felicitações e estima!

*Fotos: Página pessoal/Facebook

Pastor Oziel Galvão Morre Vítima de Problemas Cardíacos


Pastor Oziel Galvão, da Igreja Presbiteriana, faleceu nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (1º/Dez) vítima de problemas cardíacos. Segundo informações o pastor tinha uma grave enfermidade no coração que exigia um transplante para solucioná-la. Oziel, que pretendia ir a São Paulo buscar tratamento, teve uma crise na noite desta quarta-feira (30/Nov), foi atendido em Chapadinha, e posteriormente transferido para São Luís, onde chegou com vida, mas veio a falecer esta manhã.
 
 

TUTÓIA: MPMA garante fornecimento de medicamentos e tratamento fora do domicílio a doentes

Atendendo aos pedidos do Ministério Público do Maranhão formulados em três ações civis públicas protocoladas pela Promotoria de Justiça de Tutóia, a Justiça determinou que o Município (distante 206 km de Chapadinha) forneça gratuitamente medicamentos a um idoso portador do Mal de Parkinson e cadastre dois outros pacientes no programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), para que possam receber auxílio financeiro para tratamentos médicos em São Luís e Fortaleza – CE.

Nos três casos, o promotor de Justiça Ossian Bezerra Pinho Filho, que responde pela Comarca de Tutóia, encaminhou ofícios à Secretaria Municipal de Saúde, cobrando explicações sobre os casos. A explicação dada pelo Município foi a de que os recursos recebidos não eram suficientes para suprir a demanda existente.

A Justiça determinou prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Tutóia inclua os dois pacientes no programa TFD, concedendo os recursos financeiros de acordo com a tabela determinada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Município terá, ainda, prazo de 15 dias para fornecer o medicamento Levopa-benserazida ao idoso portador do Mal de Parkinson.

No caso de descumprimento de qualquer das decisões, a Justiça estabeleceu como penalidade o pagamento de multa diária de R$ 500.


Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

SANTA QUITÉRIA: Sentença da Justiça Reconduz Vereador Érbin à Presidência da Câmara

A Juíza de Direito Titular da Comarca de Santa Quitéria, Dra. Elaile Silva Carvalho (foto), julgou improcedente e revogou a liminar que garantiu a eleição da Mesa Diretora realizada no dia 30/12/2010, que elegeu a vereadora Maria Ivanice Leal como Presidenta da Câmara Municipal de Santa Quitéria (município distante 101 km de Chapadinha).


A Juíza determinou que os componentes da Mesa Diretora eleitos no dia 09/12/2010, sejam imediatamente empossados em seus cargos, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 (mil reais), a ser arcada individualmente pelos autores, e sob pena de crime de desobediência.



Resumido. Leia mais no Blog Santa Quitéria Em Foco

CRAS/Areal Realiza Passeio em Balneário com Grupos de Idosos e Dança


O CRAS do bairro Areal promoveu recentemente um passeio com dois de seus principais grupos de trabalho sócio-educativos, o grupo de Idosos e de Dança. O local escolhido para receber o público foi o balneário Riacho Doce.


O encontro foi marcado pela total descontração dos participantes que além de desfrutar de um ambiente agradabilíssimo, repleto de belezas naturais, ainda saborearam um delicioso churrasco.


Os secretários municipais de Assistência Social e Educação, Eduardo Braga e Enir Ferreira, estiveram presentes no evento. Ambos participaram ativamente de todos os momentos de descontração.

Post resumido. Continue lendo no Blog da SEMAS

SMDH intervem em conflito de comunidade contra a Suzano Papel e Celulose

A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), através da assessoria sócio-jurídica do programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba Maranhense, está intervindo junto a órgãos e instituições do sistema de Justiça em favor da comunidade de Formiga, na cidade de Anapurus, distante 29,8km de Chapadinha (284km da capital São Luís). No último dia 20 de novembro uma liderança comunitária relatou o ocorrido, por telefone, à entidade: a comunidade foi alvo do cumprimento de uma liminar de reintegração de posse de 148 hectares, em ação possessória ajuizada pela Comercial Agrícola Paineiras, empresa de propriedade da Suzano Papel e Celulose.


Segundo informações da liderança, no dia 18 de novembro pela manhã, dois carros da Classi (empresa de segurança privada, terceirizada pela Suzano Papel e Celulose), sete policiais, um funcionário da empresa e um oficial de justiça foram até a área de uso tradicional das 12 famílias de Formiga para cumprir a decisão da Justiça.


A SMDH já entrou em contato com a Defensoria Pública do Estado. Nesta sexta (2/12), representantes da comunidade, advogados da SMDH e o Núcleo Itinerante da Defensoria Pública estarão reunidos para discutir a atual situação da comunidade e a possibilidade de intervenção jurídica no processo. Lideranças da comunidade e advogados da SMDH dialogaram com o promotor da comarca de Brejo (da qual Anapurus é termo judicial) para relatar a situação, tendo este se comprometido em analisá-la e tomar todas as providências cabíveis, no sentido de resguardar o direito da comunidade.


No cumprimento da decisão liminar expedida pelo juiz, uma senhora, moradora da localidade, chegou a passar mal. Duas casas, roças e uma cerca, com 5 mil metros de arame, foram destruídas. Com isso, pequenos animais, de uso coletivo, fugiram. Um cemitério também foi destruído. Ainda na execução da decisão judicial, madeiras, portas e telhas foram levadas. A comunidade registrou Boletim de Ocorrência (nº. 1124/2011) na 2ª. Delegacia de Polícia de Chapadinha relatando a ocorrência desses danos.


Na ação, o litígio gira em torno da posse/propriedade da área. A empresa Suzano apresenta documentos que, segundo ela, comprovam sua titularidade sobre a Fazenda Mirim. Já as famílias do povoado Formiga, além da posse centenária, apresentam documentos que atestam a propriedade sobre uma área de 345 hectares, nos quais estão incluídos os 148 em disputa. A aquisição da propriedade da comunidade é fruto da herança deixada por Francisco Rodrigues do Nascimento a seus 12 herdeiros, que residem na comunidade de Formiga.


A Ação de Reintegração de Posse movida pelas empresas Paineiras/Suzano (644/2005, Comarca de Brejo) se funda em uma escritura pública de cessão de direitos possessórios de Luiz Gonzaga Montelo Viana e sua mulher, Maria da Conceição Montelo Viana, à Comercial Agrícola Paineiras (empresa controlada pela Suzano), no ano de 1996 (Folhas 91, Livro 07, Cartório Monteles, Anapurus/MA). Já as famílias da comunidade de Formiga apresentam documentação que comprovam que o Sr. Francisco Rodrigues do Nascimento adquiriu legalmente a área no ano de 1966 (Certidão expedida pelo cartório de Brejo/MA). Também apresentam um documento que atesta que em 1975 o Sr. Francisco e sua esposa doaram seu imóvel aos filhos, que ainda hoje residem e trabalham na comunidade de Formiga.

 
Este documento (escritura de doação às famílias de Formiga) é originário do Cartório Monteles, de Anapurus, o mesmo que expediu o documento para a Paineiras/Suzano. Vale destacar que, em Relatório da Corregedoria do Tribunal de Justiça do ano de 2010, foram detectadas várias irregularidades cometidas pelo cartório de Anapurus, sendo recomendado que “sejam declaradas inexistentes e determinado o cancelamento das matrículas e registros imobiliários rurais, na forma, procedimentos e prazos previstos no art. 1º. e seguintes da Lei 6.739/79”.

 
Resta evidente que existem fortes indícios que as terras adquiridas pela empresa Suzano, em 1996, sejam oriundas de processo de grilagem, de irregularidades cometidas por funcionários do cartório ou de terceiros com o intuito de fabricar um documento posterior ao legítimo, de 1966, apresentado no processo pelas famílias da comunidade de Formiga”, conclui Igor Almeida, assessor jurídico da SMDH.

Extraído do Portal da SMDH

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Inaugurada em Chapadinha a Vitalli Clínica Odontológica - um conceito inovador em tratamentos odontológicos na Região do Baixo Parnaíba

Chapadinha e toda a região do Baixo Parnaíba contam agora com um conceito inovador em tratamento odontológico. Foi inaugurada no último sábado (26), a Vitalli Clínica Odontológica, de propriedade do especialista em odontologia, Peterson Almeida, filho dos empresários José Filho e Sônia Lucena. A clínica está localizada na parte superior da Loja Torre do Sol Modas.

A solenidade de inauguração foi aberta com a benção do Padre Casemiro que realizou uma belíssima cerimônia na presença dos familiares do proprietário e dos convidados, em seguida, Peterson Almeida juntamente com o avô, descerrou a faixa inaugural afixada na porta de um dos dois consultórios da clínica. Os convidados puderam conhecer as modernas instalações do empreendimento que traz a região, um tratamento revolucionário em odontologia e que até então, não existia no município, a implantodontia. De acordo com o especialista, Peterson Almeida, essa é uma especialidade nova que garante às pessoas, que perderam os dentes muito cedo, o restabelecimento do sorriso e a liberdade para falar e mastigar com segurança.

Ainda segundo o especialista, o implante dentário é uma, das nove especialidades, oferecidas pela Vitalli Clínica Odontológica. Agora, a população não precisará mais se deslocar aos grandes centros, como São Luís e Teresina (PI), para ter acesso a um tratamento odontológico de maior complexidade. O dentista Marcos Bayma, um dos convidados, falou ao blog (CN1) que a região foi presenteada com um empreendimento inovador e que certamente elevará o município de Chapadinha a ser um referencial em odontologia. O médico, José Almeida, também esteve à inauguração e ressaltou que a chegada de mais uma clínica odontológica vai melhorar a qualidade da saúde bucal no município, ele parabenizou ainda o jovem especialista pelo empreendimento fabuloso. Ao final do evento, um coquetel foi servido no auditório do Chapadinhense Hotel, aos convidados.

A Vitalli Clínica Odontológica, além de dispor de um sofisticado aparato tecnológico, possui um quadro profissional especializado, entre os quais, Peterson Almeida, Renata Abreu e mais dois conceituados profissionais da área que estarão atendendo nas seguintes especialidades: Cirurgia Oral Menor, Endodontia, Ortodontia, Periodontia, Reabilitação Oral, Implantodontia, Odontopediatria, Dentística e Clínica Geral.
A partir desta segunda-feira (28), o público já poderá contar com todos esses serviços, os horários de atendimento vão das 8h ao meio dia e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Por: Fabrícia Bógea - Blog CN1
*Fotos/Arquivo: Sousa Neto

AGERP Promove Reunião de Requalificação Técnica em Chapadinha

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão - AGERP, através da regional do Baixo Parnaíba, realizou durante dois dias em Chapadinha, um curso de requalificação de assistência técnica com o objetivo de reestruturação da AGERP na região.


De acordo com o gestor regional, Daniel Almeida, a AGERP pretende com as novas ações possibilitar uma maior assistência ao agricultor em relação ao PRONAF. A reunião foi realizada no auditório da prefeitura de Chapadinha e contou com a participação de secretários municipais, técnicos e do Secretário Municipal de Agricultura - Antonio do Nilo.
Por: Luís Carlos Jr. - Blog Ações e Destaques

Alunos da APAE/Chapadinha expõem trabalhos manuais com motivos natalinos na Câmara Municipal de Vereadores

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, de Chapadinha, realizou na manhã desta quarta-feira (30), na Câmara Municipal de Vereadores, a culminância de um Projeto Pedagógico desenvolvido ao longo deste ano na entidade, cujo tema é “Reciclagem: reciclar é bom, reutilizar é melhor e reduzir é melhor ainda”.

No espaço cedido pela presidente da Casa, Márcia Gomes (foto), que também é madrinha da APAE, estava exposta toda a criatividade dos alunos, através dos trabalhos confeccionados por eles, com o auxilio dos professores, utilizando material reciclado. O objetivo do projeto é bem claro, torná-los cidadãos conscientes e aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental. O orgulho dos pais pelo empenho dos filhos especiais era tão visível, quanto à felicidade dos pequenos, em terem os seus trabalhos reconhecidos pela sociedade chapadinhense, que compareceu ao evento. Entre os trabalhos estavam, árvores de natal, presépios, bonecos feitos de garrafas PET, cortinas, recipientes decorados, entre outros produtos, que foram comercializados durante a exposição. A renda obtida com a venda dos artigos será destinada para entidade, mantida no município através de doações.

 
Na solenidade de abertura, alguns parceiros como o Ministério Público, representado pela Assistente Social – Adriana Cunha; a Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretária de Educação – Enir Ferreira e Câmara Municipal de Vereadores, através da presidente – Márcia Gomes, enalteceram o trabalho desenvolvido pelo corpo docente e demais membros da APAE com esses alunos especiais. O presidente da entidade, Marco Antonio, ressaltou que os trabalhos da APAE no município tiveram um grande avanço nos últimos anos, entretanto, para continuar mantendo esses cuidados especiais às 200 crianças matriculadas na APAE/Chapadinha é imprescindível o apoio da sociedade e, sobretudo, das autoridades políticas do Estado.


Ele destacou ainda a atenção que a Prefeitura de Chapadinha vem dando a causa, pois além de garantir o pagamento mensal dos servidores da APAE, já doou um terreno para a construção da sede da entidade e equipamentos para um consultório odontológico. Mas, para melhorar, ainda mais, a assistência da instituição no município, Marco Antonio afirmou que é preciso mais apoio, hoje, por exemplo, a associação está necessitando de recursos para o custeio de passagens até Brasília. O objetivo da viagem é levar um projeto na tentativa de transformar a APAE local em Utilidade Pública Federal, e dessa forma, garantir convênios, no intuito de desenvolver programas voltados para as áreas da saúde e educação dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, de Chapadinha.


Por: Fabrícia Bogéa - Blog Ações e Destaques
*Foto/Arte: Blog do William
 

Manifestantes Reivindicam Posse de Terreno Invadido


SÃO BERNARDO-MA -  Na manhã do último domingo (27), moradores da região do Mamoí invadiram um terreno localizado ao lado do Loteamento Santa Maria, em São Bernardo (distante 125 km de Chapadinha).

Segundo informações colhidas no local, pelo blog (Opinião 10), o terreno que está cercado com arame, pertence a pessoas de São Bernardo, que acionaram a polícia para reaver a posse do imóvel.

A polícia de São Bernardo, Santana do Maranhão e Chapadinha estiveram no local, pronta para fazer a desocupação do terreno.   

Sob protesto e ameaça de nova invasão, a polícia de São Bernardo com o auxílio do Grupo Tático de Chapadinha, fez a desocupação do imóvel invadido por moradores da região do Mamoí e outras localidades.
Na manhã desta segunda-feira (28) os manifestantes, munidos de enxadas, facões e foices, saíram pelas ruas da cidade em passeata, seguindo depois para o Fórum e Prefeitura, onde houve um princípio de tumulto, mas depois de conversar com o Prefeito Zé Raimundo e com o Secretário de Administração, Sr. Coriolano Almeida, tudo voltou ao normal.


Policiais no local da invasão
Eles (manifestantes) continuam reivindicando das autoridades, a posse do imóvel localizado no Mamoí, ao lado do loteamento Santa Maria. Tudo indica que esta questão será mesmo resolvida pela Justiça. Vamos aguardar.
Por: Raimundo Santos - Blog Opinião 10

Fundamentos Para A Política De Chapadinha

Karl Marx afirmava que a consciência dos homens é determinada por sua condição social e material. Refletindo a partir desse fundamento, lembramos o grande argumento que sustenta o grupo político de situação da atualidade no poder é o do passado do atraso. O atraso, aí, significa, a lembrança de momentos de privação material que grande parte da população chapadinhense passou. A prosperidade advinda a partir da estabilidade econômica do município provoca um sentimento de segurança e que garante a manuntenção do grupo no poder.


Relacionada ao pensamento do próprio Marx, a dialética é um fundamento teórico que indica uma estrutura social fundada no confronto de grupos e de idéias que, por sua vez, provoca uma síntese. Esta, por sua vez, constitui-se um elemento consensual e superior aos elementos confrontantes, os grupos.


A 3ª Via representa a expressão da dialética apregoada por Marx no sentido de que incorpora a síntese presente no debate dialético entre os dois grupos polarizados da política chapadinhense.


É isso mesmo. No aspecto da dialética a 3ª Via encontra um fundamento. Contudo, o primeiro fundamento citado aqui, o da materialidade das consciências, ainda não encontra-se intensamente presente na 3ª Via. Explico melhor. Para apresentar-se enquanto proposta alternativa aos grupos polarizados da política chapadinhense, não é suficiente apontar os erros de cada um. É necessário, sim, incorporar os pontos positivos desses grupos e, também, promover alterações materiais positivas na vida da população ou, pelo menos, de lideranças sociais do município. Sem isso, o ressoar do combate à corrupção não encontrará eco em meio à sociedade chapadinhense.


O Budismo aponta o caminho do meio como o encontro da felicidade, da iluminação e da auto-realização do ser humano. Contudo, esse caminho do meio, a 3ª Via, não é composta do comodismo e conformismo da situação e nem no radicalismo da oposição. Traz, sim, a temperança, a eficiência e a prosperidade como marcas e como a face desse novo grupo.


A política é complexa e lida com a materialidade da vida das pessoas e, por isso, exerce tanto fascínio em meio às mentes. Não se pode reduzir as relações políticas apenas enquanto um confronto entre os "bons" e os "maus". Se assim for, sempre nos consideraremos o lado bom. Contudo, assim como na filosofia oriental, o bem pode estar contido no mal e vice-versa. Não se trata de separar um do outro, mas vê-los como parte da complexidade dialética da vida.


A 3ª Via de Chapadinha é composta de homens corajosos e que, ao meu ver, estudam e ensaiam uma revolução política. Só nos resta observar, analisar e contribuir, caso haja coesão, coerência e eficiência.

por: Jânio Rocha Ayres Teles

Pe. Neves Participa do 2º Encontrar-(TE): A fé como tesouro - em Portugal


Nos dias 19 e 20 último, decorreu mais um encontro de formação para os novos inscritos no projeto missionário da Diocese de Coimbra.


Este segundo encontro do Grupo Missionário João Paulo II teve algo de especial. Ter a presença do nosso querido Pe. Neves (Pároco de Chapadinha) - 
Missionário da Boa Nova que partilhará connosco o seu testemunho como missionário há quase 50 anos, e do nosso Bispo, D.Virgilio Antunes - que nos falará do desafio a sermos missionários no quotidiano e nesta que é a nossa diocese, proporcionou-nos um (re)encontro com a realidade missionária do Nordeste do Maranhão, Chapadinha, bem como com o ânimo de uma diocese missionária, Coimbra.


O encontro pautou-se por uma partilha mútua de duas realidades diferentes, Coimbra e Chapadinha (Brasil).


A boa disposição, descontracção e partilha deram um novo reforço a este valor missionário que nos une... Sim, somos todos cristãos, crentes em Jesus Cristo, unidos e reunidos com um mesmo sentido: testemunhar Jesus Cristo... Ser exemplo da Sua palavra!

E como ser exemplo da Sua Palavra? Como confiar no Seu amor e presença?
Deixando que o nosso pequeno "tesourinho" que é a Fé... Atue...
O que é isso de Fé?

Bem... Esta foi uma das questões sobre as quais nos debruçámos...
Entende-mo-la como encontro com Jesus Cristo... Força viva de confiança sobre a qual devemos assentar a vida... Uma vida que é minha, mas que só cresce na relação eu+tu+Ele...


Mais um encontro de crescimento e doação de cada um... Obrigado/a a todos pela presença!...


Blog do Grupo Missionário João Paulo II

Líderes da 3ª via respondem reflexão do professor Jânio


 
Como integrantes do movimento alternativo que popularmente já é conhecido como 3ª via, pensamos que nos assiste o direito e o dever de manifestarmo-nos sobre o seu comentário postado no Blog do Eduardo Braga, sob o título UM RAIOX DA 3ª VIA EM CHAPADINHA, cuja matéria vem antecedida da fotografia de varias lideranças políticas dentre as quais a nossa.
 
Clique aqui e veja a matéria "Um Raio X da 3ª Via em Chapadinha"


A maior expressão de liberdade, apanágio da democracia, é a liberdade de imprensa. O escrever emana do pensar. O livre pensar e o livre agir são garantias constitucionais asseguradas a todos os cidadãos. Portanto, não nos impressionamos com a inteligente crítica produzida pelo amigo com quem nos identificamos pelos laços da fraternidade e da amizade.


Na história universal são inúmeros os exemplos de divergências, ideológicas ou não, no seio de partidos ou de grupos políticos, das quais, em geral resultam rompimento de relações partidárias ou de construção de projetos políticos. Queremos dizer, é absolutamente trivial partes que se digladiam pela hegemonia de poder, especialmente o político, se fortalecerem à custa da migração para as suas hostes, de militantes que em algum momento foram seus adversários. Busque, na história do Maranhão, e você encontrará, com certeza, um sem número de exemplos vivos de políticos, com ou sem mandatos, ontem adversários hoje correligionários, por motivos diversos que não vem ao caso comentar nesta nossa despretensiosa abordagem.


Aqui mesmo em Chapadinha, onde sempre foi lema das lutas políticas “derrubar” quem está no poder, divisa esta que muito pouco tem contribuído para o desenvolvimento do Municipio, poucos são os políticos que podem se apresentar ao eleitorado com a autoridade moral de posições políticas coerentes e das quais nunca se tenham afastado.


Portanto, a 3ª via não tem por base interesses particulares de seus integrantes, acreditamos nós, mas se alicerça na própria história dos povos. Isto não significa abandono de ideias ou de ideais. Ela, a 3ª via, resulta sim do exaurimento da paciência de quem tem esperado e desejado ver uma mudança de posturas e de costumes políticos, resulta da indignação contra a dominação de grupos cujo modelo de administrar tem se caracterizado por permanentes e audaciosos atentados à coisa pública, especialmente ao erário.


O que é condenável, o que não se concebe caro Janio, é que fiquemos inertes ou aplaudamos a negociata e o loteamento de cargos na administração pública em nome da governabilidade. Essa realidade, pensamos nós, deve ser combatida por todos os homens e por todas as mulheres de bem de nosso país e de Chapadinha.


Ou a democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo, ou vivemos em uma democracia de mentira.


Quanto ao alinhamento desta via alternativa à questão política estadual, concordamos plenamente com você, até porque, os grupos polarizadores sustentam-se nas benesses do palácio dos leões, ambos rezam na cartilha do poder político dominante no nosso Estado. Esperamos, caro amigo, que o seu comentário, posto com perspicácia, por isso mesmo merecedor do nosso respeito, tenha por inspiração a percepção de que é preciso contribuir para que seja vitorioso o combate à nefasta e danosa polarização que não tem gerado benefícios à Chapadinha e ao seu povo.


Agradecendo sua atenção, subscrevemo-nos,

Fraternalmente

Raimundo Marques (PPS)

José de Ribamar da Silva (PDT)

Leví Pontes (PSDB)

Gilnei José Baggio (PCdoB)

Francisco Gomes (PSB)
 

Agerp avança nas pesquisas e beneficia agricultura familiar em Chapadinha e outros municípios


Cerca de 60 famílias dos municípios de Chapadinha, Arari, Açailândia e São Luís serão agraciadas, até o início do próximo ano, com quatro ações de pesquisa aplicada com galinha caipira, horticultura, rizipsicultura (consórcio de arroz de várzea e peixe) e mandioca. Todas as ações estão ligadas à agricultura familiar e são desenvolvidas pela Coordenadoria de Pesquisa Aplicada e Agropecuária (CPAA) da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).


A iniciativa visa desenvolver projetos da agricultura familiar cujo objetivo é o consumo e a geração de renda para aqueles que moram nas localidades escolhidas e já trabalham com a agricultura familiar.


De acordo com Marcelo Vinícius Lemos, da CPAA, a agência tem procurado desenvolver variadas ações e experiências de acordo com o espaço disponível nos municípios. "Nós fazemos a pesquisa nas áreas, de acordo com o município e o número de famílias e, em seguida, um técnico do escritório regional passa a acompanhá-las durante a fase de plantio, nos tratos culturais, na aplicação de adubos, nas podas e na retirada de ervas daninhas", ressaltou o engenheiro agrônomo responsável pela pesquisa.

Realidade


Lemos disse que a localidade para o plantio e o desenvolvimento é escolhida conforme a realidade do projeto. "Alguns dos agricultores responsáveis tem experiência naquilo que estamos plantando. Aqueles que não têm, o corpo técnico capacita de acordo com a necessidade", explicou.


O coordenador ressaltou, ainda, que a colheita varia de acordo com cada produto e o terreno onde é feita a experiência. "Dos produtos que trabalhamos o que mais demora é o projeto da mandiocultura, pois dura em média, um ano. As demais experiências surtem resultados entre 45 dias e seis meses", afirmou.


Além de mandioca, galinha, arroz e horticultura, a Agerp comemora o sucesso na produção do material genético implantado nos municípios de Bacabal, Codó, Itapecuru, Presidente Dutra e Santa Inês. O projeto, neste caso, consiste na multiplicação de sementes de feijão caupi, variedade gurguea. Para esta iniciativa, o órgão conta com o envolvimento de 70 famílias trabalhando em um hectare cada.


"A experiência demonstra que a dedicação e o trabalho têm surtido os resultados esperados", declarou o pesquisador, para em seguida completar: "O intuito maior é fazer com que as famílias produzam suas próprias sementes e daí, tirar no futuro, o seu sustento das experiências que fazemos", ressaltou.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Notícias da Paróquia

1- Encerrou-se no último domingo (27) a SEMANA NACIONAL DA JUVENTUDE. Foi realizada uma caminhada pelo centro da cidade, em seguida a celebração da santa Missa. E no final da missa, a finalíssima do SHOW DE CALOUROS. Grandes talentos se revelaram. 


2- Na terça feira, dia 22, acabou de ser telhada a construção do Santuário de Santa Luzia, no Bairro de SANTA LUZIA. Muitas pessoas colaboraram para o telhamento. A Comunidade comemorou oferecendo um almoço para os trabalhadores.

3- Na última segunda-feira (28) começou a Novena de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, no Bairro TERRAS DURAS. O Mastro veio da Travessa Coelho Neto.
 

4- No próximo dia 03 de Dezembro, começa o FESTEJO DE SANTA LUZIA, o mastro sairá do Bairro da Boa Vista, Capela de SANTA TEREZINHA. 


5- Está confirmada o retorno do nosso Pároco, Padre Neves, para o próximo dia 06 de Dezembro. Virá junto com ele o Padre Américo que operou de uma hérnia de disco em Portugal, e virão também duas Irmãs das CRIADITAS . Chegarão em São Luís na meia noite do dia 06. Vem-vindos!


6- CONCERTO NATALINO: (Natal sem fome): No dia 18/Dez, 3º domingo de Dezembro, você está convidado(a) para um Concerto Natalino, promovido pela SEMED (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO): Local: na QUADRA DA IGREJA MATRIZ. Horário: após a Santa Missa (das oito da noite). ATRAÇÕES: Bandas Municipais do Município de Chapadinha. O INGRESSO consiste num QUILO DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS. Organização: Profª Enir e Ruth (SEMED). Toda a Comunidade será bem-vinda!


7- Atenção Bairro da Corrente: No próximo domingo, dia 04 de dezembro, a Santa Missa será às 4h da tarde. Após haverá um Bingo: para a compra do som da torre, porque estamos sem som. Colabore


8- No último domingo, dia 27, realizou-se o 1° RITO dos Batizandos que serão batizados no NATAL, que já fizeram dois anos de Catequese, e no momento estão frequentando o 1° ano de Comunhão Solene. Os mesmos, farão o 2° RITO no segundo domingo de Dezembro, dia 11. O horário é na Missa das 10h.


Chapadinhense Formado em Cuba Tem Diploma Confirmado e Recebe Habilitação para Exercer a Medicina

O chapadinhense Fabrício Silva Pessoa que estudou e se formou em medicina na Ilha de CUBA, teve o diploma revalidado pela Universidade Federal do Ceará, na tarde desta segunda-feira, dia 28 de novembro.


Fabrício que é filho do ex-deputado Vagner Pessoa, passou por um duro processo, com vários exames e provas, que confirmaram sua boa formação e plenas condições para o exercício da medicina.
 
 
Veja matéria abaixo retirada do site da Universidade Federal do Ceará (UFC).


Médicos Graduados no Exterior Recebem Diploma para Exercer a Profissão no Brasil

 
Dois médicos graduados pela Escola Latinoamericana de Medicina, de Havana (Cuba) receberam na tarde de ontem (28) seus diplomas revalidados, assinados pelo Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias. A entrega foi feita pelo Vice-Reitor, Prof. Henry Campos, que disse na ocasião ser aquele "um momento muito importante" e, por isso, tinha se "empenhado para que a assinatura do documento fosse feita com a presença deles", que passaram por um rigoroso exame no processo de revalidação de diploma instituído pelo Governo brasileiro.

 
Estão aptos a exercer a profissão em território nacional Angélica Isabele Alonso Consule Mioranza e Fabrício Silva Pessoa. Outros quatro médicos, formados em cursos de Medicina no exterior, também passaram nos exames do Revalida, mas não receberam o diploma ontem porque precisavam regularizar algum item da documentação exigida, esclareceu o Vice-Reitor.

A médica Angélica Mioranza agradeceu a presteza com que a UFC tratou do trâmite de revalidação dos diplomas. Encerrando a breve solenidade, o Prof. Henry Campos enfatizou que eles estão de parabéns e podem dizer que se submeteram a um "duro processo" e mostraram que têm conhecimento para exercer a profissão que escolheram.
 
*Com informações do site da UFC
 

Agências da Cemar têm novos horários de atendimento

Desde o dia 21 de novembro, as agências de atendimento da Cemar funcionam em novo horário para muitas cidades do Maranhão. Antes, a maioria das agências estava abrindo às 9h, agora abrirão às 8h, atendendo assim aos pedidos de mudanças de horários feitos pelos clientes que chegam mais cedo às agências da companhia.

De acordo com a nova resolução da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, as concessionárias de energia de todo o Brasil cumprirão expediente de acordo com o número de clientes de cada município. Somente para os municípios com mais de 10 mil unidades consumidoras, as concessionárias devem disponibilizar atendimento presencial de oito horas diárias. Nos outros municípios, que possuem agência presencial e quantidade de habitantes menor que 10 mil, funcionarão com quatro horas de atendimento presencial.

Com o intuito de melhorar ainda mais o atendimento, a Cemar desenvolve, desde 2009, a campanha "Cemar é 116" e, entre outras ações, inaugura um ponto de atendimento a cada 16 dias. Até dezembro deste ano, serão abertos mais 138 pontos de atendimento presencial, somando 207 pontos de atendimentos em todo o Maranhão.


O novo modelo de atendimento conta com as seguintes novidades: gerente exclusivo na maioria das agências; ambiente climatizado; atendimento individual; sistema eletrônico de senhas, com monitoramento do tempo; canal de comunicação Escreva para o Presidente.

Veja as alterações de atendimento por municípios:

Atendimento presencial 8h às 12h/ 13h às 17h: Araioses, Bom Jardim, Brejo, Coroadinho (São Luís), Estreito, Lago da Pedra, Santa Luzia do Tide, Santa Rita, São Bento, São Mateus do Maranhao, Vargem Grande, Viana, Vitoria do Mearim, Vitorino Freire.

Atendimento presencial 8h às 17h: Açailândia, Anjo da Guarda (São Luís), Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Caxias, Chapadinha, Cidade Operária (São Luís), Codó, Coelho Neto, Cohab, (São Luís) Cohafuma (São Luís), Colinas, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, Maiobão (São Luís), Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra,Reviver (São Luís),Rosário, Santa Inês, São Joao dos Patos, São José de Ribamar, Timon, Tutoia, Zé Doca.


Morre Aos 78 Anos o Comerciante Agripino Nascimento

O comerciante Agripino Correa do Nascimento, de 78 anos, que sofreu um grave acidente na BR 222, na subida, próximo ao Bairro Vila Isamara, não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu nas primeiras horas da madrugada desta terça-feira (29), no Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), em Chapadinha.

Continue lendo no Blog do William

Arquivo do blog